Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Titã

PUA EXPERT

#87750 Senhores,
após ouvir o clamor lascinante ecoando pelo fórum de abuso de poder resolvi particularmente fazer minhas pesquisas e considerações.
Acompanhei por alto alguns feeds e algumas reclamações feitas por alguns membros do site sobre o abuso do poder por parte,logicamente de quem detêm o poder.
Como todo bom jornalista,tentei ouvir o máximo possível de pessoas envolvidas para daí poder falar com mais autoridade sobre o assunto.

Ouvir uma parte envolvida não me daria o crédito para postar esse artigo.
Assim,coletei algumas informações via msn,fórum,feeds e MPs.
Após cruzar todas as informações, agora tenho uma opinião formada sobre o assunto.
Assim gostaria de poder contar com a colaboração de tantos quantos possíveis.
Esse é um convite a reflexão.
Não tenha como uma verdade absoluta...
Assim sendo, vamos aos fatos:

O PERIGO DO PODER

"... quando se tem uma concentração de poder em poucas mãos, freqüentemente homens com mentalidade de gangsters detêm o controle. A história provou isso. Todo o poder corrompe: o poder absoluto corrompe absolutamente.”

Foram com essas palavras que o historiador inglês do século 19,Lord Acton, em uma carta endereçada ao então Bispo M.Creighton mostrou a grande responsabilidade que é ter algum tipo de poder. Ele foi mais além. Poder absoluto,corrompe absolutamente.
Essa é uma das minhas frases preferidas. Com ela em mente, gostaria de convidá-los agora a reflexão comigo,senhores.

O dicionário Aurélio define arbitrariedade como:

1- Qualidade do que é arbitrário. / Procedimento caprichoso. / Abuso, despotismo.
2- Outras definições relacionam a arbitrariedade como é a ação onde a resolução de um problema ou mesmo a implementação de mudanças, recursos ou decisões depende apenas do desejo de quem a elaborou.

Assim sendo, os arbitrários,ou pessoas que usam a força,o cargo que possuem, a influência desleal para conseguir algum tipo de imposição são contrários a tudo aquilo que nós vimos e estudamos aqui sobre ser um macho Alpha. E por razões bem simples. O uso abusivo da força demonstra qualidades de um beta em escala maior, camuflado sobre a pele de um macho Alpha.
Mas quais são as características de um beta camuflado por uma pele de macho Alpha a quem lhe foi concedido algum tipo de poder? Pensem por si mesmos:

1- SER O DONO ABSOLUTO DA VERDADE:

Alguma vez vc quando voce era criança,ocorreu de seus pais ou algum conheçido lhe prometer algum tipo de presente? Voce deve lembrar daquela expectativa toda. Qts horas faltam? Qts dias? minutos? E de repente, vem a decepção. A pessoa esqueçeu de voce! Ela promete trazer algum outro dia. Mas hoje,voce terá o consolo amargo da decepção.
Um sentimento muito parecido acontece quando voce lida com OS DONOS DA VERDADE.
ELES definem tudo.
ELES sabem o melhor momento.
ELES conseguem ver aquilo que NINGUÉM mais consegue.
ELES são sempre a EXCEÇÃO,enquanto TODOS os demais são a REGRA.
ELES são especiais. Você é a sobra.
ELES são a representação divina aqui na terra.

2- DESPREZO

Quando pensamos mais sobre nós mesmos do que deveríamos, temos a sensação de que somos superiores e isso por consequencia cria uma categoria de inferiores. E que são os inferiores?
Fácil!

- TODOS os que pensam diferente de mim, não são bons o bastante;
- TODOS que pensam contrário à minha visão, não são esclarecidos;
- TODOS os que não apóiam meus ideais, não merecem minha atenção. Por que eu deveria dar a minha atenção a pessoas não esclarecidas?
- TODOS que tentarem me contradizer, assumem a posição de que são meuis inimigos.

3- INSEGURANÇA

"Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser pôr à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.(e dinheiro)".


Abraham Lincohn tinha razão.
Dê algum tipo de poder a um homem e voce irá conhecê-lo realmente.

RESUMINDO:

Ouvi pessoas,li relatos,pesquisei os fatos.
Por que se deve BANIR alguém do fórum?
Quais são as regras que se quebra e quem as criou?
Quem define o banimento e como essa informação é tornada transparente para todos do fórum?
Quais pessoas foram banidas e quais são as justificativas?
Quais são os poderes do administradores na prática?
O que é um fórum? Quem tem o controle dele? Quem o forma? Quem lhe dá vida? Quem lhe constitui?

