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geolsd

Aprendiz

#838502 Olha galera, antes de mais nada, não to vindo aqui fazer divulgação nem nada, é que achei o post realmente MUITO INTERESSANTE, pra quem gosta de psicologia, de pensar e brisar (assim como eu) é um excelente material, esse cara é um gênio, me deu aula de Semiótica na faculdade, a linha de pensamento dele é muito boa, e acho que todo tipo de conhecimento é bem vindo, principalmente no que se diz respeito a mente humana, afinal, psicologia pra mim é a principal arma que temos, seja na hora da conquista, seja na hora de ganhar uma promoção no trabalho, de evitar conflitos desnecessário, etc...
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[font=Verdana, sans-serif]1 – “Efeito Forer”[/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify]Imagem[font=Verdana, sans-serif] O psicólogo B.R. Forer descobriu que em geral as pessoas aceitam descrições de personalidade vagas e genéricas como fossem aplicáveis unicamente a si próprias, sem perceber que poderiam ser encaixadas em qualquer um. Afirmações genéricas como “você gosta que outras pessoas admirem você”, “você é muito crítico consigo mesmo”, “você tem muitas dúvidas”, “você tem um potencial inexplorado” ou “você quer mudanças” são usadas de astrólogos a seminários motivacionais. Midiaticamente, descrições genéricas sobre pessoas suspeitas por algum crime acabam tornando-se evidências de culpa. Por exemplo, no atual caso do adolescente Marcelo Pesseghini suspeito de ter matado toda a sua família: depoimentos afirmam que gostava de games de computador e andava com um capuz na cabeça para ficar parecido com o protagonista de um determinado game violento... assim como centenas de adolescentes. É o discurso lacunar do “talvez”, “possivelmente”, “pode” ou do “poderá”.[/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font]Imagem[font=Verdana, sans-serif]2 – Comandos embutidos[/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Discursos que trazem sugestões que carregam uma forte ênfase que afetam o ouvinte e provocam uma resposta emocional: “Você não está cansado de carregar esse fardo?”, “Tudo isso está me deixando louco!”, ou “Estou indignado com tudo que está aí!” são afirmações que pressupõem uma resposta positiva. Dos líderes de autoajuda que induzem o ouvinte à insatisfação consigo mesmo à propaganda midiática de protestos como o “Cansei!” ou todas as mobilizações em redes sociais como o “ProtestosBrasil” ou o “Impostômetro” contra a carga tributária.[/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font]Imagem[font=Verdana, sans-serif]3 – A “bomba do amor”[/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Criação de atmosferas de intensa positividade e amor por curtos períodos para criar estados de excitação e boa vontade. Muito usado por líderes religiosos e gurus que estimulam o amor entre os participantes para tornar o grupo atraente ao público externo. Tática que vai de encontro à tendência descrita por Freud do indivíduo se adequar ao grupo pelo medo da solidão.[/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana]
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[font=Verdana, sans-serif]4 – A tática do “Sim!”[/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Quando o emissor elenca uma série de questões que necessariamente resultarão em resposta positiva, terminando com uma conclusão falsa: Você ama seu País? Sim! Você ama sua família? Sim! Então vote em fulano de tal para presidente! A tática do “Sim!” possui algumas variações aplicadas, por exemplo, a grandes eventos como concertos de rock que para criar uma imagem de posicionamento sócio-político, abordam temas que é impossível não dizer “Sim!”[/font][font=Verdana, sans-serif]O que dizer de eventos como o Rock in Rio cujo slogan de uma das suas edições era “Por um Mundo Melhor”? O slogan era de fácil adesão: quem pode ser contra esta idéia? [color=black]O Rock in Rio fez pequenas tentativas de esclarecer às pessoas que compraram os ingressos o objetivo do evento. “Por um mundo melhor” tornou-se mais um slogan, uma imagem de fácil adesão. Mas como atingir um mundo melhor? A resposta a esta pergunta jamais foi ouvida, por suscitar polêmica, discussões ideológicas e políticas.[/font][/justify][/font][/color][font=Verdana, sans-serif]Marketing Global: slogans com temas sociais despolitizados que conseguem fácil adesão dos consumidores[/font]
