Avatar pua

Criador do tópico

RRodrigo

Aprendiz

#428656 USANDO A VOZ CORRETAMENTE.
Na persuasão, educação, ou em qualquer tipo de comunicação é de suma importância
dominarmos o uso correto da voz. A voz é o ar transformado em som. Ela é produzida com a
passagem do ar pelas cordas vocais. Por isso, respirar corretamente é muito importante.
Vamos aprender como se respira corretamente para produzir uma voz de ótima
qualidade:
1. Levante-se;
2. Limpe a garganta, fale: "Ahhhhhhhhhhh";
3. Coloque dois dedos entre o tórax e abdômen (diafragma);
4. Inspire mantendo os ombros e o peito parados;
5. Fale: "Se eu falar sempre assim, vou fazer muito dinheiro!"
Essa respiração se chama diafragmática. Sem dúvida é a melhor respiração. É a
mesma utilizada pelos comunicadores, atores, cantores, etc. A voz é melhor projetada
quando o ar vem do diafragma. Pratique esta respiração diariamente. Com a prática ela se
tornará um hábito em sua vida.
Melhorando a dicção
Basta alguns poucos exercícios para que a voz apareça clara, limpa e bonita. A seguir
vou lhe apresentar diversas frases e quero que você as leia alto, lentamente e separando as
sílabas, soletrando. Fale exageradamente e não se preocupe em falar bonito. Abra e mexa
bem a boca ao falar.
 Flávio Fávero veio vender a fábrica de vassouras;
 Tadeu toca tamborim e a toada atordoa;
 Quando o avião aterrissou, os passageiros estavam aterrorizados;
 Rosângela ficou horrorizada com a grosseria do ascensorista;
 Pedro Predebon jogou uma pedra grossa na fábrica de pratos, quebrando vários vidros;
 Ouvi um zunzum de que, em nossa casa, tem gasosa sensação, comprada no Zanzibar;
 José, a chaleira está chiando;
 Minha sobrinha, filha do mano velho, chamado Chuchu, janta e joga baralho, com José
Fialho.
 A garota Gládis Guedes gostou de digitar o glossário e a bibliografia;
 O tom deste violão não está bom. Em compensação, o som deste órgão está muito bom;
 Os psicólogos e as psicólogas participaram do vigésimo congresso de psicoterapia;
 Pedro Brasileiro brincava com a bola, quando Maria Madalena mandou-o plantar batatas
na propriedade do Manoel Moreira.
É praticamente impossível manter uma boa dicção falando rápido. Se praticar
diariamente este exercício verá que sua fala ficará mais lenta e clara. Comece a praticar
agora mesmo.
Grave sua voz
Uma ótima maneira de treinar sua dicção é gravar a sua voz. Seja criativo, altere sua
voz em todos os sentidos. Grave falando alto, baixo, grave, agudo, alegre, triste, trágica,
dramática, sedutora, imitando algum comunicador, etc. A finalidade disto é conhecer sua voz
e ter um maior controle sobre ela.
Fale para fora
Você costuma falar e as pessoas não entendem nada? Talvez você esteja falando para
dentro e não para fora. Falar para dentro significa manter a boca muito fechada. Para evitar
falar assim, faça os seguintes exercícios:
1. Mastigue o ar várias vezes de forma bastante exagerada. Movimente bem os lábios o
afaste o máximo possível os maxilares;
2. Faça a rotação da língua, contornando os lábios internamente, duas vezes para cada
lado. Faça a mesma rotação com a língua para fora.
3. Coloque uma caneta ou lápis na boca, afastando os dentes e pronuncie frases com a
maior clareza possível. Por exemplo: "A garota Gládis Guedes gostou de digitar o
glossário e a bibliografia". Este exercício é muito utilizado por comunicadores.
Falando sedutoramente
85% do processo de sedução se dá pelo uso da linguagem não-verbal, ou seja, pela
postura, gestos, contato visual e tom de voz. Como diz Ross Jeffries: "Não importa o que
você diz à mulher, mas a maneira como você utiliza seu tom de voz".
Mas, como falar sedutoramente? É mais simples do que você possa imaginar. Apenas
fale lentamente e use um tom de voz mais baixo e profundo. Fazendo isso sua voz ficará um
pouco mais grave. Também não esqueça de fazer pausas (...) ao falar. Teste nos scripts
abaixo:
 Por que quando você pára.... e começa a imaginar... todos as experiências de puro
prazer que você poderia... estar vivendo... agora... com um homem que realmente te
faz... feliz... você começa a perceber... que está cometendo um grande erro...
 ...e daí você se sente completamente excitada... Agora... comigo...
 ...e daí você fica completamente excitada... e com uma louca vontade de fazer amor...
Agora, comigo...
Se este artigo foi bom pra você, se ele REALMENTE TE AJUDOU, clique no “botãozinho” AGRADECER logo ao lado do “quote”!
Avatar pua
KakoG

Veterano - nível 6

#428722 Muito bom os exercícios. Usar corretamente a voz é algo importante.
Vou fazer os exercícios. Às vezes tenho a impressão de que estou falando pra dentro. Gostei da dica de gravar a voz, é legal pra você ter uma noção de como está falando e de sua entonação.
wleon - MEMBRO EXCLUSIVO
#428839 Prezado autor do post,
Nunca imaginaria que o certo é falar devagar para exercitar a voz. Excelente post. Compartilho da opinião do Chapolim Colorado (ser o Bolaños é, para mim, um elogio) acima. Às vezes sinto que estou falando pra dentro.
Sethy

Veterano - nível 9

#429106 A voz é uma ferramenta muito importante para um PUA, devemos cuidar sempre dela, e saber usá-la, mas não adianta fingir uma voz mais grossa
quando na verdade essa não a é. O certo é esperar a voz amadurecer naturalemente... fica a dica!!
marlonholmes

PUA Avançado

#429115
Sethy escreveu:A voz é uma ferramenta muito importante para um PUA, devemos cuidar sempre dela, e saber usá-la, mas não adianta fingir uma voz mais grossa
quando na verdade essa não a é. O certo é esperar a voz amadurecer naturalemente... fica a dica!!



Também acho isso!!
ítalo barros silva

Veterano - nível 1

#429480 Cara eu gostei mas vi alguns erros ae ! eu faço aula de canto por que além de toca eu tbm canto !
E o certo é respirar pelo nariz enchendo o diafragma e deixando peito e ombros parados e soltando o ar pela boca mas enquanto você está falando ! e também uma boa dica para que a sua voz saia mais forte e dominante, é aquecer sua garganta com os seguintes exercícios: gire a sua língua dentro da sua boca (ao redor das gengívas) 8 vezes pra um lado e 8 vezes para o outro (vai doer um pouco), outro bom é você respirar pelo nariz evitar puxar o ar pela boca, e fazer o som de "R" com a boca por 30 segundos e depois o som de "TR" por mais 30.
É isso ae galera qualquer dúvida me pergunte pois tenho uma certa experiência com voz! vlw abrass