Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Abutre

Aprendiz

#858884 Oque seria a teoria dos jogos ?


Introdução:
[font=sans-serif]Teoria dos jogos[/font][font=sans-serif]é um ramo da[/font]matemática aplicada[font=sans-serif]que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno, sendo ela financeira no nosso caso é no mundo da conquista.[/font]
[font=sans-serif]Ela fora primeiro elaborada para melhor compreender os fenômenos do mundo financeiro, depois aplicada para entender o comportamento animal no qual foi desenvolvida e hoje chamada de Estratégia evolucionariamente estável ou melhor EEE.[/font]
[font=sans-serif]Um cientista chamado[/font][font=sans-serif][/font]John Maynard Smith elaborou um lindo exemplo de como a teoria dos jogos é aplicada no mundo do comportamento animal, é a chamada( devo salientar que tudo é hipotético ) " Disputa Simétrica: Falcão vs Pombo".
[font=sans-serif][/font]
[font=sans-serif]Como posso aplicar a teoria ?[/font]

[font=sans-serif]A teoria do "Falcão vs Pombo"[/font]
[font=sans-serif][/font]
[font=sans-serif]Falcão e pombo são estratégias utilizadas diferentemente por membros de uma população, e não espécies diferentes. Suponha que exista apenas dois tipos de estratégia de luta em uma população: falcão, que sempre lutam de forma mais dura e agressiva possível, e só se retiram do combate quando estão seriamente feridos. E pombo, que se limitam a fazer ameaças convencionais, sem ferir o adversário. Se um falcão luta contra um pombo, esse ultimo logo bate em retirada, e logo, não é ferido. Se um falcão luta contra outro falcão, o combate continua até que um saia altamente ferido ou morto. Se um pombo se encontra com outro pombo ninguém sai machucado; eles se ameaçam um ao outro durante um longo tempo, até que um se canse ou decide não importunar mais o outro e se retire. Nesse exemplo é necessário pressupor que não há como um indivíduo saber de antemão qual é a estratégia do adversário, ele só descobre isso ao lutar com ele.[/font]
[font=sans-serif]Para melhor compreensão podemos dar pontos aos dois competidores, 50 para cada individuo, se houver uma luta poderá haver dois perdedores, um vencedor ou a soma nula. Atribuindo que para uma derrota ser perca 25 pontos para aquele que sair ferido ou morto, perca depois pontos por ter perdido o tempo numa luta longa. Sabendo que o pombo é a espécie que não luta fisicamente e não sai ferido e o falcão é ao contrário, luta até um sair morto ou ferido. Então numa luta entre pombos e falcões o falcão logo irá ganhar, numa luta entre falcões vs falcões, a vitória e incerta e numa luta entre pombo x pombos os dois se cancelarão havendo a chance de haver uma longa troca insultos por assim dizer e logicamente uma luta longa e sem valor. Então se numa população ou melhor dizendo numa boate haver só pombos .... ( Fonte: Wikipedia)[/font]

[font=sans-serif][/font]
[font=sans-serif]Pessoal vou deixar o post por aqui, eu vou dar os limões, espero que façam uma bela duma limonada.[/font]

[font=sans-serif][/font]
Avatar pua
Monte Alex

Veterano - nível 9

#858899 Porra vey kkk achei super massa se comparada a falcão e pombo, mas não consegui supor muito além disso.

Numa balada acredito que seja referente aos caras que ficam olhando, olhando e não chegam, esses são os pombos, que nunca sairão perdendo, pois nunca tentaram ganhar.

E os PUAs são os falcões, que entram na briga(sarge) e lá podem sair ganhando ou perdendo, depende do que fizer durante a batalha

hahha achei massa!
Avatar pua

Criador do tópico

Abutre

Aprendiz

#858903 Vou te dar mais um exemplo.

Faça de conta que você está num bar, e lá dentro há uma garota muito linda e há 5 falcões sargeando ela, os falcões ali estarão se esfaqueando e se matando, enquanto você pomba está se preservando quieto, sem ligar para ela e vocês com certeza já leram sobre isso, sobre não ficar dando encima dela e por isso querer se mostrar a você, mas na realidade, você se sobrepôs ao seus concorrentes falcões.
Agora num lugar que há só pombos, as mulheres irão ficar com aquele que tiver mais atitude, o chamado falcão.
Então uma dica é, avaliar os seus concorrentes e descobrir qual é a melhor estratégia para o momento. Lembre-se os dois tem as mesma habilidades e forças. Só munda a estratégia de combate.
Avatar pua
Fanatic

