O que é PU?
Aprenda o básico aqui!

Criador do tópico

Gatow

Aprendiz

#844 Abaixo segue uma lista com termos e acrônimos usados ou citados diariamente. Algumas são palavras criadas por comunidades; outras vêm de jargões de marketing e hipnose; e outras são palavras comuns que foram "apropriadas" pelos PUA'S. As definições abaixo dizem respeito somente ao uso da palavra no contexto da sedução. Onde foi possível, a pessoa responsável pela criação do termo foi citada.

AFC
- nome [average frustrated chump]: um estereótipo. O "cara legal" que não tem habilidade em PU nem entende o que atrai as mulheres; um homem que tende a se engajar em padrões de comportamento suplicantes e WIMPY*(1) ao redor de mulheres com as quais ele ainda não dormiu. Origem: Ross Jeffries.

AMOG - 1. nome [alpha male of the group or alpha male other guy]: um homem confortável socialmente que compete com o PUA por uma mulher ou interfere com o jogo do PUA. Origem: Old_Dog. 2. verbo: remover um concorrente em potencial - através de táticas físicas, verbais ou psicológicas - de um grupo de mulheres. Sinônimo: outalpha. Origem: Tyler Durden.

Âncora - 1. nome: um estímulo externo (um sinal, um som ou um toque) que dispara uma reação emocional ou comportamental específica, como, por exemplo, uma música que faz alguém se sentir feliz por trazer a lembrança de um evento positivo ocorrido em sua vida. Âncoras são usadas pelos PUA's para associá-los aos sentimentos de atração de uma mulher. 2. verbo (-Ancorar): o ato de criar uma associação entre um estímulo externo e uma reação emocional ou comportamental. Origem: Richard Bandler e John Grinder.

ASD - nome [anti-slut defense]: as manobras feitas por algumas mulheres para evitarem ter de assumir a responsabilidade por ter iniciado ou concordado com o sexo; ou para evitar parecer slutty ao homem com o qual ela está, às amigas dela, à sociedade, a ela mesma. Pode ocorrer antes ou depois do sexo, ou pode impedir o sexo de acontecer. Origem: Yaritai.

BF - nome [boyfriend]. Namorado.

BF DESTROYER - nome [boyfriend destroyer]: um padrão, rotina, ou linha que um PUA usa com a intenção de seduzir uma mulher que tem namorado.

BITCH SHIELD - nome: a resposta defensiva de uma mulher para evitar a aproximação de homens desconhecidos. Apesar da reação dela a um opener poder ser realmente rude, isso não quer dizer que a mulher propriamente dita seja rude, ou impossível de se conversar.

BLUR - verbo ou adjetivo: ocorrência em que a mulher para de retornar ligações, apesar de inicialmente ter se mostrado interessada pelo homem que ligou.

BUYING TEMPERATURE - nome: o nível no qual a mulher está preparada para fazer contato íntimo com um homem. Diferentemente da atração, uma alta BUYING TEMPERATURE geralmente aparece e acaba rapidamente. Para manter o interesse físico de uma mulher durante um longo período de tempo, um PUA tenta aumentar sua BUYNG TEMPERATURE com rotinas fast-paced(2). Origem: Tyler Durden.



CALIBRATE (calibrar) - verbo: ler as respostas verbais e não-verbais de uma pessoa ou de um grupo e deduzir com exatidão o que estão pensando ou sentindo no momento. Origem: Richard Bandler e John Grinder.

CAVEMAN - verbo: escalar contato físico direta e agressivamente, e progredir rumo ao sexo, com uma mulher condescendente; derivado da idéia de que seres humanos primitivos não usavam a inteligência ou as palavras, mas o instinto e a força, para acasalar. Sinônimo: to go caveman.

CHICK CRACK - nome: qualquer assunto espiritual ou psicológico que é atrativo para muitas mulheres, mas não interessa a maioria dos homens, como astrologia, cartas de tarô, e testes de personalidade. Origem: Tyler Durden.

COCKBLOCK - nome e verbo: uma pessoa que interfere ou atrapalha o jogo de um PUA, seja acidentalmente ou propositalmente. Um cockblock pode ser um amigo da mulher, um amigo do PUA, ou um estranho.

CRASH AND BURN - verbo: ser diretamente, e geralmente de uma forma rude, rejeitado ou evitado por uma mulher ou por um grupo que acabou de se aproximar.

