Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

LB_

Aprendiz

#2921 Olá pessoal,

Bom...estou aqui para tratar de um assunto ,que ,para quem usa PNL e é mais indirect é interessante. E ,até mesmo, para todos na vida: as preferências sensoriais...

Para isso, trouxe uma parte do capítulo do livro "Como fazer as pessoas gostarem de você à primeira vista"....este que me ajudou muito a entrar em sintonia com as pessoas, está ai :rolf :


Identificando as preferências sensoriais
Reconhecer de que sentidos as pessoas dependem mais para sentir o mundo e usar essa informação nos seus intercâmbios com os outros – sejam pessoais, profissionais ou sociais – podem ter um profundo efeito na forma com que as pessoas reagem a você. Sejam Visuais, Auditivos ou Sinestésicos, seus sinais estão lá para serem interpretados e utilizados quando criamos uma ligação.

Perfis de preferências sensoriais :ae

Cada grupo mostra diferenças sutis em sua composição física e mental. Não são, definitivamente, distinções rápidas e fáceis. São simples indicadores. Os Visuais, Auditivos e Sinestésicos podem vir de todas as formas e tamanhos. Nós estamos lidando com crenças e valores ilimitados, opiniões e talentos, sombras e brilhos, insinuações e sonhos. Cada pessoa é diferente da outra, porém lá no fundo têm semelhanças fundamentais.

Se você encontrar alguém que dependa fortemente de um certo sentido em inúmeras das áreas discutidas aqui, provavelmente verá que ela está indicando uma preferência sensorial pessoal.

**************
:yaaah Uma dica rápida:
Os Visuais falam muito depressa.
Os Sinestésicos tendem a falar mais devagar
Os Auditivos ficam entre os dois.

**************

À medida que você percebe as diferenças entre esses três grupos- Visual, Auditivo e Sinestésico-, o que de início lhe parece sutil passa a ser cada vez mais óbvio.
Quando você se torna mais hábil para distinguir melhor uma pessoa da outra....as distinções se revelarão diante dos seu olhos de todos ao seu redor, mas estiveram lá o tempo todo.

*****************
:sorri Pratique com os programas de TV
Os programas de entrevista são ótimos para você aprimorar seus talentos em termos de localizar preferências. Diminua o volume e tente descobrir – através do aspecto físico, gestos de mãos, movimentos dos olhos e roupas- se a pessoa é um Visual, um Auditivo ou um Sinestésico. Depois aumente o volume e ouça as palavras, o ritmo da fala e tonalidade da voz.
Você pode fazer o mesmo com as entrevistas de rádio. Concentre-se nas palavras. Os programas de entrevista no rádio são uma mina de informações sobre preferências sensoriais. Você pode praticar enquanto está preso no trânsito. Divirta-se
*****************

Dicas Verbais


Não há regras fixas para isso, a não ser o fato de que as pessoas que você conhece se mostrarão inclinadas a revelar, através dos tipos de palavras que preferem usar, como transformaram suas experiências em conversas. Preste atenção nessas palavras e leve-as em conta quando quiser estabelecer um relacionamento.

Palavras Visuais
A tendência por escolher palavras que criem uma imagem e metáforas, como, por exemplo, “Se olharmos com mais clareza”, “Eles eram diferentes como o dia e a noite”, pode ser um forte indicador de que a pessoa se apóia basicamente no sentido visual.
Experimente se concentrar, durante um dia inteiro, nas palavras extremamente visuais que acabei de usar nessa frase. A lista de palavras abaixo lhe dará perspectiva e foco à medida que você observar as pessoas que examinam o mundo com os olhos. Faça um esforço durante suas conversas para “colorir suas falas”, pintando quadros verbais. Descreva suas experiências vivamente para que os outros possam “vê-las”.

Analisar
Ângulo
Aparecer
Aproximar a imagem
Aspecto
Assistir
Brilhante
Cego
Cintilante
Claridade
Claro
Colorido
Considerar
Descuido
Diagrama
Esboçar
Esclarecer
Esconder
Escuro
Espiar
Examinar
Foco
Fulgor
Iluminar
Ilusão
Imagem
Imaginar
Inspecionar
Investigar
Levantamento
Luz
Mostrar
Notar
Obscuro
Observar
Olhada
Olhar fixo
Olhar penetrante
Olho da mente
Opaco
Panorama
Parece ótimo
Percepção
Percepção tardia
Perspectiva
Presenciar
Prever
Quadro mental
Refletir
Retratar
Revelar
Simplesmente
Vago
Ver
Visão
Visão turva
Visível
Vislumbre
Vista
Vivo



Linguagem Visual

Como você se vê?
Está um pouco confuso agora.
Estou vendo o que você quer dizer.
Ele tem uma personalidade efusiva.
Uma visão para olhos cansados.
Vamos entender melhor isso.
Nós somos uma empresa de visão.
Nós vemos o assunto de perto.
Está um pouco vago.
Sem sombra de dúvida.
Vejo você mais tarde.
Dá para imaginar?
Vou investigar isso
Você pode me esclarecer isso?
Nós temos um futuro brilhante.