Todas as vezes que crianças tiverem acesso a armas de fogo cheias de munição e engatilhadas, nunca se pode esperar por muita coisa boa.
Temo que o sentimento de divindade e perfeição suprema por parte de alguns,comprometa o objetivo do todo.
Minha única sugestão é:

O CONTROLE E A MANIPULAÇÃO SÃO AS MAIS COVARDES,IMORAIS,PRECONCEITUOSAS ATITUDES QUE ALGUNS POSSAM EXERCER.
NÃO SE PODE ESPERAR MUITO DE CISTERNAS ROTAS,VAZIAS.
PRODUZIR ÁGUA É NATURAL.SACIAR MULTIDÕES É PRA POUCAS.

Finalizo com outra magistral frase de Lincohn:

"“Pode-se enganar todas as pessoas por algum tempo e algumas pessoas durante todo o tempo. Mas não se pode enganar todo o mundo por todo o tempo.”


seu sempre colaborador,

Titã


-
O Dissoluto

PUA Avançado

#87753 vc falou tudo e mais um pouco cara...


acho q n precisamos citar nomes pra saber quem é ou n arbitrário aqui

quem acha q a sua opinião é absoluta e superior ao julgamento dos outros.

bem...
ja passei por isso e posso garantir que tem pessoas aqui no puabase que pouco se importam com o pensamento dos membros.

Ego e orgulho + Poder = TIrania.

mas acredito q estamos caminhando pra algo melhor.
Avatar pua
JC#1

MEMBRO PROFISSIONAL

#87772 Texto elaborado de forma excelente.

Refleti e cheguei a uma conclusão:

Não devemos querer viver com uma visão de que existe gente inferior a nós. Essa visão nos limita. Faz com que não exploremos todos os potenciais que estão ao nosso redor.

A grande sacada é viver o sucesso como um time.

Imaginem que alguém tem sucesso absoluto e ninguém mais no mundo obtém sucesso. Essa única pessoa detentora do sucesso viveria sem fracassos. Viveria sem algo pelo que lutar.Tudo seria muito fácil.

Essa pessoa então passaria a ter inveja dos que não têm sucesso. Porque os que não têm sucesso têm algo pelo que lutar: o próprio sucesso.

Chega o dia no qual ela dá um pouco do seu sucesso absoluto a um outro alguém. Então esse outro alguém triunfa em algo que o antigo detentor absoluto do sucesso falha. Ele curtiu a falha. Ele adorou aquilo e se viciou na sensação que tem ao falhar. Então ele sai distribuindo todo o seu sucesso a todas as outras pessoas. Agora todos podem ter sucesso e falhar. Agora todos são felizes.

Substituam sucesso por poder e tenham a certeza de que em alguma época e em algum lugar, a breve história que eu relatei acima aconteceu. Todos passaram a fracassar e ter sucesso. Um equilíbrio foi estabelecido. Nada ficou sendo absoluto. Agora todos têm poder.

Todos nós, os seres humanos, somos um único time. Nunca esqueçam disso. Quando um vence, todos vencem. E é sempre bom ter um amigo na mesma situação triunfante para se compartilhar a boa energia da vitória



Um grande abraço,









-JC#1
Avatar pua
Magnus

PUA EXPERT

#87777 Tenho estado sumido e não tenho acompanhado muito o fórum e nem o chat. Mas tenho coisas para dizer:

O fórum pode ter poderes centralizados, mas é um grande fórum, um fórum que cresceu e prosperou assim. Mas não deixa de ser democracia, aqui todos podem dar suas opiniões e suas ideias, mas claro, com a condição de respeitar regras.

Nossas regras são rígidas, concordo. Somos muito duros, concordo de novo, mas sem uma base, sem um plano de ação, não tem como um país prosperar, crescer. Somos uma comunidade virtual, mas somos um pequeno território na internet, um pequeno país e que por isso, segue regras.

Existem moderadores fazendo algo de errado, abusando do poder? Ótimo, nos avisem por emails, mps. Que os administradores vão tomar atitudes. Eu sou chato, sou muito certinho algumas vezes, mas nada me faz sem injusto, desrespeitar uma regra ou fechar os olhos para o fórum. O meu interesse é o mesmo de todos, fazer isso prosperar, mas creio que não teria como deixar o comando nas mãos de muitos, nem tão pouco querer impor regras desnecessárias.

Como disse, estava sumido por motivos particulares, mas prometo que vou olhar o fórum com mais rigor e punir quem mereça, sem diferenças. Somos todos iguais.

Quanto ao Don, já era um membro problemático. Se foi retirado do chat, fórum, alguma ele aprontou. O Dissoluto, não sei o que aconteceu, vou investigar.

Com isso quero dizer que pelo menos ao meu ver, da minha parte, eu não diferencio ninguém, para mim a regra é para todos. E são só algumas regras para colocar o nosso pequeno país em ordem.

