Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

jleomenezes - MEMBRO EXCLUSIVO
#673802 Olá pessoal, hoje estou vindo aqui para fazer uma contribuição para toda a comunidade.
Hoje acabei de ler o livro O Monge e o Executivo, ótimo livro por sinal, indico a todos.

Numa das passagens, quase no final, é citado os 4 estágios necessários para adquirir novos hábitos e habilidades, quando li essa parte me identifiquei muito com o nosso mundo PUA, então primeira coisa que pensei foi em compatilhar com todos, uma forma de retribuir todo conhecimento que tenho aqui, de graça.

O texto abaixo foi retirado do livro O Monge e o Executivo.

Talvez alguns de vocês já conheçam os quatro estágios necessários para adquirir novos hábitos ou habilidades. Eles tanto se aplicam à aprendizagem de bons hábitos como à de maus hábitos, de boas e de más habilidades, de bons e de maus comportamentos. O interessante é que eles se aplicam totalmente ao aprendizado de novas habilidades de liderança.


Estágio Um: Inconsciente e Sem Habilidade


- Este é o estágio em que você ignora o comportamento e o hábito. Isto se dá antes de sua mãe querer que você use o vaso sanitário, antes de você tomar seu primeiro drinque ou fumar seu primeiro cigarro, antes de você aprender a esquiar, jogar basquetebol, tocar piano, datilografar, ler e escrever, o que quer que seja. Você está inconsciente ou desinteressado em aprender a prática e, obviamente,despreparado.


Estágio Dois: Consciente e Sem Habilidade


- Este é o estágio em que você toma consciência de um novo comportamento, mas ainda não desenvolveu a prática. É quando sua mãe começa a sugerir o vaso sanitário; você fumou seu primeiro cigarro, ou bebeu, e isso caiu mal; você pegou os esquis, tentou fazer uma cesta, sentou-se à máquina de escrever ou ao piano pela primeira vez. Tudo é muito desajeitado, antinatural e até assustador.
Mas, se você continuar a lidar com isso, irá para o terceiro estágio.


Exatamente quando você tem os primeiros contatos com o mundo PUA, você lê tudo e quando sai para o campo muitas vezes soa como se isso não fizesse parte de você, não fosse natural, como o uso de rotinas, mas...


Estágio Três: Consciente e Habilidoso


- Este é o estágio em que você está se tornando cada vez mais experiente e se sente confortável com o novo comportamento ou prática. É quando a criança quase sempre consegue se controlar, quando você saboreia os cigarros e a bebida, quando já consegue esquiar razoavelmente, quando o datilógrafo e o pianista não precisam mais olhar para o teclado. Você está "adquirindo o jeito da coisa" neste estágio. Qual
seria a evolução final na aquisição de um novo hábito?



Estágio Quatro: Inconsciente e Habilidoso


— Este é o estágio em que você já não tem que pensar. É o estágio em que escovar os dentes e usar o vaso sanitário de manhã é a coisa mais natural do mundo.
É o estágio final para o alcoólico e o fumante, quando estão praticamente esquecidos do seu hábito compulsório. E quando você esquia montanha abaixo como se estivesse caminhando pela rua. Este estágio descreve Michael Jordan na quadra de basquetebol. Muitos jornalistas esportivos zombaram de Michael Jordan, dizendo que ele joga como se estivesse "inconsciente", o que é uma descrição exara do que
acontece, muito mais do que eles imaginam. Com certeza, Jordan não tem que pensar em sua forma e estilo, pois isso se tornou natural para ele. Este estágio também serve para os datilógrafos e os pianistas altamente eficientes, que não pensam em seus dedos batendo no teclado. Tornou-se natural para eles.
Greg, este é o estágio em que os líderes conseguiram incorporar seu comportamento aos hábitos e à sua verdadeira natureza. Estes são os líderes que não precisam tentar ser bons líderes, porque são bons líderes. O líder neste estágio não tem que tentar ser uma boa pessoa, pois ele é uma boa pessoa.
- Parece que você está falando da construção do caráter, Simeão - eu sugeri.



Ao ler essa passagem do livro, digamos que se tornou consciente o que acontece e creio que faz ficar mais facil entender o que acontece.

Espero que todos gostem e que faça com que simplifique as "coisas" para vocês.


Sucesso a todos!
Avatar pua
santistaroxo10

Veterano - nível 9

#673888 Muito boa a definição! É engraçado se pararmos para analisar: todos sabemos, de forma incosciente, que esse é o caminho da evolução. Porém quando colocado em palavras fica mais facil de se entender o processo que passamos.

Abraços
Avatar pua
vmoraes

Veterano - nível 4

#673891 Eu realizei a leitura desse livro e ele realmente é muito interessante... também recomendo a todos

Obs: seu tópico está muito bom... aposto que se você fosse um membro com o status 'pua' teriam diversos feeds no tópico e vários bajuladores te agredecendo

Abraços!
Avatar pua
leandroimail

Veterano - nível 4

#673920 A respeito desse último estado eu me lembrei uma de matéria que eu li uma vez sobre o jogador de tenis de mesa. Foi comprovado que um jogador profissional de tenis de mesa de forma alguma consegue ver a bolinha, ele faz isso de forma intencional, mesmo sem pensar o que ele está fazendo, ou como citado ai em cima de forma inconsciente e habilidosa, e ele só consegue fazer isso por causa da sua memória muscular.

Então procurando um pouco sobre memória muscular olha o que eu encontrei...

"[Memória muscular é... É a memória para hábitos ou habilidades, ela esta ligada a aquisições de vivências (experiências) que fornecem ao indivíduo a capacidade de evocar as experiências passadas, ou seja, resgata as informações do comportamento motor para dar conta, da melhor maneira possível, de uma necessidade imposta ao indivíduo, para realizar um evento no tempo presente.]"...

Então gente não tem segredo, para chegar nesse estágio só estudando e treinando, quanto mais fizermos isso mais vamos ficando habilidosos, até chegar um dia que nem precisaremos mais pensar no que estamos fazendo, pois já vai estar encravado nos nossos músculos e memória.

Criador do tópico

jleomenezes - MEMBRO EXCLUSIVO
#673953 santistaroxo10
Isso mesmo, a mesma visão que eu tive quando li, ficou muito mais claro.


vmoraes
Fico muito feliz que tenha gostado, quando li, uma das primeiras coisas que pensei foi no Puabase.