Palavras Auditivas
Sintonize nas palavras e frases de cunho Auditivo que as pessoas falam umas para as outras. Preste atenção até perceber exatamente como elas soam. Abra os sentidos para aqueles que vêem e sentem o mundo através da audição. Você vai entender a mensagem em alto e bom som.

Alcance da voz
Alto
Anunciar
Arrepio
Articular
Balbuciar
Barulhento
Bem-informado
Berrar
Berrar
Calma
Chamar
Clicar
Colidir
Contar
Conversa-fiada
Conversa
Conversar
Debater
Declarar
Desconhecido
Descrever em detalhes
Desenvolver
Discutir
Divulgar
Dizer
Fora de sintonia
Expressar-se
Fofoca
Franco
Frase
Gritar
Harmônico
Harmonizar
Inquirir
Língua presa
Mencionar
Mensagem oculta
Modo de falar
Murmurar
Observação
Ouvir
Palavra por palavra
Proclamar
Pronunciar
Pronunciar
Questão
Quieto
Relatar
Repicar de sinos
Repreensão
Ressoar
Rugido
Rumor
Sem palavras
Silêncio
Surdo
Tinindo
Tom
Vocal



Linguagem auditiva

Soa familiar.
Conte mais para mim.
O que ele diz lhe lembra alguma coisa?
Ele fez uma descrição satisfatória de si próprio.
Finalmente, temos harmonia em casa.
Eles me ouviram com atenção.
Ela me deixou completamente mudo.
Essas cores são realmente fortes.
Não gostei do tom de voz dele.
Deixe-me lhe contar uma coisa.
Diga-me como.
De certa forma de falar...
Eu quero que todos aqui tenham voz ativa.
Ele recebeu aplausos ensurdecedores.
Isso é claro como água.
Morda a língua!


Palavras Sinestésicas
As palavras listadas abaixo são a moeda corrente na linguagem Sinestésica. Examine as emoções à sua volta até perceber como elas fluem. Supere toda e qualquer pedra em seu caminho. Construa uma fundação firme sobre a qual possa basear seu próprio relacionamento com as outras pessoas. Use as palavras concretas e vibrantes que emocionam os Sinestésicos.

Afiado
Agarrar
Alcançar
Amarrado
Apoiar
Apressar-se
Aquecido
Cabeça fresca
Cavar
Chocante
Clandestino
Concreto
Conectar
Confuso
Congelar
De mãos dadas
Desembaraçar
Difícil
Emocional
Empurrar
Enlameado
Esforço
Espremer
Estabelecer
Esticar
Estresse
Estruturado
Examinar
Explorar
Fazer contrato
Firme
Frio
Fundação
Insensível
Insuportável
Intuição
Jogar fora
Lidar
Lutar com
Magoar
Manter
Mexer
Movimento
Mudança
Palpite
Pé-no-saco
Pressão
Quebrar
Quente
Raso
Seguir (o fluxo)
Selecionar
Sensível
Sentir
Sólido
Suavemente
Suportável
Tensão
Tocar
Transtornar



Linguagem Sinestésica

Como você se sente a respeito?
Havia algumas pedras no meu caminho.
Vou entrar em contato com ela.
Escorreu pelos meus dedos.
Eu estou bem balançado
Não estou te entendendo.
Vamos estabelecer as regras.
Eu fiquei calma, fria e controlada.
Vamos examinar as possibilidades.
Supere isso.
Não estou conseguindo lidar com tanta pressão.
Ele é uma dor de cabeça.
Mantenha-se em contato.
Fique por aí.
Comece do zero.
Vamos repetir o ritual mais uma vez.
Dá para mexer uns pauzinhos?
Ela encarou o problema.

*FIM*

Eu acho bem prático esta divisão, uso muito e consigo mais clareza no que falo ao identificar alguns padrões de linguagem....espero feeds!

Abraços!
Avatar pua
pOlaco

Veterano - nível 9

#2981 Muito bacana, já vi uma palestra sobre isto.
Com treino você consegue identificar os perfis, e com mais treino ainda se consegue aplicar as palvras corretas :ae Bem interessante.
Brayadam

Veterano - nível 2

#115463 Excelente tópico
estava a procura desse tipo de material, pois estou ajudando um amigo com uma amtéria na facul, e percebendo o tipo dele eu sei que posso ser mais claro na explicação para ele entender melhor
Aí pensei, po no puabase tem de tudo, deve ter isso tambem hahahah
e acabei encontrando
ta de parabens! :ae
playstation

Aprendiz

#116106 interessante classificar as pessoas pelo visual, auditivo ou sinestésico.
Sou mais visual, gosto de HB visualmente bonita mas não falo rápido.

Não é porque o sujeito fala rápido que seja visual. Falar rapido é sinonimo de insegurança. falar muito devagar é retardo mental.