Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
rtlboson
#36660 Faço aqui o pedido para técnicas que vocês conhecem que podem ajudar a aumentar a auto-estima dos PUAs com problemas desse tipo.

Eu não sei nenhuma e por hora imagino que precise delas, acho que não to sozinho.

Valeu!
bomb1000
#36666 Te aconselho a praticar um esporte, fazer uma academia, cuidar da sua aparencia cara...
blOom
#36720 Praticar/Ter um hobbie também é legal.. e acima de tudo.. andar com pessoas legais, que te fazem bem e gostam de você. Isso é essencial! :palhaco
legendre
#41310 Bom, para melhorar a auto estima eu costumo...

Fazer uma pesquisa no Google! :legal


É uma técnica otimizada para encontrar técnicas e outras coisas úteis...

A sua por exemplo, fica assim:
como melhorar a auto estima
http://www.google.com.br/search?as_q=como+melhorar+a+auto+estima&hl=pt-BR&num=100&btnG=Pesquisa+Google&as_epq=&as_oq=&as_eq=&lr=&cr=&as_ft=i&as_filetype=&as_qdr=all&as_occt=any&as_dt=i&as_sitesearch=&as_rights=&safe=images

Nem tudo na vida é a raspadinha de maçã que a mãe dá pro filho...

_HeadbangeR_
#41825 Cara, eu tenho algumas práticas que pra mim funcionam bem para aumentar a auto-estima.
Li em algum material, não lembro qual, que em qualquer lugar que eu for, devo me sentir o dono desse lugar. Isso foi algo que me ajudou muito, porque sempre que lembrava desse conceito, eu pensava "sou o dono dessa p. toda!" e minha auto-estima dava uma inchada.
Mas em certas ocasiões percebi que não estava mais funcionando da maneira que eu queria. Em certos lugares eu já não conseguia usar esse método.
Foi aí que pensei em outro jeito: quando vou a algum lugar, dou uma observada para identificar a pessoa que está com mais confiança, que está mais à vontade. Observo tal pessoa e fico me imaginando no lugar dela, e isso imediatamente eleva minha auto-confiança.
Lembre-se, agir com total confiança é o natural de você. O que te faz ter insegurança é a maldita programação mental que a sociedade impôs sobre você durante todos esses anos. Se você achar uma maneira de fugir das regras limitantes e encontrar seu verdadeiro eu, agirá da melhor maneira possível, sua maneira natural de agir.
Rapaz, encontre uma maneira de contornar a insegurança e verá que quanto mais você age de maneira confiante, mais aquela moldura mental limitante vai sumindo. Isso vai se internalizando e vai chegar uma hora que você vai sentir uma paz enorme ao perceber que está livre das limitações. É como sair de uma prisão, é muito gratificante!
Em qualquer lugar que você estiver, respirará fundo e pensará consigo mesmo: "Cara, eu tenho o poder!". Você irradiará poder e notará muitos olhares femininos te secando!
Uma frase que costumo pensar comigo mesmo sempre: "Quem manda aqui sou eu!!!". Créditos ao nosso amigo Awey de Petrópolis!
Cara, o método que usei deu certo pra mim. Do jeito que falei, pôde parecer que só se trata de cumprir mais uma regra de PU: tu deverás ficar à vontade e tomar espaço nos lugares em que estiver. Mas seguindo essa regra, acabei entendendo que isso é apenas mais uma consequência de ter alta auto-estima. Usei essa diretiva para criar auto-confiança em mim e deu certo. Todo mundo precisa de um empurrão, e esse foi o meu.
Se você vai fazer o mesmo que eu, não importa! Encontre o que vai te dar o empurrão, e à medida que for conseguindo inchar sua confiança, começará a notar em outras ocasiões as coisas que te deixam inseguro, e lutará pra mudar isso. É degrau a degrau, e pode levar tempo.
O interessante é que isso você pode praticar em qualquer lugar, não é como PU, que você tem que "sair à caça".
Acabei me empolgando, olha o tanto que escrevi xD
Espero ter ajudado! Em breve poderemos expandir esse tópico!

Cara, mais um conselho... caso você não tenha uma namorada, arrume uma, nem que não seja bonita, o importante é que ela goste de você. Ela será uma ótima pessoa pra você praticar liderança, pra você praticar "estar no controle" e praticar "tomar as decisões". Além disso, te dará feedback no que você estiver melhorando, e comentará sobre suas características boas (acredite, minha namorada já me fez perceber várias características boas que tenho e nem percebia).

\m/
Victor Love
#41856 basicamente...........

nunca dar ouvidos para os outros ........ se amar...ter confiança em si............se quiser tem uma palestra de um psicólogo/espirita que pode ser util para vc

auto estima
http://search.4shared.com/q/1/gasparett ... o%20estima

poder pessoal
http://search.4shared.com/q/1/gasparett ... %20pessoal

boa sorte :yaaah
legendre
#41876 Está começando a ficar interessante... Vou assistir as palestras tb, e agora...
Primeiro o mais importante: quando o corpo passa mal por problemas de saúde procura-se um médico.

Agora vou perguntar porque precisamos de "Técnicas para Melhorar auto-estima"?
Porque nossa resposta interna ao ambiente externo é inadequada ou ineficiente.

Auto-estima ou auto-imagem é apenas um nome para aquele conjunto da mente que define o que queremos dizer com "eu", "mim, e "meu"; que codifica um senso de nos mesmos e do mundo.

Isso é construído lentamente, desde a infância, acumulado e revisado a cada momento da vida. Talvez seja o mais básico processo do mecanismo mental. Guarda os relacionamentos dos país com os filhos, a família, outras crianças e todo e quaisquer pessoas, aprendizados ou eventos significativos da vida de cada um. E mais: esse sistema julga, filtra e interpreta as experiências, inventando a leitura que mais lhe convêm. O (super?)ego, "self freudiano", age como censor, selecionando e apagando o fluxo de informação...

O resultado é a parcialidade da memória humana, suas lacunas, registros e diferentes pontos de vista. É o cerne da do processo de aprendizado/reação que chamamos de comportamento.

Atente que a criança absorve indefesa até que o próprio self desenvolva sua autodefesa, e, mesmo depois de adulto há formas fáceis de burlar defesas mal-construidas. As formas de render as defesas bem-construidas existem, mas deixo quieto agora.

E é aí que entram a maioria dessas "técnicas de melhora de auto estima": Burlando, com pouco esforço, o desejo do ego de se expressar para substituir o comportamento aparente por um outro mais desejável naquele momento.

O primeiro chamo de auto-engano: "Sou o dono dessa p toda...".
O segundo, de espelhamento: "identificar a pessoa ... com mais confiança, ...mais à vontade. Observo e fico me imaginando no lugar dela, e isso imediatamente eleva minha auto-confiança."

Por isso:
_HeadbangeR_ escreveu:Mas em certas ocasiões percebi que não estava mais funcionando da maneira que eu queria. Em certos lugares eu já não conseguia usar esse método.


Você burlou o seu próprio self, e ensinou-se a se defender da técnica. Foi como a resistência auto-imune à medicamentos: o uso prolongado de algo inadequado tornou-o inofensivo. Sua resposta até agora é procurar outro método para sofisticar o processo...

Concluindo: Métodos de burlar o self gastam pouca energia, mas rapidamente perdem a eficácia. Faz-se necessário identificar a fonte interna dos comportamentos externos desajustados para resignificar, reaprender e reconstruir um self saudável.

Bom, a seqüência leva ao estudo do inner game, disponível aqui no puabase. Use o mecanismo de busca. :legal

Repito a advertência: Para lidar com problemas de saúde procure um médico.