Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

WiSoares

Veterano - nível 1

#852266 Galera, ontem pedi conselhos aqui no fórum, e hoje resolvi vir aqui mais uma vez para perguntar sobre um assunto interessante a muitos puas, sem sombra de duvidas !

Gostaria de saber o que vocês acham sobre Universidades Particulares e Federais
Se ainda existe muita diferença, e se realmente Toda universidade federal esta acima de uma universidade Particular.

Enquanto muitos dizem que universidades federais estão realmente acima das particulares, outros afirmam que isso se da pelo fato de que quem entrou em uma federal ja é um cara mais esforçado por e talvez mais inteligente por ter conseguido passar no vestibular, fazendo assim aumentarem os numeros de sucesso de profissionais que la estudaram.

Algo que devemos concordar, é que USP e UNICAMP estão realmente a frente das outras universidades de nosso país, mas sera por que seus vestibulares são os mais concorridos, e os mais dificeis ???


E por fim, deixo uma pergunta pessoal, onde gostaria de saber se a UTFPR é uma faculdade conceituada, ou se está ao mesmo nivel de muitas particulares.

Grato,
Wisoares.
Avatar pua
EngLeo

Veterano - nível 3

#852270 As federais levam mais nomes sim, isso devido a dificuldade para entrar para entrar... Mas nem sempre tem o melhor ensino, as privadas como PUC, FEI, MAUA por exemplo (eu posso falar mais das engenharias que é o meu ramo), são excelentes faculdades que em alguns cursos superam varias publicas...

Faça uma boa pesquisa no guia do estudante, procure o curso que você deseja fazer, lá mostra as universidades que oferecem e a pontuação delas.

Eu vi o tópico que você fez, essa é uma situação complicada, mas pense bem são apenas 4, 5 anos da sua vida e com pelo menos duas ferias por ano e vários feriados que você pode passar com sua família...

Eu tentei passar na Unicamp, no ITA, não consegui, hoje estudo Eng. Elétrica na FEI e não me vejo em desvantagem com alguns concorrentes dessa publicas que eu tentei ingressar e não consegui.

Lembrando existem UNIVERSIDADES e Universidades, tome cuidado com essa Uni fundo de quintal.

Abraço qualquer duvida só chamar
Avatar pua

Criador do tópico

WiSoares

Veterano - nível 1

#852272 Pois é meu amigo... eu Entendi o que você quis dizer e estou realmente pensando se essa Universidade em que passei, vale o esforço de ficar longe de casa ou não. Obrigado pelas dicas amigo, até mais
flssantos

Aprendiz

#852282 Tudo depende da sua área, e de seu objetivo como profissional...
Algumas firmas por exemplo dão preferências (na minha área, engenharia) para alunos formados em universidades particulares.
Eles alegam o seguinte:
Em uma UNICAMP ou USP, por exemplo, os Engenheiros são preparados para serem pesquisadores.
Já em uma faculdade particular, o foco é mercado de trabalho (daí a preferencia das indústrias).
Não existe a melhor ou pior, tudo depende dos seus objetivos como profissional.
Mas não se esqueça, de nada adianta você estar em Harvard, se não for aplicado e esforçado.
É meio que um chavão, mas eu acho verdade: "A faculdade quem faz é o aluno".
Abraços, e boa sorte nessa sua nova fase !
Avatar pua

Criador do tópico

WiSoares

Veterano - nível 1

#852531 Meu amigo, obrigado pela resposta mas você me deixou em um impasse maior ainda, ja que estou cursando engenharia mecânica... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Realmente estou me acostumando com a ideia de ficar longe e etc... sei que apareceram varios novos amigos, novas mulheres e com certeza novos fdps que vou querer chutar a boca. Estou estudando para passar na Unesp de minha cidade, se passar volto com toda certeza. Se não passar, e conseguir vagas no prouni para uma particular estou pensando seriamente em ir...

Valeu pela ajuda, abraços.