Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Léon

Aprendiz

#1043815 Sempre com artigos produtivos capazes de nos fazer refletir sobre a vida com relatos de suas experiências vividas e pontos de vista.

Obrigado
ggog

Aprendiz

#1043820 Excelente artigo como sempre, sempre trazendo algo que nos faça refletir em cima, e adquirir um conhecimento!
Abraços!!!
Avatar pua
Wellcome

Veterano - nível 5

#1043822 Artigo foda mano!!!!!!!!!!!!
Andei um tempo estudando sobre bolsas de valores, ações e toda área de investimento, tenho hoje 30 mil na poupança e não sei em que investir, penso em montar um negócio, mas vendo seu relato me fez refletir, pq eu parei de estudar sobre investimento e comecei estudar sobre empreendedorismo. Amigo se puder me dar uma dica em que investir vou agradecer muito, Já li o livro Pai Rico e Pai Pobre, O segredo da Mente milionária, O homem mais rico da babilonia entre outros, varios cursos de mudança de crenças, só que até agora só tenho teoria. Poderia me ajudar no que você me indica com 30 mil na poupança parado rende miséria.
Desde já grato!!! aguardo sua resposta.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#1043842 Prezado @Nightrider

O paragrafo que evidenciou, foi uma forma simples de relatar, alguns aqui já sabem que o mercado financeiro não é tão simples, na verdade é bem mais complicado que a sedução.

Tem razão, não foi uma única operação de compra, foram 8 compras para chegar a 6024 ações e o R$ 3,32 foi o preço médio. Mas existem operações de grandes volumes, de milhares ou milhões de Reais, geralmente são feitas diretamente através dos bancos.

Também não fiz uma venda de 80 mil, Warren Buffet tem duas regras:

1º. - Nunca perca dinheiro;
2º. - Nunca esqueça a 1ª. Regra.

Na verdade, tenho um fundo de oportunidade (Renda fixa), todo ano, 30% do lucro do ano anterior é depositado nele, este fundo já tem mais de 4 anos, ou seja, o imposto é de 15%, o mínimo possível. Nunca se sabe quando uma boa oportunidade vai surgir, é para agarra-la você precisa de dinheiro. (Mind, Method, Money. O 3M's)

Assim, ao invés de pagar sobre o lucro das ações BRAP4, sobre os 585,25%, mais taxas, ficou mais em conta usar o fundo e aproveitar a oportunidade de pegar a Oroch Zero de 2016 com um bom desconto, já que foi a vista.

Agora estou vendendo as ações em lotes abaixo de 20 mil reais por mês e repondo o valor ao fundo de oportunidade, em Abril/17 o fundo estará recomposto e vai ficar lá por mais 2 anos, ou até que uma nova oportunidade de ganhar mais dinheiro se apresente.

Tenho uma regra básica, essa é minha. Não compro ações de estatais. Pode subir 200% que não me interessa.

Entretanto, nenhuma regra é inquebrável, por isso comprei ações da CEMIG (CMIG4), porque acredito que o Governo vai ser obrigado a privatiza-la em breve.(Não é uma dica, só uma expectativa e estou preparado para perdas caso não ocorra)

Invisto em 3 setores, Financeiro, commodities e energia, por isso tenho ações da Bradespar a anos, ela une a Vale e a CPFL.

Para relaxar e unir a sedução:

O chefe estava louco para comer a secretária, até que tomou coragem e disse:

- Te dou R$ 1.000,00 para dar umazinha contigo, topa?

Assustada, a gostosona responde:

- Que isso? Sou noiva, não posso!!!

Ai o chefe disse:

- Uma rapidinha. Jogo o dinheiro no chão e enquanto você cata eu te como!!!

Ela fica balançada, porque precisa da grana, mas não queria trair o noivo.(só piada mesmo)

Então ela liga para o noivo e conta a proposta do chefe. O noivo quebrado também, diz para ela topar se for por R$ 2.000,00.

Então ela faz a contraproposta ao chefe, que aceita imediatamente.

