Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

ElsonDIon

Entusiasta

#189684 E ai galera, Tudo beleza?

Venho trazer um assunto bastante amplo!

SUA VOZ!


O artigo é pra ser de debate e construtivo, por esse motivo vou colocar aqui somente o que eu notei, e será um teste!..;


Você com certeza já gravou sua voz para ouvi-la, e pode muitas vezes não ter gostado....

Como sou muito curioso, perguntei a várias pessoas sobre a minha voz, e como sempre saiu muitos e muitos comentários diferentes, uma das que perguntei foi a minha mulher, e ela me falou algo à mais..;
Ela achava minha voz interessante, de um típico galã... não grossa, mais também não e fina, é algo que te deixa com os ouvidos puro para ouvir..... e RESSALTOU (quer ver no telefone então, parece radialista de telenovela romântica).


Caracas, não saberia tudo isso da minha voz se não fosse perguntar para ela ...
Mais fiquei encabulado quando ela disse que minha voz ao telefone era diferente ..
.


Nós não percebemos nossa voz, porque falamos ao mesmo tempo que pensamos...
E digo mais, não reconhecemos nossa voz no Gravador...


...Por Alguns motivos ; Semelhantes ou, idênticos..

1 -Quando, nós mesmos, ouvimos a nossa própria voz, é claro que toda a vibração sonora passa, ANTES, pela Trompa de Eustáquio e conseguimos, com isso, OUVI-LA antes que ela seja propagada pelo AR (que respiramos e que, também, serve para conduzir as ONDAS SONORAS), isso tudo, em fração de segundos.
Quando nós ouvimos a nossa própria voz, DEPOIS DE GRAVADA, sendo reproduzida por um aparelho eletrônico (gravador e/ou reprodutor de áudio/vídeo), ela não estará, NAQUELE EXATO MOMENTO, passando mais pela Trompa de Eustáquio e, igualmente, não estará produzindo mais o efeito anterior.
POR ISSO, temos a sensação de não reconhecermos a NOSSA PRÓPRIA VOZ QUANDO A OUVIMOS de uma gravação.
Mas todas as demais pessoas a reconhecem como sendo a NOSSA VOZ.


2 - BeethoVen chegou perto mas não é isto ainda. O que acontece é que nós ouvimos a nossa própria voz pela chamada condução óssea além do som captado pelos tímpanos. Quando ouvimos nossa voz gravada, só está em curso a captação timpânica. E é essa a nossa verdadeira voz. A tuba auditiva (que antigamente chamávamos de Trompa de Eustáquio) só serve para equalizar as pressões entre o ouvido médio e o exterior, para que o tímpano não fique distorcido (por isso ficamos "surdos" quando estamos resfriados e subimos uma serra, com as tubas entupidas pelo catarro). O som, portanto, não passa por elas.



E agora? o que eu faço . . . para saber como é minha voz?e no telefone?

Um teste bem aceito e com bons resultados dados pela minha mulher, mão, pai, irmã's e amigos....


TESTEFaça o seguinte, sabe aqueles testes de estúdio que fica falando A E I O U, continuamente do agudo pro grave,, faça umas duas vezes AAAAAAA EEEEEE IIIIII OOOOO UUUUUU 2x ou mais...
Agora, posicione o gravador próximo ao telefone celular ou residencial, que pegue perfeitamente sua voz (ou quase, já que não é estúdio)...
Pegue outro telefone, com boa reprodutividade de som, e ligue o gravador, vá em outra sala, e leia algo, ou fala instantaneamente/naturalmente

Veja o resultado


Depois de um dia, não faça o teste do AEIOU, e grave sua voz normalmente sem o telefone em outro local.... fale diretamente no gravador....

VEJA O RESULTADO..;



Gostei dos resultados.... o teste que fiz diretamente ao gravador era mais distorcido do que realmente era minha voz ao telefone (lembrando que usei um gravador celular para maximizar o resultado exato), ao contrário do que escutei na gravação feita diretamente do telefone...... agora sei como é minha voz


quer saber a sua.. faça o teste...;

Abraço, espero ter ajudado....
Avatar pua
Cavalcantix

PUA Avançado

#189687 First, haha.

Já testei minha voz com gravador e vamos lá, não gostei muito não, mas isto foi a mais de ano..Gostei da ideia, irei testar novamente

No mais,
Excelente topico
diegoc

Aprendiz

#189698 Tenho um gravador analógico, aqueles com fitas. To pensando em usar ele pra gravar algum set pra ouvir como eu falo em ação! :)
Minha voz também já foi elogiada ao telefone, mas não me sinto nem um pouco confortável ouvindo ela... Bom, vamos treinar..
Asagod

Aprendiz

#189702 Provável que grave nuns microfones bons, pra sentir com mais "exatidão"

e depois grave no telefone também, pra ver como fica.

Mas no geral, eu curto a minha voz...


Anyway, FAÇAM esses testes, e se necessário, façam alguns exercícios vocais pra melhorar.
diegoc

Aprendiz

#189710
Asagod escreveu:Anyway, FAÇAM esses testes, e se necessário, façam alguns exercícios vocais pra melhorar.



Mas como faz esses exercícios?
Kaaos77

Veterano - nível 7

#189804 Eu tinha uma banda.
.
E Quando ouvia a minha voz eu achava ela horrível haha.
.
Bom eu sempre quis saber porque não reconhecemos nossa voz no gravador. Upaço no tópico =)
.
Aliás, me disseram que a minha voz é bonita porque ela é grossa. Eh muita testosterona aqui manolo rs
wesleyr0x

Veterano - nível 6

#189847 Excelente tópico um assunto amplo que é muito importante para o AS.

Realmente vou realizar esse teste ainda essa semana e posto o resultado.

Parabens pelo tópico!
Avatar pua
mourão

Pickup Artist

#190058 Eu faço isso sempre , gravando os puacasts e feeds pra moçada...

percebi que a cada vez que eu mais treinava , melhor saia minha voz...

o segredo é sempre falar pelo diafragma , e nao pela boca ( querem que eu desenhe??)


potencialize-sua-voz-vin-di-carlo-enquete-t19799.html