Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Shadoww

Aprendiz

#1037758 Galera esse é o terceiro ano que tento medicina,só nesse último que fiz cursinho.Ainda falta resultados,pode ser que eu passe,mais tenho que me preparar caso ñ.Morei de favor na casa de meu irmão e a mulher dele,pois meus pais moram em outro estado e não tinha condições de alugar casa além de estarem pagando o cursinho com aperto.Não tenho liberdade pra falar com ele,pois tudo que falo ele conta pra mulher.Conversando sobre a possibilidade de ter que fazer outro ano de cursinho,entendi pelo que ele falou que ela não quer que eu continue morando com eles (tbm ñ quero mas sem dinheiro é foda).Assim fica minha dúvida, sobre o que fazer,arrumando emprego diminuiria minha chances de estudar,posso voltar estudar em casa(de meus pais),mas n tenho disciplina e fico com medo de perder outro ano.
Avatar pua
Jaimenmj

Veterano - nível 1

#1037764 Fala meu irmão!!

Então, a vida não é uma coisa fácil!! Isso todos nós sabemos! Mas o que diferencia os campeões das pessoas comuns é sua capacidade de superar as dificuldades!
Se realmente seu sonho é fazer medicina, não desista! Tenho um amigo que também demorou pra passar! Ele levou 4 anos! Mas hoje faz sob a tutela do PROUNI e com certeza será um excelente profissional.

Mas vamos a parte lógica. Você precisa analisar sua situação e achar formas de supera-la. Faça uma análise, você realmente precisa fazer cursinho? Talvez você possa dedicar ao material que você já adquiriu nesses anos e reforçar seu estudo neles. Você já viu outras faculdades onde você teria uma chance melhor de passar ou de viver? Por exemplo, meu sonho era fazer Direito na UFMG em BH. Só que se eu fizesse lá, eu teria: uma qualidade de vida ruim, e isso implicaria diretamente no meu desempenho acadêmico, com mais stress. Eu teria que trabalhar mais, e com essa situação teria menos tempo para trabalhar.

Você não precisa, como também NÃO DEVE desistir dos seus sonhos!! Você precisa estudar as formas de como alcança-lo!

Espero ter lhe ajudado!
Um abraço!
Avatar pua
koreancb

Veterano - nível 9

#1037771 Fala irmão... Fiz 1 ano de cursinho e cheguei a começar o segundo. Mas passei alguns dias depois de começar o 2 ano de cursinho. Quero te dizer, não desista. Coloque na sua cabeça que você vai tentar até o fim. Caso contrário, nem começe.
Vou te deixar um poema que me ajudou muito no meus anos de cursinho, sempre via o video, o qual você deve procurar no youtube: "All the way - A Charles bukowski poem" - Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.
Vá.
Até.
O fim.
Isso pode significar perder amores, amigos,
empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim.
Isso pode significar três ou quatro dias sem comer.
Isso pode significar congelar no banco de um parque.
Isso pode significar deboche, rejeição. Solidão.
Solidão? Pense nela como um presente.
E em todo o resto como um teste à sua persistência.
O tamanho da sua vontade de chegar lá.
Você vai chegar.
E vai ser melhor que qualquer coisa que você
possa imaginar.
Vá.
Vá.
Vá.
Até o fim.

Mas cara, vou te passar minha experiencia. O cursinho é necessário quando você ainda precisa de uma base. Meu amigo fez 3 anos de cursinho e no 4 ele estudou apenas em casa e passou em medicina. É foda, mas você tem que ser persistente. É seu futuro em jogo
Se você acha que nao vai conseguir estudar sozinho e ainda precisa de um ano de cursinho, você deve urgentemente conversar abertamente e dizer tudo o que sente para seu irmao e para sua familia. Eles são seu maior apoio e tu deve esclarecer e mostrar a eles o quanto tu quer isso e está lutando por isso.
Meu pai sempre me apoiou em fazer cursinho. Por outro lado, minha mae não apoiava de jeito nenhum. Conversei com ela, ela aceitou e começou a me apoiar mas com um receio. E no final mostrei pra ela que valeu a pena.
E vou te dizer mais, meu ano de cursinho foi um ano que eu entrava em redes sociais somente na sexta feira. Perdia meu tempo conversando com mulheres apenas nos finais de semana. É foda cara, mas é assim, você tem que se abdicar de algumas coisas para ter sucesso no que você quer (a menos que voce consiga conciliar os dois, o que eu acho muito díficil). Meu amigo não abdicou disso e continua ai, até hoje no cursinho. E atualmente eu aproveito tudo o que deixei de fazer naquele ano.
Qlqr coisa mande um pm que posso te ajudar melhor! ABRAÇOS!
FOCO E DISCIPLINA PORRA!
Jonaspiv

