Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

T-Love

Veterano - nível 8

#920525 Off topic:
Fala, galera. Tudo beleza? T-Love por aqui trazendo a terceira parte do artigo Foco e Atenção. Para quem não leu os dois primeiros artigos, deixarei o link para que possam se situar no que falarei hoje.

(Série – Por que você não evolui?) Foco e Atenção Pt.1
(Série – Por que você não evolui?) Foco e Atenção Pt.2

Bom, agora sobe no trem que o tio vai te guiar por mais essa viagem.




No último artigo...… entendemos as definições dos sistemas ascendente e descendente:

Sistema Ascendente: É o sistema que trabalha constantemente, funcionando silenciosamente para resolver nossos problemas, nos surpreendendo com uma solução repentina para raciocínios complexos.
Sistema Descendente: Analisa o que está em nosso campo de percepção antes de nos deixar saber o que selecionou como relevante para nós.

Além disso, vimos uma primeira aplicação prática desses conceitos: a transposição da AA.



Pra galera que leu o último artigo, espero que tenham realizado o exercício que propus. Se você não o fez, teremos duas consequências:

1. Seu aprendizado foi parcial, pois conhecimento sem aplicação prática é conhecimento inútil.
2. Tudo o que falei nos artigos passados serão mentiras; pois se você não testou, não tem como definir tudo aquilo como verdadeiro.

Portanto faça esses exercícios que eu vou propor. Sei que será incomodo para a maioria, mas é assim que tem que ser. Eu jamais falei que sair da zona de conforto seria algo fácil. Porém, se você não forçar essa saída, nunca conquistará novas terras, caro guerreiro.

Recado dado, hora do artigo.


__________________________________________________________________________________________________________

De volta às aplicações práticas dos conceitos que entendemos nos artigos anteriores, quero trazer mais duas outras aplicações: Estar no momento(como dizem os PUAS) e Inteligência Emocional.


Estar no momento: uma questão de atenção seletiva no agoraPara quem ainda não entendeu muito bem esse conceito de estar no momento de forma clara; vou fazer uso de um exemplo para que compreenda isso de uma vez por todas.

Ontem eu estava trabalhando no desenvolvimento da logo de uma Start-up minha e do meu amigo. Sentei à frente do computador eram 16h. Fui testando algumas ideias de logo que me surgiam e quando fui olhar o relógio... advinhem só: meia noite. Eu não acreditei, pois pensei que eu tivesse ficado no máximo 1 hora na frente do computador. Sabe o que aconteceu? Eu estava no momento. Lembra de alguma situação em que você esteve no momento? Compartilha aí nos comentários.

Tecnologia, em geral, tem essa capacidade de nos fazer ficarmos no momento. O problema é que na grande maioria das vezes fazemos isso de forma quase que improdutiva(não foi o meu caso hahaha). Mas como isso se traduz a uma interação? Basicamente, você consegue acompanhar e entender o que a outra pessoa fala, ignorar as distrações do ambiente e falar aquilo que deseja, sem medo do que o(s) outro(s) vai/vão pensar de você.


Como fazer para Estar no Momento?
O nosso objetivo para atingir esse estágio é fazer com que toda nossa atenção seletiva esteja voltada para aquilo que estamos fazendo. Já adianto que isso acontece em forma de processo, podendo demorar alguns minutos até que estejamos completamente imersos na atividade(ou interação).

Ao iniciar uma atividade(ou interação), busque direcionar sua atenção seletiva para aquilo que está fazendo. Cada vez que sua mente divagar(termo definido na Parte 1, bobinho) e você perceber que isso aconteceu, redirecione sua atenção novamente ao que a outra pessoa está falando ou à atividade que você está realizando.
Para os que já realizam esse processo rotineiramente, a mente não divagará tanto; para aqueles não fazem tanto uso desse recurso, a mente poderá chegar a divagar 2 vezes por minuto. Mas fique relaxado, gatão; estar no momento é uma habilidade que você pode desenvolver com prática constante e ser muito beneficiado.

Exercício: Inicie uma interação com uma pessoa que você não conheça(ou não tenha intimidade) ou tente realizar uma atividade que você não consegue ficar imerso por muito tempo (para a grande maioria, estudar). Inicie a tarefa e tente direcionar toda a sua atenção para aquela atividade. Quando sua mente divagar e você perceber isso, redirecione rapidamente sua atenção para a interação/atividade. Você perceberá que a medida que repetir esse processo, sua mente demorará cada vez mais para entrar em divagação.



