Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
T-Love
#918879 Off topic:
Fala, galera. Tudo beleza? T-Love por aqui. Bom, esse mês estou completando 6 meses em minha busca pela “melhor versão de mim mesmo”. Apesar do pouco tempo, tive um grande progresso em todas as áreas da minha vida. Não vou detalhar agora, mas prometo escrever um tópico com todos os progressos que tive até o momento. Enfim, como forma de agradecimento ao conhecimento que o PUA BASE me concedeu durante meus primeiros passos nessa jornada, venho dar minha contribuição a essa comunidade de pessoas que acredito buscarem, também, a “melhor versão de si mesmos” em todas as áreas da vida. Boa leitura!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Foco e Atenção Pt.1Por acaso você já se perguntou o motivo de demorar tanto para evoluir, seja na sociabilidade(ou sedução, se preferir), seja em sua carreira profissional(ou faculdade/escola) ou qualquer outra área da sua vida? Eu arriscaria dizer, sem medo, que para a grande maioria é a falta de FOCO e de HÁBITOS PRODUTIVOS para alcançar seus objetivos.

________________________________________________________________________________________________________
O QUE É FOCO?

Os dicionários geralmente definem foco como sinônimo de objetivo. Não está errado, porém essa definição é muito vaga para perto do real significado da palavra. Em seu livro denominado “Foco”, Daniel Goleman define foco como sendo o resultado da atenção aplicada a determinado objetivo. Ficou confuso? Ótimo. Esse é um bom ponto de partida para que eu possa começar a esclarecer um pouco as coisas.

Vamos voltar a frase:


(...)o resultado da atenção aplicada a determinado objetivo.

Leia três vezes a frase destacada acima e veja se ela faz algum sentido na sua cabeça. Sabe por que você provavelmente não entendeu essa definição da primeira vez em que leu, mas ela se tornou mais clara agora? Provavelmente sua mente estava divangado* enquanto você lia o texto.

*Divagar – Aquele momento em que sua mente desvia a atenção para outra coisa, seja algo externo(uma mulher, um carro, uma comida) ou algo interno(uma memória, uma ideia, um problema).
_______________________________________________________________________________________________________

Goleman traz pelo menos quatro tipos de atenções em seu livro, mas quero dar destaque a uma, a qual será de grande importância para você que deseja ser uma pessoa de sucesso em todas as áreas da vida: Atenção seletiva.

“A atenção seletiva permite que foquemos em um alvo e ignoremos todo o resto.” - Daniel Goleman

Foi exatamente a perda desse tipo de atenção que fez com que você não entendesse a definição de foco citada anteriormente(caso isso tenha acontecido com você). Outro exemplo; já aconteceu de você “descobrir” alguma música, modelo de carro, ou qualquer outra coisa e, de repente, parecer que aquilo está em todo lugar? Na verdade essa "descoberta" sempre esteve ali, porém sua atenção seletiva estava voltada para outras coisas que considerava mais importante. A partir do momento em que você traz sua atenção para essa coisa, você passa a perceber cada vez que ela aparece na sua frente.

Na sedução, por exemplo, uma das muitas aplicações da atenção seletiva é o que alguns artistas da sedução chamam de "viver o momento" ou ainda quando dizem "preste atenção ao que ela está falando". Além disso, podemos usar nossa atenção seletiva para transpor uma das maiores barreiras para quem está começando na sedução: a Ansiedade de Aproximação. Mas a importância e as aplicações da atenção seletiva na sedução serão assunto para o próximo artigo. Não percam!!


Bom, galera. Esse foi a Parte 1 dessa série de artigos que pretendo trazer, a qual denominei: Por que você não evolui?. Espero contribuir bastante para o desenvolvimento de todos vocês em todas as áreas da vida.

Deem um feedback, isso é importante para que eu possa saber se estou indo na direção certa quanto aos artigos, se está um pouco complicado de entender ou se está tranquilo. E para encerrar...

Saiba que nada na vida é construído sozinho. Até os autodidatas precisam de alguém que lhes transfiram o conhecimento de alguma forma.

Isso é tudo por hoje, galera.

