Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

Matt F. Santana

PUA EXPERT

#638900 Quando eu comecei o meu sonho de emagrecer a 3 meses (Vai fazer 3 meses amanhã) , eu estava totalmente desorientado , tive sorte de ter um amigo fisiculturista que me ajudou ao longo do caminho , mas praticamente estava desorientado porque eu já tentei emagrecer umas 2 ou 3 vezes antes e nunca passei de um mês , então não saberia o que vinha pela frente.

Para uma melhor análise vamos começar pelas minhas falhas anteriores , coisas que de forma nenhuma eu quero que quem esteja lendo repita , vamos a elas :

1- Ficar sem comer

Esse foi meu primeiro erro , lá no começo de 2012 ainda , estava obcecado em perder meu peso que comecei a pular refeições achando que iria emagrecer mais rápido. Praticamente eu acordava , não comia nada no café da manha e pela manhã inteira , no almoço eu comia arroz e feijão (só isso) e passava a tarde sem comer para comer a noite a mesma coisa do almoço. Não preciso nem dizer né ? , em menos de 1 mês eu desisti porque simplesmente me dava fraqueza e eu andava igual a um zumbi me jogando pelos lados e o ponto principal foi quando eu fui me pesar na balança eu tinha engordado ao invés de emagrecer , naquela época eu não sabia o porque mas hoje eu sei e irei contar mais pela frente.

2- Falta de motivação

Esse é comum. Em todas as vezes sem sucesso de eu emagrecer esse foi um dos principais se não principal motivo para eu desistir , eu praticamente não tinha motivação , não sei se era porque estava fazendo alguma coisa que eu não sabia mas eu sempre desistia por conta desse maldito problema.

Agora você deve estar se perguntando "E agora Matt , como você está ?" , bom meu amigo depois de ter aderido a um bom estilo de vida , lógico que com sacrifícios , eu perdi 12 kilos em 3 meses (E olha que faz umas 2 semanas que eu não me peso). Arregalou os olhos ? , sim meu amigo , 12 kilos em 3 meses e muito saudável por sinal. Lógico que como já disse , ocorreu sacrifícios e eu digo uma coisa : Você nunca vai perder peso sem sacrifícios , NUNCA. Agora para quem ficou curioso eu vou contar um pouco da minha jornada e logo depois vou começar com as dicas :

1º Mês

O 1º mês foi difícil , tenho que admitir. Tudo no começo é difícil , ainda mais quando você muda seu lifestyle de uma forma tão brusca , quando começa a fazer exercícios depois de um longo tempo sem eles , o corpo ainda está se acostumando a nova rotina , por isso ai vai uma dica : Se você for começar imaginemos amanhã a perder peso , vá no supermercado ou qualquer lugar que venda muita porcaria e coma pra caralho porque vai ser a ultima vez (Pelo menos enquanto você estiver no processo de perda de peso) que você vai comer tanta porcaria assim então eu aconselho que tu coma o que tu mais gosta , tudo mesmo.

2º Mês

Aqui eu já estava estabilizado , provavelmente foi o melhor mês para mim. O corpo estava bom , a dieta estava funcionando , já estava vendo os puros resultados na balança e meu Inner ia aumentando cada vez mais , via os números descendo na balança em grande proporcionalidade a cada mês e o melhor , eu me sentia bem , sem fraquezas e sem nenhum problema de saúde. Uma dica para o segundo mês é que você realmente esteja concentrado na dieta , o 1º Mês seu corpo estava se acostumando , agora no 2º Mês seu corpo já se acostumou então não tem desculpas , concentre-se na dieta , mantenha muito foco nos exercícios e sempre positividade.

3º Mês

O mês que acaba amanhã (Na minha dieta lógico) , foi um mês mais turbulento eu admito , no começo tudo ia perfeitamente bem mas do finalzinho até agora eu faltei a umas semanas de academia tanto por conta do meu aniversário e uns feriados ( O meu cai justo no feriado do dia 7) e mais alguns problemas pessoais e mentais. Mas eu descobri uma forma de amenizar o ganho de peso , porque na verdade eu emagreci mais no tempo que eu fique fora da academia do que quando eu tava lá , surpreso ? , deixa que eu conto mais pra frente.


