Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua
Darwin
#698323 E aí puazada, tudo em riba?

Esse é o primeiro artigo que escrevo e possivelmente não o último, se tudo correr certo. Mas vamos lá.
Um dos motivos que me fizeram entrar aqui no fórum foi uma propaganda sobre Pick Up que dizia levar a arte da sedução ao nível da ciência. Bem, infelizmente (ou felizmente) eu sou um cientista e essa declaração acabou me perturbando um pouco.

Entrei para conferir.

O que acabei por encontrar foram várias técnicas pesudo-científicas que os AS usam para realizar O Jogo, normalmente embasadas em falácias, presuposições e achismos. Uma das minhas maiores birras (podem me jogar pedras) é com a PNL, veremos mais adiante o porquê. Alguns dizem que não importa realmente saber como funciona, desde que funcione. Eu digo que importa. Ao não saber os mecanismos que fazem determinada técnica funcionar apenas se reproduz o comportamento, e assim se perde conhecimento, se deixa de gerar novo conhecimento. Novas técnicas.

O que se vê hoje no mundo do Pick Up é basicamente isso, PNL e auto-motivação. Nada científico de fato. Bem, pode ser por pura falta de informação, ignorância, ou por não querer dar um passo além do que os “Mestrões do Pick Up” (Mistery, Neil Strauss, Bad Boy, etc...) atingiram, mas de fato existem outras formas de conquista e outras “armas” para o arsenal do AS. E aqui eu vos apresento o Behaviorismo ou também conhecido como Comportamentalismo.


Mas o que é o behaviorismo?


Resumidamente o behaviorismo é uma teoria psicológica que visa prever e controlar o comportamento. Daí pode-se ter uma idéia de sua utilidade na arte da sedução. Não é a ciência do comportamento propriamente dito, mas a filosofia da mesma.
Os mais famosos behavioristas foram Jhon B. Watson (conhecido por seduzir suas alunas) e B. F. Skinner.
Para o behaviorismo todo o comportamento se dá por meio de condicionamento e reforçamento. Vamos entender o que são essas palavras.

Condicionamento Respondente. Comportamento respondente é comportamento reflexo.
O organismo responde automaticamente a um estímulo. Seu joelho move-se de forma abrupta quando se dá uma pancadinha no tendão patelar, seu corpo começa a transpirar quando a temperatura externa aumenta, a pupila de seus olhos contrai-se ou dilata-se dependendo da quantidade de luz disponível.

Esses comportamentos podem ser condicionados. Podemos ser condicionados a salivar quando entramos em um restaurante ou ouvimos a buzina da moto que veio entregar a pizza de toda sexta feira. Também podemos suar ou ter uma ereção ao ver aquela Hb linda com vestido justíssimo numa festa. O comportamento respondente é facilmente aprendido e manifestado, por sinal, grande parte da publicidade é baseada neste fato.

Condicionamento Operante. Vamos nos focar um pouco mais no comportamento operante, ele se mostrará como a principal arma de sedução. O comportamento operante é fortalecido ou enfraquecido pelos eventos que seguem a resposta comportamental. Enquanto o comportamento respondente é controlado por seus antecedentes, o comportamento operante é controlado por suas consequências.

Exemplo simples.

Você pede para uma Hb lhe alcançar uma cestinha com amendoins que está em cima de uma mesa, quando ela passa, você lhe agradece e lhe dá um pouco de atenção. Quando ela passar a cestinha livremente você agradecerá e lhe dará atenção apenas quando ela falar alguma coia com você. Depois que ela fizer isso, ganhará um agradecimento e atenção apenas se também sentar ao seu lado.

O condicionamento operante é o processo de modelar e manter por suas consequências um (determinado) comportamento particular. Por conseguinte, leva em conta não somente o que se apresenta antes que haja uma resposta como também o que acontece após a mesma. Com a Hb do exemplo, foi tentado condicionar seu comportamento dando-lhe uma bala após a execução de certos atos. O agradecimento e a atenção é usado para reforçar alguns de seus comportamentos. Quando um dado comportamento é seguido por uma dada consequência, apresenta maior probabilidade de se repetir. Denominamos reforço à consequência que produz tal efeito. Isso explica também o porquê algumas mulheres se sentem atraídas por quem as esnoba.

Reforçamento. Um reforço é qualquer estímulo que aumenta a probabilidade de uma resposta. No exemplo acima, o agradecimento e a atenção eram o reforço. Era oferecidos somente depois que um determinado comportamento se completava com sucesso. (Certa vez na faculdade eu reforcei uma colega minha a me dar um selinho sempre que me via)
Reforços podem ser positivos ou negativos. Um reforço positivo causa a ocorrência de um comportamento ou resposta desejados. É um estímulo que incentiva o comportamento desejado. Um reforço negativo reduz ou elimina uma resposta comportamental.
Os reforços positivos ou negativos regulam ou controlam comportamentos. O comportamento pode ser compreendido como condicionado por uma combinação de reforços positivos ou negativos. Além disso, é possível explicar a ocorrência de qualquer comportamento se houver um conhecimento suficiente dos reforços em jogo.



