Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Instigante

Pickup Artist

#67290 ESFP

O Artista [ESFP]

Ser um Artista é fazer algum tipo de show ou de demonstração para entreter as outras pessoas, e os ESFPs são os artistas mais naturais entre todos os Tipos de Personalidades, pessoas para quem pode realmente ser dito que "O mundo inteiro é um palco" [Shakespeare].Brincalhões e adorando uma diversão, o interesse social primário destes Artesãos [xSxP] expressivos é estimular aqueles à sua volta, despertando seus sentidos e suas emoções prazerosas -- seduzindo-os, de certo forma, a deixarem seus problemas e preocupações de lado, e a se soltarem mais. Estes Artistas irradiam calor e festividade, e seja no trabalho, com amigos ou com a família, eles são capazes de elevar o espírito dos outros com seu contagioso bom humor e sua irrepreensível alegria de viver.

Como uma variante dos Artesãos [xSxP] de Platão e dos Hedonistas de Aristóteles, ESFPs são pouco diferentes dos outros xSxPs na maioria dos aspectos. Como todos os Artesãos são concretos em sua comunicação e utilitaristas no seu uso de ferramentas. Eles se interessam em aprender "artes e ofícios", preocupando-se com técnica, e trabalham bem com equipamentos. Quanto à orientação eles tendem a ser hedonistas, otimistas, cínicos e focados no "aqui e agora". Eles querem ser vistos como artísticos, audaciosos, e adaptáveis. Geralmente empolgados, eles confiam em seus impulsos, anseiam por impacto, buscam sensações, valorizam a generosidade, e aspiram à virtuosidade. Intelectualmente eles são propensos a praticar a tática [xSxP] muito mais do que a logística [xSxJ], a estratégia [xNTx], e sobretudo a diplomacia [xNFx]. Além disso, com a sua natureza amigável, eles tendem a fazer o papel informativo do Entretenedor [xSFP] ao papel do directivo e durão Operador [xSTP]. E com sua expressividade extravertida eles têm uma tendência maior de agradar os outros como um Intérprete [ESFP] do que como um Compositor [ISFP].

Há bastante Artistas, algo pouco acima de dez por cento da população, e isso é ótimo, pois eles trazem alegria a tantos entre nós. Eles adoram a adrenalina de tocar na frente de um público, e eles tentam gerar um ar de espetáculo onde quer que estejam. Eles não se sentem confortáveis sozinhos, e buscam a companhia de outras pessoas sempre que possível -- o que costumam encontrar, já que constituem maravilhosos companheiros de diversão. Conversadores animados e espertos, eles parecem sempre saber as últimas piadas e estórias, e são ariscos com piadinhas e trocadilhos -- nada é tão sério ou sagrado que não possa ser motivo de piada. Os Artistas também gostam de viver em ritmo acelerado, e parecem estar por dentro das últimas tendências da moda, comidas, bebidas, entretenimento, a nova moda chic, a discoteca e a nova banda do momento. Enérgicos e desinibidos, ESFPs criam um clima de "coma, beba e seja feliz" onde quer que vão, e a vida à sua volta pode ter um ar contínuo de festa.

O talento dos Artistas de saber desfrutar a vida é saudável na maioria das vezes, embora também os torne mais sujeitos a tentações do que os outros Tipos. ESFPs tendem a ser impulsivos e a colocarem seus desejos acima de todas as coisas, o que os torna vulneráveis à sedução, cedendo facilmente aos desejos dos outros, ou ao desejo do momento. O prazer parece ser um fim em si próprio para os Artistas, e a variedade é que dá tempero à sua vida, e por isso estão abertos a tentar quase tudo que os prometa ser uma boa diversão, nem sempre considerando as consequências suficientemente. Na maioria das vezes, eles farão o que têm mais vontade de fazer naquele momento ao invés do que o que é bom para eles a longo prazo, e se as coisas não acabarem tão bem assim dizem que pelo menos ganharam experiência ou culpam alguma outra pessoa por isso.

Os Artistas se dão muito bem quando a vida é fácil para eles, e eles não se deixam envolver muito com situações que os prendam demasiadamente. Sua tolerância para a ansiedade é a mais baixa de todos os Tipos, e eles evitarão preocupações e dificuldades simplesmente ignorando as situações infelizes o máximo que podem. "Sempre olhar para o lado positivo" é o seu lema, e se forçados a suportar uma situação tensa e complicada (no trabalho, por exemplo, ou em um relacionamento amoroso), eles não farão estardalhaço ou serão insistentes na resistência. Eles se deixarão aparentar verdadeiramente preocupados -- e então darão as costas e sairão pra fazer as coisas que gostam de fazer.

