Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Marcos Schroer

Aprendiz

#975967 Como vencer o ciúmes

Então, antes de eu começar a escrever sobre ciúmes, eu quero dizer para vocês sobre meus motivos e experiências com pickup e namoro. Eu estou nisso há um tempo, e eu me consideraria como nível intermediário no pickup. Eu estou no nível onde eu não tenho problemas em ter um pickup do começo ao fim com facilidade e regularmente, e eu não tenho problemas com levar uma garota que conheci para um relacionamento sério, parceira de foda ou apenas para um caso de uma noite dependendo de como eu me dou com a garota, então eu me consideraria em abundância com mulheres.

Há um tempo eu me peguei pensando em relacionamentos sérios e monogamia, coisa que eu não achei que poderia, já que eu amo pickup e ter variedade sexual. Eu namorei sério uma vez, e acabei descobrindo na época que eu era muito ciumento em relacionamento, e eu sabia que era ruim, não atraente e muitas vezes tóxico para o relacionamento.

Eu devo admitir que meus motivos para essa postagem são bem egoístas. Eu tive um problema com ciúmes e eu queria clarificar meus pensamentos e criar um tipo de plano para vencer esses sentimentos, mas eu espero que qualquer um que experienciar problemas similares pode aprender algo com isso, ou talvez pessoas que passaram pelo mesmo podem contribuir com o tópico e compartilhar suas ideias.

Então, vamos entrar...

Por que sequer se preocupar com ciúmes?

Então, a pergunta é por que eu sequer quero lutar contra meu ciúmes?Eu sei que poderia procurar uma garota fiel, ou "se tornar o homem que ela não iria trair" e o problema com ciúmes iria se cuidar por conta, ou no pior caso se ela realmente me traísse, apenas seguir em frente e conseguir outra garota.
Eu cheguei em um ponto onde penso que as opções um e dois não são realistas. Eu penso que vai haver uma hora em que ela vai querer variedade sexual após estar com você por um longo período de tempo, e nós vemos "alphas" na TV sendo traídos o tempo todo também. E eu não sei sobre você mas mesmo que eu realmente ame uma garota, eu ainda quero foder outras, não tem nada a ver com não amar ela, então por que jogar fora um relacionamento que está dando certo apenas porque ela (assim como você) quer uma variação sexual de tempo em tempo?
Mas há mais razões.
Outra razão que vem em mente é que é uma qualidade não atraente para se ter sendo homem e vai estragar seus relacionamentos, se você se tornar ciumento e começar a agir dessa forma, privando sua garota de fazer certas coisas e agindo como uma putinha insegura, algumas garotas não vão aceitar isso e vão sair fora.
Outra boa razão para lutar contra o ciúmes é porque é uma emoção inútil. Há zero benefícios. Nenhum! Quando você fica ciumento, tudo que você faz é surtar e agir em formas que vai se arrepender mais tarde e não muda o comportamento da sua namorada. Tudo que você faz é destruir seu clima e torna você infeliz.
A próxima coisa é que o ciúmes é completamente irracional. Eu sei que não parece isso para muitas pessoas mas quando você pensa bem, realmente não há razão para você ser ciumento pelo comportamento de uma garota, e eu não quero dizer se ela flerta com outros caras ou se sai muito para festas e baladas, mas eu quero dizer se ela dorme com outros caras. E porque isso é irracional eu vou dizer mais tarde.
Mas o fator principal com o que eu acho que o ciúmes deveria ser lidado é que, se você for honesto com si mesmo, você poderia se ver entrando em um relacionamento e fazendo sexo com a mesma garota pelo resto da sua vida e estando feliz com isso? Alguns de vocês podem não ter problema com isso mas eu pessoalmente tenho. E eu não acho que apenas porque é uma garota, ela não vai sentir o mesmo alguma hora.
Mas, se meu relacionamento estiver completamente intacto e eu quero estar com minha garota, eu devo jogar fora apenas porque ela e eu queremos dormir com outras pessoas? Eu não quero, então para eu ter um relacionamento significativo nessa fase da minha vida, eu vou ter que vencer o ciúmes, ou alguma coisa vai sempre estar faltando. Ou é variedade sexual, ou conexão próxima. E eu penso que ambas são necessidades humanas. E eu penso que ambas são possíveis.