Behaviorismo e sedução

Segundo o behaviorismo o comportamento humano é determinado pela seleção natural, pela história de vida do indivíduo outros e determinantes culturais. Para Skinner os eventos reforçadores podem ser de dois tipos: I) Apresentação de estímulos ou acréscimo de alguma coisa, por exemplo, a adição de alimento, água, ou contato sexual contingente a uma resposta ou situação, e estes, recebem o nome de reforços positivos; II) Remoção de alguma coisa contingente à resposta, por exemplo, remoção de muito barulho, de luz muito brilhante, de calor ou frio extremos, ou um choque elétrico da situação, eventos desta natureza recebem o nome de reforços negativos. Em ambos os casos o efeito do reforço será o mesmo: ele será responsável pelo aumento da probabilidade de resposta, ou seja, eventos que são reforçados no passado têm a probabilidade de ocorrer no futuro. Certamente a comparação entre AMOR e reforçadores positivos esta na topografia e também tem em grandes proporções alguma relação com adição de eventos / consequências a ações das pessoas, como por exemplo, a adição de atenção, de contato sexual, de cuidados, de carícias, de intimidade, e assim por diante.

Continua.

Ou não...
Avatar pua
Desire
#698327 eu estudei um pouco disso na faculdade. Tem relação de como o ambiente influência o comportamento.

Desire
o.d.c
#698333 Maravilhoso o artigo ! :ae :ae :ae
Nada como uma visão diferente e coerente, estou esperando seu proximo artigo...
a propósito, vc é estudante de psicologia ?
silber
#698341 Tenho um amigo que é psicólogo Behavorista ( escrevi certo?) , sempre estou discutindo com ele sobre PU e ele elogia bastante alguns conceitos do livro " O jogo" .
Avatar pua
shazzam
#698346 e ai darwin, esse seu artigo é muito bom, eu não conhecia esse behaviorismo, cara é até dificil de falar
no entanto é muito interessante, vc pode postar mais coisas a respeito disso e como ela é aplicada a sedução?
a ciência aplicada a sedução é na minha opinião uma prova de que as tecnicas que aprendemos aqui realmente funcionam, pois temos tecnicas de pnl, hipnose, persuasão e é claro muita pratica e testes de teorias;
acredito que sua ajuda pode contribuir muito para o aprendizado de todos aqui.
espero que vc fique sempre conosco e seja bem vindo ao puabase.
Maumau
#698354 Tb estudei um pouco sobre isso na faculdade e achei bem interessante esta visão sobre o mesmo no mundo da sedução.
Avatar pua
Darwin
#698469
Stuart01 escreveu:Maravilhoso o artigo ! :ae :ae :ae
Nada como uma visão diferente e coerente, estou esperando seu proximo artigo...
a propósito, vc é estudante de psicologia ?


Obrigado. Bom saber que o artigo foi apreciado, isso incentiva a escrever mais. Acho que todos os AS deveriam estudar um pouco de psicologia. Mas respondendo sua pergunta, sim, tenho formação em psicologia.
Avatar pua
Darwin
#698473
silber escreveu:Tenho um amigo que é psicólogo Behavorista ( escrevi certo?) , sempre estou discutindo com ele sobre PU e ele elogia bastante alguns conceitos do livro " O jogo" .


Behaviorista. Comportamentalista. Analista do comportamento. Todas as formas estão corretas. Sim, vários conceitos do livro "O Jogo" pode ser visto por uma visão bem comportamental, embora o Neil Strauss disfarce os conceitos sob uma ótica... pseudo-científica.
Avatar pua
Darwin
#698479
shazzam escreveu:e ai darwin, esse seu artigo é muito bom, eu não conhecia esse behaviorismo, cara é até dificil de falar
no entanto é muito interessante, vc pode postar mais coisas a respeito disso e como ela é aplicada a sedução?
a ciência aplicada a sedução é na minha opinião uma prova de que as tecnicas que aprendemos aqui realmente funcionam, pois temos tecnicas de pnl, hipnose, persuasão e é claro muita pratica e testes de teorias;
acredito que sua ajuda pode contribuir muito para o aprendizado de todos aqui.
espero que vc fique sempre conosco e seja bem vindo ao puabase.


Obrigado pela recepção. Como disse, existem mais opções para o "arsenal" de um sedutor do que as técnicas normalmente encontradas por aí, vou postar uma continuação para o artigo assim que der tempo para escrever. :ae
Avatar pua
Seu Cafajeste
#698643 Não sou de levar o PU a um nivel cientifico, mas fiquei interessado no assunto, poderia me recomendar algum livro básico falando sobre? Primeira vez que vejo esse tema abordado aqui no fórum, não o conhecia.