Abraços,
T-Love
Avatar pua
Raptor
#918893 Gostei do ponto abordado, inclusive vou procurar esse livro q vc citou na postagem. O livro poder do agora fala muito sobre essa atenção e viver no momento presente, acho q as duas obras podem ser usadas pro mesmo fim.
Avatar pua
Makaveli2121
#918935 Muito bom artigo ,ancioso para a continuação da série . :ae
Avatar pua
Tigre De Bengala
#918937 No caso ali da frase: "o resultado da atenção aplicada a determinado objetivo." O Goleman da 4 tipos diferentes de atenção, então não importa qual atenção tenhamos ex: Atenção seletiva. ele se encaixa como foco? ou para cada atenção temos uma definição diferente para o foco?
T-Love
#918955 Raptor,
foi bom você citar o livro "O Poder do Agora". É um livro que já me indicaram, porém ainda não tive a oportunidade de ler. Em breve farei essa leitura. Obrigado pela indicação. A respeito do livro do Goleman, vale a pena. Foi uma perspectiva e tanto que esse livro trouxe pra mim!! Abraços e brigadão pelo feed.

_____________________________________________________________________________________________________________

Makaveli2121,
fiquei muito feliz que tenha curtido esse primeiro artigo. Em breve trarei sim os artigos seguintes. Abraços e brigadão pelo feed!!

_____________________________________________________________________________________________________________

Tigre de Bengala,
bastante interessante sua pergunta. Todos nós temos e utilizamos cada um dos 4 tipos de atenção citadas pelo Goleman, porém, na prática, é um pouco difícil sabermos que tipo de atenção está sendo empregada em cada momento(exceto a atenção seletiva, por ser um tipo de atenção ligada à nossa mente consciente). O foco não varia sua definição de acordo com o tipo de atenção utilizada em determinado momento.

Vou dar o exemplo de um cara que admiro bastante para que você possa entender melhor o que é o foco(pois essa é uma das definições que considero extremamente complexas para se escrever com palavras). Walter Elias decidiu que iria ganhar dinheiro usando um rato como produto. Ao falar isso para os grandes executivos de sua época, tudo o que Walter conseguiu foi gargalhadas e alguns "esse cara é louco; não conseguirá muita coisa com isso". No entanto, Walter Elias não desacreditou no seu sonho. Manteve a atenção voltada para o seu objetivo, investindo mais ENERGIA e TEMPO naquilo que acreditava e conseguindo apoio das pessoas certas. Hoje, em 2014, Walter Elias e o rato são dois dos maiores sucessos no mundo. Vamos dar nomes às peças: Walter Elias Disney, mais conhecido como Walt Disney e seu fiel rato: Mickey Mouse.

O que Walt Disney fez acima é o que chamamos de FOCAR em algo. Ele ignorou distrações(pessoas que desacreditavam no sonho dele), direcionou sua atenção em possíveis formas de transformar a sua ideia algo real e investiu TEMPO e ENERGIA naquilo que desejava. Esse conjunto de atitudes é o que chamamos de FOCO. Não sei se consegui esclarecer um pouco do que é foco, mas acredito que você já consiga compreender a complexidade que essa definição traz consigo. Abraços e brigadão pelo feed.
RCS17
#918970 Parabéns cara , excelente post T-love !
As dicas e colocações foram muito pontuais além de bem explicativas .
Continuarei no aguardo do próximo capítulo da série :ae









Abraços.
RCS17
T-Love
#919124 RCS17,
Fico feliz em saber que curtiu o artigo!! Em breve estarei trazendo a continuação. Abraços.
jogadorplayer
#920850 Valeu T-love ia começar a ler pela parte 3 por engano haha, mas como era de muito boa qualidade e descobri que havia outros artigos da série resolvi ver tudo porque queria pegar cada pedaço da sua idéia valeu acho que vai me ajudar!!!
T-Love
#920957 Mandou bem, jogadorplayer. Pegar "o bonde andando" poderia te deixar perdido no caminho ou até mesmo abrir margem para uma interpretação incorreta do que eu queria passar.

Abraços,
T-Love
Avatar pua
Luciano Santos 23
#921679 Ótimo artigo, preciso ler esses livro que citou.Partindo para a parte 2 do artigo.
Parabéns!