Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

alemeirelles

Veterano - nível 4

#1056017 SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM 2 MINUTOS

Imagem

Você tem um cérebro justamente para te guiar neste mundo. Ou você usa ele de uma forma benéfica ou ele te destrói. Simples assim.


O que te difere de um animal, bicho.. é a sua capacidade de raciocínio. Porém, você tem o cérebro reptiliano igual o que predomina as ações instintivas de leões, macacos e ratos que rodam por aí.


Eu adotei a filosofia como uma prática diária em minha vida no ano de 2017. A minha filosofia é o estoicismo, onde a premissa básica vem de uma frase muito conhecida: "Concedei-nos, Senhor, serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras.” Pegou?


Este é o principio da autorresponsabilidade. Não deixar perturbar-se pelo o externo e concentrar seu foco no interno, como você pode interpretar o que acontece no seu exterior e agir em cima disso de forma pró-ativa, não reativa.


A vida é guerra (e esta é uma interpretação que eu escolho neste exato momento). Ela é muitas vezes interna, acontece algo que você interpreta como ruim na vida e isto abala sua serenidade. Seja a chuva que você fala "que dia feio", algum estranho que te corta no transito, você bater o dedinho na quina de um móvel e xingar este objeto inanimado de volta por levar isto pro pessoal. Vê como muitas vezes nossos atos são inconsequentes?


Marco Aurélio disse que só precisamos de três coisas: 1. certeza de julgamento no momento presente, 2. ação para o bem comum no momento presente e 3. uma atitude de gratidão no momento presente em relação a tudo que aparecer no nosso caminho.


Aqui eis uma lista para você reganhar controle em sua vida e extrair o melhor dela, salve-a em um bloco de notas, sempre passe o olho quando puder. Poderoso é aquele que é senhor de si mesmo.


Coisas que você pode controlar:

1. Suas crenças
2. Sua atitude

3. Seus pensamentos

4. Sua perspectiva

5. Quão honesto você é

6. Quem são seus amigos

7. Que livros você lê

8. Com que frequência você se exercita

9. O tipo de comida que você come

10. Quantos riscos você se expõe

11. Como você interpreta situações

12. Quão amável você é com os outros

13. Quão amável você é com você mesmo

14. Com que frequência você diz "eu te amo"

15. Com que frequência você diz "obrigado"

16. Como você expressa seus sentimentos

17. Se você pede ou não ajuda

18. Com que frequência você pratica gratidão

19. Quantas vezes você sorri hoje

20. A quantidade de esforço que você coloca em suas ações

21. Como gasta / investe seu dinheiro

22. Quanto tempo você gasta se preocupando

23. Com que frequência você pensa sobre o seu passado

24. Se você julga ou não outras pessoas

25. Se você tenta novamente após um revés

26. Quanto você aprecia as coisas que você tem
rave665

Aprendiz

#1056050 Ultimamente tenho pensando bastante em como melhorar minha inteligência emocional, por que as vezes me sinto muito afetado por não ter total controle sobre ela.
Já salvei no bloco de notas e não me ajudar muito ler isso todos os dias.
Vou dar uma pesquisada sobre o estoicismo, ver se me ajuda nessa questão também.
Avatar pua
Astatonn

Aprendiz

#1056056 Ola,

Olhar esta lista me fez instantaneamente repensar em algumas atitudes. Acredito que olhar esse checklist diariamente, me fará pensar duas vezes. Excelente tópico.

Abraços
Avatar pua
xpppauloxd

Veterano - nível 10

#1056057 Interessante a forma q colocou isso.
A persepção de algo é q faz aquilo ruim ou boa.
''N existem fenomenos morais, apenas a interpretação moral do fenomeno''

Isso pode mudar todo o fluxo de como se age
Avatar pua
Fischer

Veterano - nível 9

#1056061 Ótimo artigo para atentar aqueles que estão estagnados nas suas evoluções a retomarem o controle, perceberem que é totalmente possível e largarem de vez os maus hábitos

Abraços,

Fischer
Avatar pua
statham - MEMBRO EXCLUSIVO
#1056087 Eu tbm virei fã do Estoicismo, quando li seguinte frase:

"Eventos não te deixam mal, suas crenças sim"

Fonte: http://pleni.med.br/blog/3-ensinamentos ... ais-feliz/

Comecei ler sobre o Estoicismo e fui gostando cada vez mais, recomendo fortemente a quem goste dessa corrente que comece lendo o livro Manual de Epicteto, livro de fácil entendimento, e demonstra de forma clara como viver com equilíbrio, e separando o que pode ser controlado do que não pode.

Achei muito top essa lista de coisas "controláveis" ultimamente tenho trabalhado nessas:

3. Seus pensamentos => Qual a qualidade deles? Qual a velocidade deles? Qual a cor deles?

5. Quão honesto você é => Com que moral falamos dos nossos políticos? Outro dia achei um celular, liguei pro dono pra devolver, ele não acredita até hj que não aceitei 50,00 de "gratificação" (pensa que sou louco);

6. Quem são seus amigos => Qual a posição das pessoas na nossa vida? Estão na posição/prioridade correta?

11. Como você interpreta situações => "O peso das coisas é a gente que dá"

18. Com que frequência você pratica gratidão => Quantas vezes a gente para pra pensar e percebe o quanto nós temos, o quanto evoluímos, e ae eu me pergunto, o quanto eu estou retribuindo com Deus/Universo;

20. A quantidade de esforço que você coloca em suas ações => Essa não falha! Quer prosperar? Quer mesmo? Se conseguir é porque REALMENTE se empenhou! (Já passei em dois concursos).

#statham
Buuuh - MEMBRO EXCLUSIVO
#1056090 Muito boa essa filosofia. Um livro que segue esse rumo é o Poder do Agora. Ainda não atinge o nível que o autor quer nos levar mas minha ansiedade já reduziu absurdamente!
Recomendo.
aquarits - MEMBRO EXCLUSIVO
#1056112 Post resumido em duas palavras: Autoresponsabilidade e Autosufuciencia.

Na era da procastinacao, a busca pela Autopenitencia é a justificatica dos fracassos. Otimo post mano.