Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

Papabear

PUA Avançado

#772467 Fazia muito tempo que eu não postava um artigo aqui no PUABASE. Estive envolvido em projetos pessoais, profissionais e sociais, então realmente estava sem tempo de postar alguma coisa robusta e com conteúdo. Devo confessar que não sei se alguma pessoa já postou artigo semelhante a esse por aqui, se caso já tenha um artigo com todas as informações abaixo, peço desculpas pelo transtorno :shii . De qualquer forma, espero que este artigo ilumine a cabeça de todos os leitores, consegui visualizar isso depois de ler vários artigos, livros, participar de seminários, cursos e, obviamente, me comunicar com várias pessoas durante vários anos. Contudo, antes de absorver os ensinamentos, acredito ser necessário vocês saberem um pouco mais sobre mim.

Imagem

Atualmente, me intitulo um ser comunicativo em busca de bons momentos e aventuras. Trabalho e faço faculdade, cuido da minha aparência, saio com meus amigos, gosto de filmes, bebidas, cigarro, séries, mulheres, livros, viagens, esportes, gosto de conhecer e me conectar a diferentes tipos de pessoas e vivenciar diferentes tipos de situações e ambientes. Namoro com uma HB fantástica que me surpreende, me dá tesão e me faz sorrir todos os dias. Trabalho em uma multinacional de TI e lidero uma equipe que possui em torno de 25 integrantes. O meu papel na empresa envolve comunicação constante com grande parte desses integrantes. Já realizo treinamentos e começarei a realizar palestras para gerentes seniors da empresa (isso com apenas 23 anos). Enfim, a comunicação já faz parte de mim, faz parte do meu dia-a-dia, tenho que lidar com diferentes situações e pessoas todos os dias e amo fazer o que faço, amo conversar e conhecer pessoas. Certo, deixando as cerimônias de lado, vamos agora ao que interessa!

Imagem

Temos exemplos de grandes comunicadores hoje na mídia. É fácil identificar um bom comunicador nos primeiros 5 minutos em que ele abre a boca. Para exemplificar isso, basta você ver algum discurso do camarada que nós conhecemos acima. Barack Obama realmente é um dos reis da oratória no cenário internacional atual, basta ver um de seus inúmeros discursos apresentados na CNN ou alguns que se encontram no Youtube. Em geral, se comunicar é algo bem simples, as pessoas é que dificultam. A melhor forma de não fazer a conversa morrer tanto com mulheres quanto com homens é ter curiosidade, saber ouvir e utilizar ganchos de conversas.

Imagem

Porque precisa ter curiosidade? Se uma pessoa que esta conversando com você, não tem curiosidade em saber coisas sobre você, ou não admira a forma de seus comentários, não vê humor neles, vê eles com tons pessimistas, vê eles com falta de autenticidade, então a conversa irá morrer. Como resolver isso? Todas pessoas ficam curiosas por pessoas que ficam curiosas pelas coisas que elas se interessam, ou seja, se mostre interessado e curioso naquilo que as outras pessoas gostam, não seja tão crítico, tão convencido, pessimista, tenha uma mente aberta, seja, humilde, aprenda a entender as pessoas e aquilo que elas gostam e admiram. Veja o lado positivo das coisas, não leve tudo tão a sério, ria de coisas bobas que o fazem sentir-se como criança, ria de seus erros, ria da vida. Os seus erros só servem para você aprender, os seus acertos servem para serem aproveitados, curtidos.

Imagem

Porque é preciso saber ouvir? Em uma interação com duas ou mais pessoas você precisa ouvir para ser ouvido. Alguem fala e outro escuta. Se você não ouvir o que a pessoa quer falar como poderá reagir? Não será congruente e a pessoa irá se entendiar da conversa caso sinta que não esta sendo ouvida. Se você esta falando com uma pessoa e a pessoa ignora tudo aquilo que você fala, como você se sente?

Imagem

O que são esses ganchos de conversa? Ganchos de conversa são palavras que podem ser utilizadas durante a interação humana para continuar a mesma interação. Todos nós utilizamos ganchos de conversas para deixar o papo contínuo e mudar de forma suave de assunto. Não necessariamente precisamos ficar sempre utilizando esses ganchos de conversa, podemos mudar de assunto repentinamente, mas deve-se atentar para o relacionamento que se tem com a pessoa para não assusta-la, ou então utilizar o velho "mudando de assunto". Exemplo de ganchos de conversas:

Minha irmã adora ver filmes e comer pipoca.

Se alguém utiliza essa frase, podemos ver vários ganchos de conversas que podem ser utilizados:

-irmã
-adorar
-ver
-filmes
-comer
-pipoca

Para dar continuidade na interação basta utilizar um desses ganchos que ela dificilmente irá morrer, por exemplo:
"Quais tipos de filmes que sua irmã adora?"
"Eu adoro filmes do Woody Allen, tipo Vicky Cristina Barcelona, você já viu?"
"Já o meu irmão gosta de pular de paraquedas apesar de ter medo de altura, você acredita nisso?"
Ou então,
"Você não vai acreditar no que me aconteceu, estava eu no cinema vendo o filme Homem Aranha com meus amigos e aconteceu uma enorme briga na saída, (detalhes da briga), você já passou por situação parecida?"

Utilize esses ganchos de conversa que, dificilmente, a conversa irá morrer, utilize uma história real e divertida/inusitada que você será visto como pessoa uma interessante.