4º Mês (Ainda por vir)

Esse é o Mês pra mim e para todo mundo que faz academia e busca emagrecer ou ganhar peso , mas agora porque ? , bom deixa eu explicar : Julho começa praticamente o inverno , no inverno seu corpo trabalha muito mais para queimar calorias (Bom para quem quer perder) e você pode comer muito mais (Bom para quem quer ganhar massa) , é lógico que tem os contras da preguiça e do cansaço mas no geral é um ótimo mês. Como nesse mês eu vou folgar dos meus 2 cursos que ocupam 3 tardes da minha semana , vou folgar da escola que ocupa todas as manhas da minha semana e vou estar praticamente livre , meu gasto calórico vai bater no céu. Já que eu ando de skate , faço academia , jogo futebol e etc.. Então vai ser o mês que eu vou acabar a minha perda de peso.

Agora sim , depois de verem minha vida nesses 3 meses , vamos começar com as dicas para quem quer emagrecer. Emagrecer bem e com saúde não é difícil e não precisa levar anos. Vamos começar :

Genética ajuda ?

Algumas pessoas nascem magras e não conseguem engordar (Ectamorfos) , algumas pessoas nascem gordas e são mais difíceis de perder (Endomorfos) , e a melhor classe de genética na qual eu estou que é quem perde e ganha peso fácil (Mesomorfos). Mas tem um porém , num estudo realizado os médicos dizem que não tem uma genética CERTA para a pessoa ou seja , você pode ser um Mesomorfo com traços de Endomorfo ou um Mesomorfo com traços de um Ectamorfo e isso vale para todas as genéticas , você pode ter um pouco de cada relacionada a outra.

Tempo para emagrecer

Sabe quando você lê em revistas que tem pessoas que perderam 10 kilos em 1 ANO , outras que perderam 5 kilos em meio ano e por ai vai ?. Necessariamente essas pessoas são um tipo MUITO encontrado na academia , a pessoa vai na academia para conversar , a esteira dela é 30 minutos andando na menor velocidade possível só para dizer que tá caminhando. Entenda que o tempo que você demora para emagrecer é a rigidez que tu tem na sua dieta , se você vai na academia e anda na esteira por 30 minutos e não se esforça , pode ter certeza que aquele cara que corre na esteira e faz intervalos e tem um pique grande vai queimar mais gorduras que você em menos tempo e bem melhor. Lógico que a dieta também ajuda muito , não adianta você correr 30 minutos sem parar na esteira e chegar em casa e comer uma pizza de quatro queijos inteira.

A dieta

A dieta é uma coisa que muitos tem dúvida , você já leu ou já ouviu provavelmente alguém falando que para emagrecer tem que parar de comer. Isso é MITO , para emagrecer você tem que fazer uma rotina de 6 a 8 refeições diárias dependendo do seu horário e etc.. Vou lhe mostrar uma coisa que eu percebi com o tempo :

Existe as refeições PRINCIPAIS :

Café da manha
Almoço
Jantar

Existe as refeições SECUNDARIAS

Lanche da manhã
Lanche da tarde
Lanche da noite


As refeições principais sempre vão agregar mais comida que as refeições secundarias , nas refeições PRINCIPAIS você tem que manter a seguinte coisa na sua cabeça : Carboidratos , Proteínas e Gorduras Boas. Você tem que comer isso , agora uma dica rápida : A noite , o seu metabolismo vai parando pois é a hora de dormir , então é aconselhável a você cortar os carboidratos e ingerir só proteína e gorduras boas. Agora nas refeições SECUNDARIAS é aconselhável sempre comer proteína com pouco carboidrato , um exemplo simples é : Duas fatias de pão INTEGRAL com queijo ou peito de peru. Se quiser comer frutas também , esta liberado.

Dia Do Lixo

Esse é o nome que quem trabalha com o corpo dá ao dia da "Gandaia" , mas existe um porém... Existe muitos caras que querem perder peso e quando chega o dia do lixo eles comem de TUDO , e praticamente perdem TODA A SEMANA só por conta de um dia. Então vá com calma no dia do lixo , eu por exemplo não como nada de doces e etc... Só adiciono um carboidrato para comer a noite e SÓ. Então se tu está com vontade de emagrecer mesmo , cuidado com esse dia.

Não faz academia ?

