Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua

Criador do tópico

gui_palha - MEMBRO EXCLUSIVO
#500021 Fala pessoal!

Para quem se interessar pelo mercado de capitais, tiver dúvidas ou apenas quiser conversar, fico a disposição do pessoal, pois trabalho no meio.

Abração
Avatar pua
Thiagao - MEMBRO EXCLUSIVO
#500032 Olá gui!
Muito obrigado por querer contribuir dessa maneira com o fórum!

Acredito que muitos tenham dúvidas sobre o assunto e poucas pessoas são capacitadas a responder.

Estou começando a estudar por um livro bem básico, quase didático: Investindo em Ações - Os primeiros passos.

Tenho uma quantia relevante de dinheiro e gostaria de investir do que deixar parada anos e anos.

A minha dúvida é a seguinte: A empresa que abre seu capital e vende suas ações ela pode fazer com que se tornem dois tipos de ações:

- Ações rentáveis, aonde divide os lucros dando dividendos aos acionistas.
- Ações de valorização, aonde ela guarda o dinheiro seja para tempos difíceis ou investem em mais maquinas ou funcionaria fazendo a empresa se valorizar e até abrir franquias.

A dúvida: Se uma empresa deixou seu capital aberto e ganhou a quantia que queria para que ela vai dar os dividendos para os acionistas?
Ela é obrigada a ter ações rentáveis?

No que vale ter ações de valorização? eu sei que elas se valorizam e você pode vender mais caro que comprou e assim lucrar... mas qual a lógica de alguém comprar algo que não vai dar lucros para ele? o único lucro é ficar barganhando uma coisa que não da lucro.
Avatar pua

Criador do tópico

gui_palha - MEMBRO EXCLUSIVO
#500837 Fala Thiagão!

Achei qu eninguém ia comentar aqui, afinal o papo é basicamente mulher.

Vamos separar tua dúvidas para podermos tirar o melhor proveito:

1. Ela é obrigada a ter ações rentáveis?
R: Se ela for uma empresa brasileira negociada na Bovespa, sim, pois quando uma empresa abre capital ela é obrigada por lei a ter 25% dos seus lucros partilhados pela empresa.

2. Se uma empresa deixou seu capital aberto e ganhou a quantia que queria para que ela vai dar os dividendos para os acionistas?
Além de ser obrigada por lei, uma empresa que paga bons dividendos (percentualmente) demonstra ser uma empresa consolidada e atrativa, ou seja, um grande sinal de investimento. Assim, quando for necessário subscrever novas ações, será possível captar recursos em uma quantidade muito maior. Além disso, se a empresa não demonstra nenhum atrativo de retorno para investidores (não especuladores), é possível que haja uma fuga do papel e que a empresa se desvalorize rapidamente e, consequentemente, perdendo sua liquidez.

3. No que vale ter ações de valorização?
Essa é uma resposta que demanda um pouco mais de esclarecimentos, então vou dividi-la nas 5 causas para ter essas ações em portifólio.

A) Apostar na empresa. Muitos investidores escolhem ações por confiarem e gostarem de uma empresa, casos como Gerdau e AmBev são bastante recorrentes.

B) Ter controle acionário e participar do comitê de acionistas.

C) Como tu disseste, ganhar com uma possível valorização.

D) Pressão da mídia e notícias. Caso das empresas X de um grande empresário brasileiro.

E) Acreditar que a empresa está em expansão e, quando completar essa etapa, além de ganhar com a valorização do papel, ganhar uma maior participação de lucros da empresa, já que o especulador parte do pressuposto que vai ser mais caro ter o mesmo papel tempos depois.


Fico a disposição par aoutras dúvidas também. Se quiseres podes enviar mensagem.


Forte abraço!
Avatar pua
Thiagao - MEMBRO EXCLUSIVO
#500879 Gui!!
Muito obrigado por ser prestativo e responder tão rápido.
Fui muito explicativo.

Sempre tive interesse mas ao pegar livros além da linguagem difícil tinha aquilo de eu ter dúvidas e não ter alguém especializado na área para sana-las.
Você apareceu em boa hora!

Principalmente falando sobre os 25% ser por lei, coisa que não tinha conhecimento.
Avatar pua
Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#500883 Fala Palha!

Vou aproveitar e entrar nessa também.
Minha dúvida é a seguinte:

1. A inflação em definição simples é o aumento dos preços gerais. O principal motivo é muita demanda e pouca oferta o que faz os preços aumentarem e menas pessoas comprarem e o pais parar de se desenvolver, certo?

