Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua

Criador do tópico

jonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#509109 Eae pessoal, tudo certo?

Estou iniciando um curso e gravando vídeo-aulas relacionadas com o mercado de ações.





Nessa primeira aula explico os conceitos básicos e essenciais para qualquer pessoa que queira se tornar um investidor de sucesso.
Está aí para quem se interessa sobre o assunto!


abraços
LE TIGRE

#509309 Jonit, sempre me interessei pelo assunto. Apesar de não conseguir ver agora, vou ver em breve.
Deve ser ouro, logo adianto.
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#509426 Parabéns jonit, deve ter dado um trabalhão montar esses slides! Eu assisti a maior parte dos vídeos e parece que você abordou o assunto de forma bem completa e bastante didática. :ae

Jonit, qual o seu método, você prefere análise técnica? Você faz uma grande diversificação ou concentra mais em poucas ações? Você visa mais o curto ou o longo prazo?

No terceiro vídeo você comentou que é um mito viver de bolsa de valores, eu encaro de forma bastante diferente, na minha opinião é bastante viável viver de uma boa carteira de dividendos no esquema buy-and-hold. É claro que precisaria uma soma significativa de dinheiro para montar essa carteira, tipo o valor de um apartamento de classe média pra cima. Mas se o investidor for bem sucedido, conforme a carteira vai acumulando ganhos ela vai chegar ao ponto que ela trabalhará por você só com os dividendos, além da valorização natural das cotações.
Avatar pua

Criador do tópico

jonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#510106
bullitt escreveu:Parabéns jonit, deve ter dado um trabalhão montar esses slides! Eu assisti a maior parte dos vídeos e parece que você abordou o assunto de forma bem completa e bastante didática. :ae

Jonit, qual o seu método, você prefere análise técnica? Você faz uma grande diversificação ou concentra mais em poucas ações? Você visa mais o curto ou o longo prazo?

No terceiro vídeo você comentou que é um mito viver de bolsa de valores, eu encaro de forma bastante diferente, na minha opinião é bastante viável viver de uma boa carteira de dividendos no esquema buy-and-hold. É claro que precisaria uma soma significativa de dinheiro para montar essa carteira, tipo o valor de um apartamento de classe média pra cima. Mas se o investidor for bem sucedido, conforme a carteira vai acumulando ganhos ela vai chegar ao ponto que ela trabalhará por você só com os dividendos, além da valorização natural das cotações.


Eu particularmente uso uma estratégia de Trend Following similar ao dos Turtles ( comentada no meu outro tópico ) utilizando a periodicidade semanal + Análise fundamentalista. Ou seja, só opero ativos selecionados por análise fundamentalista.

Acredito ser bem inviável para o investidor viver da bolsa de valores pois ele abandonará uma certa segurança no trabalho pelo que, na prática, é muito mais arriscado: a bolsa de valores.

Imagine a pressão de ter que sustentar toda a sua família com algo que é incerto. Por mais que você seja foda, não há garantias! Ainda mais, todo o stress pode prejudicar de modo bem expressivo a execução de sua estratégia. Você pode entrar em vários viéses psicológicos só para justificar perdas... cortar lucros cedo demais, deixar os prejuízos crescerem, etc..

É possível? Sim. É possível. Mas eu particularmente não arriscaria todo meu patrimônio em ações. É algo instável demais.

http://www.senhormercado.com.br/vou-lar ... ay-trader/

Taí um tópico interessante

abçs
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#510670
jonit escreveu:
bullitt escreveu:Parabéns jonit, deve ter dado um trabalhão montar esses slides! Eu assisti a maior parte dos vídeos e parece que você abordou o assunto de forma bem completa e bastante didática. :ae

Jonit, qual o seu método, você prefere análise técnica? Você faz uma grande diversificação ou concentra mais em poucas ações? Você visa mais o curto ou o longo prazo?

No terceiro vídeo você comentou que é um mito viver de bolsa de valores, eu encaro de forma bastante diferente, na minha opinião é bastante viável viver de uma boa carteira de dividendos no esquema buy-and-hold. É claro que precisaria uma soma significativa de dinheiro para montar essa carteira, tipo o valor de um apartamento de classe média pra cima. Mas se o investidor for bem sucedido, conforme a carteira vai acumulando ganhos ela vai chegar ao ponto que ela trabalhará por você só com os dividendos, além da valorização natural das cotações.


Eu particularmente uso uma estratégia de Trend Following similar ao dos Turtles ( comentada no meu outro tópico ) utilizando a periodicidade semanal + Análise fundamentalista. Ou seja, só opero ativos selecionados por análise fundamentalista.

Acredito ser bem inviável para o investidor viver da bolsa de valores pois ele abandonará uma certa segurança no trabalho pelo que, na prática, é muito mais arriscado: a bolsa de valores.

Imagine a pressão de ter que sustentar toda a sua família com algo que é incerto. Por mais que você seja foda, não há garantias! Ainda mais, todo o stress pode prejudicar de modo bem expressivo a execução de sua estratégia. Você pode entrar em vários viéses psicológicos só para justificar perdas... cortar lucros cedo demais, deixar os prejuízos crescerem, etc..

É possível? Sim. É possível. Mas eu particularmente não arriscaria todo meu patrimônio em ações. É algo instável demais.

http://www.senhormercado.com.br/vou-lar ... ay-trader/

Taí um tópico interessante

abçs



Temos estratégias de investimento bem diferentes. Vou tentar conhecer melhor o método que você emprega, sempre é bom conhecer diferentes visões do mercado.

Quando escrevi que é possível viver da bolsa, é viver através de dividendos que a carteira provê, não de day trades ou outras operações que dependem de curto prazo. Algo bem conservador e que requer um patrimônio considerável adquirido ao longo de um tempo.

Neste momento tenho mais de 90% em bolsa, mas não é raro eu estar 100% comprado. Eu não me preocupo tanto com a instabilidade da bolsa e opero a longo prazo. Acredito bastante em dividendos. Geralmente compro a ação para ficar com ela por tempo indefinido, mas posso vende-la se o otimismo do mercado precificar de forma exagerada a ação. Também vendo a ação se a empresa começar a demonstrar preço alto e fragilidade crescente (aumento de PDD, aumento de endividamento, diminuição das margens, disparada do indicador do P/L, má administração, etc.)