Qualquer coisa, estamos aqui.

Abraços, Magnus.
Avatar pua

Criador do tópico

Titã

PUA EXPERT

#87785
Magnus escreveu:Nossas regras são rígidas, concordo. Somos muito duros, concordo de novo, mas sem uma base, sem um plano de ação, não tem como um país prosperar, crescer. Somos uma comunidade virtual, mas somos um pequeno território na internet, um pequeno país e que por isso, segue regras.
Abraços, Magnus.


Anarquia é quase o oposto da ditadura.
Enquanto na primeira praticamente tudo é permitido e aceitável, na segunda quase tudo é errado e não permitido.
Ou seja, é o 8 e o 80.
o ideal é que a democracia ( demo= povo, cracia= governo) fosse o ponto de equilibrio,ou seja o 40.
Claro, isso é utópico! Não existe perfeição,existe equílibrio dentro de um grau de desequilibrio imenso.
E dái ?

Bem meu caro Magnus, regras são fundamentais em qualquer tipo de sociedade que se preze por organização e busca pela evolução.
o fórum de fato é quase uma cidade virtual,com problemas gerais.
Haver necessidade de regras significa que elas devem ser aplicadas de maneira coerente e lógica.Parâmetros são necessários e devem ser bem claros para não haver dúvida!
No geral, vejo o fórum com muito bons olhos.
Ajustem sempre serão necessários!
Avatar pua
Magnus

PUA EXPERT

#87791 Tudo na vida tem altos e baixos. O poder centralizado é ruim, o poder dividido pior ainda. Mas estamos abertos a todo o tipo de sugestão.

Poderia escolher vários argumentos e teses, mas vou escolher uma simples palavra: Confiança.

Como confiar em alguém e escolher ele como moderador, como conselheiro?

Digo isso pelo simples motivo:
Algumas vezes confiamos em moderadores nem tão honesto. Como culpar um sistema por causa de um ser humano?

Democracia: Presidente Lula, uns gostam, outros não. Simples, tudo na vida tem uma ordem, regras, leis e tudo é questão de gosto.

A velha questão: Loira ou Morena?

Não estou defendendo o poder unificado, estou defendendo o fórum. Vi esse fórum crescer e vi muitos moderadores ruins, isso que defendo. Uma pessoa que pode ser sua amiga, seu ídolo, pode ter feito coisas erradas também e por isso pode ter sido banido.

O fórum está prosperando, será problema de comando ou problema de alguns policiais(Moderadores)?

Vamos debater,uma hora vamos chegar na solução.
Avatar pua

Criador do tópico

Titã

PUA EXPERT

#87794
JC#1 escreveu:Texto elaborado de forma excelente.

Refleti e cheguei a uma conclusão:

Não devemos querer viver com uma visão de que existe gente inferior a nós. Essa visão nos limita. Faz com que não exploremos todos os potenciais que estão ao nosso redor.

A grande sacada é viver o sucesso como um time.

Imaginem que alguém tem sucesso absoluto e ninguém mais no mundo obtém sucesso. Essa única pessoa detentora do sucesso viveria sem fracassos. Viveria sem algo pelo que lutar.Tudo seria muito fácil.

Essa pessoa então passaria a ter inveja dos que não têm sucesso. Porque os que não têm sucesso têm algo pelo que lutar: o próprio sucesso.

Chega o dia no qual ela dá um pouco do seu sucesso absoluto a um outro alguém. Então esse outro alguém triunfa em algo que o antigo detentor absoluto do sucesso falha. Ele curtiu a falha. Ele adorou aquilo e se viciou na sensação que tem ao falhar. Então ele sai distribuindo todo o seu sucesso a todas as outras pessoas. Agora todos podem ter sucesso e falhar. Agora todos são felizes.

Substituam sucesso por poder e tenham a certeza de que em alguma época e em algum lugar, a breve história que eu relatei acima aconteceu. Todos passaram a fracassar e ter sucesso. Um equilíbrio foi estabelecido. Nada ficou sendo absoluto. Agora todos têm poder.

Todos nós, os seres humanos, somos um único time. Nunca esqueçam disso. Quando um vence, todos vencem. E é sempre bom ter um amigo na mesma situação triunfante para se compartilhar a boa energia da vitória

Um grande abraço,

-JC#1


Voce tem muito o meu respeito JC#1 !!!!
Seu feed foi tão ou mais importante do que o próprio artigo!
A soma das partes será sempre maior do que as partes isoladas!
Tenho pena dos indivíduos que ainda enxergam o mundo com as lentes de que são melhores, superiores, mais isso, mais aquilo do que a maioria...