Aprendiz

#1037773 Opa, meu velho, antes de tudo... Med. É um curso bem chatinho de passar, como o nosso amigo falou acima '' Se não for pra ir até o fim nem comece'' e acrecentando: no caminho você vai encontrar mil e um motivos para desistir. Mas cá entre nós, ninguém aqui quer ser o derrotado que vai ter que olhar nos olhos de nossos pais e falar que desistiu de lutar e fracaçou, alegando pra eles que o investimento que fizeram pelo seu sonho acabou de cair nos esgotos. Meu chapa, o segredo é saber estudar, quando digo isso me refiro que você não é dependente do tempo que gasta estudando e sim do quanto rendeu o seu estudo. Por exemplo, estou cursando engenharia mecânica, tenho colegas que se empenham muito para passar, passam dias, até semanas, estudando para uma única prova(que não é a do exame final) e mesmo assim tiram notas inferiores a do outro colega que estudou apenas dois ou três dias antes da prova. Agora pensa comigo, aaahh esse cara deve ser o '' inteligentão'' tira 10 em tudo e nem precisa estudar. Eu afirmo, esse cara é muito inteligente, mas não por ter uma capacidade sobre-humana de raciocínio, ele simplesmente soube se organizar e estudou o material certo, ou seja, ele teve um rendimento superior.
Chega de papo furado... Amigo, cada um deve encontrar o seu modo de estudar. Vou te explicar como eu faço e depois você tem que ver como adpatar isso pra ti.
1° Faço uma lista do que eu vou precisar estar sabendo antes da prova. Pra isso, eu olho todos os títulos e tópicos da matéria a ser estudada e vou colocando tudo em ordem decrescente no quesito importancia.
2°Vou estudando pelo guia que fiz. Para executar da melhor forma possível essa etapa procuro meus professores, para receber dicas e saber a melhor bibliografia para utilizar.
3° Depois de todo esse serviço você deve descansar, faço algo que lhe agrade, vá dar uns beijos em uma HB, jogue um futebol. Afinal ninguém é de ferro né! Hahaha
Espero ter ajudado! Forte abraço.
rafael.cs

Veterano - nível 1

#1037774 Prezado,
você já é vencedor em querer fazer uma faculdade. Eu passei por algo parecido. Eu fiz Sistemas de informação em uma Universidade conceituada em Minas Gerais, diante disto, meu salário era igual a parcela da universidade. Meus pais começaram ajudar e sempre acreditavam que não iria terminar. E meus colegas de faculdade, sempre desitimulavam com palavras como "desisti disto, compre carro, roupas e lazeres". Hoje sou bacharel em sistemas de informação,
Acredite! há tempestade mas Jesus está no barco. (mesmo sendo ateu acredite em dias melhores)
Hoje, tem vários tipos de financiamento nas faculdades e tem o FIES (http://sisfiesportal.mec.gov.br/), PRAVALER (http://www.creditouniversitario.com.br/) E O PEP (http://www.parceleafaculdade.com.br/). Estes podem ser uma alternativa caso não conseguir uma universidade pública. ESTOU TORCENDO POR VOCÊ :yaaah

ABRAÇO,
RAFAEL
Avatar pua
junior1

Veterano - nível 9

#1037842 VAmos ver se eu entendi. Você quer cursar medicina que é um curso período integral, entende-se que caso você passe terá condições de se manter no curso sem trabalhar. Já que é um pouco difícil cursar faculdade integral e trabalhar.

Qual o seu problema? Morar com o irmão. Você pode ir morar com os seus pais, mas se fizer isso julga que perderá o foco.

Me corrija se eu estiver errado, entendi?

O que vc deve fazer? Óbvio, vá para a casa dos pais e estude com foco. Ou os seus pais te atrapalham? Se seus pais tem condições de manter vc estudando em uma faculdade integral é porque conseguem manter vc, qual o problema?

Não entendi...

Para de ser viadinho e estude com foco, tem a faca e o queijo na mão e fica dando crise de mulherzinha. Entre no meu blog, verá um curso ótimo com muitos aprovados em medicina, é top de linha.