Se você não curte fazer academia e acredita que isso possa fazer seus resultados caírem pela metade é uma pura mentira. Entenda , você correr 2 horas num campo de futebol ou até mesmo jogando uma pelada queima MUITO mais calorias que 30 minutos de esteira. QUALQUER atividade física queima um percentual de calorias e o tanto a ser queimado é simplificado numa coisa só : Tempo x Intensidade. Você pode correr arduamente 30 minutos numa esteira sem parar , mas vamos ser sinceros , correr 2 horas em ritmo padrão jogando futebol vai queimar muito mais calorias. Mas agora se você correr arduamente 30 minutos numa esteira sem parar você vai queimar muito mais do que 2 horas andando pelo campo sem correr. No geral , eu quero dizer é que TUDO que você faz de atividade física , até arrumar seu quarto ou dar uma volta com seu cachorro , ou andar do seu trabalho até sua casa queima calorias. O único problema de não fazer a academia é em questão da massa magra (Músculos) que você ira perder , mas com uma boa alimentação (Pré treino/Pós treino) você consegue manter ela.

Final de semana , Sem academia , Sem nenhuma atividade física.. O que fazer ?

Simples , continue sua dieta. Pode ficar sem fazer exercícios físicos por uma semana , mas não se esqueça de sua alimentação , é lógico que não é recomendado ficar sem fazer exercícios por uma semana , mas caso aconteça não escape da sua alimentação , o problema de várias pessoas é que acham que porque perderam 1 dia de academia ou tão num final de semana sem fazer nada vão ganhar tudo que perderam , não é assim. Com uma boa dieta seu corpo consegue manter e até perder mais calorias , então mantenha a sua dieta , se quiser comer um pouco mais coma mas não saia do seu limite.

Revistas , sites e formulas mágicas de emagrecimento.

Se você é do tipo que acredita em revistas e sites com fórmulas mágicas de emagrecimento eu posso lhe dizer uma coisa ? ISSO NÃO EXISTE. Ficar fazendo dietas programadas e difíceis , acreditando em dicas de sites e da televisão sobre como perder peso só vai fazer você quebrar mais a cabeça. Só existe uma fórmula para perder peso e essa é : Você come X calorias e gasta Y calorias e o resultado final é a subtração dos dois. Não entendeu ? , simples , se você gasta mais calorias do que ingere você vai perder peso , se você gasta menos calorias do que ingere vai ganhar peso e isso é FATO.

Bom eu acho que isso é o BÁSICO que vocês precisam saber. Eu realmente não vou fazer um tópico sobre cada detalhe que você precise do começo até o fim para saber como emagrecer , o melhor do emagrecimento é ir descobrindo fórmulas e coisas que o acelerem. Para isso eu vou recomendar um site em específico que me ajudou MUITO enquanto em emagrecia e foi responsável por boa parte dos resultados que eu ganhei :

http://www.hipertrofia.org

Nesse site você vai ver diversas dicas ótimas para emagrecer , aumentar o metabolismo (não sabe o que é ? , lá você ira ver) e quando querer ganhar massa você vai ver dicas de como ganhar massa e etc... Praticamente foi o único site que eu acreditei 100% em tudo que dizia e segui e me deu resultados , lógico que eu não segui na risca mas segui grande parte do que disseram. Agora outro site que me ajudou um pouco , não foi nem de perto mais significativo que esse mas no mesmo patamar foi o :

menshealth.abril.com.br

Lá tem dicas pequenas mas que surtem efeito grande , ajudam em algumas dúvidas e etc...

Agora existem outras coisas que é aconselhável você fazer. Que eu vou citar abaixo :

- Sempre que estiver em dúvida se come ou não algum alimento , consulte a internet , procure no Google sobre o alimento. Eu geralmente para ter uma pesquisa melhor , eu faço isso :

Vamos imaginar que eu quero saber sobre a Sardinha :

Sardinha Nutrição (Saber os nutrientes encontrados na sardinha)
Sardinha Hipertrofia (Para redirecionar ao site/fórum do hipertrofia para ver a opinião deles lá)

Isso AJUDA MUITO , sério , as vezes você acha que o alimento é bom e acaba se impressionando.

- Procure saber o que são : Proteínas , vitaminas , carboidratos , gorduras boas e ruins , Fibras e etc... Isso é BÁSICO , para quem quer perder peso , ajuda MUITO na hora de ler um artigo ou consultar alguma coisa sobre os produtos.

