O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!

Criador do tópico

Capetinha - MEMBRO EXCLUSIVO
#396207 Fala galera!

Estréio hoje uma nova série de posts para falar de uma dificuldade que muitos PUA’s tem em comum e que é muito pouco falado aqui: dificuldade financeira.

Constantemente vejo PUA’S reclamando de alguma forma sobre esse assunto. Muitos deixam de fazer night games em lugares badalados ou viagens de lazer por alegarem falta de dinheiro. Meu objetivo é auxiliá-los a melhorar sua vida financeira e aproveitar ainda mais a sua experiência PUA.

Esses posts serão fundamentados pela minha experiência sobre o assunto: Eu sou formado em Relações Públicas, Pós-Graduado em Gestão e possuo 7 anos de experiência na área financeira (inclusive como Bancário) e pratico educação financeira há 10 anos.

    Introdução: Minha história e como a educação financeira mudou minha vida

Há 15 anos atrás passei por grandes dificuldades financeiras, em função da quebra da empresa da minha família. Na época eu tinha 12 anos de idade, comecei a estudar em escola pública, não tinha dinheiro para pegar ônibus (andava 3 quilômetros por dia até o colégio) e nem para lanchar no colégio. Nesse período ainda sofria com bullying. Foi quando jurei a mim mesmo que isso não ia acontecer de novo.

Minha família abriu uma nova empresa e eu comecei a trabalhar nela com 16 anos de idade, já praticando os ensinamentos da educação financeira. Hoje nunca me privei de sair ou de viajar e nunca mais passei dificuldades financeiras. Claro que alguns meses são mais difíceis, porém facilmente contornáveis.

Hoje vivo de uma forma muito confortável, financeiramente falando, graças à minha disciplina. Estou longe de ficar rico, mas estou no caminho! Rs

    A base da educação financeira

A receita inicialmente é simples e baseada em três regras básica

    1) Conhecer sua vida financeira.
    2) Gastar menos do que ganhar.
    3) Planejar o Futuro.
Concentrarei esse tópico nos dois primeiros itens. Quanto a Planejar o Futuro, pela sua complexidade, abordarei futuramente.

As três formas de gastar dinheiro são: Necessidades (Água, Luz, Moradia), Bens supérfluos (Lazer, Vestuário, Estética) e Gastos Emergenciais (Doença, Acidentes, Reformas).

    Desejo X Necessidade: Abrindo mão dos supérfluos

Nós, brasileiros, temos duas manias muito perigosas: Queremos ter bens supérfluos e desnecessários e fazemos dívidas comprando o que não podemos pagar. Que atire a primeira pedra quem nunca comprou uma roupas nova quando o suas roupas antigas ainda estavam em perfeito estado... E o pior, quantos ainda fizeram prestações para comprar essa roupa?

Pois é PUA’s, precisamos enfrentar a ilusão que a mídia impõe e realmente consumirmos apenas o que é necessário. Não, você não precisa de uma camisa Lacoste ou de uma calça Diesel para pegar mulher.

Diferenciar necessidades de desejo e eliminar o gasto excessivo com supérfluos é o primeiro passo para cortar custos e poupar dinheiro.

    Gastos Emergenciais

Outro foco de perda de dinheiro são os gastos emergenciais. Seu carro quebrou e você precisa consertá-lo, mas não tem dinheiro guardado... o que fazer? Pagar no cartão de crédito? Cheque especial? É aí que seu dinheiro vai pelo ralo.

São gastos necessários, que não podem ser adiados e precisam ser pagos de alguma forma. A maioria das pessoas não mantêm dinheiro guardado e tem que arcar com essa despesa usando empréstimos bancários. Além de ser caro e burocrático, esse comportamenteo pode se tornar uma bola de neve.

Se você tivesse previsto esse custo, poderia ter juntado dinheiro antes de acontecer a emergência e evitado essa despesa. Mas infelizmente não temos bola de cristal. Como lidar com essa situação?

A resposta também é simples nesse caso: Tendo dinheiro.

    Iniciando seu Planejamento Financeiro

Como eliminar o gasto excessivo? Simples: com muita disciplina e planejamento financeiro.