DAY TWO - nome: a primeira saída. Sinônimo: second meeting.

DHV - nome ou verbo [demonstration of higher value]: uma rotina na qual o PUA demonstra uma habilidade ou um atributo que aumenta seu conceito ou simpatia na estima de uma mulher ou de um grupo; é planejado para fazer com que o PUA se destaque dos outros, homens menos interessante no campo. Antônimo: DLV [demonstration of lower value]

DOGGY DINNER BOWL LOOK - nome: a expressão de êxtase que uma mulher mostra nos olhos quando está atraída por um homem que está conversando com ela. Sinônimo: DDB. Origem: Ross Jeffries.

ELICIT VALUES - frase verbal: extrair, durante a conversa, o que é importante para uma pessoa, geralmente com a intenção de se obter um desejo interno profundo que a motiva. Em termos de sedução, pode ajudar um homem a determinar que uma mulher que diz que está procurando por um marido rico está apenas em busca de um sentimento de segurança. Sinônimo: EV. Origem: Richard Bandler e John Grinder.
__________________
FALSE TAKEAWAY - veja takeaway.

FALSE TIME CONSTRAINT - veja time constraint.

FB - nome [fuck buddy]: uma mulher com a qual um homem se engaja em um sexo casual, consensual, sem ligação emocional ou expectativas de relacionamento.

FIELD - nome: qualquer lugar público onde um PUA pode conhecer mulheres.

FIELD REPORT - nome: um relatório escrito de um sarge ou de uma noite fora de casa sargeando mulheres, usualmente postado online. Sinônimo: FR. Outros tipos de relatórios incluem um OR (outing report), LR (lay report), FU (fuckup report), e TR (threesome report).

GROUP THEORY - nome: a idéia de que mulheres geralmente estão acompanhadas de amigas (os), e para a conhecer um homem tem de conseguir, simultaneamente, a aprovação das suas amigas, enquanto demonstra ativamente sua falta de interesse por ela. Origem: Mystery.

HB - nome [hot babe]: um termo usado pelos membros das comunidades de sedução para se referir às mulheres atraentes. Quando referido à uma mulher específica, geralmente é seguido por um ranking númerico de beleza - como uma HB10 - ou por um apelido, como HBCabeçaVermelha. Origem: Aardvark.

HIRED GUNS - nome: funcionárias do ramo de serviços que geralmente são recrutadas por serem atraentes, como bartenders, garçonetes, modelos, e strippers. Origem: Mystery.

HOOK POINT - nome: o momento da sedução em que uma mulher (ou grupo de mulheres) decide que gosta da companhia do homem que se aproximou dela e não quer deixar ele ir embora. Origem: Style.

INSTANT DATE - nome: o ato de levar uma mulher que foi conhecida há pouco tempo de uma localidade para outra no mesmo dia, tipicamente de um ambiente público para outro mais condutivo, para que possam se conhecer melhor, como, por exemplo, de um bar para um jantar, ou da rua para um café. Origem: Mystery.

IOI - nome [indicator of interest]: sinal que a mulher emite ao homem, revelando indiretamente que ela está atraída ou interessada por ele. Esses indícios, geralmente não-intencionais e sutis, incluem se inclinar para o homem enquanto ele está falando, perguntando coisas mundanas para fazer com que a conversa continue, ou segurando a mão dele quando ele põe a sua mão na dela. Antônimo: IOD [Indicator of Disinterest]. Origem: Mystery.

IVD - nome [interactive value demonstration]: uma rotina curta que pretende prender a atenção e o interesse de uma mulher que acabou de ser conhecida, ensinando a ela algo sobre ela mesma. Origem: Style.

KINO - verbo [de kinesthesia,nome]: tocar ou ser tocado, geralmente com intenções sugestivas ou o propósito de incitar, como mexer no cabelo, segurar as mãos, ou pegar na cintura; precede o contato sexual. Origem: Ross Jeffries.

KISS-CLOSE - 1. verbo: beijar ou se pegar, passionalmente. 2. nome: um beijo apaixonado ou pegação. Sinônimo: k-close ou *close. Origem: Mystery.

LJBF - verbo ou adjetivo [let's just be friends]: uma declaração que uma mulher faz para um homem para indicar que ela não está sexualmente ou sentimentalmente interessada por ele. Um cara pode escutar um discurso LJBF ou ser LJBFado.