Veterano - nível 10

#858909 cara,

curti muito o seu post. a teoria dos jogos é isso mesmo. o papo do pombo e falcão foi um exemplo simples, mas o objetivo é sempre tentar aumentar a quantidade de "pontos" tomando as decisões certas. nem sempre a decisão correta é a aposta, mas sim se retirar e guardar seu pontos pra onde as chances de vitória são maiores.

sabe oq eu n gostei, tu podia fazer um artigo BEM maior, melhor até um artigo científico sobre o assunto.
joinha pra vc.
Avatar pua

Criador do tópico

Abutre

Aprendiz

#858920 Obrigado xD

Sim eu até eu pensei em alonga mais o assunto, eu queria mostrar em como criar um cenário da reação em cadeia (aquela sobre fazer todos te darem pontos, dando pontos para todos) da teoria do jogos, mas eu faria o trabalho todo sozinho e se eu fizesse isso o pessoal não iria pensar e quando não se pensa não se lembra.
Avatar pua

Criador do tópico

Abutre

Aprendiz

#858921 E também não quis alongar muito porque eu queria criar um certo debate, não quero me privar só das minhas idéias quero saber oque vocês pensaram sobre o assunto.
Avatar pua

Criador do tópico

Abutre

Aprendiz

#858926 Sim, explorar mercados e materiais alternativos além de ter menor concorrência faz com que os seus produtos seja os mais barato da prateleira ( A qualidade é importante sim, mas para a classe C por exemplo por ter o seu poder de compra pequeno, logo qualquer tipo de qualidade é aceitável no momento do uso, geralmente eles sabem que terão praticamente o mesmo resultado se fosse pra usar outro subproduto).
Avatar pua
Lucasmpx

PUA EXPERT

#858941 A estratégia dominante é ser falcão!

Outro exemplo de teoria dos jogos é o dilema dos prisioneiros.

Dois suspeitos foram pegos, e agora estão em salas separadas sendo interrogados ao mesmo tempo! A questão é: Confessa ou não confessa?

Se tanto o prisioneiro A quanto o B confessarem, ambos levam 5 anos de prisão!
Se ambos não confessam, ambos levam 3 anos de prisão!
Se um confessa mas outro não, quem confessa leva 2 anos de prisao, que não confessa leva 10!

Qual o resultado do jogo?
Ambos confessam. Por que?

Porque assim como no exemplo do falcão, confessar é a estratégia dominante!

Se A confessa, independente do que B escolha é a melhor estratégia. Pois se B confessa, é melhor A confessar, pois ele levaria 5 anos de prisão (em vez de 10 caso A não confesse); e se B não confessa, A levaria 2 (em vez de 3 anos caso ambos não confessassem).

O mesmo para o B.

A estratégia dominante é ser falcão. No dilema dos prisioneiros, confessar! No vida real, ser alfa sempre será a estratégia dominante!
Avatar pua
Lucasmpx

PUA EXPERT

#858944 Cara, a estratégia dominante é ser falcão. Sempre!! Lutar agora ou não é outra coisa. Se você admite que o comportamento natural do falcão é matar e esfaquear, então o comportamento natural do pombo é ameaçar e ameaçar, ou seja, de algum jeito ele estaria ali dentro participando.

Mas como acredito que lutar é um caso a parte, acho que seja assim: Ser falcão e lutar agora (ou não lutar), ser pombo (ameaçar ou não ameaçar)!

Se você for pombo, terá que torcer para que todos os outros falcões morram! É a única possibilidade de ser um pombo vencedor! Acho triste isso!

Resumindo:

Dado que você é falcão, qual a melhor estratégia: Nesse caso, lutar depois!
Dado que você é pombo, qual a estratégia: Ter sorte de todo mundo morrer, pois só com ameaça não termina de matar ninguém!

Abutre escreveu:Vou te dar mais um exemplo.

Faça de conta que você está num bar, e lá dentro há uma garota muito linda e há 5 falcões sargeando ela, os falcões ali estarão se esfaqueando e se matando, enquanto você pomba está se preservando quieto, sem ligar para ela e vocês com certeza já leram sobre isso, sobre não ficar dando encima dela e por isso querer se mostrar a você, mas na realidade, você se sobrepôs ao seus concorrentes falcões.
Agora num lugar que há só pombos, as mulheres irão ficar com aquele que tiver mais atitude, o chamado falcão.
Então uma dica é, avaliar os seus concorrentes e descobrir qual é a melhor estratégia para o momento. Lembre-se os dois tem as mesma habilidades e forças. Só munda a estratégia de combate.