Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua
Thug09
#928488 Olá.

Meu currículo é um pouco medíocre, pois não tenho nenhum curso profissionalizante. Estava pensando em fazer um técnico em informática mas não sei como anda o mercado e se ainda é viável fazer este curso, já que em toda esquina tem um "técnico". Eu estou meio na dúvida entre Tec. em Informática vs Téc. em Segurança do Trabalho. :grump


Alguém que já fez ou está fazendo este curso pode responder minhas dúvidas?



Peço desculpas se essa não for a área correta. :shii
Avatar pua
Neo 97
#928490 Cara, me formei na área de informática(superior) ano passado. Atualmente trabalho na área como programador e estou achando uma grande merda, não vejo a hora de mudar de ramo.
A minha principal reclamação é de que o salário é muito baixo, não vale a pena o esforço/tempo que tu gasta para te qualificar.
No teu caso pior ainda, tu vai fazer um curso técnico, gastar 1 ou 2 anos dependendo e no final vai concorrer com caras de nenhuma formação e ainda ganhar mal...
autodidata
#928494 Cara a informática é útil, independente de qual carreira você pretenda seguir. Agora você precisa analisar se esse curso se encaixa nos seus objetivos de vida....
Avatar pua
J. Bravo
#928496 Sinceramente não, se gosta dessa area faça um curso de programação que e bem mais relevante do que um curso de informatica. Depende tambem do que ira ser desenvolvido no seu curso, se você postasse o plano de ensino daria pra avaliar melhor o curso, se for coisas basicas como word, excel basico e demais, nem vale apena. Melhor fazer um excel avançado e um curso de programação.
Avatar pua
Razor95
#928503 Sinceramente, nunca me formei em nenhum curso técnico de informática, porém aprendi tudo sozinho, sempre gostei de mexer em computadores e tal, comecei a "brincar" abrindo eles quando tinha uns 11, com uns 15 já entendia tudo que se podia de computadores, então acho que só vale a pena pelo titulo, porque o conhecimento não é muito amplo, nada que um pouco de pesquisa e "Do It Yourself" não façam você aprender.

Sobre o mercado de técnico, ele é bem grande, mas muitas empresas pagam valores baixos (normalmente de R$1200 a 1900) para um técnico com conhecimento médio, para mais inciantes começa no salário minimo, mas se sua ideia é trabalhar de porta a porta ou abrir uma loja acho que é um ótimo negócio, eu mesmo estou abrindo minha loja de informática e eletrônica, depois de ter trabalhado um ano como técnico de porta em porta (faturava em média de 3 a 4 mil reais por mês, para quem tem 18 anos é um salário ótimo).

Na minha visão o mercado de técnico de informática é melhor do que o de programador, fiz 2 semestres de analise e desenvolvimento de sistemas e desisti pela chatice que é a programação, além dos salários não serem muito bons.

Se você é carismático é fácil ganhar dinheiro com informática (de forma autônoma), e se pelo menos segue um padrão de qualidade as pessoas te indicam para as outras com facilidade, porque a maioria dos técnicos são facões.

Bem, eu como técnico e agora também empresário, te digo que o ramo é muito bom, mas como há muitos no trabalho já você precisará ter um diferencial para se destacar no mercado.

Mas de qualquer forma, acho que o mercado de trabalho, mesmo como funcionário, seja maior que o de técnico de segurança, pelo menos aqui no sul.
Avatar pua
jefblue
#928512 Trabalho na área de TI há quase 10 anos, um bom curso técnico de informática vai levar mais ou menos de 1 a 2 anos, o salário em média hoje é de 800 a 1200, nesse tempo você consegue fazer uma graduação de nível superior, por exemplo. Na área de TI o que vale mais a pena são certificações, pois nem Nível Superior tem dado muita coisa.
Avatar pua
DocHolliday
#928519 Isso aqui é Brasil, meu jovem!
Engenharias estão quase todas em baixa, portanto segurança do trabalho não vai te render muita coisa.
TI é complicado. Na iniciativa privada você será explorado, irão arrancar seu coro e te pagar o mínimo possível, é assim que se lucra em um país com legislações trabalhista e tributária desfavoráveis.
Como empresário pode ser que dê certo, mas você terá que ter garra, paciência e muito talento... não se esqueça que nos primeiros anos trabalhará muito mais que qualquer empregado de qualquer empresa.

Meu conselho pessoal:
Faça concursos públicos. Se é pra fazer um curso de 2 anos, estude 2 anos para um concurso e irá passar. São os melhores salários, o menor volume de serviço e o melhor empregador. Ninguém vai poder te mandar embora sem motivo muiiiiitooo justo. Quer um exemplo de um bom concurso?
Abriu edital para CFOBMMG (Curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais). É a profissão mais bem aceita no mundo, não existe uma pessoa que não goste de bombeiro. Você terá um bom serviço, terá um treinamento que aumentará o seu vigor físico e, como se não bastasse, um salário inicial de R$ 5769,42, isso nos três primeiros anos, após esse período você se tornará aspirante a oficial e irá ter um salário de R$ 8874,63. Se se esforçar e cumprir todas as etapas, em 3 anos e 6 meses será 2º Tenente.
Lembrando que este é um concurso para nível médio!

Sinceramente, vale muito a pena dedicar 1 ou 2 anos da sua vida em estudo focado para garantir uma carreira tão boa.