Inteligência EmocionalEita tópico difícil de falar sobre, heim. Quem nunca se pegou realizando uma atividade, porém pensando em algum outro problema ou em sua paixonite/ex-namorada? Não ia trazer essa aplicação sobre Inteligência Emocional, porém dei uma rápida passada nos tópicos de dúvidas e percebi que tem muita gente nesse fórum com problemas emocionais – Eita, galera, vamos controlar melhor as emoções hahaha.

Bom, uma das tarefas mais complicadas que existe é direcionar sua atenção para uma coisa, sendo que outra de maior carga emocional esteja martelando em sua cabeça. Quantas vezes já não me peguei pensando em minha ex-paixonite enquanto tentava estudar? Era uma merda! A ideia será basicamente a mesma do que falei acima. Todo o processo que é aplicado lá, também será aplicado aqui, porém com um acréscimo: você terá de romper com certos hábitos que fazem com que esse sentimento de apego/preocupação/ansiedade/etc fique mais forte em você.

Se ela/ele é a sua paixonite ou ex-namorada(o), você pode enfraquecer essa dependência emocional fazendo esforço consciente para não ficar mais entrando nos perfis de redes sociais dela(e) para ver o que ela(e) postou ou ficar vendo se ela(e) esteve online no Whatsapp. Se for possível, tente se afastar temporariamente por completo dela(e). Nesse meio tempo, busque usar o aprendizado sobre Estar no Momento para fazer com que sua mente foque em atividades que realmente você aprecia e que farão de você uma pessoa melhor. Sei que é repetitivo o que vou falar, mas preciso sempre estar enfatizando isso: não será fácil no começo.

Se for algum problema não resolvido, você tem uma gama um pouquinho maior de opções. Poderá voltar sua atenção para a solução desse problema ou poderá fazer a mesma coisa que falei para as paixonites(adaptando ao problema). Quando usar um ou outro? Depende. Em geral, eu gosto de tentar solucionar logo os problemas e despachar essa carga emocional da minha mente de uma vez. Porém, nem sempre isso é possível, seja por falta de soluções efetivas para o problema, seja por necessidade de uma ajuda que só poderá estar contigo dali a alguns dias ou horas. Caso opte por uma ou por outra, tenha sempre consigo os conhecimentos sobre Estar no Momento. Ele poderá ser seu grande aliado em direção ao sucesso(seja em que áreas desejar) caso você permita.



Bom, galera. Chegamos ao final de mais um artigo. Com essa parte 3, concluo o que eu queria falar sobre Foco e Atenção. Porém, nada impede que faça artigos complementares sobre esse tema, caso desejem. Espero que esse conhecimento seja de grande utilidade para todos aqueles que se aventuraram a chegar até aqui. Deixem seus comentários com suas opiniões, se acharam o conteúdo bom, se parece surreal, se o artigo está grande ou se o tamanho está bom, se a Xuxa é gostosa. Sei lá hahaha. Gostaria de receber esse feedback para saber que rumo dar aos próximos assuntos.

É isso aí. E como de costume, a nossa grande frase de encerramento:

O fracasso é somente a oportunidade de começar de novo, de forma mais inteligente. - Henry Ford



Abraços,
T-Love
Avatar pua
Raptor

MEMBRO PROFISSIONAL

#920539 Sei dizer duas ocasiões q aconteceram comigo sobre estar no momento.
1 quando começo a jogar videogame: lembro q de uma vez eu estava jogando o Batman AC, comecei era 10 da noite, quando fui ver já eram 5 da manhã, fiquei muito assustado.

2 quando estou vendendo (sou televendedor) e começo a conversar com cliente em q aja interação das duas partes o tempo voa, dá ate gosto de trabalhar assim pq o tempo não se arrasta.

O q eu mais gosto de estar no momento é q quando se esta presente não existe julgamentos, vc não avalia a outra pessoa e tambem nao se avalia e com isso nao existe AA ou nervosismo.

Criador do tópico

T-Love

Veterano - nível 8

#920798 Fala, Raptor. Tô contigo, brother. Estar no momento é quase uma grande mágica que elimina(ainda que temporariamente) muitas de nossa limitações!! Obrigado por acompanhar os relatos e estar sendo bastante participativo.

