Avatar pua

Criador do tópico

Godric

PUA EXPERT

#166444 Procurei por este assunto no fórum e não o achei, então resolvi postar aqui... é um assunto bem interessante sobre a hierarquia das necessidades do ser humano.

Já tiveram um daqueles dias em que não se querem levantar da cama ?

Aposto que Maslow também, e não me admirava se a ideia da pirâmide de necessidades viesse dai. Se não vejam só isto.

O Sr Maslow acorda, olha para o despertador e não entende o que lhe deu para o marcar para tão cedo. Desliga-o e deixa-se ficar.

Mas não tarda muito até que uma necessidade fisiológica o apanhe de surpresa. Seja fome ou sede, não interessa. Interessa é que ele se levanta e resolve a questão.

Pequeno almoço tomado, o pensamento seguinte é “tenho de ir trabalhar”. Hoje em dia só nos sentimos seguros tendo um emprego. Porque é sinal que temos os meios para nos alimentar-mos, para nos mantermos saudáveis e para cuidarmos das nossas famílias. E se não temos um mínimo de segurança, nem sentimos necessidade de relacionamento social.

Ou seja, enquanto as necessidades fisiológicas não estão satisfeitas, as seguintes não importam. Mas desde que estas estejam minimamente satisfeitas, então começamos a sentir a pressão da hierarquia seguinte. E assim por diante…

Um dia de trabalho torna-se na analogia perfeita para a hierarquia de necessidades. Desde o pequeno almoço ao sentimento de um trabalho bem feito, passando pelo relacionamento com a família, colegas de trabalho e amigos.

A pirâmide da imagem mostra bem esta hierarquia. Mas falta-lhe uma categoria. Mais tarde Maslow veio a acrescentar a necessidade de saber e compreender. O livro de Maslow que fala disto chama-se “Prefácio à teoria das Motivações”.

Imagem

Fonte: http://www.brunoamaral.com/post/a-hiera ... de-maslow/
Avatar pua
Marão - MEMBRO EXCLUSIVO
#166859 Não sei como ninguem feedou antes.

Quando vi esse assunto na faculdade, logo entendi que nós, puas, estamos a procura da satisfação mais alta, acho que até antes de outras anteriores.
orfeu

Veterano - nível 2

#166875 Vou tentar botar lenha na fogueira...
Há críticas quanto a essa teoria, assim como em muitas outras. Uma das principais é que essas necessidades podem não funcionar de modo tão hierárquica assim. Visto que há pessoas que deixam de comer para demonstrar a importância de suas crenças pessoais, enquanto que há outras também que têm satisfeitas suas necessidades fisiológicas e de segurança que são solitários e não buscam a companhia dos outros.
É um modelo útil de fato, mas não pode explicar essas questões concernentes à auto-motivação e a focalização das pessoas para o que está em destaque para elas em suas representações. Bom refletir isso sob uma ótica PUA
Avatar pua

Criador do tópico

Godric

PUA EXPERT

#167266 Eu diria que se um cara tem tudo que está aí, ele é um puta cara feliz... achei bem interessante e resolvi postar até porque pelo menos comigo, funciona praticamente assim.
Heartwork

Aprendiz

#167287 Eu concordo tb em partes com tudo q vces disseram.

A idéia dele é interessante, vi isso na facu tb e achei bem legal. Mas o comportamento humano, no geral, é muito mais complexo do que podemos pensar, logo é muito dificil vc "fechar" todo ele numa "simples" pirâmide.

Legal o post!

Abraço!
Galahad

Aprendiz

#167311 Estudei isso na facu, e realmente, para tudo nessa vida devemos estar bem posicionadas na nossa psico, elimentação e lazer. Esses fatores refletem em todos os outros topos da cadeia, seja lá em qualquer vivel, amor e etc.
Então vamos nos alimentar e praticar esportes :yaaah

abrass
lucasdfernandes

Aprendiz

#176589 eu vi as necessidades de maslow no primeiro ano de facul... realmente achei muito interessante essa teoria dele...eu mesmo estou sem trabalho( Isto não era problema quando estava no colegial) e isso esta me deixando com a auto-estima muito baixa (sem segurança), e mesmo estando com hbs eu sinto q falta algo q me deixa meio pra baixo...através da piramide eu tento melhorar algumas coisas para ficar melhor, 2011 mesmo quero trabalhar o ano inteiro, rs !!!