Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

T-Love

Veterano - nível 8

#921902 Off topic:
Fala aí, galera. Tudo beleza? T-Love por aqui. Antes de começar, gostaria de agradecer a todos que mandaram feedbacks, expuseram suas opiniões e dúvidas. É bastante gratificante ver que existem pessoas com esse desejo tornar a melhor versão de si mesmo. Bom, hoje eu quero trazer um dos assuntos mais batidos quando falamos de desenvolvimento pessoal: Metas e Objetivos. Se você ainda não leu os outros artigos da série, esses são os links:

(Série – Por que você não evolui?) Foco e Atenção Pt.1
(Série – Por que você não evolui?) Foco e Atenção Pt.2
(Série – Por que você não evolui?) Foco e Atenção Pt.3

É importante que leia os artigos anteriores, pois eles lhe darão uma linha de pensamento bastante sólida para o de hoje, observando-o por outra perspectiva. Simbora!



No último artigo...…aprendemos como aplicar o nossa atenção para que pudéssemos Estar no Momento e como utilizar isso para trabalhar um pouco nossa inteligência emocional.

Estar no momento: “O nosso objetivo para atingir esse estágio é fazer com que toda nossa atenção seletiva esteja voltada para aquilo que estamos fazendo.”
Inteligência Emocional: “(...)uma das tarefas mais complicadas que existe é direcionar sua atenção para uma coisa, sendo que outra de maior carga emocional esteja martelando em sua cabeça.”


Apesar de não ter abordado Inteligência Emocional como o assunto realmente merece, já deu para ter uma ideia bem simplificada sobre a temática.

Vamos começar!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um breve teste de consciênciaAgora, sem pensar muito, me diga duas habilidades ou bens materiais(pode ser um de cada) que você deseja adquirir. Vamos lá, faça um esforço mental e responda a essa pergunta.

Se você realmente fez esse teste, uma das quatro coisas podem ter acontecido:

1 - Você teve dificuldade de responder, pois deseja muitas coisas. Selecionar somente duas foi uma tarefa bastente complicada.
2 – Você teve dificuldade de responder, pois não tem nenhum desejo que considere relevante ou nunca parou para se questionar o que você realmente quer para a sua vida.
3 – Você teve bastante facilidade em responder, pois já sabe o que quer. O que pode estar lhe faltando para alcançá-los é uma estratégia ou alguma atitude para caminhar a cada dia em direção a ele.
4 – Você teve bastante facilidade em responder, pois já sabe o que quer. Além disso, já está trabalhando dia após dia para chegar ao seu objetivo.


Em qual dos casos você se encaixa? Se você está nos casos 1 ou 2, esse artigo será para você. Porém, se estiver nos casos 3 ou 4, boa parte do que falarei aqui já é rotina para você. Assim sendo, não se sinta obrigado a ler o artigo, pode ocupar sua mente com outras tarefas.


Feito esse pequeno teste e nos tornando mais conscientes sobre nossa real situação, vamos entender e diferenciar os conceitos de Meta e Objetivo.

Metas e ObjetivosPara isso, farei uso das palavras do Doutor em Administração de Empresas Fabio Gallo Garcia:
Objetivo: Algo concreto a ser atingido.
Meta: Ponto intermediário a ser atingido no caminho de seu objetivo final.


Apesar de bem curtas, essas definições dizem muito do que precisamos saber. Os objetivos são aqueles sonhos os quais você quer tornar realidade; já as metas são seus “checkpoints”, ou seja, aqueles objetivos menores que, quando concluídos, estarão te levando em direção a concretização do seu objetivo final.


Existe um grande grupo de pessoas que tem objetivos, porém não criam metas para alcançá-los. Sabe qual o efeito disso? Você sempre verá seu objetivo longe demais para ser alcançado. Vou te dar uma noção melhor do impacto que isso causa.

