Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Versago

Veterano - nível 9

#97353 Bom meus caros para leitura desse artigo recomendo essa música para que possam enquanto lêem, não porque a letra tem algo a ver, mas a energia que usei para escrever veio dessa musica então acho que vale a pena.
http://www.youtube.com/watch?v=PNy6e70gADE
Inicialmente irei abordar alguns conceitos de Freud, o pai da psicanálise moderna, aqui primeiro os níveis de consciência da nossa mente.

O primeiro nível é o consciente diz respeito à capacidade de ter percepção dos sentimentos, pensamentos, lembranças e fantasias do momento.

O segundo nível de consciência é o Pré-Consciente relaciona-se aos conteúdos que podem facilmente chegar à consciência. São Informações recentemente guardadas que podem ser “acessadas” pelo primeiro nível.

O terceiro nível o Inconsciente refere-se ao material não disponível à consciência do individuo.Para Freud o inconsciente também é um local em que se armazenam traumas ou lembranças traumáticas e reprimidas e também pensamentos impedidos que são “barrados pelo nosso Bom Senso”.

Vale lembrar que a armazenagem de informações da memória “provisória” para o Córtex cerebral ocorre durante o sono por isso durma o mínimo necessário de 8 Horas por dia ;).

Você deve estar se perguntando será que ele não irá falar do Id, Ego e Superego?
A resposta é sim, mas antes era necessário entender como funciona o “Sistema cerebral” como eu gosto de chamar.Vamos lá então.

O ID é regido pelo “princípio do prazer”, exige satisfação imediata dos impulsos, sem levar em conta a possibilidade de conseqüências indesejáveis. São basicamente o nossos instintos.Funciona no nível Inconsciente.

O EGO funciona principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id. Regido pelo “princípio da realidade”, o ego cuida dos impulsos do id, tão logo encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são aceitos, mas reprimidos.Na maior parte do tempo o Ego está no controle da nossa mente e é o nosso Bom Senso onde julgamos o que é mais adequado fazer em cada situação e tempo.

O SUPEREGO serve como um sensor das funções do ego (contendo os ideais do indivíduo oriundos dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição. Muitos atribuem a ele os sentimentos negativos, mas na verdade por conter os valores sociais e familiares armazena tudo aquilo que “vai contra”.
Imagem

Bem agora vocês devem estar se perguntando “Ta bom o que isso tem a ver com o PU?”.
E mais uma vez eu lhes respondo:
Você já deve ter no mínimo se perguntando eu pareço ter personalidades diferentes em ocasiões diferentes e é a mais pura verdade já ouviram o ditado “A ocasião faz o ladrão” cai bem para esse caso, mas voltando isso já aconteceu comigo parece que uma hora eu estou sendo alguém todo inseguro com medo da rejeição e todas as dificuldades do mundo parecem tomar conta do meu raciocínio.Há momentos também em que vem o nosso lado Animal e instintivo onde tudo se resume na nossa postura estamos cheios de confiança e pode tudo dar errado que ainda sim sairíamos rindo da situação e aquilo viraria mais um causo engraçado (mania de mineiro falar causo ahuhuh) enfim o que eu quero dizer é que deve haver um equilíbrio entre essas duas Forças Distintas, ou seja, você pode muito bem conviver, no meu caso com o Gui e o Versago dentro da minha mente de forma pacífica, eu posso pegar o que tenho de melhor dos dois e os tornar aliados os medos para prevenir de algo perigoso e a Coragem para enfrentar e supera-los.

Não sei se todos leram até o final, mas os que leram meu muito Obrigado
Isso é tudo pessoal
Abraço Versago :ae
KValmont

Aprendiz

#97371 Muito bom seu tópico, não é algo novo no PUA, porém pouco se vê. Ainda pretendo estudar muito sobre o Freud e seu intenso livro. Mas seu tópico diz um pouco sobre até mesmo na PNL. Foi muito importante sua contribuição! :ae
Avatar pua
Master Will

PUA EXPERT

#97374 Então é como se na verdade todo mundo tivesse dupla personalidade, mas uma delas é tao reprimida que quase nao se nota sua existencia (quando se nota), entao cada um age de acordo com sua personalidade para o momento? Acho que isso foi como uma alegação de que todo mundo sofre de transtorno bipolar mas só uns manifestam...
Avatar pua