LMR - nome [last minute resistance]: uma ocorrência, geralmente depois do beijo, em que uma mulher que deseja um homem o impede, através de palavras ou ações, de progredir rumo a um contato sexual mais íntimo, como remover o sutiã, colocar a mão dele dentro da calça dela, ou penetrar.

LSE - adjetivo [low self-esteem]: usado para descrever uma mulher que é insegura e tende a se engajar em comportamentos auto-destrutivos e auto-retrativos. Origem: MrSex4uNYC.

LTR - nome [long-term relationship]: uma namorada.


FIEL TEST - verbo: experimentar e aperfeiçoar uma técnica de sedução ou rotina numa quantidade de mulheres em diferentes situações sociais antes de compartilhar com outros PUA's.

FLAKE - verbo: uma ocorrência em que uma mulher cancela ou não aparece em um encontro marcado anteriormente.

FLUFF - verbo: conversas mundanas, tipicamente entre duas pessoas que acabaram de se conhecer; assuntos comuns incluem onde a pessoa mora, qual o trabalho da pessoa, e interesses gerais e hobbies.

FMAC - nome [find, meet, attract, close]: um modelo rudimentar e sequencial de sedução. Origem: Mystery.

FRAME - nome: o contexto interior no qual uma pessoa, coisa, evento ou ambiente é percebido. Origem: Richard Bandler e John Grinder.

FREEZE OUT - verbo ou nome: ignorar uma mulher para fazer com que ela busque aprovação; usualmente usada como uma técnica para contra-atacar o last-minute resistence.

FULL-CLOSE - 1. verbo: ter relações sexuais. 2. nome: relação sexual. Sinônimos: fuck close, f-close ou fclose. Origem: Mystery.
__________________

MANAGE EXPECTATIONS - verbo: deixar uma mulher saber, asperamente, antes de dormir com ela, qual o grau de comprometimento que terá no relacionamento com ela, assim ela não cria expectativas altas nem baixas.

MLTR - nome [multiple long-term relationship]: uma mulher que faz parte de um harém, ou uma das muitas namoradas que um PUA está se encontrando e comendo. Idealmente, o PUA é honesto com suas MLTRs e as informa que está se encontrando com outras mulheres. Origem: Svengali.

MM - nome [Mystery Method]: uma escola de sedução iniciada por Mystery que foca em aproximações indiretas de grupos. Origem: Mystery.

Model (Modelar) - verbo: observar e imitar o comportamento de outra pessoa, tipicamente alguém que possua um traço ou habilidade que se deseja adquirir. Origem: Richard Bandler e John Grinder.

MPB - nome [male pattern blindness]: a inabilidade de um homem para reconhecer que uma mulher está atraída e interessada por ele, até que ela vá embora e seja tarde demais para agir. Origem: Vicent.

MPUA - nome [master pickup artist]: um PUA que se sobressai no jogo, cujas habilidades o colocam no top 1% da comunidade da sedução.

MYSTERY'S LOUNGE - nome: um fórum online privado, apenas para membros, onde muitos dos PUA's líderes da comunidade compartilham técnicas, fotografias e field reports. Origem: Mystery.

NEG - nome: uma afirmativa ambígua ou um insulto aparentemente acidental destinado a uma mulher bonita, que o PUA acabou de conhecer, com a intenção de demonstrar ativamente a ela (ou às amigas dela) uma falta de interesse. Por exemplo: "Essas unhas são bonitas, são de verdade?" 2. verbo: demonstrar ativamente a falta de interesse por uma mulher bonita por meio de afirmativas ambíguas, insultando ela de um jeito que pareça acidental, ou lhe apresentando críticas construtivas. Sinônimo: neg hit. Origem: Mystery.

NEWBIE MISSION - nome: um exercício elaborado para ajudar homens tímidos a vencer o medo de se aproximar de mulheres. A newbie mission envolve passar um dia num local público, como um shopping, e dizer "oi" para todas as mulheres que passarem.

NLP[/b][/size] (Programação Neuro-Lingüística) - nome [neuro-linguistic programming]: uma escola de hipnose surgida na década de 1970 amplamente baseada nas técnicas de Milton Erickson. Diferentemente da hipnose tradicional, na qual os sujeitos são postos para dormir, é uma forma de hipnose acordada na qual sutis ganchos de conversa e gestos físicos são usados para influenciar a pessoa num nível subconsciente. Origem: Richard Bandler e John Grinder.