-Aprenda a ler rótulos. Se tu tá no mercado e quer comparar dois produtos para saber qual é melhor ou não , o rótulo ajuda MUITO.

- Não seja o Sr. Calorias. Sério , ficar contando cada caloria que você come ou vai comer é maluquisse , só não é se você for um Bodybuiling (Pessoas que vivem do corpo , são tipo uns monstros (no sentido bom) , exige MUITA disciplina e força de vontade) pois ai você realmente tem que fazer. Mas se agora seu objetivo é perder peso , não precisa ficar contando cada caloria que coloca no prato.

- Quanto mais simples sua dieta melhor , vou te dar uma forca e vou postar alguns alimentos que tu tem que comer :

Pão integral
Queijo
Peito de Peru
Frutas (procure saber quais são boas nessa fase e quais não)
Vegetais
Carne Vermelha (No máximo 3x a semana)
Peixe
Sardinha (enlatada)
Atum (enlatado)

Faça uma dieta simples , a minha é MUITO SIMPLES e de muito resultado. Praticamente eu só como o que tá citado na lista acima.

- Mantenha objetivos. Coloque um prazo estipulado para você fazer determinada tarefa no mês. Por exemplo : Eu vou perder até o outro mês X calorias. Se você não conseguir queimar tudo que tu se propôs , pelo menos chegou perto e já é um avanço , e no próximo mês faça isso de novo e de novo.

- Não ache que é fácil. Em diversos momentos eu pensei em desistir e tudo mais , para isso você precisa de motivação e vontade. Procure vídeos na internet , leia livros , engane sua mente e tudo mais que quiser fazer.. Só não desista. Saiba que é difícil , pode ser demorado , depende da sua força de vontade pois tem muito Ectamorfo (Pessoa que tem dificuldade no ganho de massa corporal , aquelas varetas [Sem preconceito] que você vê por ai) que destrói muito Mesomorfo (Pessoas que tem facilidade em ganhar e perder peso bem rápido , são a melhor genética praticamente , os sortudos) que fica parado sem fazer porra nenhuma. É tudo questão de vontade.

- Tire fotos do seu progresso. É bom caso queira relembrar como era , caso queira se motivar mais ainda.

- Para quem quer saber como esta o progresso é só calcular o IMC no site : http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html , lá esta tudo explicado.

Bom pessoal , eu acho que é só isso mesmo. Queria pedir muito o Feed de vocês pois o post ficou ENORME , mas aqui é só o básico. Quero que vocês vão atrás de informações mesmo , para vocês se informarem mais e não ficarem nesse "resumo" que eu coloquei , vão atrás mesmo.

Aliás para quem quer saber minhas medidas e tudo mais :

Eu tinha 81 Kilos , estava na obesidade de 1º Grau. Perdi 12 quilos , da ultima vez que pesei estava com 69 Kilos , já atingi o peso normal segundo o IMC , Mas quero chegar aos 59. Então nós temos mais 10 kilos para perder !. Até o fim desse mês , quero perder mais alguns kilinhos , e chegar pelo menos a 67 para no outros mês terminar essa saga !.

FEEDEM !

Abraços !.

MODERADORES , ADMINISTRAÇÃO SE PUDEREM LER :

Queria pedir mesmo que não tirem os links que eu coloquei , pois eles vão ajudar MESMO quem quer emagrecer e mudar de vida. Então se puderem deixar eles sem editar , acho que seria ótimo pois é uma fonte a mais de informação para quem quer mudar !. Muito obrigado se deixarem e até mesmo se não.
Guaximim

Aprendiz

#899523 Li tudinho com atenção cara, ficou do caramba!! :rolf

Primeiro merece os meus parabéns por ter emagrecido tanto (coisa que muita gente não consegue)!!!

Não preciso de dieta (ainda bem), mas será um ótimo guia pra galera! Como não manjo muito do assunto, não posso dizer se tem algo faltando no post, mas que está bom está.

O principal alimento pra quem quer seguir o teu exemplo é sem dúvidas a força de vontade, ela que vai te ajudar todo santo dia.
Avatar pua
Spaceless

Veterano - nível 9

#899543 Muito bom tópico, vai ajudar bastante gente.

Podia fazer um "como engordar" né? Ajudaria muitos magrelos, assim como eu já fui e estou voltando a ser haha