Criador do tópico

Versago

Veterano - nível 9

#97378 @Masterwill
Não.Significa que você tem Atitudes e pensamentos Bons e Ativos incrustados em você como a coragem e força de vontade,e também mais notavelmente suas emoções "ruins" como os medos e a baixo-estima.
A Questão proposta é viver em equilibro.
Abraço Versago :ae
Avatar pua
Sharkx

Pickup Artist

#97388 Cara gostei do post ele entra muito a fundo no pua e nao supervisial como a maioria dos post falando sobre pua e eu acho muito interesçante esse assunto principalmente na area do subconciente em que fazemos hipnose e auto hipnose pra nos auto ajudar por isso amei o post menos a parte do Trem que voçe zua os mineiro so
Pietro_PUA

Veterano - nível 1

#97448 Sério Versago, me amarrei nesse tópico.
Explicou bem a minha personalidade variada para as múltiplas coisas que eu faço. E ainda me ensinou um pouco sobre a psicanálise. Estás de parabéns rapaz.
.
Abraço e sucesso,
Pietro.
Avatar pua
fyllipy

Veterano - nível 8

#97453 Lí muito sobre freud em minhas aulas de filosofia. (Lí por conta própia pois ainda faço segundo ano.)
realmente o cara é muito bom, assim como o tópico, que ficou 10 :D
Parabéns. realmente, como um amigo nosso falou, é algo que sempre esta presente mas muito pouco falado e de extrema importancia.
e, realmente, é um ótimo artigo. Esse recebeu o selo buceta sublime de qualidade ;)
abrass velin vahvuus.
Avatar pua
LucasSam - MEMBRO EXCLUSIVO
#97605 Gostei do tópico!

Concordo com a sua idéia,mas não gosto de me ver como tendo duas personalidades.
Acho que devemos sentir orgulho de quem realmente somos e que nunca podemos fugir de nós mesmos,dos nossos medos,acreditando ter uma personalidade muito foda e outra não.

Devemos encarar os nossos medos e as nossas dúvidas e preencher os nossos vazios,de verdade!Não fingindo ser outra pessoa,porque não sendo nós mesmos,só iremos nos frustrar mais.

Então,que possamos cuidar das nossas vidas de verdade!Pra que nos tornemos FODÕES de verdade!
:ae

Abraço!
Avatar pua

Criador do tópico

Versago

Veterano - nível 9

#97901 @Lucas Cavalcanti (Parente do Tom kkkk)

Mas é essa a idéia ao invés de tentarmos brigar com nós mesmos eu proponho um alinhamento,uma união entra as duas forças divergentes para formar um Ser equilibrado xD
Abraço Versago :ae
Avatar pua
Papabear

PUA Avançado

#109390
Versago escreveu:Imagem


Demorei mas feedei neh meu caro. Bem, primeiramente, acredito que introduzir a perspectiva Freudiana é muito interessante, já estava me esquecendo do caso das mulheres histéricas e os estudos advindos da analise de Freud. Recomendo a todos que procurem saber mais a respeito!

Versago escreveu:Você já deve ter no mínimo se perguntando eu pareço ter personalidades diferentes em ocasiões diferentes e é a mais pura verdade já ouviram o ditado “A ocasião faz o ladrão” cai bem para esse caso, mas voltando isso já aconteceu comigo parece que uma hora eu estou sendo alguém todo inseguro com medo da rejeição e todas as dificuldades do mundo parecem tomar conta do meu raciocínio.
Há momentos também em que vem o nosso lado Animal e instintivo onde tudo se resume na nossa postura estamos cheios de confiança

Eu penso e observo esses "papeis sociais" desde meus 13 anos. Hoje, depois de anos de estudos, vejo como a sociedade coordena, constrange, exclui e adequa os individuos aos moldes históricos.

Versago escreveu:enfim o que eu quero dizer é que deve haver um equilíbrio entre essas duas Forças Distintas, ou seja, você pode muito bem conviver, no meu caso com o Gui e o Versago dentro da minha mente de forma pacífica, eu posso pegar o que tenho de melhor dos dois e os tornar aliados os medos para prevenir de algo perigoso e a Coragem para enfrentar e supera-los.


O equilibrio dessas "forças" é o que a maioria das pessoas tentam a vida toda. É uma especie de Yin e Yang, contraposições intrinsecas a nossas vidas, assim como a lógica e a emoção. Apesar de ser extremamente díficil coordenar essas forças, é mais do que necessário para se chegar em um nível aceitável de bem estar.

_________________________________

Parabéns pelo tópico prezado Versago, boas idéias e novas perspectivas sempre são bem vindas!

:ae

Um grande abraço