NONVERSATION - nome: uma conversa na qual uma pessoa não está prestando atenção no que a outra pessoa está falando, geralmente por falta de interesse ou distração. Origem: Style.

NUMBER-CLOSE - 1.verbo: obter o número de telefone correto de uma mulher. Note que dar a uma mulher o seu número não constitui um number-close. 2. Nome: o número do telefone de uma mulher, obtido durante o transcorrer de um sarge. Sinônimo: #close. Origem: Mystery.

OBSTACLE - nome: a pessoa ou as pessoas de um grupo que o PUA não deseja, mas que ele tem que conquistar para que possa jogar com a mulher do grupo que ele deseja. Origem: Mystery.

ONE-ITIS - nome: 1. uma obsessão com uma mulher com quem não se está namorando; PUA's acreditam que uma fixação extrema por uma mulher baixa signifcativamente as chances de um homem namorar ou dormir com ela. Origem: John C. Ryan.

OPENER - nome: uma afirmação, pergunta ou história usada para iniciar uma conversa com uma estranha ou um grupo de estranhas. Openers podem ser relativos ao ambiente (espontâneos) ou enlatados (pré-escritos); e diretos (demonstrando interesse sentimental ou sexual por uma mulher) e indiretos (sem demonstrar interesse).

OUTALPHA - verbo: veja AMOG.

PAIMAI - nome [pre-approach invitation, male approach invitation]: uma ação ou uma série de ações não-verbais que pretende induzir uma mulher ou um grupo a notar um homem e expressar, passivamente, interesse em conhecê-lo, antes que ele se aproxime dela. Origem: Formhandle.

PATTERN (Padrão) - nome: um discurso, geralmente pré-escrito, baseado em uma série de frases de programação neuro-lingüística projetados para atrair ou incitar uma mulher.

PATTERN INTERRUPT - nome: uma palavra, frase ou ação inesperadas, realizadas repentinamente para alterar a resposta automática de uma pessoa antes dessa ser completada, como, por exemplo, cortar uma mulher que está falando sobre o ex-namorado e mudar rapidamente de assunto. Origem: Richard Bandler e John Grinder.

PAWN - 1. verbo: aproximar e falar com um grupo de pessoas com o objetivo de conhecer uma mulher ou um grupo adjacente a este. 2. nome: uma pessoa da qual aproxima-se com o objetido de se conhecer uma mulher próxima ou um grupo. Um pawn pode ser um(a) conhecido(a) ou um(a) estranho(a). Origem: Mystery.

PEACOCK - verbo: vestir-se com roupas espalhafatosas ou com equipamentos vistosos com o objetivo de conseguir atenção das mulheres. Itens peacock incluem camisas brilhantes, adornos, casacos de penas, chapéus de cowboy coloridos, ou qualquer outra coisa que faça alguém se destacar numa multidão. Origem: Mystery.

PHASE-SHIFT - verbo: fazer uma transição, durante uma conversa particular com uma mulher, de conversa normal para uma conversa lenta, carregada sexualmente, toques e linguagem corporal; entendida para preceder uma tentativa de beijar. Origem: Mystery.

PIVOT - nome: uma mulher, geralmente uma amiga, usada em situações sociais para ajudar alguém a conhecer outras mulheres. Uma pivot serve para várias funções: ela gera social proof, ela pode criar cíumes no alvo, ela pode tornar mais fácil abrir sets difíceis, e ela pode "fazer o H" do PUA com o seu alvo. Sinônimo: wingwoman.

PROXIMITY ALERT SYSTEM - nome: o estado de estar atento a uma mulher ou grupo de mulheres que estão, de forma desajeitada, permanecendo por perto com a esperança de serem abordadas. Geralmente, a mulher fica de costas para o PUA, para fazer com que a presença dela pareça acidental. Origem: Mystery.

PUSH-PULL- nome: uma técnica usada para aumentar a atração, na qual um homem dá a uma mulher indicações de que ele não está interessado nela seguido por indicações de que ele estaria interessado. Essa seqüencia pode acontecer em alguns segundos - como segurar as mãos de uma mulher e depois soltá-las como se ainda não confiasse nela- ou durante o tempo, como sendo muito atencioso durante uma conversa no telefone, mas ser grosso e distante na próxima. Origem: Style.