Imagine que você está no térreo de um prédio de 40 andares e seu objetivo está 40º andar. Se você não tem metas para chegar até lá, sempre achará aquilo muito distante. Imagine, agora, que você tenha um elevador que poderá te transportar até lá. Você poderá ir até esse elevador e subir um andar de cada vez, saindo do térreo e chegando ao 40º andar. Deu para ter uma ideia da disparidade entre objetivos com e sem metas? É essa uma das principais causas de desistências de sonhos ou dos famosos tópicos aqui na comunidade “Eu sou um lixo”, “Eu desisto” e todas essas baboseiras.

Para que possamos partir para o nosso exercício, quero apresentar te apresentar uma aplicação do conceito de metas e objetivos em minha vida.

Metas e Objetivos: Uma aplicação simplesEsse meu exemplo pode parecer bastante simples para muitos, porém é exatamente esse modelo que aplico para tudo que desejo conquistar.

Objetivo: Correr 8 km na esteira, sem pausas, com uma velocidade 12,0.
Meta: Correr 5 km na esteira, sem pausas, com velocidade 11,5.


Duas coisas para você notar nesse exemplo:
1 – Existe, em termos de distância e de velocidade, uma grande diferença entre meu objetivo e a minha meta.
2 – Eu só tenho a próxima meta a ser atingida, e não todas as que preciso até chegar ao objetivo.

Apesar da distância entre a minha meta e o meu objetivo, perceba que eu estou seguindo uma trilha que me levará ao meu objetivo dentro de algum tempo. Além disso, o fato de eu só ter a próxima meta a ser alcançada(ao invés de ter todas as metas até o Objetivo a ser alcançado) permite que eu adapte as metas seguintes de acordo com a situação em que me encontro e os conhecimentos que irei adquirindo no decorrer do caminho.

Vamos ao exercício de hoje. Ele parece ser bem simples, porém as dificuldades surgirão no próximo artigo(em que usaremos esse exercício como base). Antes de começarmos, pegue um papel e uma caneta ou abra seu bloco de notas. Seu exercício de hoje será necessário para o do próximo artigo.

Exercício: Para hoje, vamos pegar um daqueles sonhos que você tem, mas até agora não começou a colocar em prática. Escolha bem, pois você trabalhará nele nos próximos 30 dias ou, se ele for concluído antes, o prazo será menor. (Se quiser compartilhar com a gente, fique à vontade. Pode deixar nos comentários. Quanto mais pessoas participarem disso, mais poderemos motivar uns aos outros, percebendo que todos temos sonhos que desejamos tornar realidade).

Escolha um sonho para trabalhar pelos próximos 30 dias(não explicarei ainda o motivo desse prazo; deixarei também para o próximo artigo). Escolheu o seu sonho? Ótimo! Vamos fazer dele seu mais novo objetivo, a partir de... 1,2,3 e já!(Hahaha). Agora seu senho é seu mais novo objetivo.

Agora é hora de traçar uma meta. Ela será seu “checkpoint”(ou os andares do elevador que está fazendo você subir). Partindo do seu objetivo, quero que crie uma meta atingível e que o deixe mais próximo do que deseja alcançar. Se tiver dificuldades, pode deixar seu objetivo aqui nos comentários ou no meu inbox, que eu te ajudo a criar.

Feito isso, guarde esse papel ou arquivo do bloco de notas(ou word), pois usaremos ele no exercício do artigo da próxima quinta-feira, onde falaremos sobre Motivação e Atitude.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, galera. Esse foi o artigo de hoje. Apesar de bem simples, busquei trazer um certo esclarecimento a respeito desses conceitos amplamente citados em milhares de artigos e que, na grande maioria das vezes, não são muito explícitos para nós. Deixe seu feedback abaixo dizendo se gostou do artigo, se não gostou, se achou a escrita massiva ou se está boa, se o tema ficou bom, sugestões de temas para artigos fora dessa série(já que essa série tem os pré-selecionados), enfim, a sua opinião para que eu possa estar melhorando constantemente os artigos. Quinta-feira que vem estamos de volta com mais uma artigo!! E para encerrar:

A pessoa que vai mais longe é a que está querendo fazer e ousar. O barco da certeza nunca sai da costa. - Dale Carnegie



Abraços,
T-Love.