Grandes líderem motivam mentes, enquanto tiranos desmotivam....
Avatar pua

Criador do tópico

Titã

PUA EXPERT

#87799 É mais facil governar uma cidadezinha,uma cidade grande,um estado,uma nação, ou o Globo?
Depende de COMO E POR QUEM.
Há varios modelos. Todos tem seus acertos e erros. Condená-los é insano. Inocentá-los é ingênuo.
A palavra de ordem é : ESTAR ABERTO AO DIÁLOGO SEMPRE.

Quais são as críticas?
Quais são os problemas?
Quais são as sugestões?

Simples á priori.
O desafio faz parte de todo processo de desenvolvimento e o puabase tá deixando de ser pré adolescente e entrando numa fase mais madura.
É natural surgirem desafios.
Mas vamos resolvê-los.
Não com tirania nem etnocentrismo.....
Beast.Rider - MEMBRO EXCLUSIVO
#87802
Não devemos querer viver com uma visão de que existe gente inferior a nós. Essa visão nos limita. Faz com que não exploremos todos os potenciais que estão ao nosso redor. - JC#1



Bem, regras sao regras e precisam ser respeitadas. E tem que ter uma pessoa que as enforce.

Eu gosto de usar o Sao Paulo Futebol Clube como exemplo. O ex-tecnico do Sao Paulo, Ricardo Gomes, nao tinha pulso firme para comandar o time que eh considerado por muitos o melhor do Brasil. O que aconteceu, o time parou de jogar, ele havia perdido controle do time, e ao inves de ter um esquema pronto, o time jogou do jeito que quis. O que ocorreu? Perderam as semis da Libertadores pro Internacional e esta lutando para uma vaga na Sul-Americana. Mas eu vejo que nao foi culpa do Ricardo Gomes. O elenco tinha um monte de laranja podre que fodia com o tecnico por causa da falta de pulso firme e voce viu o que aconteceu.

A mesma coisa acontece num forum assim. Tem um grupo de pessoas que tem que manter o pulso firme para manter a casa em ordem, ou tudo se fode. Se nao manter o pulso firme, a casa cai. Por isso, as regras tem que ser seguidas.

Mas ai, tem o pessoal que abusa do poder que eh garantido a eles para deixar a casa em ordem. Voltando ao exemplo Sao Paulo, a diretoria (Leco, Juvenal e Jesus Lopes) abusam dos poderes que eles tem. O atacante Dagoberto fui crucificado, humilhado e fritado porque ele jogou mal contra o Inter. Queriam vender o jogador. Eu fiquei triste. Me deu pena do jogador. O resto do time tambem jogou mal, mas porque crucifica apenas o Dagol? Porque eles tem o poder e eles se auto coroam os reis do mundo. Em minha opiniao, eles sao dirigentes covardes que nao batem no peito dizendo "Eu errei, o planejamento foi errado". Sejam homens, admitam seus erros. Corrijam seus erros, e como o JC disse, chegue ao sucesso como um time.

Mesma coisa. Abusar do poder que voce foi dado mostra que voce eh fraco, incompetente e o pior de tudo, imoral.

Admita seus erros, nao foda com ninguem soh porque voce "pode", e todo mundo eh igual. Respeito sempre.

Se o abuso de poder realmente aconteceu, eu acho que o "lider" tem que vir a publico e dizer "Eu errei, me desculpe". Isso mostra respeito e isso eh a mentalidade de um macho alfa.

:)


Bom artigo. MUITO BOM ARTIGO :)
Editado pela última vez por Beast.Rider em 19 Ago 2010, 00:24, num total de 1 vezes
Avatar pua
Magnus

PUA EXPERT

#87808
PUNK escreveu:Acho que o pior veneno do forum é a fome de liderança que todos tem aqui.

Macho alpha = liderar e PONTO!

Ai temos um forum de 10 mil membros lideres. Piada né?

Ainda acho que temos gente sem qualificação, ensinando mais do que sabe. Com todo esse bla bla bla "pegar mulher não é importante, importante é viver", então simples, saia do forum.

Quem tem que ensinar aqui, é quem sabe o que faz.

E pra mim é claro, existe moderador sem nem maturidade pra entender o mundo, muito menos pra guiar um forum.

Achei mto bom o artigo e muito bem escrito, mas Anarquia não o que você falou não hehehe!


Abraço, ótimo artigo.



Creio que o ponto comum de tudo isso seja o abuso de poder e mais precisamente, os moderadores.

Não coloco os administradores por motivos que todos conhecem, nenhum tem entrado muito esses tempos, o que mais entra sou eu e ando meio afastado.

Sendo assim, o problema não é nenhum administrador, logo o problema não tem ligação com o sistema de comando. Tem ligação com os moderadores.

E com isso, peço que citem nomes.