Planejamento financeiro nada mais é do que saber quanto você ganha e quanto você gasta/vai gastar, sendo assim, você pode planejar o futuro das suas economias. O planejamento é feito em 5 passos simples:

1) Faça sobrar dinheiro! Anote em uma planilha do Excel, onde você gasta seu dinheiro. Mas anote TUDO. Desde o lanche no colégio até as baladas de final de semana (incluindo o trocado pro flanelinha). Só assim vai ser possível ver onde você pode cortar gastos. Anote também de onde vem o dinheiro que você ganha: mesadas, salários, outras formas de renda, etc. E calculem o saldo que sobre, mês a mês.

2) Elimine as dívidas! Com o corte de gastos, vai sobrar algum dinheiro. Use-o para eliminar dívidas. Não tenha mais cheque especial e não faça dívidas de cartão de crédito. E se fizer, nunca pague apenas a parcela mínima. As taxas de juros são exorbitantes. E o melhor, vai sobrar ainda mais dinheiro!

3) Crie uma reserva de emergência. O ideal é calcular quando você gasta por mês e ter o equivalente em dinheiro à esse custo em uma conta poupança, separado de sua conta bancária principal. Caso haja alguma emergência, é esse dinheiro que vai te salvar e não o cheque especial. E não vale gastar esse dinheiro com nada que não emergências!!!

4) Guarde parte do seu dinheiro para o futuro: Quando receber seu salário/mesada e já tiver sua reserva de emergência. Faça uma conta simples. Quanto sobra se você deduzir seus custos do seu salário? 1000 reais? 100 reais? 10 reais? O importante é sobrar. Esse dinheiro deve ser transferido para seu fundo de emergência ASSIM QUE VOCÊ RECEBÊ-LO! Para que não haja risco de ser gasto em supérfluo.

5) Faça seu dinheiro trabalhar por você! O dinheiro que sobrar caso investido corretamente, vai lhe render juros sobre juros. Uma conta simples é que R$50,00 por mês em 20 anos é igual à R$12.000,00. O mesmo valor investido todo mês em uma aplicação da baixo risco pelo mesmo período, vai ser igual à R$31.442,32. Uma diferença de 262%!!!

    Considerações Finais

Não se preocupem com suas despesas, apenas. É importante que vocês saibam cada uma delas, e tenham essa análise crítica para pensar como reduzi-las de alguma forma. É um exercício de criatividade e de disciplina, mas com certeza vale à pena.

Pensem também em como aumentar sua renda. Minha ex além de ser economista, ainda vendia Avon. E acabou que Avon se tornou a maior fonte de renda dela.

Dependendo da repercussão deste, lanço outros tópicos com esta temática.

Nos próximos tópicos abordarei alguns itens com maior profundidade: dicas práticas para economizar com supérfluos, fontes alternativas de renda, dicas sobre investimentos e sugestão de livros para aprofundar no tema. Sintam-se à vontade para sugerir novos temas.

Sucesso PUA’s!!!
Avatar pua
Seduction7

Aprendiz

#396243 Cara, esse tópico chegou na hora certa. Acabei de comprar um livro "COMO ORGANIZAR SUA VIDA FINANCEIRA?"
realmente tô precisando disso, preciso colocar minha vida financeira em ordem. Incentivo vc a continuar postando mais tópicos sobre esse assunto, principalmente q vc tem experiência nessa área, pois vai ajudar muita gente aqui q tem dificuldade de administrar o seu suado dinheiro.
TheConqueror

Aprendiz

#397507 Otimo topico cara, independente do numero de post q vc tiver aqui peço que continue a postar!

Sou economista tbm, como sua namorada, eu jah entendo bastante sobre renda variavel mas não entendo piegas de renda fixa, fiquei ate assustado com esse retorno de 262% q vc descrevue ai em cima O.O

^_^
Avatar pua
KakoG

Veterano - nível 6

#399534 Dicas valiosíssimas!!!
Planejamento financeiro é muito importante, principalmente nos dias de hoje, em que as pessoas gastam muito mais do que ganham.
Obrigado por compartilhar conosco. Vai estar aqui nos meus favoritos, com certeza.