Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

englip

Equipe PUABASE

#644126 [right]Mimesis
por englip[/right]
Imagem


“Na televisão, nada se cria, tudo se copia”

[right]- José Abelardo Barbosa de Medeiros
[/right]


É com esta frase do Velho Guerreiro que inicio nossa conversa, caro leitor, sobre a influência de figuras masculinas na criação de um menino e o reflexo no comportamento do adulto.
Mimesis, ou mimese, simplificando, significa imitação ou, do grego, imitação. É isso que somos, senhores, nada mais que imitadores. Platão e Aristóteles viam na mimese a representação da própria natureza, Platão, porém, ia mais longe, dizia que toda a criação era imitação, até mesmo a criação do mundo era imitação da natureza verdadeira, do mundo das idéias. (Fonte: Wikipédia)


Deixo aqui, então, a frase de Chacrinha não somente restrita à televisão, mas estendo a mesma a toda vida. Não sei se o leitor já reparou, mas um fato bastante interessante é a influência de uma figura masculina na vida de um homem.

Há muito tempo atrás, quando nossa sociedade era essencialmente tribal, os homens que se destacavam eram os melhores caçadores e guerreiros, ou seja, aqueles que pudessem proteger melhor a sua tribo e família. O conhecimento de caça e batalha era passado hereditariamente, de forma consciente, claro. Agora imaginem, naquela época era necessário que um pai (ou patriarca tribal) passasse os conhecimentos às gerações mais novas, é de se esperar que tenhamos herdado algo daí, não acham?

Muito aprendemos com nossos pais (ou padrastos, tios, avôs etc.) sobre a vida, mas tem algo que aprendemos de forma inconsciente: como lidar com mulheres! Crescemos vendo estas figuras masculinas agindo com mulheres e, percebam, nada mais somos que imitadores deles! Se crescemos em meio a bons homens, que valorizam suas esposas e tratam uma mulher como a mesma deve ser tratada, assim seremos. Mas se crescemos em meio a homens que traem suas esposas, que mostram que uma relação séria não tem valor algum, provavelmente só um trauma nos faça ser diferente.

Bons homens, percebo eu, em sua maioria são oriundos de lares de casais amorosos, aqueles em que a frase “não se deve conquistar mil mulheres para ser homem, mas sim conquistar a mesma todos os dias” é levada a sério. Claro, temos aqueles bons sedutores que se formam com a vida e não somente com o exemplo que tem com a figura masculina que cresceu, podemos citar aqui os artistas venusianos.

O nosso subconsciente nos leva a ser imitadores desta figura, mas não precisamos ser uma cópia exata! Demos, então, nosso jeitinho brasileiro e mudemos o que não nos agrada ou o que de acordo com seus princípios morais não é correto. Quero que vocês, leitores, pensem a respeito de como são influenciados pela figura masculina que é/foi presente na vida de vocês, pensem a respeito de como imitam esta figura e o que podem fazer para melhorar como homens!

-----------------------------------------------------------
Este artigo foi retirado do meu blog Estar Homem.
Avatar pua
MrBad

Veterano - nível 9

#644131 Um artigo para refletir

Eu na minha vida já havia reparado que em muitas situações sou muito similar com o meu genitor

Contudo

Há varias coisas dele

Que não gosto

E luto para não ser igual

E muita coisa já estou mudando

É claro que quando crescemos, inconscientemente somos influenciados

Entretanto, como agora já estamos "formados" podemos

Mudar o que não nos agrada