Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#786957 O significado de ancoragem em PNL é muito simples de se entender.

A ancoragem é o processo onde um estimulo, seja ele interno ou externo, seja associado a uma reação ou sensação especifica. Este estimulo após a associação passa a funcionar como um gatilho, e sempre que ele for eliciado, disparará a ancora que desencadeará novamente as mesmas sensações ou reações ancoradas a ele.

Estes estímulos podem partir dos 5 sistemas representacionais que dispomos, ele pode ser visual, auditivo, cinestésico, olfativo, ou gustativo.

O estimulo é externo quando parte de fora para dentro, ou seja, quando algo do mundo a nossa volta é captado por um de nossos orgãos sensoriais, (Nossos 5 sentidos)

Por exemplo, ao ouvirmos uma música, estamos em contato com um estimulo externo referente ao sistema representacional auditivo.

Se estamos olhando uma foto, este é um estimulo externo referente ao sistema representacional visual.

Se tocamos nosso braço, o estimulo é referente ao sistema cinestésico.

O estimulo é interno quando parte de dentro para fora, ou seja, quando usamos nossa imaginação para criar uma imagem, relembrar uma música, imaginar uma sensação corporal e etc.

Para que a ancoragem aconteça, algum tipo de estimulo como os de cima devem ser associados a sensação ou reação que desejamos ancorar, de preferência quando tal reação ou sensação estejam em seu ápice.

Por exemplo, uma mulher está contigo, e vocês dois estão vivenciando um momento ótimo e prazeroso juntos (Sensação que você gostaria de ancorar), e então tu coloca uma música para tocar, (Estimulo externo auditivo) que automaticamente será associada a esta sensação boa que vocês dois estão vivenciando. Pronto, esta criado uma ancora, agora sempre que um de vocês dois ouvirem está mesma música, se lembraram da mesma sensação gostosa que sentiram naquela experiência do passado.

Esta é uma ancora auditiva que consiste na associação de um estimulo externo a uma sensação interna de prazer. Sempre que este mesmo estimulo externo auditivo for utilizado (A música), o mesmo ira desencadear o surgimento desta mesma sensação especifica (O prazer que vocês dois sentiram no passado).

Se o estado que desejamos ancorar for intenso o bastante, e o estimulo que desejamos associar a ele, for bem ancorado, é possível que a ancora seja criada numa única tentativa. Nalguns casos é necessário que se repita o processo, com a esperança de que a ancora seja criada por repetição.

Ancoragem de forma bem resumida é isso.

Um abraço!

Imagem
Fnx99

Aprendiz

#823302 Conheço a ancoragem, mas nunca deu certo comigo mesmo repetindo o estimulo, não sei se erro no timing ou se a lembrança da experiência que quero ancorar não está muito clara.
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#824028
FM13 escreveu:Ja tinha conhecimenti sobre isso
, se nao me e gano um estimulo sinestesico seria o melhir


Não há um estimulo especifico que possa ser considerado como o melhor em todos os casos, cada pessoa e situação diferente abrirá possibilidades de empregos de estímulos variados, e o que se deve fazer é uma analise da pessoa, da situação e da reação que se deseja ancorar, identificando e empregando assim o estímulo mais adequado.

Nalgumas situações será um estimulo visual, noutras um auditivo, enquanto em algumas um cinestésico e isso dependerá da situação, da pessoa e da reação que se deseja ancorar.

Uma pessoa com sistema representacional visual dominante, terá por exemplo mais facilidade de associar a reação ancorada a um estimulo visual.

Numa situação onde o estimulo externo que mais se destaca entre os demais é som de uma música, talvez seja este o mais adequado a ser empregado, já que este estimulo auditivo seria mais facilmente associado a reação que se deseja ancorar pelo fato de ser mais facilmente reconhecido justamente por se destacar entre os demais.

Já numa situação onde um homem está por exemplo abraçado a uma mulher numa balada de som alto, os canais visual e auditivo estão comprometidos pelo som auto do lugar e pela variedade de cores e luzes que dificultam a concentração da pessoa num único estimulo destes canais, pelo fato de o homem está bem próximo da mulher, um dos estímulos que se tornam adequados seria por exemplo o cinestésico, um toque específico num lugar especifico bem no momento em que a mulher apresenta a reação que se deseja ancorar.

Por tanto existem estímulos mais adequados e mais úteis, e isso se refere a situação na qual você se encontra, a pessoa com a qual se interage, e também a reação que se deseja ancorar, com uma analise destes fatores se identifica o estímulo mais adequado ao momento.

Espero que tenha ficado claro.

Abraços!
Aprendiz21

Aprendiz

#939161 valeu fera, estou começando a PNL, ouvi brevemente sobre a ancoragem, não conseguia entender, mas agora ficou claro, abraços...