Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.

Criador do tópico

dario nobu

Aprendiz

#525931 Faço física na USP e existe esse curso lá na pós graduação.

Existe o livro também em inglês, para quem está interessado em estudar as leis da economia que governam através de uma visão de físicos.

Só para ter uma idéia, um grande físico, especialista em simulação computacional criou uma empresa de consultoria e é milionário, por adivinhar o futuro da economia por ter uma base sólida em física.

Pra quem interessar em ganhar dinheiro na bolsa, aki está
http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitul ... opico1.php

Criador do tópico

dario nobu

Aprendiz

#525937 A econofísica surgiu em meados dos anos 90, e trata-se basicamente da aplicação de conceitos de mecânica estatística no sistema financeiro. Resumidamente, a mecânica estatística é um ramo da física que permite analisar um sistemas compostos por muitos elementos, todos sobre um mesmo conjunto de condições de contorno, ou seja, todos os elementos estão vinculados de alguma forma. Com esta análise, é possível construir funções que descrevem tal sistema, e então extrair algumas propriedades do mesmo, assim como prever seu comportamento em alguns limites particulares.

Vendo estas características, é evidente que o sistema financeiro seria um ótimo alvo para aplicações de mecânica estatística. As modelagens são relativamente simples, como usar movimento Browniano para descrever linhas de preços de produtos, ou então processos estocásticos descrevendo comportamento de mercado. Entretanto, como o volume de dados é extremamente grande, o poder computacional foi o limitante de avanço deste ramo por um bom tempo.

Os físicos obtém sucesso nessa área por ter uma boa base matemática/computacional e também ter muita experiência em modelar e analisar comportamentos envolvendo condições de contorno. Dessa forma, usam todo seu conhecimento para prever crises, bons momentos para movimentações financeiras, impacto de operações de mercado, e várias outras propriedades que podem ser cruciais para o setor financeiro de um grupo/empresa/governo.

Portanto, nós físicos temos uma brecha para entrar no setor que move o mundo, e assim obter sucesso profissional fora da academia.