Imagem

Mas, como utilizar os ganchos das conversas com HB's? Obviamente, com mulheres os ganchos das conversas também funcionam, entretanto, devemos tomar cuidado para os ganchos não serem acompanhados apenas por perguntas, se não ele pode gerar uma conversa tediosa ao estilo entrevista. Mulheres gostam de homens que as interpretem, gostam de saber como são vistas por eles, gostam de saber mais sobre elas mesmas. Para isso, utilize afirmações sobre elas, analise-as rapidamente e pense que tipo de mulher você acha que ela é, fale isso para ela. Ela parece ser boazinha ou malvada? Ela prefere ficar em casa ou sair para baladas? Ela prefere gatos ou cachorros?

Ademais, para você ter a atenção das mulheres em conversas, fale com emoções e sobre as emoções. Enfatize como determinada situação o fez ou faz sentir, como a determinada HB o faz sentir, se você se sente curioso perto dela, se ela te passa medo, se ela te passa uma vontade maluca de beijar, qual sensação você tem ao estar do lado dela? Se você se sente timido perto dela, você pode falar para ela, ela consequentemente vai perguntar porque e vai se sentir encantada (caso você tenha já um valor social construído, caso já tenha ganho IDI's) e, consequentemente, vai te perguntar porque. Surpreenda-a, não fale só sobre atributos físicos e fale sobre emoção que ela te transmite. Não me entenda errado, você pode falar sobre como o olhar dela o faz sentir, sobre como o sorriso dela o faz sentir, sobre como se sente quando estão só vocês dois juntos. Se você se sente oprimido ou sem confiança perto delas, trabalhe sua auto-estima (não tem porque ter medo de estar ao redor de belas garotas). Se você se sente timido perto dela, você pode falar para ela, ela consequentemente vai perguntar porque e vai se sentir encantada (caso você tenha já um valor social construído, caso já tenha ganho IDI's)

Imagem

Como deixar a conversa interessante e não se preocupar em manter a conversa sempre "acesa"? A melhor maneira de ter uma conversa interessante é você ser interessante, falar sobre assuntos interessantes, é falar com emoção. DESPERTE EMOÇÕES NAS PESSOAS! Quando você expõe enfaticamente as emoções nas conversas, as pessoas prestam mais atenção a elas (isso, tanto homens quanto mulheres são assim). Por exemplo:

Quando você diz para seus amigos que vai contar um caso "BOMBÁSTICO", você já desperta uma expectativa em relação as emoções deles.

ENFATIZE AS SUAS EMOÇÕES NAS CONVERSAS! DRAMATIZE SUAS IDEIAS!

Diferentemente, quando você é uma pessoa para baixo, ou é visto dessa maneira, e diz que você irá "contar um caso", já pensam que você vai reclamar de mais alguma coisa.

Imagem

Quais são os benefícios de ser uma pessoa comunicativa? Os benefícios que são gerados as pessoas comunicativas são tantos que eu nem citarei eles, assim, você terá que testar em campo e depois diga para todos nós os resultados :rolf . Seja uma pessoa otimista e conte histórias interessantes que te aconteceram, não esqueça de falar com emoções, seja enfático quando tem que ser. Utilize de sua linguagem corporal e tom de voz para isso, existem diversos artigos e livros que auxiliam você melhorar nesses quesitos. Não é necessário ter sempre uma história extraordinária, afinal de contas, poucos aqui são astros do rock para terem uma história magnifica em toda interação. O fato é que você tem que dar valor a aquelas histórias que você vivenciou e vivencia, aquelas que te fizeram rir e/ou aprender alguma coisa com elas.

:ae

Grande abraço do Papabear!
Avatar pua
Vivacity

PUA EXPERT

#772480 Estava precisando ver um tópico com esse assunto em questão. Nós sempre precisamos melhorar nossas habilidades sociais, nossa questão financeira, nosso físico e por aí vai. Mas as habilidades sociais são também um papel de fundamental importância e não devemos esquecer destes.

Esse tópico com certeza fez eu abrir a minha mente e reforçar os meus princípios quanto à conversação com as pessoas desconhecidas, nas quais acabamos de conhecer e também as quais nós já conhecemos. Excelente tópico papabear, grande abraço !!
Avatar pua
Rodrigo Lee

Veterano - nível 10

#772507 Opa...ta a i uma coisa que tenho buscado melhorar bastante!! Cansei de ver a conversa morrer e ficar ali parado olhando pra cara dos pessoas.rsrs
Mas tenho lido a respeito e quero tonar um hábito me comunicar mais e com mais fluência e tal!!
Valew pelo post.
Abs
Ximenes - MEMBRO EXCLUSIVO
#772533 Uma vez um grande amigo, muito pegador, me disse que os homens são atraídos pelo visual e as mulheres pelo ouvido.

Os mais experientes já sabem disto, mas provavelmente não deva saber como ser mais comunicativo. E é por isso que eu busco sempre melhorar na parte da
oratório.
Avatar pua
adrieldbz

Veterano - nível 8

#775808 Cara aprendi o quão importante é uma boa comunicação através de um colega da escola, ele sempre conversava com todo mundo realizava ótimas apresentações de trabalho, e parecia que ele conseguia tudo com sua voz, ele tinha garotas no seus pés, muitos amigos e aquilo me intrigou, desde então procuro me comunicar melhor, fiz Curso de Oratória, mas deixar o mal hábito de falar e difícil sempre cometo erros, essa dica dos ganchos já conheço e pratico muito. Sim aprendam antes de tudo a se comunicar, é o primeiro passo para ter uma vida melhor, e além de se comunicar aprenda a se expressar de maneira correta, gente vocês não tem noção do quão bom é ter essas habilidade de expressão e comunicação.
Avatar pua
jhon erick

Aprendiz

#900876 Bem legal ...

A parte que voce fala do que gosta e as suas atividades...acho isso importante, as pessoas nao podem se limitar a uma coisa..
exemplo: voce so gosta de futebol so vai falar de futebol é importante voce conseguir ter opinioes sobre varios temas.

gostei do post Papabear abraçoss