Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua
saulobr88

Aprendiz

#546588 Valeu pela dica cara,

Estou me preparando para começar a investir e toda a informação para reduzir riscos é uma boa.

Um abraço.
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#547371 Muito bom o vídeo. A forma que se ilustra os dados da evolução de receita, margens, patrimônio, etc. das empresas é interessante, tudo junto em um único gráfico, permite visualizar de forma mais rápida os aspectos de cada empresa. O gráfico só peca por não mostrar os dividendos, porque algumas ações como as de energia elétrica vão parecer meio estagnadas em relação a outras empresas, mas a verdade é que muitas pagam bastante dividendos e quem é investidor fundamentalista sabe o poder dos dividendos.

O conceito de "Patrimônio x Capital Alocado a Risco" (pelo que entendi) essa definição se aplica somente ao investidor que também faz trades, operações de curto prazo. Para o investidor puramente fundamentalista estilo Bazin/Graham/Buffett toda a carteira de ações faz parte do patrimônio. Pelo menos é o que entendi no vídeo, não sei se é um conceito só do Bastter ou se é algo de vindo da literatura de gerenciamento de riscos. Bom, é lógico não contar com o dinheiro que está em operações de alto risco.
Avatar pua

Criador do tópico

jonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#548350 O conceito de construção de patrimônio,pelo que eu entendi, é o seguinte: Construa-o investindo em empresas boas ( BUY & HOLD ), comprando parcelas fixas todo mês + Imóveis + Renda fixa.
E o de capital alocado à risco é vc separar uma parcela do seu patrimônio ( logicamente, dinheiro que você não vai precisar ) para trades, opções, etc.


Eu, particularmente, utilizo uma estratégia bem similar ao buy & hold, que é seguir tendências à longo prazo ( trend following ) de empresas com bons fundamentos. Assim eu alio o "timing" com os fundamentos dos ativos.
Quanto do meu capital eu invisto? Uso uma fórmula: % do CAPITAL EM AÇÕES = (100 - Idade)
Como tenho 21 anos, invisto 79% do que ganho em ações. O resto vai pra CDB, títulos do tesouro, etc.

Qual a lógica disso? Quanto mais novo você for, mais você deve investir em ações ( que são investimentos mais arriscados quando comparado aos demais, da renda fixa ). Desse modo, você pode ter tempo de se recuperar,caso algo dê errado.

Abraços.