Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Lucãao !

Veterano - nível 4

#1041062 Olá guerreiros,

Quero discutir com vocês um tema relevante pra quem quer aplicar resoluções para transformar a vida: a homeostase.

Conheci esse conceito no livro Maestria de George Leonard, livro fenomenal indicado por Tyler da RSD em suas notas de campo, mas que infelizmente não é mais encontrado no Brasil.

Leonard foi autor e educador, presidente da Associação de Psicologia Humanista, piloto da aeronáutica e faixa preta de quinto grau de aikidô. Com certeza ele conhecia o caminho que nos coloca em nível de Maestria, e é o que ele ensina no livro.

No capítulo da Homeostase, ele nos apresenta o conceito:
Um mecanismo fundamental para a sobrevivência dos organismos vivos que trabalha para manter todo o sistema equilibrado, sempre em níveis estáveis. Por exemplo: se a temperatura do seu corpo de repente cair 5 graus, você estaria em apuros e o seu corpo trabalharia duro para reestabelecê-lo ao ponto inicial.

O tempo todo, bilhões de sinais eletroquímicos auto-reguladores estão trabalhando para que o sistema esteja equilibrado. Tanto para temperatura como para pressão ou qualquer outra função do corpo. O ambiente se altera e o corpo se ajusta para se manter exatamente na posição em que está, garantindo um equilíbrio dinâmico.

Isso é Homeostase.


Porém dois pontos são interessantes nessa história:


1) Homeostase não diferencia mudança positivas de mudanças negativas:

Toda e qualquer mudança é um ataque a estabilidade e precisa ser combatido. Então se você tem uma dieta porca ou uma vida sedentária e tentar mudar isso, os seus alarmes homeostáticos vão berrar sinais de alerta para que você volte a velha vida. As coisas devem permanecer como estão, mesmo que não estejam lá muito boas.. Você está sobrevivendo assim, então assim deveria continuar...

2) Homeostase vai além do princípio biológico:
[/size]

E essa é a parte que mais nos interessa. Até então, nenhuma novidade, mudar um hábito não é nada fácil. Mas acontece que o conceito de homeostase se aplica também no campo psicológico e no social.

"Quando parte de um sistema muda, todo o sistema precisa mudar" nos diz Leonard. Ou seja, quando tendemos a mudar todo o meio o qual estamos inseridos, nossos ambientes de convívio e círculos socias precisam se a adaptar ao nosso novo eu. E é aí que entra uma força homeostática esmagadora tentando nos empurrar de volta.

Portanto, quando você tentar internalizar uma postura alfa e agir de maneira mais independente e livre frente à vida, prepara-se para uma forte resistência por parte dos seus amigos, familiares e pessoas ao redor. Quando você se deslocar dentro do sistema, o sistema precisará se deslocar também e se ajustar. E isso é visto pelo sistema como um abalo a estabilidade e o equilíbrio que já estava funcionando tão bem.

Assim, não se incomode com as resistência das pessoas. Não fique com raiva e não se deixe abalar. Saiba que isso tudo é apenas natural e as reações que você provocará serão, na maioria das vezes, apenas reações. As pessoas não agem, apenas reagem as coisas que aparecem e seguem suas vidinhas mantendo todo o sisteminha equilibrado, cada um parado na posição que considera justa (ou injusta) pra si.

Mude, amigo! E prepara-se para ser golpeado! Pois você não estará mudando somente a você. Estará mudando todo o universo ao redor!! E isso é incrível! Eu acredito honestamente que você pode realizar tudo aquilo que se permite realizar! Força!

Um abraço!!



Ps.: no meu blog (que não é sobre pua) tenho um artigo detalhado sobre homeostase aqui
Ps.: como o livro de George Leonard não é mais encontrado, faço resenha dos capítulos aqui, a quem se interessar.
Editado pela última vez por Lucãao ! em 10 Jan 2017, 11:59, no total de 2 vez
Avatar pua
GustavoZR

Aprendiz

#1041072 Parabéns ao Lucão pela ótima reflexão! É sempre importante a percepção de que somos parte de um sistema, sendo que qualquer mudança pode impactar diretamente na existência de seus integrantes.

Aos interessados deixo o link do livro (em inglês): https://drive.google.com/file/d/0B8pfn9 ... sp=sharing

Apesar do material estar em outro idioma, a leitura é imprescindível e de ótima qualidade.