Abraços,
T-Love
Jotha Santhos

Aprendiz

#920834 Parabéns irmão, ótima série que resumiu bem conceitos que para alguns eram até desconhecidos. Eu mesmo um tempo atrás nunca tinha parado pra refletir sobre o estar no momento e foi graças a um artigo como o seu que começei a "castelar" sobre. Hoje com tudo que aprendi posso te dizer com alguma propriedade: textos simples e objetivos, nada cansativos e com uma mensagem muito bacana Vlw pela contribuição! Acho q vc já estuda, mas se não então começe já que vais te surpreender , PNL.

Abraço e sucesso

Criador do tópico

T-Love

Veterano - nível 8

#920961 Fala, Jotha Santhos. Tudo blz? Fico feliz em saber que gostou do artigo e que achou a leitura simples e objetiva. Isso conta muito para que eu possa saber que caminho trilhar ao redigir os próximos.

Para falar a verdade, quando entrei na comunidade de sedução, comecei com a leitura de livros específicos sobre sedução(a grande maioria deles disponíveis na biblioteca aqui do PUA BASE) e logo em seguida comecei a estudar PNL. Então posso dizer que PNL foi a minha porta de entrada para enxergar a realidade de uma forma mais produtiva pra mim e para todos a minha volta. Saindo de PNL, comecei a buscar outras temáticas como Inteligência Emocional, Foco, Liderança... e por aí vai.

Abraços,
T-Love
Vinícius2910

Aprendiz

#920982 E aí T-Love,

Bom primeiramente parabéns pelos tópicos vai ajudar muito as pessoas por aqui, inclusive sou uma delas.
Realmente foco e atenção tem que ser muito trabalhado em nós mesmos, eu particularmente venho a desejar, faz nem dois meses que tomei um pé na bunda e desanimei de estudar entre outras atividades, voltei faz umas 2 semanas quase, e venho "lutando" comigo mesmo para manter foco e atenção no que eu quero pra minha vida, pois é fácil se perder em uma "paixonite" como você mesmo salienta.

Tem muitos artigos aqui no PUA, que nos ajuda a desenvolver por completo, em todas nossas áreas da vida, mostrando que podemos quebrar "barreiras invisíveis" que nós mesmos criamos. Este é um deles, e espero ainda que quando possível você venha a complementar e abranger outros assuntos também.

Abraços.

Criador do tópico

T-Love

Veterano - nível 8

#921096 E aí, Vinícius2910. Tudo blz? Fico feliz que tenha gostado do artigo. Sei como é difícil lidar com situações como essa que você está passando, porém o que me deixa ainda mais satisfeito é essa sua vontade de mudar aquilo que te incomoda. Não tenha dúvida que se mantiver firme em seu rumo, terá muito sucesso.

Pretendo sim escrever mais artigos destinados à "Encontrar a melhor versão de si mesmo", de tal forma a ajudar que todos percebam que ser interessante e bem sucedido não é uma questão aleatória, mas sim de escolha; desfazendo um pouco do mito que dizia que precisamos "fingir que somos interessantes" defendidos por alguns logo quando entrei aqui na comunidade.

Abraços,
T-Love
clintao

Veterano - nível 7

#921709 Vocês já foram em algum rolê com amigos e la tinham pessoas novas ? e se alguma dessas pessoas torcerem para o seu time do coração ? a ligação é imediata, assim como qualquer outro Hobbies em comum, como tirar fotos, paixão por filmes e coisas do gênero, por isso é bom sempre estar estudando mais e mais para poder ter essa conexão mais frequentemente...

Criador do tópico

T-Love

Veterano - nível 8

#921779 E aí, clintao. Tudo blz? Concordo com o que você disse. O conhecimento mútuo sobre determinado assunto permite que um certo nível de conforto seja estabelecido entre você e a outra pessoa. Isso é, sem sombra de dúvidas um ótimo ponto de partida para uma interação agradável. Estudar diversificados assuntos que te interessem são uma ótima forma de aumentar seus conhecimentos e ter um maior campo para trabalhar o conforto.

Abraços,
T-Love
Avatar pua
Alves.Alfa

Veterano - nível 9

#921793 Cara em primeiro lugar parabéns pelo artigo! Me ajudou bastante, afinal chegou bem na hora!

Estava com esse problema, e justamente por isso, há 4 anos comecei a ler um livro e ainda não consegui terminar! Vou aplicar esses exercicios inclusive pra terminar coisas que por causa dessa falta de foco fica sempre pra depois e acaba se estendendo!

Gostaria que você escrevesse mais sobre isso, muito me interessa este assunto! :ae