Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

Joker.

MEMBRO PROFISSIONAL

#881223 Antes de mais nada, os senhores sabem o que significa "rapport"?

Muitos tópicos aqui no PUABASE falam dessa joia das relações interpessoais (sim, interpessoais, não só na área da sedução), mas nem sempre as pessoas dão a ele o devido valor, se preocupando apenas com conceitos como "como ser um macho alfa", ou "quando é a hora de dar negs". O neg e o "ser macho alfa" têm importância? Têm (muita) e, sobre isso, tratarei em um próximo artigo. Mas eu só aprendi a seduzir de verdade quando aprendi a usar o "rapport" ao meu favor.

Quando eu fiz minha formação em coaching, me ensinaram, de forma bem concisa, que "rapport" é empatia, é se ver no lugar do outro e vice-versa.

Eu digo que ocorre "rapport" quando duas (ou mais) pessoas estão em perfeita sincronia de ações, pensamentos e sentimentos. Em inglês, existe a expressão "to be on the same wavelenght", que eu nunca consegui traduzir ao pé da letra, mas seria algo como estar na mesma "vibe", sentir-se similar à outra pessoa ou simplesmente se sentir relacionado a ela.

Quando existe "rapport", a relação está forte e, geralmente, o interlocutor vai sentir/pensar o mesmo que a pessoa.

Tony Robbins, em seu clássico livro sobre PNL "Poder Sem Limites", que, aliás, deveria ser lido por toda a comunidade PUA, dedica quase que um capítulo inteiro ao "rapport" (Capítulo XIII, "A Magia da Harmonia"), embora não use essa expressão. Em tal capítulo, ele afirma que o pior clichê já forjado pela humanidade é "os opostos se atraem", o que é a mais pura verdade, tendo em vista que nos sentimos atraídos pelo que mais se adéqua à nossa realidade. Você gostaria de passar as próximas férias na Europa ou no Irã? Provavelmente, respondeu "Europa". Por quê? Porque a cultura dos europeus é mais parecida com a nossa do que a dos iranianos.

O ideal é que o "rapport" seja gerado naturalmente, mas tem como você criá-lo. Por isso, para gerar "harmonia" (termo usado por Robbins em sua obra), o autor sugere a técnica da espelhagem ou igualagem.

Isso consiste em espelhar (ser igual) a outra pessoa: ter os mesmos interesses, se comportar da mesma maneira, concordar com o que ela diz, ter as mesmas crenças, etc. São as experiências comunicadas por meio de palavras. Geralmente, é assim que se gera "rapport". A pessoa fala das mesmas coisas que eu, logo somos iguais. Assim construímos amizades, por exemplo. Ocorre que, numa comunicação verbal, apenas 7% do que o cérebro do interlocutor assimila vem das palavras ditas. Ou seja, quando você falar qualquer coisa para qualquer pessoa (seja tentando seduzi-la, dando uma palestra, ou interagindo numa conversa casual), apenas 7% do que seu interlocutor vai assimilar serão as palavras ditas. Em outras palavras, há INÚMEROS outros jeitos muito mais certos de se gerar "rapport".

Certo. 7% são palavras. 38% corresponde ao tom de voz. Eu costumo saber o que a pessoa quer comigo conforme o tom de voz que ela usa para dizer meu nome. Raramente erro. Por isso, tente falar no mesmo tom de voz que a pessoa, a não ser que ela esteja brava, é claro.

Se 7% são as palavras usadas e 38% é a tonalidade, sobram 55% da sua comunicação para a sua fisiologia. Linguagem corporal. Isso é muito bom, também, no quesito "falar em público". Se o cara vai dar uma palestra e fala coisas inteligentíssimas sentado numa cadeira, encolhido e olhando para baixo, a tendência é a plateia não gostar da palestra. Agora, se ele levanta, tem uma linguagem corporal receptiva, conversa com o interlocutor, pode ser que fale coisas menos inteligentes do que a do cara anterior, mas a palestra será muito melhor. Isto porque a grande maioria da sua comunicação vem da sua linguagem corporal. E isso é SENSACIONAL na hora de geral "rapport" com a HB que você está querendo seduzir. Procure imitar a posição dela, repetir seus movimentos. Sentar-se da mesma forma, cruzar os braços da mesma forma, fazer as mesmas expressões faciais. Sorrir quando ela sorrir. Assim, a tendência é gerar muito "rapport", e muito rápido.