Percepção comum do ciúmes:

A percepção comum do ciúmes é de que é normal. Pessoas acham que está programado em nós. E eu não estou dizendo que é completamente não natural, mas eu não acho que é um medo primitivo de precisar criar a criança de outra pessoa, mas o que nós experienciamos é um medo de perda. Não tem nada a ver com a garota fazer sexo com outro alguém, é um medo de perda que você experiencia. Você tem medo de perder sua esposa, por exemplo. Não tem nada a ver com ela dormir com outro alguém.
Ciúmes é um fenômeno cultural que nós somos treinados a ter desde pequenos porque nossa sociedade diz que é normal, então basicamente, ciúmes é condicionamento social. Por que eu posso dizer isso com convicção? Porque nós temos sociedades que não experienciam ciúmes sexual, algumas delas nem sequer possuem monogamia, e são felizes. Então se elas podem fazer, nós também podemos.

Então, nos ensinamentos budistas é dito que emoções destrutivas como raiva, ganância, ciúmes e assim por diante são:

1. Não intrínsecas à nossa natureza.
2. Resultado de não ver as coisas como elas realmente são, são ilusões.

Agora, se essas crenças forem ou não 100% verdadeiras não importa pois ver dessa forma é extremamente útil por algumas razões. Se você não vê nesse o caso ciúmes como intrínseco para sua natureza, você não se identifica com ele e não "fica preso" nele quando surgir. Eckhart Tolle fala sobre esse princípio de cuidar das suas emoções bastante também. Se você não ceder a elas e não deixar elas estarem lá, em breve elas vão desaparecer, pois não recebem combustível para ficarem vivas. Em outras palavras, você não resiste a elas.

Então, estando no contexto dessas suposições, vamos dar uma olhada porque homens são ciumentos e examinar se há uma razão realmente válida.

[color=#ff0000]Porque você é ciumento e porque não deveria!

[/color]Eu tenho certeza que não vou listar todas as razões porque pessoas são ciumentas mas essas são algumas das razões que eu examinei em mim mesmo e nas pessoas ao meu redor. Eu tenho certeza que todo mundo tem suas próprias "construções mentais" que desenvolvem mas aqui está algumas das minhas.

Carência

Então, eu acho que a maioria dos caras são ciumentos porque vivem em carência. Tem medo que se a garota deles dormir outro alguém, ela vai sair fora e seguir para o próximo "objeto duro e brilhante". Eles veem a garota como um recurso escasso. Se você for novato e não tem habilidades com mulheres, esse medo é parcialmente válido, mas a longo prazo enquanto você ficar melhor, sua abundância vai aumentar. Nós sabemos que conseguir garotas pode ser aprendido e após trabalho suficiente, não vai ser problema conseguir uma nova garota, e sexo é abundante.

Outra forma para pensar é essa, toda vez que você fica ciumento e age de tal forma, você mostra para as pessoas ao seu redor que vive em carência. Essa é uma posição fraca de onde vir e pessoas são repelidas por isso. Você realmente quer ser esse cara?

Alma gêmea

Caras veem a garota como "especial" e que não pode ser substituída, então se ela sair fora, não vai haver outra garota como ela. E mesmo que a sociedade reforce essa crença constantemente, é simplesmente mentira. Essa crença vai severamente junto com a outra acima, mas a diferença é que nessa não há medo de não conseguir sexo ou uma namorada, mas que o cara está convencido de que essa garota é muito especial e não pode ser substituída. Isso é simplesmente mentira. Há muitas garotas lá fora com quem você se da muito bem, e talvez há até mesmo uma garota lá fora com quem você se daria ainda mais bem do que com a que está agora. Essa ideia de alma gêmea é martelada na sua cabeça pela sociedade mas você precisa olhar por cima disso. Você vai se colocar em muita miséria se não se livrar dessa crença.