4 horas depois o noivo liga.

- E ai, como foi? Rapidinho né?

E a noiva responde.

- O filho da puta, jogou tudo em moeda, tá me comendo até agora......!!!!!


Como investidor, Planejamento é tudo.....

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
Nightrider

PUA Avançado

#1043884 Desde Inicio te agradeco Riker !

Já disse antes e repito (provavelmente em uma encarnação passada aqui no Fórum), você não é obrigado a falar sobre valores e nem mesmo comentar nenhum detalhe ou informação sobre sua vida financeira, se não me lembro falei sobre isso quando ainda namorava com a Carla (se não me falha a memória), e ela estava te pressionando para ir em um cruzeiro com outros casais, e naquela ocasião você comentou os valores e para maioria das pessoas aquilo passou desapercebido e eu vi na verdade essa sua atitude como um gesto de generosidade, essa generosidade é algo raro e deve ser reconhecido.

Nesse tópico fala sobre suas estratégias de investimento que na verdade são simples (calma eu explico, ha! ha!), simples no que tange a execução mas atrás dessa simplicidade esta uma quantidade absurdamente elevada de leitura e percepção do mercado financeiro e também de finanças de uma maneira mais ampla, o mercado financeiro e todo o univrerso Banco/Corretora são simplesmente uma mar de iscas para leigos (ou otários, acho que é isso que os bancos veêm na cara dos clientes.) e demonstrou nesse relato o conhecimento das múltiplas nunances e detalhes desse universo.

Seu planejamento coube a disciplina para acumular dinheiro pagando o mínimo ao Leão, depois fez uma tacada arriscada e conseguiu lograr exito, mas não parou por ai, quando foi comprar o carro fez o melhor negócio pagando a vista e conseguindo um desconto por estar realizando essa modalidade de compra no lugar do financiamento que promove a inclusão de juros que nem sempre são perceptíveis, ou seja, você fez um processo com princípio, meio e fim sem deixar um centavo de dinheiro sequer fugir da sua carteira por nenhum tipo de armadilha financeira que poderia estar refém.

A utilização dos fundos de renda fixa são uma boa oportunidade, já que percebo que alguns fundos estão com uma rentabilidade melhor que Tesouro direto, e meu desconforto no tesouro direto é que a corretora muitas vezes morde uma taxa de administração que para mim é abusiva, mas sem ficar chorando os "centavos", ainda considero uma opção infinitamente superior a poupança e aos produtos financeiros oferecido pelos bancos comuns, mesmo na corretora desses bancos vejo que não tem muito o que aproveitar.

Absorvi seu esquema, vou adaptar a minha realidade replicar sem dúvidas, sobre a explicitação da sua estratégia não se preocupe que não estou lendo dicas ou oportunidades, estou mais preocupado com minha educação financeira agora do que com oportunidades que se demonstram um ato de insanidade (para mim é claro), ainda preciso preparar uma boa plataforma para analisar gráficos e também de uma visão a longo prazo, como você tem uma experiência como empresário e é formado em administração sua análise fundamentalista é de excelente qualidade, e como é um sujeito que meche ou mecheu com desenvolvimento tem um tino para análise gráfica também, com certeza esta aliando o melhor dos dois mundos.

Para finalizar que meu texto esta ficando muito longo, agradeço mais uma vez e te desejo saúde, prosperidade e muita felicidade irmão, que tenha mais, em dobro, em triplo, talvez para um leigo suas palavras pareçam ser algum tipo de motivacional bobo, ou mesmo uma forma de estar se gabando (imaturidade), para mim isso brilhou como o mais puro ouro (literalmente), valew irmão !
Avatar pua
GriloSEP

Veterano - nível 9

#1043890 cARAMBA ! Que grande honra o Riker.T aqui no fórum , acredito que faz tempo que não postava aqui.. Creio que ja tenho lido quase todos os seus artigos.. sou um grande fã seu cara..Tudo que você fala em seus artigos sempre estou de pleno acordo.
Muito bom ter você postando aqui novamente ,.. esse artigo por exemplo, é rico demais..