2. O governo como uma das estratégias de combater a inflação diminui as taxas de juros -> o que faz o povo pegar mais empréstimos -> o que faz o povo gastar mais (aumenta a demanda) -> o que faz as empresas terem que contratar mais funcionarios -> o que aumenta os empregos que por fim faz o pais se desenvolver. O porque então o governo não mantém as taxas de juros sempre baixas?

3. Sobre as taxas de juros selic, não sei muito, na verdade quase nada, mas o que faz elas flutuarem (aumentarem e abaixarem)?

4. Fiz essa pergunta em outro tópico e não souberam me responder direito e falaram que é um mistério até para os Economistas. Se um Pais X está com muitas dividas e não tem como paga-las então pensa em IMPRIMIR MAIS DINHEIRO, porquê isso causa inflação? Li sobre a inflação da Alemanha que para pagar suas dividas ela imprimiu o dobro de dinheiro e chegou a um ponto que era necessário MILHÕES de francos alemão para comprar 0.1 centavo de dolar.
Avatar pua

Criador do tópico

gui_palha - MEMBRO EXCLUSIVO
#501037
Pua escreveu:Fala Palha!

Vou aproveitar e entrar nessa também.
Minha dúvida é a seguinte:

1. A inflação em definição simples é o aumento dos preços gerais. O principal motivo é muita demanda e pouca oferta o que faz os preços aumentarem e menas pessoas comprarem e o pais parar de se desenvolver, certo?

2. O governo como uma das estratégias de combater a inflação diminui as taxas de juros -> o que faz o povo pegar mais empréstimos -> o que faz o povo gastar mais (aumenta a demanda) -> o que faz as empresas terem que contratar mais funcionarios -> o que aumenta os empregos que por fim faz o pais se desenvolver. O porque então o governo não mantém as taxas de juros sempre baixas?

3. Sobre as taxas de juros selic, não sei muito, na verdade quase nada, mas o que faz elas flutuarem (aumentarem e abaixarem)?

4. Fiz essa pergunta em outro tópico e não souberam me responder direito e falaram que é um mistério até para os Economistas. Se um Pais X está com muitas dividas e não tem como paga-las então pensa em IMPRIMIR MAIS DINHEIRO, porquê isso causa inflação? Li sobre a inflação da Alemanha que para pagar suas dividas ela imprimiu o dobro de dinheiro e chegou a um ponto que era necessário MILHÕES de francos alemão para comprar 0.1 centavo de dolar.


Vamo lá Warren!

Vou tentar deixar tudo simples e não entrar em muitas voltas e termos técnicos, porque eles são um saco e nunca ninguém lê até o final!

Pergunta 1: Exatamente, mas existem outros tipos de inflação. Vou falar de alguns deles:
Inflação de demanda: Onde há tanta demanda que a oferta não consegue suprir o consumo.
Inflação de oferta: Quando acontece alguma coisa na oferta, seja um desastre natural ou degradação ao longo do tempo, que acabam por retrair essa oferta. Assim há menos produtos que valem mais.
Inflaçào importada: um país negocia com muitos outros e cada item comprado já é precificado pelo outro país que tem inflação própria!

Pergunta 2: As altas taxas de juros servem para regular quando é hora de investir no mercado interno ou não. Em tempos de crise é bom reduzir as taxas de juros e aumentar o investimento no país. É como uma gordura extra para queimar. Entretanto, quando a taxa já é quase nula e há uma crise, essa operação fica inviável. Nesse quesito o brasil fez o seu tema de casa!

Pergunta 3: Elas flutuam de acordo com o cenário macroeconômico, ou seja, que envolve cada setor e a economia como um todo. Ela é definida por um conselho de economistas e outros participantes que têm todo um método para calcular quanto cada porcentagem a menos ou a mais na taxa pode afetar a economia. além disso há um mercado de taxas futuras, onde negociadores apostam na queda, alta ou manutenção dessa taxa, fazendo uma pequena pressão sobre essas decisões.

Pergunta 4: Bom, isso é fácil de entender quando pensamos da maneira mais simplificada possível. Vamos deixar tudo simples e fica fácil. Se o governo deve para alguém e ele imprime dinheiro. Essa pessoa (empres aou o que for) ganha esse dinheiroe pode gastá-lo na econômia. Aumentando a oferta de moeda e desvalorizando, já que fica muito mais fácil de obter essa moeda. A questão da Alemanha é que houve uma deflação, onde os preços caiam, ao invés de subir. Assim, eles tiveram de imprimir muita moeda para aumentar os investimentos e aumentar o poder de compra e os preços, só que isso desvalorizou muito a moeda. Keep Simple!


