Avatar pua

Criador do tópico

Thiagao - MEMBRO EXCLUSIVO
#8875 Imagem

O que é o colesterol?

É uma gordura natural do organismo formada no fígado e que também vem da alimentação. É um constituinte indispensável da membrana das células (sobretudo do cérebro e nervos) e indispensável para a formação das hormonas da bílis (para a digestão da gordura dos alimentos).

Há duas formas de colestrol:

Mau colestrol
é formado pelo fígado que, quando em excesso, se acumula e deposita nas veias, provocando aterosclerose.

Bom colestrol
que saí dos locais onde estava depositado, para ser eliminado pelo organismo.

No entanto, há ainda mais dois tipos de gorduras no organismo: triglicerídios e fosfolípides, também indispensáveis, mas prejudiciais quando em excesso. As bebidas alcoólicas favorecem a subida dos trigliceridios.


Que fazer para manter o colestrol normal?

A chave está em evitar que o colestrol se torne excessivo. Assim, deve-se cuidar da alimentação e do exercicio físico desde a nascença, evitando o peso excessivo. Quando o colestrol está elevado, há necessidade de o baixar com dieta, exercício físico e medicamentos.


Reduzir, evitar ou não comer:

Manteiga, margarina e banha
Carnes gordas e mariscos
Moderar a quantidade de carne e peixe por refeição: (100g no máximo);
Molhos, gorduras visíveis da carne, maionese, natas, cremes,creme de barrar, recheios e cobertas de pastelaria
Produtos de charcutaria, enchidos e presunto;
Ovos (gema)
Açúcar, bolos, compotas, chocolate, rebuçados;
Miúdos ( figado, rins, mioleira);
Fruta em calda e frutos secos doces (ameixa)
Bebidas alcoólicas e refrigerantes
Alimentos comprados feitos

Para cozinhar:

Pouco sal, para todas as pessoas
Cozidos, assados na brasa, caldeiradas, jardineiras, ensopados
Evitar fritos e refugados
Avatar pua
Dante

PUA EXPERT

#12225 Minha opção pra combater o colesterol é malhar muito, pq o colesterol é usado como materia prima da testosterona

:legal
DonCorleone

Veterano - nível 8

#12226 os OVOS, só são prejudiciais quando vocÊ consome eles fritos no óleo, pois assim o óleo aquecido vira gordura saturada.

já a gema do ovo possui colesterol HDL, que é o bom colesterol.
foram feitos estudos bem recentes, é só procurar no google!

mas é aquilo né, tem todo o sensacionalismo das massas de que ovo demais faz mal!
mas enfim, ovo não faz mal huahuah
abraço
Romano

Veterano - nível 2

#20924
Dante escreveu:Minha opção pra combater o colesterol é malhar muito, pq o colesterol é usado como materia prima da testosterona

:legal


Assino embaixo, colesterol é essencial pra quem pratica exercícios físicos com intenção de ganhar músculos. Mas como tudo no mundo há limites. Eu comia pelo menos um ovo cozido ou mexido quando estava fazendo academia. :]

Mesmo assim, pra quem não se exercita e está com uns kgs a mais, ótimo tópico ;D
lucasdfernandes

Aprendiz

#158597 eu nao sei se tem alguma coisa a ver...mas qndo se ta acima do peso ouvi falar que fazendo musculação, exercicios anaeróbicos e principalmente consumir menos carboidratos ajuda a emagrecer, não sei se isso se aplica ao colesteral tbm...pq ja vi casos de pessoas magras e msm assim tem colesteral :X