Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

joaofernando

Aprendiz

#1098097 Budismo pode atrapalhar um homem confiante?

O budismo te ensina muito claramente: "vc não é melhor do que ninguém, abaixa a bola!". Oq não é ruim, o problema é o excesso de humildade...O budismo te faz um "trouxa do mundo real", um cara bonzinho (nível máximo!), super bondoso e que não se acha melhor do que ninguém.

Acho incrível a visão do budismo sobre a morte e o sofrimento da vida. Mas nessa parte de bondade, acho que passa dos limites. E ATRAPALHA!!

Sempre tive excelente confiança, mas depois que comecei a estudar o budismo a confiança deu uma caída. Meu conhecimento de vida aumentou, estou mais feliz e menos estressado, mas...sem tanta confiança.

O que pensam sobre isso? Alguém já estudou o budismo aqui mais a fundo? E como melhorar a confiança? OBS: Estou namorando.
Avatar pua
Lipeee!

Veterano - nível 9

#1098098 Confiança eh o oposto de insegurança...

O Budismo não ensina ninguém a ser inseguro, alguém pode ser humilde e extremamente confiante.
O budismo ensina a humildade no sentido de que ninguém eh melhor do que ninguém, você trata a dona da limpeza, da mesma forma que trata o patrão, não menospreza o feio ou feia, ou o pobre, pra colocar um rico, a mulher no pedestal pq tem beleza,
Você somente trata as pessoas com igualdade e não pisa em ninguém... Isso deixa você inseguro?
Avatar pua
Karma - MEMBRO EXCLUSIVO
#1098101 Acredito que é o oposto. Ser humilde é ESSENCIAL para o desenvolvimento pessoal. Ser arrogante e se achar melhor que os outros é um pedestal falso em que você irá erguer sua vida. Quando você perceber então, que ninguém no planeta tá dando a mínima para ti, você vai sofrer. Por isso a humildade: você entende que no mundo é você e você.

Ser humilde não significa ser trouxa. Não significa deixar alguém te tratar mal muito menos passar a perna em você. Como o Lipeee disse, é tratar todos com a mesma educação e carisma que todo ser humano merece, desde o patrão até o gari que varre a tua calçada. Ter tamanha virtude te engrandece em espírito de forma jamais vista.

Sobre a prática de jogo e humildade: muitos confundem se gabar com demonstrar uma vida foda. Quando você chega pra HB e fica ostentando as coisas, você passa insegurança porque precisa daquilo pra se afirmar. Quando você deixa a sua vida foda de forma implícita e ela descobre assim, você passa a melhor das imagens, porque você é de alto valor e não precisa ficar se vendendo pra HB como um produto. No caso de um Neg ou de um arrogante e engraçado: ser humilde é entender que todos são iguais. Então aquela HB 10/10 não é ninguém especial pra sair ilesa de uma provocação ou de um flerte.

É um assunto com uma pegada difícil de equilibrar, mas entenda que gente otária e bonzinha não é humilde. Só pelo fato dele querer agradar todo mundo, já mostra que ele não pensa na equidade de pessoas.
Avatar pua
Arlequim - MEMBRO EXCLUSIVO
#1098104 Na minha opinião, a humildade é um pressuposto da confiança. Quanto mais humilde, mais você confia em você mesmo. Mais você fica independente de fatores externos e passa a depender apenas da sua própria personalidade, do seu Eu Interior.

Acontece que nós somos muito pouco evoluídos, então é difícil equilibrar as coisas mesmo. Se você fosse um sábio, nem estaria aqui, porque um sábio já superou instintos (como o instinto sexual, por exemplo). É partindo da consideração que eu sou pouco evoluído que tento construir minha confiança.

Você não consegue ser bondoso sem ser trouxa porque você não chegou nisso ainda, simples assim. Talvez, valha a pena dar atenção a outros valores que você é capaz de realizar no momento. Alguns exemplos que se relacionam com a sedução:

Trabalho - todos os dias buscar melhorar, contribuir com a sua energia e seu tempo para algo produtivo.
Conhecimento - aprender sobre a realidade, sobre as pessoas, sobre a vida.
Perseverança - continuar seguindo seu caminho, apesar dos obstáculos, rejeições e decepções.