Não têm certeza de seu valor no relacionamento

Se você não tem certeza no seu relacionamento, você fica ciumento porque não sabe se tem valor suficiente para ela estar por perto. Isso é pura insegurança. Há toneladas de métodos para se livrar de inseguranças, mas o que eu gosto de pensar para mim mesmo é, se ela me largar por outro cara então provavelmente minha conexão com ela não era genuína acima de tudo. Ou talvez era genuína mas pessoas evoluem e assim também as necessidades delas, e talvez não somos mais adequados um para o outro. E também que eu amo essa garota e se ela estiver mais feliz com outro alguém, está tudo bem, eu desejo o melhor para ela, pois eu sei que posso cuidar de mim mesmo. Isso parece realmente duro quando eu digo dessa forma, e eu realmente não quero que seja interpretado tão severamente mas eu não sei como colocar em outras palavras. Porém, se ela me largar, eu sei que vou ficar bem, eu vou sentir falta é claro, mas vou sobreviver e conhecer alguém novo.

Se sente tratado injustamente

Eu acho que esse pode ser um ponto que muitos caras na comunidade do pickup podem relacionar. Você alcançou todas essas habilidades com mulheres e pode sair e comer outras garotas facilmente mas não faz porque se estabeleceu em um relacionamento monogâmico porque pensou que foi a coisa certa a ser feita, mas ela sai e flerta com outros caras enquanto você se conteve de fazer isso por todo esse tempo. Isso é simplesmente alguma bobagem injusta, se ela quer o direito de fazer, então deve você.

Ego

Hoje em dia, caras traídos são vistos como burros ou fracos, é "desrespeitoso" para um cara, ser traído pela garota dele. E eu não estou dizendo que está tudo bem a garota trair se o compromisso era de ser fiel um com o outro, mas o fato de que ela quer ou fez sexo com outro cara não tem absolutamente nada a ver com você. Você pode ser um profissional na cama e dar para ela tudo que precisa e assim por diante mas se ela foder você durante 4-5 anos, vai ficar entediante, para você e para ela, e eu realmente não acho que há uma maneira em torno disso, especialmente se você fez sexo com várias mulheres antes. Há uma excitação quando você dorme com alguém novo que vai ir embora após estar em um relacionamento por longo tempo, e não quer dizer que fica totalmente entediante mas fica diferente. E novamente, não há nada a ver com você. Eu penso que muitos caras estiveram em relacionamentos que estava dando certo mas eles simplesmente queriam fazer sexo com outra sem nada estar errado com a garota com quem já estavam juntos. Veja dessa perspectiva!

A narrativa da comunidade de pickup

Essa razão é na verdade relacionada com a acima. Na comunidade do pickup, muitos pensam que "a garota consegue algum fornecedor tolo que cuida dela e fode o alpha por trás das costas dele", e há verdade nisso que eu não estou negando, mas se você trabalhou em si mesmo e se desenvolveu como sendo um cara atraente e sabe que você é foda, isso simplesmente não se aplica. Como eu disse, caras super alphas são traídos o tempo todo, então deixar sua garota querer uma variação sexual define você como sendo um tolo? De alguma forma, há essa crença não dita, que se uma mulher quer foder outro cara após estar com você por um longo tempo, há algo de errado com você, ou então você deixou de ser atraente, mas pense nisso, eu pessoalmente poderia namorar a garota mais gostosa do mundo e simplesmente saber por um fato, que mais cedo ou mais tarde eu vou querer foder outras garotas porque a excitação apenas não é mais a mesma que era no começo. Isso muda a aparência ou caráter da mulher com quem eu estou? Não, de forma alguma. Ela ainda é a mesma, mas você vai apenas ficar acostumado com ela. Seres humanos buscam novidades, a vida não é um filme da Disney.

Falsas crenças sobre sexo e amor

Pessoas acreditam que sexo = amor e usam essa crença para todos os tipos de coisas. Garotas tímidas muitas vezes racionalizam apenas dormir com caras que amam verdadeiramente pois elas são inseguras com sua sexualidade, ou presas em condicionamento social achando que serão vadias se fizerem. Outras pessoas realmente acreditam que se você está com alguém e faz sexo com outro, quer dizer que não ama a pessoa. Mas olhe para a evidência, ou apenas veja para a sua própria experiência, isso é simplesmente mentira. Se sexo e amor fossem o mesmo, parceiras de foda não iriam existir pois assim que pessoas se fodessem, iriam se apaixonar. Casos de uma noite não iriam existir. Prostituição não iria existir. Pornô não iria existir. Você já fantasiou dormir com outra garota e sabe que ama sua garota? Eu acho que isso acontece com todos nós. E se acontece com você, acontece com sua namorada. A sociedade quer que nós acreditamos que apenas homens possuem esse desejo, mas qualquer um fazendo pickup por um tempo sabe que garotas são tão loucas como homens ao se tratar de sexo. É bem louco pois isso é algo que está bem na frente de todo mundo mas ninguém quer ver.

