Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

25ruca

Veterano - nível 10

#1073887 :parado OI

Então, estive um tempo parado fora dos fórums por algum tempo e provavelmente continuarei assim. So virei aos fins de semana. Há muita coisa que em excesso vira entertenimento e só uma perda de tempo que te desvia do que importa. Então auto-regulação é importante.

Porém hoje vim trazer um conceito que inventei nesta semana que eliminou a minha ansiedade e procrastinação para quase zero e aumentou a minha disciplina mental e alguns outros conceitos que levaram a isto que me ajudaram.

#1
O pimeiro conceito é: A regra dos 5 segundos.

Esse conceito eu ouvi numa palestra TED no youtube.
É similar a regra dos 3 segundos do Mystery. Ela diz que, você tem 5 segundos para quebrar um hábito automático e tomar acção antes que esse hábito tome controle automático e faça você ficar na sua zona de comforto. O que você pode fazer é contar de forma decrescente de 5 a 0 para que você quebre o padrão automático de desculpas que viriam nesse tempo e tomar acção logo. Segundo a palestrante, não funciona se for de forma crescente. Testei e não funcionou de forma crescente.

O que faz funcionar é que cria esse estado de urgência e quebra o teu padrão automático de pensamento por 5 segundos até ele se acostumar de novo.

Ex 1: você está na cama e você tem que acordar. Você só tem 5 segundos a contar para sair da cama até que a preguiça ataque e as desculpas apareçam. Vai, rápido!

Ex 2: você vê uma hb e você pensa em lhe abordar. Você tem 5 segundos a contar se não a AA vai aparece. E ao invês de se focar nas desculpas você se foca no tempo oque cria a sensação de urgência e não dá tempo para você se focar nas desculpas e deixar o medo entrar.

Eu costumo contar de 10 para zero rápido, mas geralmente faço antes de passar 5. Depois de um tempo você desenvolve o hábito

#2
O segundo conceito é: tomar banho de agua fria todos os dias
Oque isto faz é emular a mesma sensação de que nós temos como a AA ou procrastinação e desenvolve a nossa disciplina mental e o habito de encarar situações assim e fazer acontecer.O mencionei depois da regra dos 5 segundos de propósito. É uma boa forma de testar a regra dos 5 segundos.

#3
O terceiro conceito é algo que eu inventei esta semana que me fez tomar acção em todas as situações e revelar as grandes bolas que eu tenho. É um ''jogo'' que eu jogo dentro do jogo quando eu estou a sarguear. Não tem nenhum nome. Vou chamar de ''jogar com o conforto'' por enquanto. Porque você joga com o medo ou preguiça de uma habilidade com a de uma outra habilidade.

Então, eu me exercito 3 vezes por dia. A primeira é de manhã logo após acordar, onde eu faço 30 flexões de manhã, depois na hora de almoço antes de almoçar logo após eu sarguear no caminho da escola para casa, e as 18 onde exercito a sério e também faço 2 sets de 30 repetições em tempos diferentes.

Então, agora eu faço essa coisa do tipo karma onde ao invês de me shutar mentalmente porque não abordei eu uso essa energia para criar impulso para evoluir ainda mais e fazer algo positivo. Tipo uma punição saudável, que nem parece uma punição. No final do dia é uma situação ganha-ganha para mim não importa que resultado tenha. É usar a emoção/frustração que você tem de não ter feito oque deveria ter sido feito para sair ainda mais da sua zona de comforto. É reciclar as coisas que você não usou para crescer, para criarem impulso para que você cresça de qualquer forma.

Como a minha base de flexões são 30 repetições. Eu aumento mais ''pontos de flexões'' para fazer quando eu chegar em casa.
Por exemplo: eu aumento mais 10 flexões das minhas 30 base, de todos os mixed sets em que tinham uma hb gostosa que eu não abordei ou a qualquer hb que não abordei por qualquer razão mas tinha que abordar. Mas eu posso retirar esse 10 pontos de flexões se eu abordar um outro mixed set.
Mas os pontos não podem ir abaixo da minha base que é 30 repetições. E os pontos dependem de você mesmo e de quanta frustração/nervosismo/decepção você sente, não pegue leve com você mesmo. Seja justo.
E mesmo que você acabe por chegar com pontos de flexões a mais, quando você chegar em casa. Você acabará ganhando porque você no final vai acabar crescendo e vai acabar por descobrir a tua nova base de flexões onde você pode aguentar sem perder stamina.

E você pode aplicar isto a qualquer sticking point que você tem. E não se aplica só a abordagens e exercícios, você pode fazer essa relação de pontos com qualquer outra habilidade que você quiser desenvolver.

Espero que tenha ajudado em alguma coisa.
Sinceramente, 25ruca
Avatar pua
outside - MEMBRO EXCLUSIVO
#1073892 Ótimas dicas. Para quem estuda e/ou trabalha, existe uma técnica muito interessante para se manter focado nos estudos, que é a técnica pomodoro, em que você separa o tempo de trabalho/estudo em pomodoros (intervalos de 25 minutos), com pausas de 5 minutos entre cada pomodoro. Tenho usado a um tempo e tem me ajudado muito a afastar a procrastinação durante o trabalho