Meu conselho é usar tudo aquilo que te ajudar a ser você mesmo. É isso o que eu faço.
ENIAC

Aprendiz

#1098105
O budismo te ensina muito claramente: "vc não é melhor do que ninguém, abaixa a bola!". Oq não é ruim, o problema é o excesso de humildade...O budismo te faz um "trouxa do mundo real", um cara bonzinho (nível máximo!), super bondoso e que não se acha melhor do que ninguém
.

A galera deu boas respostas, então tenho muito o que acrescentar.


Acho que nesse caso ai, você deve ta confundindo confiança com arrogância. Muita confiança, dependendo de como a pessoa exponha isso, pode soar como um arrogante, já que as duas tem uma barreira fina.
Avatar pua
Navegador

Aprendiz

#1098173 Você entendeu errado.

A filosofia budista não prega que você deva aceita que é um ser sem aptidões.
Naturalmente existem pessoas melhores em algo e piores em outras, e sempre existirá alguém melhor ou pior. A questão do buddismo é que isso não é relevante.
Você não deve se sentir mal por ser pior que alguém em algo, assim como não deve se sentir bem por se sentir melhor, isso faz parte da vida e não faz sentido se comparar a ninguém por que não existe nenhum benéficio.
Um dos principios da filosofia budista é se desapegar do Ego e ele serve tanto para coisas negativas como positivas. Quando você diz para você mesmo que é uma pessoa inferior é o Ego falando, não a sua verdadeira consciência.
O que o Budismo prega é humildade, não sentimento de inferioridade é estar consciênte para percerber onde você é bom e onde você é ruim e não buscar melhorias para fazer comparações, mas para aperfeiçoar o corpo e o espirito.

Dê uma lida nos livros do Eckhart Tolle, não é sobre Budismo em específico, mas ele incorpora vários elementos da filosofia budista.
Matheus37

Aprendiz

#1098175 Não me leve a mal irmão,mas de confiante tu nunca teve ABSOLUTAMENTE NADA.

Pra ser confiante,é NECESSÁRIO ser humilde. Não se trata sobre falsa confiança ou fingir que não tem defeitos e que é melhor que os outros.

Se trata de você ser HUMILDE consigo mesmo,entender que não é o melhor,nem nunca vai ser,e que o único que você precisa se comparar é consigo mesmo. Precisa ser HUMILDE pra reconhecer os próprios defeitos e buscar melhorar.

Talvez tu tenha confundido confiança com soberba,arrogância e toda essa bullshit que envolve o ego e é apenas mentiras que você conta pra si mesmo.

Confiança se constrói,e é inabalável. Não é algo de momentos ou situacional. Você não precisa de um "motivacional" ou alguma porra do tipo,você sabe que consegue,sabe que é bom,isso em qualquer área da vida. É necessário bagagem.

Acredito que você precise se aprofundar um pouco mais sobre o conceito de CONFIANÇA e HUMILDADE também,que é totalmente o oposto que você disse.

Abraços
Slartbartfast

PUA EXPERT

#1098183
joaofernando escreveu:Budismo pode atrapalhar um homem confiante?

O budismo te ensina muito claramente: "vc não é melhor do que ninguém, abaixa a bola!". Oq não é ruim, o problema é o excesso de humildade...O budismo te faz um "trouxa do mundo real", um cara bonzinho (nível máximo!), super bondoso e que não se acha melhor do que ninguém.

Acho incrível a visão do budismo sobre a morte e o sofrimento da vida. Mas nessa parte de bondade, acho que passa dos limites. E ATRAPALHA!!

Sempre tive excelente confiança, mas depois que comecei a estudar o budismo a confiança deu uma caída. Meu conhecimento de vida aumentou, estou mais feliz e menos estressado, mas...sem tanta confiança.

O que pensam sobre isso? Alguém já estudou o budismo aqui mais a fundo? E como melhorar a confiança? OBS: Estou namorando.


Cara, é preciso muita confiança p/ ser humilde.