[font=Arial, Verdana][justify][color=black][font=Verdana, sans-serif]Um idêntico efeito pode ser criado usando a tática do “Não!”.[/font][/justify][/font][/color][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font]Imagem[font=Verdana, sans-serif]5 – A manipulação do “Crente Verdadeiro”[/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Em um grupo ou multidão uma significativa porcentagem é costuma ser mais susceptível à sugestão. Tais pessoas agem assim por medo ou sentimento de culpa. Elas são as primeiras a chorar, gritar ou concordar com as afirmações ou instruções do emissor. Seu comportamento pode ser o gatilho que dispara o efeito de ressonância no restante do grupo ou multidões. A conferir se o efeito Black Block nas manifestações de rua não se enquadraria nessa estratégia de indução das multidões.[/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font]Imagem[font=Verdana, sans-serif]6 – Indução ao Estado Alfa[/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Música, práticas meditativas como mantras, cantigas etc. induzem a um bem conhecido ritmo cerebral chamado estado alfa. Esse estado reduz o pensamento crítico e torna o comportamento aberto a sugestões.[/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][/font]Imagem[font=Verdana, sans-serif]7 – Ritmo vibrato e E.L.F. (Extra Low Frequency)[/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Ondas sonoras de diversas frequências podem afetar o cérebro e a psicologia humana, produzindo ações involuntárias. E.L.F. foram verificados ao produzir sentimentos de depressão ou euforia, dependendo da velocidade das ondas. Alguns solistas de ópera têm conhecimento disso e obtêm inusitados efeitos psicológicos ao cantar certas notas. Dentro do que se chama na atualidade de “neuromarketing” empresas procurar aplicar comercialmente essas técnicas. Por exemplo, a Muzak, uma subsidiária da Mood Media, é uma empresa norte-americana especializada em produzir “arquiteturas de áudio”: músicas especialmente compostas para elevadores, lojas de departamentos, shopping malls e esperas telefônicas para criar estados emocionais que possam ser colocados à serviço dos negócios: aumento das vendas, acelerar a velocidade da mastigação em lanchonetes para aumentar a rotatividade de clientes etc.[/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font]Imagem[font=Verdana, sans-serif]8 – Espiral do Silêncio[/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Esse dispositivo nos faz seguir a multidão, aquilo que supostamente a maioria pensa e faz. Ou, pelo menos, o que a gente pensa que a maioria pensa e faz. O tema aqui é “todos estão fazendo isso”. Como ninguém quer ser deixado para trás por temer a solidão, exclusão ou esquecimento, queremos seguir a tendência majoritária. Conceito criado pela pesquisadora alemã Elizabeth Noelle-Neumann onde a criação de um “clima de opinião” pode isolar grupos discordantes até a extinção pela sua autopercepção do isolamento. “Havaianas: todo mundo usa!”. Poderíamos responder, “todo mundo quem, cara pálida!” O slogan quer criar o clima de opinião onde pessoas isoladas, temendo ficarem de fora da “onda”, embarquem em uma mera percepção psicológica sem fundamento real.[/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font]Imagem
[font=Verdana, sans-serif]9 – Estratégia de “Voice Roll”[/font]
[font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Muitos discursos são dotados de um ritmo vocal sugerindo a existência de uma batida rítmica imaginária. Isso criaria um fascinante efeito hipnótico, abrindo o receptor à sugestão. Muito usado por religiosos e líderes políticos, teria suas primeiras aplicações verificadas nos gigantescos encontros nazis do Partido Nacional Socialista na Alemanha às vésperas da Segunda Guerra Mundial: os discursos das lideranças do partido eram acompanhas pelas batidas hipnóticas de tambores. Grandes encontros festivos atuais como as raves seriam a atualização desse dispositivo onde o beat da música (com no subgênero trance da música techno) acompanha o ritmo do batimento cardíaco dos participantes.[/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font]Imagem
[font=Verdana, sans-serif]10 – Técnica da “Vidraça Quebrada”[/font]
[font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif][/font][/justify][/font][font=Arial, Verdana][justify][font=Verdana, sans-serif] Multidões seriam guiadas por sentimentos contraditórios como medo e esperança. Por isso, apresente fatos supostamente consumados e as massas aceitarão qualquer coisa em nome da esperança da solução. “Acerte uma pedra na vidraça e então bata na porta vendendo alarme contra ladrões” ou “se quer vender a bomba deve vender em primeiro lugar o medo”. Em nome da esperança de segurança ou paz as multidões seriam capazes de renunciar a seus próprios direitos. Por exemplo, o medo da criminalidade e terror tornaria aceitável todas as formas de controle, vigilância e renúncia à privacidade. É o subtexto por trás de celulares entregues pelos pais a adolescentes ou dispositivos de vigilância em banheiros escolares com a anuência paterna.[/font][/justify][/font]

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caio vianna

Aprendiz

#838543 maravilhoso , passo a pensar em aprender esses conceitos e adáptalos ao jogo ...
se algum souber de exemplos práticos posta .
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geolsd

Aprendiz

#838745 Que bom que gostaram, normalmente esse blog tem uns materiais bem interessantes, análise de filmes e tudo mais.
Eu curso Publicidade e PUA foi de suma importância para o meu desenvolvimento pessoal, pretendo fazer uma pós ou outro curso relacionado a Psicologia para conseguir de fato compreender mais essas coisas, caso consiga mais material pertinente que possa ser adaptado volto a postar aqui.