A última coisa a ser considerada é essa, se você realmente ama uma garota autenticamente, você deseja para ela o bem e está feliz quando ela está feliz, e você quer que ela se divirta, como pode ficar bravo com ela por dormir com outro cara? Foi uma experiência divertida para ela que não teve nada a ver com você, ela apenas quis foder, isso é humano. Como você pode tentar restringir ela disso?
Reflete sobre como você pensa que ela é, você vê ela mais como um objeto que quer possuir e não quer perder ela.

Então, você pode se livrar?

Primeiramente, eu penso que todos vocês precisam meditar as razões ditas acima e realmente entender elas, esse é o primeiro passo, entender o problema. E você também precisa se lembrar que ciúmes vem de não ver as coisas como elas realmente são. É uma ilusão de diferentes crenças falsas que você está aderindo. Isso sozinho vai enfraquecer muito suas reações ciumentas. Mas não é tão fácil. Ciúmes é como a ansiedade de aproximação, ambas são emoções, e basicamente você vence elas pela mesma forma:

1. Você corrige suas falsas crenças que estimulam elas.
2. Você não toma mais posse delas.
3. Você faz um comprometimento com você mesmo de não ceder mais a elas.Você deu seu primeiro passo mas de agora em diante você vai precisar se comprometer a não seguir essa emoção novamente e não ceder a ela, se conter de pensamentos ciumentos ou ações.
Assim como ansiedade de aproximação, aquela sensação ainda vai vir e é quando a parte ruim começa. Nessa situação você deve reconhecer se está lá e então começar a focar no porque é ridículo ter isso. Lembre você mesmo das razões do porque é uma ilusão e talvez foque na abundância.
Com o passar do tempo, suas reações ciumentas vão ficar mais fracas e mais fracas... Elas desaparecem? Eu ainda não sei, mas eu sei pela minha experiência que suas reações ciumentas vão se enfraquecer até serem um simples pequeno incômodo.

Eu tirei essa postagem do fórum do RSDNation, não é autoria minha, eu apenas traduzi para o português.
Avatar pua
Tadashicto

Veterano - nível 9

#976004 Primeiramente mto boa a sua tradução parabéns
Agora sobre o post eu concordo em partes,não aceitaria q minha namorada dormisse com outro homem,na minha visão isso se enquadra em um relacionamento aberto e não em compromisso serio...
Tirando isso a visão dele é para se pensar.
Abraços!!
beginner - DOADOR

PUA EXPERT

#977613 Muito bom Marcos. Parabéns. Concordo com tudo que está neste artigo. Há muito tempo me parece loucura como todo mundo finge que o fato de transar só com a mesma pessoa por anos e anos não vai levar a enjoar (em ambos os lados). Vemos isso acontecendo com todo mundo, mas maioria das pessoas gosta de fingir que não vê.
kjay

Veterano - nível 9

#978729 Parabéns pela tradução, concordo com o autor do texto na parte de não ter mais ciúmes , para não ter ciúmes é preciso a morte do ego e da paixão coisas que hoje em dia é muito difícil de acontecer até porque somos influenciados a ter um lado emocional fraco desde pequeno pela mídia e por todos em volta, mais tenho certeza que ainda dá tempo de mudar isso, eu mesmo mudei muito depois que conheci o pick up e estou me relacionando com uma menina só por opção minha, não sinto ciúmes nem paixão coisas que antes era impossível para mim, até sinto um pouco de ciúmes mais me controlo, e em questão de ela também querer trair vai do caráter da pessoa, e sim elas são loucas por sexo como nós me assustei quando descobri isso, pois sempre acreditei que era só a gente descobri por experiência própria.