E "rapport" é tudo. Se você e a HB estão na mesma sintonia, o processo de sedução é milhões de vezes mais rápido e fácil. Aliás, eu arrisco até mesmo dizer que, se não há "rapport", não há sedução.

Por isso, espelhe a HB. Imite cada movimento dela, sem deixá-la perceber, óbvio. Você não quer que ela pense que você a está criticando, ou curtindo com a cara dela. E não imite apenas os movimentos, use as mesmas gírias, palavras, tonalidade, até o mesmo sotaque, se possível. Tudo isso gerará "rapport".

Eu digo que Sedução = Rapport + Inner Game.

Nesse texto, eu trabalhei o Rapport. Em breve, trabalharei o Inner Game com vocês.

Forte abraço e FEEDEM!
MaxiRicci

Aprendiz

#881423 Você explicou MUITO bem o que é Rapport, Joker.
O legal desse esquema de espelhamento é que além do rapport, você pode usar como um tipo de "teste de cumplicidade", pra saber se a hb entrou em "harmonia" com você(por exemplo, se ela copia tuas posições e etc)

Grande tópico

PS: Já baixei o "Poder Sem Limites" que vc citou no texto, vou começar a ler pra ter uma base em PNL.
Sedutor Alfa

Aprendiz

#881424 Bom texto, o que você achou do livro "poder sem limites"?Ele passa muita coisa relacionada a sedução?Tenho ele mas li muito pouco, não é um livro que te prende.
Avatar pua
Seys

Veterano - nível 6

#881433 Excelente texto!
Pra ser sincero, fui aprender de fato o poder do "rapport" no seu texto. A maioria dos cara fica preso em rotinas, estilos de jogo, mas esquece de pensar na hb. O interessante disso tudo é que, o rapport sendo usado de forma certa vai passar a ser algo natural.
Estou aguardando pelo seu artigo sobre o Inner Game.

Abraços !
evandro sales

Veterano - nível 9

#881434 Digamos que o "correto" é criar rapport assim que começar a conversar com a hb, ou é melhor conversar um pouco e a partir daí criar o rapport ?
E outra coisa, tu tem algum VÍDEO mostrando como espelhar ? pq já li bastante coisa sobre imitar tom de voz, respiração, velocidade da fala, postura/gestos, mas não consigo enxergar isso na interação, entende ?
Abração cara, belo tópico, no agurado dos próximos!
Avatar pua
Higher!!

PUA Avançado

#881435 Sábias palavras.
Sem dúvidas, rapport é a base para a sedução!
Completamente fundamental para o sucesso...
Você escreveu de uma maneira concisa e precisa; Ainda acrescentou uma breve explicação sobre a técnica do espelhamento.
No aguardo pelo tópico sobre Inner Game.

Parabéns e valeu ;)
Dionisiorox - MEMBRO EXCLUSIVO
#881439 Joker,

gostaria de acrescentar uma opinião: Rapport é importantissimo não só para conseguir relacionamentos como tambem para MANTE-LOS. Digo isso por experiencia propria porque tenho tido facilidade em conseguir sets mas estou penando em mante-los por um tempo mais longo. Apos alguns meses, perde-se aquela "magia" inicial, a empatia enfraquece e ai a coisa desanda. O que vc acha?
rdg

Aprendiz

#881442 Concordo com sua visao sobre o rapport na seduçao. É muito importante ter essa conexao com a mulher antes do close, acho até que saber estabelecer bem um rapport é a base para um jogo sólido, mesmo que muitos puas nao entendem ou estudam isso..

Tenho esse livro Poder Sem Limites em pdf aqui no pc, mas nunca o li. Talvez esse mes ainda eu comece a ler, pois me interessei mais sobre o assusto.

To aguardando seu artigo sobre inner.. é um assunto muito valioso, mas também ja foi muito falado por aqui. Espero que seu artigo acrescente algo a mais para todos nós, pois conhecimento nunca é demais.



Valeeu cara,

Abraçoss
.
Avatar pua
Ozy_Mandias

Aprendiz

#881767 Antony Robbins, todo mundo que inicia o Pua deveria ler antes mesmo dos primeiros métodos como o Mystery. É o livro da Inner game.