Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#589779 Introdução:

A Vontade e a busca constante por objetivos que possam nos proporcionar prazer com o fim de conquistarmos uma felicidade duradoura é uma das principais causas do sofrimento e decepção, pois nunca estamos satisfeitos o suficiente com o que buscamos, sempre pensamos que quando alcançarmos determinado objetivo encontraremos a felicidade, mas se o alcançamos aproveitamos apenas um breve sentimento de prazer e que tempos depois se esgota e nos sentimos incompletos e insatisfeitos novamente, e então recomeçamos a busca de algo a mais para satisfazer a nossa sede de conquista e posse que não tem fim.

Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer foi um filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista. Nasceu em Danzig, na Prussia, 22 de Fevereiro 1788 e morreu em Frankfurt am Main, 21 de Setembro 1860.

Pessimista em sua visão do mundo, considerou ser a Vontade a última e mais fundamental força da natureza, que se manifesta em cada ser no sentido da sua total realização e sobrevivência. O conceito de Vontade deste filósofo diz respeito a algo infinito, uno, indizível, e não a uma vontade finita, individual, ciente. Ela estaria presente no homem, como em toda a natureza. Para Schopenhauer, a realidade é vontade irracional, onde o finito nada mais é que mera aparência da realidade. A vontade infinita, traz com ela a característica da insaciabilidade, sendo então algo conflituoso que geraria dor e sofrimento ao homem...[Pensador UOL]


Sofrimento segundo o Budismo

Quando Buda afirma que tudo é Sofrimento, quer dizer que o ser humano é o único ser vivo que procura coisas que nunca poderá ter. E a frustação que resulta dessa insatisfação semipermanente produz a Felicidade Efémera e o Sofrimento (pela Carência) Semipermanente...
[Clavis Prophetarum Julho de 2006]

A Relação entre a Filosofia e o Budismo no Quadro do Fantástico Ser ou Não Ser VIDEO | PUA | BASE


Enssinamento Budista no Filme Poder além da vida VIDEO | PUA | BASE


Escrito por >>Psychokiller<< Conhecido também como Psycho
ÀSpua

Veterano - nível 2

#590049 Esse filme Poder Além da Vida , um dos meus prediletos , tem um certo misticismo , mas que se lasque se tu acredita é verdade
tem uma frase nesse filme que explica bem.


"Não existe partida , nem chegada apenas a JORNADA"


Pessoal se foca muito no resultado e esquece que o mais prazeroso é simplesmente está lá fazendo , sentindo !

E sobre sofrimento, essa visão é bem interessante , mas tem um certo pessimismo , mesmo.
O homem nasceu pra sofrer...
Tem uma frase de Carlos Drummond de Andrade que resume bem melhor oque eu acho acerca disso


A dor é inevitável
O sofrimento é opcional
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#590073
ÀSpua escreveu:Esse filme Poder Além da Vida , um dos meus prediletos , tem um certo misticismo , mas que se lasque se tu acredita é verdade
tem uma frase nesse filme que explica bem.


"Não existe partida , nem chegada apenas a JORNADA"


Pessoal se foca muito no resultado e esquece que o mais prazeroso é simplesmente está lá fazendo , sentindo !

E sobre sofrimento, essa visão é bem interessante , mas tem um certo pessimismo , mesmo.
O homem nasceu pra sofrer...
Tem uma frase de Carlos Drummond de Andrade que resume bem melhor oque eu acho acerca disso


A dor é inevitável
O sofrimento é opcional


Realmente Schopenhauer parece ser pessimista porque focou de mais em explicar o que causava o sofrimento, ele apontou o que é sofrimento mas deu pouca ênfase no que ficaria caso o sofrimento fosse totalmente eliminado.

Pra mim se todo Sofrimento fosse eliminado o que sobraria seria a Felicidade, e em seu estado mais puro, ou seja, sem dualidades, sem opostos!

Eu também acredito que o sofrimento é opcional, mesmo que algumas vezes ele seja gerado pelo nosso inconsciente ainda assim não deixa de ser uma escolha nossa, e se trabalharmos em cima disso podemos sim adquirir a capacidade de escolha, se queremos ou não ser felizes é uma escolha nossa!

Valeu pelo Feed! :ae
Avatar pua
HSS - MEMBRO EXCLUSIVO
#590102 "QUANDO VOCÊ CONSEGUIR, VOCÊ NÃO SERÁ FELIZ, SÃO DUAS COISAS DIFERENTES. ANTES DE TUDO, APRENDA A SER FELIZ AGORA."

Conclusão que tive esse fim de semana, depois de uns tempos que li a parábola do "Círculo dos 99" no blog do Don.