Espero ter respondido com clareza. Fiquem a vontade para perguntar pessoal. É um prazer respondê-los!
Avatar pua
Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#501203 Opa! Obrigadão, esclareceu muito.
Suas respostas me levaram a pensar em outras perguntas mas acho que você acaba melhorando seu conhecimento ainda mais ajudando agente. :D

1. Como uma empresa avalia quantas ações ela vai jogar no mercado?

2. O valor das ações primarias de uma empresa que acaba de colocar ações no mercado é feita por ela mesmo, ela mesmo decide o quanto vale as ações ou algum orgão ou própria BV faz isso?

3. Por exemplo, uma empresa coloca ações no mercado e decide vender 1000 ações dela por R$20, cada ela vai acabar recebendo ao vender todas R$20.000, no que ela pode investir para crescer a empresa e fazer o negócio se desenvolver. Mas a partir do momento que a empresa vendeu todas as suas ações ela não ganha mais nada ?
Ela só ganha R$20.000 e acabou? Futuramente não voltará a ganhar nada das ações vendidas?

4. Os % de pose de uma empresa é decidido pelo seu capital? Quero dizer, uma empresa sensata vai manter o bloco controlador tendo maior parte do comando da empresa mas como é decidido as % de cada ação e de cada pessoa?

5. Eu sei o por quê as empresas colocam ações no mercado que é para levantar capitais. Mas o por quê pessoas compram essas ações?
Apenas para lucrar com os dividendos ? A razão final de empresas que colocam ações a venda no mercado é levantar capitais mas qual a verdadeira razão de quem compra essas ações?

6. Faz de conta que eu acabei de abrir uma empresa e lancei ações dela no mercado. Com o dinheiro ganho investi em equipamentos e funcionários e o negócio prosperou. Prosperou tanto que abri diversas franquias por várias áreas. As ações primarias iniciais que lancei no mercado foram 49% da minha empresa aonde me mantive como bloco controlador (sócio majoritário) mas agora meu negócio se expandiu e gostaria de jogar mais ações no mercado sem perder a posição de sócio majoritário, como faria isso ou o próprio crescimento faz isso alguma coisa em relação?

7. Quando o conselho de economistas que decide aumentar ou diminuir os juros baseados no cenário macroeconômico afim de controlar o desenvolvimento do pais, as flutuações são visando apenas os EMPRÉSTIMOS? Visando que vai aumentar os empréstimos das pessoas? (desculpe a ignorância, não entendo muito sobre juros). Me parece irreal que o mercado de empréstimos ou cheques modifiquem tanto a economia, não consigo imaginar em tantas pessoas esperando a Hora X para pegar um empréstimo com taxas boas.
Avatar pua

Criador do tópico

gui_palha - MEMBRO EXCLUSIVO
#501820 So lets do it!

1. Como uma empresa avalia quantas ações ela vai jogar no mercado?

R: Ela não pode simplesmente escolher, no processo de abertura de capital (IPO), é necessário contratar um consultoria de avaliação, aqual, junto com a empresa, define qual vai ser a quantidade e o valor do papel obedecendo uma série de cálculos a partir da análise patrimonial e dos ativos da empresa. A questão da cotação passa muito pelo fato da empresa querer que o seu papel seja líquido e de fácil acesso, ou não.

2. O valor das ações primarias de uma empresa que acaba de colocar ações no mercado é feita por ela mesmo, ela mesmo decide o quanto vale as ações ou algum orgão ou própria BV faz isso?

R: Como eu disse, é necessário primeiro entrar com um pedido na CVM (Comissão de Valores Mobiliário) e estruturar um plano de abertura com uma terceira instituição, normalmente um banco ou uma grande corretora sem vínculos com a empresa para evitar favorecimentos. A CVM observa todo processo para que ele seja feito com a maior lisura possível.

3. Por exemplo, uma empresa coloca ações no mercado e decide vender 1000 ações dela por R$20, cada ela vai acabar recebendo ao vender todas R$20.000, no que ela pode investir para crescer a empresa e fazer o negócio se desenvolver. Mas a partir do momento que a empresa vendeu todas as suas ações ela não ganha mais nada ? Ela só ganha R$20.000 e acabou? Futuramente não voltará a ganhar nada das ações vendidas?
R: Em alguns casos sim, mas lembre-se que não se tratam apenas de 20.000, mas muitos e muitos milhões. Todavia, existem sim outras possibilidades da empresa levantar mais dinheiro: emissão de novas ações com direito de subscrição (antes de vender um novo lote de ações, vender a possibilidade de comprá-lo, parecido com a pré-venda), emissão de debentures e outras pequenas operações.