ESFPs são os mais generosos de todos os Tipos, e só perdem para os ISFPs em matéria de bondade. Eles não possuem sequer uma veia de maldade ou de avareza (mesquinharia, sovina) no corpo -- o que é deles é seu -- e eles parecem ter pouca noção do que é poupar ou economizar. Estes Artesãos vêem a vida como uma eterna cornucópia de dentro da qual flui um suprimento infinito de prazeres que não exigem esforço algum da parte deles para ser criado ou assegurado. Essencialmente comuns na aparência, eles dão o que têm para um e para todos, sem expectativa de recompensa, da mesma forma que amam livremente, e sem esperar nada em troca.

Os Artistas são pessoas emocionalmente expressivas e afetuosas, praticamente incapazes de esconder seus sentimentos ou de segurar suas línguas. Com suas emoções tão à flor-da-pele -- vestindo o coração na manga da camisa -- eles tendem a se apaixonar com facilidade, impulsivamente, e sempre como se fosse a primeira vez. Com a intenção de agradar a todo mundo, Artistas podem parecer pessoas volúveis, e até mesmo promíscuas (aos outros Tipos), quando na verdade estão simples e inocentemente compartilhando as recompensas da vida com as outras pessoas.

Embora sejam frequentemente populares com os seus colegas de aula devido ao humor de coração puro que trazem à sala, Artistas não têm um interesse profundo pela escola ou por aprofundamentos acadêmicos, importando-se pouco com preparação, horários e notas. Ao contrário dos ISTPs, ESFPs geralmente não são hostis aos seus professores, e acompanharão as metas das aulas de maneira amigável, embora os trabalhos e tarefas que entregam raramente demonstrem o tipo de esforço que um professor geralmente espera de um aluno. Os Artistas aguentam a escola, encontrando diversão onde puderem, seja no esporte, na música, na peça de teatro da escola, e especialmente brincando com seus amigos. Mas, como para todos os Artesãos, a escola tradicional é uma perda de tempo para os Artistas, que querem conhecer apenas para que possam fazer coisas práticas "aqui e agora".

Em relação à carreira, os ESFPs gostam de entreter as pessoas e são portanto atraídos para as artes cênicas (dança, música, ópera, drama, e artes circenses), adorando a emoção de estar no palco, à luz dos holofotes. Mas mesmo se seguirem opções menos glamourosas, eles preferem empregos que envolvam contato ativo com outras pessoas a ocupações solitárias ou técnicas, e assim evitam a ciência e a engenharia e gravitam em direção aos negócios, onde são hábeis na venda, especialmente a de bens tangíveis. Os Artistas podem ser agentes imobiliários extremamente eficazes, por exemplo, pois sem se esforçarem eles continuamente estão atentos aos clientes e às listagens de imóveis disponíveis, colhendo informações para ajudá-los a encaixar estas pessoas às propriedades. Estes Artesãos [xSxP] adoram trabalhar com pessoas, e são fenomenais na área de relações públicas, sua sociabilidade e adaptabilidade fazendo deles pessoas fáceis de se lidar e divertidos de se ter ao redor. Eles podem ser professores eficazes, especialmente no ensino fundamental, e também são bons em trabalhar com pessoas em situação de crise, um talento que muitas vezes os leva ao serviço social, onde são muito sensíveis à dor e ao sofrimento das outras pessoas, especialmente de crianças pequenas. Os ESFPs possuem uma parte forte de criança, e talvez é por isso que eles pareçam estar tão bem sintonizados aos sentimentos das crianças.

Artistas -- Artesãos sociáveis e extrovertidos -- constituem parceir@s amoros@s e pais/mães empolgantes e divertid@s (embora relativamente imprevisíveis), o que poderá dar à sua família uma boa dose de ansiedade. Eles adoram gastar dinheiro em coisas divertidas (como roupas, jóias, carros esportivos, viagens de férias, e assim por diante), e eles impulsivamente utilizam o limite do cartão de crédito, e ainda vão além, sem dar muita consideração às necessidades da família. A felicidade para os ESFPs é quando a sua casa está cheia de pessoas, todas se divertindo, liderada pelo ESFP que costura seu caminho pela festa, dando boas vindas, brincando, e rindo com as pessoas. Neste tipo de atmosfera festiva problemas familiares não estarão autorizados a aparecer. Os Artistas preferem caminhar assobiando pelo cemitério, geralmente recusando-se a reconhecer as insatisfações d@ seu/sua companheir@ ou a necessidade de estabilidade do seu filho. Artistas constituem amigos calorosos, generosos, amorosos d@s seus/suas companheir@s e filh@s, mas não se deve esperar que eles levem essas relações muito mais a sério do que isso.