Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua

Criador do tópico

gui_palha - MEMBRO EXCLUSIVO
#500021 Fala pessoal!

Para quem se interessar pelo mercado de capitais, tiver dúvidas ou apenas quiser conversar, fico a disposição do pessoal, pois trabalho no meio.

Abração
Avatar pua
Thiagao - MEMBRO EXCLUSIVO
#500032 Olá gui!
Muito obrigado por querer contribuir dessa maneira com o fórum!

Acredito que muitos tenham dúvidas sobre o assunto e poucas pessoas são capacitadas a responder.

Estou começando a estudar por um livro bem básico, quase didático: Investindo em Ações - Os primeiros passos.

Tenho uma quantia relevante de dinheiro e gostaria de investir do que deixar parada anos e anos.

A minha dúvida é a seguinte: A empresa que abre seu capital e vende suas ações ela pode fazer com que se tornem dois tipos de ações:

- Ações rentáveis, aonde divide os lucros dando dividendos aos acionistas.
- Ações de valorização, aonde ela guarda o dinheiro seja para tempos difíceis ou investem em mais maquinas ou funcionaria fazendo a empresa se valorizar e até abrir franquias.

A dúvida: Se uma empresa deixou seu capital aberto e ganhou a quantia que queria para que ela vai dar os dividendos para os acionistas?
Ela é obrigada a ter ações rentáveis?

No que vale ter ações de valorização? eu sei que elas se valorizam e você pode vender mais caro que comprou e assim lucrar... mas qual a lógica de alguém comprar algo que não vai dar lucros para ele? o único lucro é ficar barganhando uma coisa que não da lucro.
Avatar pua

Criador do tópico

gui_palha - MEMBRO EXCLUSIVO
#500837 Fala Thiagão!

Achei qu eninguém ia comentar aqui, afinal o papo é basicamente mulher.

Vamos separar tua dúvidas para podermos tirar o melhor proveito:

1. Ela é obrigada a ter ações rentáveis?