4. Os % de pose de uma empresa é decidido pelo seu capital? Quero dizer, uma empresa sensata vai manter o bloco controlador tendo maior parte do comando da empresa mas como é decidido as % de cada ação e de cada pessoa?
R: Bom, isso varia de caso a caso. A empresa que abre sue capital tem uma parcela mínima (não lembro de cabeça) que devem ser emitidos na forma de ações ordinárias (com direito a voto). Além disso, é uma questão estratégica, pois cada sócio da empresa (uma empresa de capital fechado costuma ter diversos sócios) tem total liberdade de vender sua parte. A direção decide, normalmente, por manter o bloco controlador; entretanto, quando há uma necessidade muito forte por novo dinheiro, é decidido pela venda de uma parte maior da compania. O caso da Usiminas passa muito por essa questão, onde podemos ver várias empresas que tem seu pedacinho dela e vão debatendo juntas o futuro dela.

5. Eu sei o por quê as empresas colocam ações no mercado que é para levantar capitais. Mas o por quê pessoas compram essas ações? Apenas para lucrar com os dividendos ? A razão final de empresas que colocam ações a venda no mercado é levantar capitais mas qual a verdadeira razão de quem compra essas ações?
R: Diversas razões. Lembrando sempre que o investimento em ações pode ser muito mais rentável que qualquer renda fixa. Vou citar alguns exemplos de motivos:

- Grandes fundos ocmpram parte da empresa, especulando que ela se valorize, gerando lucros em dividendos e ganho de capital para seu cotistas e depois o vendemm.

- Outras empresas que querem uma cadeira no conselho administrativo obtém sua parte através do mercado de capitais.

- Acionistas que apostam na empresa, ou seja, uma relação de fidelização dele.

- Investidores que acreditam no potencial de valorização da empresa.

- Players que entram em ofertas iniciais especulando no curto prazo.

- Investidores que acreditam que a empresa possa render bons frutos em dividendos e afins para aumentar sua posição e ter cada vez maior participação nos lucros. Como um funcionário que compra um pedacinho da empresa para ganhar sua participação nos lucros.

6. Faz de conta que eu acabei de abrir uma empresa e lancei ações dela no mercado. Com o dinheiro ganho investi em equipamentos e funcionários e o negócio prosperou. Prosperou tanto que abri diversas franquias por várias áreas. As ações primarias iniciais que lancei no mercado foram 49% da minha empresa aonde me mantive como bloco controlador (sócio majoritário) mas agora meu negócio se expandiu e gostaria de jogar mais ações no mercado sem perder a posição de sócio majoritário, como faria isso ou o próprio crescimento faz isso alguma coisa em relação?
R: Se o negócio está prosperando, isso não faria muito sentido, mas é possível, sabendo de uma possivel valorização, recomprar sua própria empresa e lançar essa mesma parte em outro momento por um valor mais caro. Sensacional essa! Muita gente não pensa que a empresa pode comprar a si mesma e lançar ações em outro momento. É possível, também, lançar outros produtos financeiros como debentures para levantar capital.

7. Quando o conselho de economistas que decide aumentar ou diminuir os juros baseados no cenário macroeconômico afim de controlar o desenvolvimento do pais, as flutuações são visando apenas os EMPRÉSTIMOS? Visando que vai aumentar os empréstimos das pessoas? (desculpe a ignorância, não entendo muito sobre juros). Me parece irreal que o mercado de empréstimos ou cheques modifiquem tanto a economia, não consigo imaginar em tantas pessoas esperando a Hora X para pegar um empréstimo com taxas boas.
R: Na verdade não funciona bem assim. Não de um dia para o outro. Quando o crédito é facilitado, aos poucos o consumo começa a creacer, pois será possível ter acesso a grandes promoções a prazo ou com juros baixíssimos. Pode não parecer muito quando ocmpramos um micro-ondas, por exemplo, mas uma taxa 1% maior ou menor no caso de um carro ou um imóvel pesa bastante no bolso do consumidor. Tem que lembrar, também, que esses empréstimos não são tomados só por pessoas físicas, mas por empresas. Uma taxa 0,25% mais barata para a AmBev, por exemplo, é a diferença entre pagar toda folha salarial de um ano ou ter de arcar com essa despesa.

Espero que possa ter ajudado!

Forte Abraço!
Avatar pua
eduluiz199 - MEMBRO EXCLUSIVO
#507170 Você pode me indicar livros com relação a analise técnica de ações, como Ibovespa trabalha, etc etc
Sou realmente, muito interessado no assunto, pois irei fazer cursos superiores a algo relacionado a isso
Não importa muito o tamanho do livro, o que importa é o conteúdo, caso saiba algum, irá me ajudar demais.

Grande abraço