Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua
kelvien

PUA Avançado

#498410 Muuuuuuito obrigado cara. Desde quando eu era menor pensava nisso. Fico sempre de olho nas BV. Já baixei os livros aqui...ainda não é minha hora de entrar nesse mundo dos negócios mas vou dar uma lida e em breve me aprofundar mais no assunto.
Abraços
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#498440
SyN escreveu:muito bom seu topico...

mas gostaria de saber se não é um "tiro no pé" entrar no mercado de ações agora em plena crise mundial??



Além de operar vendido como o jonit mencionou, há outras estratégias possíveis em momentos de crise, neste caso estas são estratégias de longo prazo:

- adotar a postura buy-and-hold (comprar e segurar) com uma ação que tem o histórico de pagar bons dividendos. Esta é uma postura bastante conservadora. Parte do lucro da empresa é distribuído para os acionistas sob a forma de dividendos, que caem automaticamente na conta da corretora. Você pode usar o dinheiro dos dividendos para comprar mais ações ou gastar com outras coisas.

- comprar ações relativamente baratas usando indicadores de análise fundamentalista. A idéia é que pode existir um excessivo pessimismo em relação a uma ação e você pode comprá-la a um preço baixo. É necessário um trabalho relativamente grande para compreender a situação real da empresa (endividamento, perspectiva de lucro, caixa, concorrência, exportações, notícias na imprensa) e o Warren Buffett é mestre nisso.

Eu tenho obtido bons resultados usando estratégias de longo prazo, as crises me trouxeram grandes oportunidades.

Cabe a cada um estudar muito e chegar na estratégia que julgue melhor para si. :ae
Avatar pua
Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#498446 Jonit,
Obrigado por nos ajudar!!

Tenho uma dúvida: Por exemplo, eu compro algumas ações e depois vendo elas o dinheiro que ganhei vendendo vai para minha conta bancária ou para corretora?

Como faço para pegar esse dinheiro para mim gastar comigo?
Avatar pua
Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#498447 Se um pais acumula muitas dividas e não tem como pagar e pensa em produzir mais notas para pagar. O pq isso causa inflação?

Produzir o dobro de notas.
Avatar pua
Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#498452 Fazendo um top down, quais os setores que vão mais faturar além do turistico em 2014 e 2016 no Brasil?
Vale a pena investir no Brasil nessa época?
Rodstar - MEMBRO EXCLUSIVO
#498529 isso me fez lembra aquele filme Sem Limites onde o cara faz um Padrão e Multiplica, ainda nao tinha uma opniao a respeito sobre isso.
Vou dar uma lida e qualquer coisa eu consulto a minha duvida.
GRande Post ! :ajoelhar
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#498613
Pua escreveu:Tenho uma dúvida: Por exemplo, eu compro algumas ações e depois vendo elas o dinheiro que ganhei vendendo vai para minha conta bancária ou para corretora?

Como faço para pegar esse dinheiro para mim gastar comigo?



O dinheiro das ações incluindo dividendos sempre vão para a conta da corretora. Você transfere da c/c para a corretora e vice-versa através de transferência bancária (DOC/TED). Eu expliquei um pouco sobre isso em um tópico que criei também sobre ações.

Nunca fiz a transferência da corretora de volta para a conta corrente, mas acredito que tem que esperar três dias após a venda das ações, pois embora o dinheiro da venda aparecer na mesma hora para poder comprar outras ações, oficialmente o dinheiro da operação cai em D+3.
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#498626
Pua escreveu:Se um pais acumula muitas dividas e não tem como pagar e pensa em produzir mais notas para pagar. O pq isso causa inflação?

Produzir o dobro de notas.



Mais dinheiro circulando no mercado acaba produzindo inflação naturalmente, mas o efeito não é imediato. Entretanto o mecanismo como isso ocorre é um tema complexo até mesmo para economistas.
Avatar pua
Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#498681 Muitissimo obrigado por responder minhas perguntas Bull! :ae

Apesar de ainda não ter feito nenhum investimento nessa área estou tentando acumular o maior conhecimento possível antes de fazer isso.
Tenho 25mil na minha conta parada e quero investir em ações já que não pretendo mexer nesse dinheiro por 1 ano.

Por exemplo, se quero comprar ações com 20mil eu tenho que depositar na conta da corretora e esse dinheiro fica avaliado no home broker para mim comprar o que eu quiser?
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#498855
Pua escreveu:Muitissimo obrigado por responder minhas perguntas Bull! :ae

Apesar de ainda não ter feito nenhum investimento nessa área estou tentando acumular o maior conhecimento possível antes de fazer isso.
Tenho 25mil na minha conta parada e quero investir em ações já que não pretendo mexer nesse dinheiro por 1 ano.

Por exemplo, se quero comprar ações com 20mil eu tenho que depositar na conta da corretora e esse dinheiro fica avaliado no home broker para mim comprar o que eu quiser?



Sim, quando se abre uma conta em uma corretora você deve transferir seu dinheiro para uma conta corrente única dela. Quando a corretora detecta a transferência para essa conta corrente, aí que ela joga o dinheiro correspondente para a sua conta de corretora (que não é uma conta corrente). Com a minha corretora atual, fazendo transferência via TED, tem levado desde uns 10 minutos até 2 horas para o dinheiro aparecer. Não sei quanto tempo leva na média em outras corretoras. Quando o dinheiro fica disponível, você pode realizar operações de compra através do home broker.

Quando comecei na bolsa, usava a corretora de um banco onde já tinha conta e assim não precisava fazer transferência porque já era integrado à conta corrente. Mas os custos de custódia e de operações de bancos são muito mais altos que de corretoras como a Icap, Banif, Rico (Octo), etc. Muitos desses não cobram custódia mensal, que seria manter sua carteira, e cobram entre R$5 e R$15 fixos por operação, o que é um custo relativamente baixo.

Você já possui um valor muito bom para começar na bolsa, dá para fazer uma diversificação de ações. Com algumas corretoras também é possível comprar títulos públicos (emprestar dinheiro para a Dilma) ou investir em fundos de renda fixa.