RAFC - nome [reformed average frustrated chump]: um estudante de sedução que ainda não se tornou um PUA ou dominou as técnicas oferecidas pela comunidade.

REFRAME -verbo: alterar um contexto pelo qual alguém vê uma idéia ou situação; mudar o significado que uma pessoa atribui a uma idéia ou situação. Origem: Richard Bandler e John Grinder.

ROUTINE - nome: uma história, conversa pré-escrita, demonstração de habilidade, ou outro material preparado para iniciar, manter ou avançar numa interação com uma mulher ou com o grupo dela. Exemplos incluem o best-friends test, a evolution phase-shift, e a demonstração de valor ESP.

RSD - nome [Real Social Dynamics]: uma companhia especializada em seminários, workshops e produtos sobre PU, iniciada por Papa e Tyler Durden. Origem: Papa.

SARGE - 1.verbo: seduzir mulheres, ou sair para tentar (e) conhecer mulheres. 2.nome: uma mulher que foi seduzida. Origem: Aardvark.

SARGER - nome: uma pessoa que seduz mulheres; um membro da comunidade de sedução.

SECOND MEETING - ome: um primeiro encontro. Sinônimo: Day Two.

SET - nome: um grupo de pessoas num ambiente social. Um two-set é um grupo de duas pessoas; um three-set, de três pessoas, e assim por diante. Sets podém conter mulheres, homens, ou ambos (casos nos quais se faz referência a sets mistos). Origem: Mystery.

SHB - nome [super hot babe]: uma mulher extremamente atraente.

SHIT TEST - nome: uma pergunta, exigência ou um comentário aparentemente hostil feito por uma mulher com o objetivo de medir o quanto um homem é forte o suficiente para ser um namorado ou parceiro sexual respeitável. Se ele levar a pergunta, a exigência ou comentário para o lado pessoal, ele falha e geralmente perde a oportunidade de avançar na sua interação com a mulher. Exemplos incluem dizer que ele é muito novo ou velho para ela, ou pedir a ele para fazer um favor desnecessário.

SHOTGUN NEG - nome: um tipo de neg usado numa situação de grupo com uma mulher, objetivando divertir o grupo às custas dela. Origem: Mystery.

SNIPER NEG - nome: um tipo de neg usado para embaraçar uma mulher enquanto se está conversando a sós, com ela. Origem: Mystery.


SOI - nome [statement of intent ou show of interest]: um comentário direto com o objetivo de fazer uma mulher perceber que se está atraído ou impressionado com ela. Origem: Rio.

SS - nome [Speed Seduction]: uma escola de sedução baseada em PNL, fundada por Ross Jeffries, na década de 80. Origem: Ross Jeffries.

STALE - verbo ou adjetivo: uma situação em que o telefone de uma mulher não é mais um meio efetivo de marcar planos com ela, geralmente porque se passou muito tempo após a interação e a mulher já perdeu o interesse; também pode ser usado para descrever uma mulher que perdeu seu interesse no PUA.

STYLEMOG - nome ou verbo: um sutil conjunto de táticas, maneirismos, gesticulações e respostas usados para tornar um PUA dominante em um grupo. Origem: Tyler Durden.

SUBCOMMUNICATION - nome: uma impressão, imagem ou efeito criados pelos maneirismos, roupas ou presença de uma pessoa; uma forma de comunicação indireta, não-verbal, geralmente percebida melhor pelas mulheres. Origem: Tyler Durden.

SUPPLICATE - verbo: se botar numa posição inferior e bajuladora, com o objetivo de agradar a uma mulher, como, por exemplo, comprando uma bebida para ela, ou mudando uma opinião para concordar com ela.

SYNESTHESIA - nome: literalmente, uma superposição de sentidos, como, por exemplo, sentir o cheiro de uma cor; na sedução, um nome dado a um tipo de hipnose na qual uma mulher é botada num estado elevado de consciência e comandada a imaginar imagens prazerosas e sensações crescentes em intensidade. O objetivo é incitá-la através de uma conversa sugestiva e metafórica, sensações e imagens. Sinônimo: hyperemperia.