Agora queria que me respondesse uma dúvida.. Eu tenho 20 anos.. meu Pai a algum tempo me fez uma proposta ..

Ele falou que se eu aprendesse a Investir com Bolsa de Valores ele soltava alguns Mils na minha mão para investir..

O Problema que não tenho tempo nenhum ! Trabalho das 6 as 19:30 , faço academia depois ainda ,cuido do meu ape.. me viro sozinho..

Então é pouco o tempo que tenho para leitura e aprendizado..

Ai eu vi que na Empiricus tem vários pacotes de dicas para apostar na Bolsa de Valores..

Me diga Riker.. vale a pena assinar a Empiricus ? e investir na bolsa segundo eles recomendam ? rende algum lucro ?

Você falou em Renda Fixa.. Que tipo de Renda Fixa que voce trabalha ?

Obrigado desde já
magnovieira

Aprendiz

#1043894 Subir até o topo da publicação para dar um "curtir" foi o minimo que eu poderia fazer para poder agradecer por este artigo magnifico e te parabenizar pelas conquistas Riker.T !
Ficou muito bom, parabéns, cara !!!
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#1043904 Prezados amigos,

Fico feliz por saber que alguns jovens se preocupam com o futuro. Não confio muito em Gurus, mas avalio suas analises de mercado e as transfiro para meus modelos e métodos, o que me dá a opção de avaliar segundo meus parâmetros e objetivos todas as suas indicações.

Algumas perguntas foram feitas e responderei a todas neste feed.

Cada um tem seus objetivos, certos ou errados, são seus. Os meus objetivos norteiam minhas ecolhas, que produzem consequências. Tenho algumas regras, como já citei, uma delas é - Não ser guru financeiro de ninguem, cuido apenas do meu dinheiro. (Nem dos meus irmãos, quando se ganha você é foda, quando tem prejuizo, perde-se mais que dinheiro.)

Já descrevi aqui parte de minha estratégia de ganho de patrimônio. Agora o que posso fazer é indicar alguns livros. Antes de investir no mercado você precisa investir em você.

Vamos lá :

Este livro começa do zero, dando uma noção muito boa para leigos, creio que seja o ponto de partida.Vale a pena investir R$ 30,00 e tê-lo em sua biblioteca. (Americanas.com)

- Investimentos , Como administrar melhor seu dinheiro – Mauro Halfeld – 3ª. Edição - Editora Fundamentos.

O próximo , vai ajudar a quebrar seus paradigmas sobre dinheiro e investimentos.

- Axiomas de Zurique – Max Gunter – Editora Record

O próximo é mais sobre o mercado de ações, vai lhe ajudar a entender o funcionamento do mercado. É o livro que estou lendo atualmente.

- Aprenda a Operar no Mercado de Ações – Come Into My Trading Room – Dr. Alexander Elder – 15ª. Edição - Editora Campus

Existem os clássicos que devem ser lidos e uma vasta variedade de livros mais técnicos e sobre areas especificas, mas creio que sem uma boa introdução, sua cabeça vai entrar em parafuso.

Grande abraço e sucesso, na vida, nos investimentos e no jogo.
Avatar pua
Sparkster

Veterano - nível 9

#1043935 Riker, parabéns pelo post, ainda não pude ler todos os comentários dos colegas foristas e nem todos os seus feeds.

Eu tenho 30 anos e seu artigo me fez acordar para algumas coisas, sobretudo sobre como minha mãe (responsável por minha educação e criação) e família me moldaram a continuar no mesmo esquema de pagamento de boletos.


Já estou lendo "Pai rico, Pai pobre", após seu artigo resolvi dar uma chance a este livro do qual sempre ouvi falar.

Adicionei a meta de que a partir de janeiro de 2018 começarei a investir em ações, até lá estarei aqui e nos livros aprendendo sobre.

Forte abraço!