TAKEAWAY - nome: uma técnica de sedução na qual um homem que se aproximou de uma mulher e está progredindo com ela se afasta - num intervalo tão curto quanto alguns segundos ou tão longo quanto algumas horas - com o intuito de demonstrar a falta de necessidade e aumentar a atração dela por ele. Sinônimo: false takeaway.

TARGET - nome: a mulher de um grupo a qual o PUA deseja e com a qual está jogando. Origem: Mystery.

THREE-SECOND RULE - nome: uma linha-guia que estabelece que uma mulher deve ser abordada dentro do prazo de 3 segundos a partir da primeira vista. É entendida para prevenir o homem de pensar muito sobre a aproximação e ficar nervoso, como também para preveni-lo de espantar a mulher por olhar fixamente para ela durante muito tempo. Origem: Mystery.

TIME CONSTRAINT - nome: dizer a uma mulher ou a um grupo de pessoas que é necessário deixá-los, brevemente. O objetivo de um time constraint é diminuir a ansiedade de uma mulher, relacionada a hipotése de que um homem que ela acabou de conhecer vai grudar nela a noite inteira, ou à de que é esperado que ela faça sexo com um homem antes de entrar na casa dele. Sinônimo: false time constraint. Origem: Style.

TIME DISTORTION - nome: originalmente, um termo hipnótico referente à perda subjetiva de consciência com relação ao passar do tempo, também se refere a uma técnica de sedução que faz a mulher sentir que ela conhece o PUA há mais tempo do que realmente conhece. Exemplos de time distortion incluem levar uma mulher em alguns lugares diferentes durante o transcurso da noite ou fazê-la imaginar eventos futuros e aventuras em casal. Sinônimos: future pacing ou future events projection.

TRANCE WORDS (Palavras de Transe) - nome: as palavras que uma pessoa dá enfase ou repete enquanto está falando, indicando que elas possuem um significado especial para o falante. A partir do momento que o PUA descobre as palavras de transe de uma mulher, ele pode usá-las na conversa para fazê-la ter sentimentos de entendimento e conexão com ele. Origem: Richard Bandler e John Grinder.

TRIANGULAR GAZING - verbo: uma técnica usada diretamente antes da tentativa de beijar uma mulher, na qual, enquanto faz contato visual, um homem dá olhares rápidos e sugestivos, direcionados aos lábios dela.

WABFC - nome [way-below average frustrated champ]: um homem que é extremamente fracassado com as mulheres, geralmente por inabilidade, nervosismo e falta de experiência.

WING - nome: um amigo, geralmente com algum conhecimento sobre PU, que ajuda-o a conhecer, atrair ou levar uma mulher para casa. Um wing pode ajudar mantendo as amigas de uma mulher ocupadas enquanto o PUA conversa com ela, ou conversando diretamente com a mulher sobre as qualidades do PUA. Sinônimo: wingman.

WINGWOMAN - nome: veja pivot.

WOOD - nome: desnecessário; perda de papel; geralmente usado para descrever o número de telefone de uma mulher quando ela o dá para um PUA, mas não o responde quando ele liga.

YES-LADDER - nome: uma técnica de persuasão na qual uma pessoa é questionada, através de uma série de perguntas designadas para extrair respostas positivas, aumentando a probabilidade de que esta pessoa também responda afirmativamente a uma pergunta fechada. Por exemplo: "Você é espontânea? Você é aventureira? Você gostaria de jogar um jogo chamado O Cubo?"
Editado pela última vez por Gatow em 05 Set 2009, 17:50, no total de 2 vez

Criador do tópico

Gatow

Aprendiz

#845 Gente, não observei se alguem já colocou, se já tiverem colocado....podem excluir o tópico :confuso

espero ter ajudado...

Criador do tópico

Gatow

Aprendiz

#847 Acho que alguns termos estão faltando...então, quem perceber vai colocando até agente atualizar aos poucos nossa lista, hehehe

Criador do tópico

Gatow

Aprendiz

#851 Le tigre...estou tentando editar, mais se nao ficar bom vc mesmo pode fazer isso, vc é adm!não sou acostumado em editar posts, mais vou tentando, rsrs
njunior

#131895 siglas para esclarecer as duvidas dos iniciantes :ae
Avatar pua
jeffok

Aprendiz

#131911 Este glossário é leitura obrigatória para quem está começando, pois, as siglas sao muitas vezes usadas e se voce nao sabe perde o sentido da mensagem do texto.