Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

Hugo-winchester

Veterano - nível 4

#489880 Não tente - faça!


Você conhece o fato – você encontrou um velho conhecido na rua, conversou meio sem jeito sobre o que aconteceu nesses últimos anos e, antes de cada um seguir o seu caminho, um diz “algum dia precisamos tentar nos encontrar!”

Ou então você pede para alguém lhe fazer um favor e ele responde “OK, vou tentar fazer.”

Agora imagine que eu diga para você “Eu quero que você tente tocar a ponta do seu nariz com seu dedo indicador.” Provavelmente você vai achar que é um pedido estranho, desde que você não tenha nenhuma incapacidade. É fácil fazer, não corre o risco de fracassar, então por que usar “tentar”?

Entretanto se eu pedir “Tente tocar o teto,” isto soa e parece mais sensato, porque não há certeza de que você consiga tocar o teto – a maioria dos tetos são muito altos.

O que resulta de todos esses exemplos?

Que nós usamos a palavra TENTAR quando presumimos ou assumimos um fracasso!

“Nós precisamos tentar nos reunir algum dia” significa algo como “Eu acho que tenho que me livrar de você e não tenho a proposição de lhe dizer que espero não enxergar você de novo!"

“Eu vou tentar fazer isto" significa que “Eu não vou dizer que eu não consigo ou não vou fazer – mas não tranque sua respiração esperando que eu faça isto!"

Mas é apenas uma figura de retórica

Talvez. Mas figuras de retórica muitas vezes dão pistas muito sólidas sobre o que está acontecendo na prática. Elas podem ser uma forma de externar as emoções ocultas. Especialmente se você as ouve atentamente e as aceita literalmente.

Palavras como “tentar" indicam o que você realmente está pensando – e, que talvez, não queira admitir nem para você mesmo.

As palavras que você usa sub-vocalmente no seu diálogo interno afetam o seu humor. E as palavras que você usa em voz alta afetam tanto o seu próprio humor e o das outras pessoas.

“Tentar" cria dúvida – na sua própria mente e na dos outros – e sugere que é improvável você ser bem-sucedido.

Substitua “tentar" por “querer"

Use-o por uns tempos e decida se isso faz diferença em como você se sente e como as pessoas lhe respondem.

Ao invés de:

“Eu preciso tentar começar a me exercitar"

“Eu vou tentar parar de fumar"

“Eu vou tentar comer coisas mais saudáveis"

“Eu vou tentar ser mais amável com as pessoas"

Use “Eu QUERO começar a me exercitar, etc."

E se eu não estiver seguro de que serei bem sucedido?

Não há problema. Você não tem que ter certeza de que será bem-sucedido antes de começar alguma coisa.

Está tudo certo se você “fracassar".

"Tentar" é uma maneira de nos proteger contra as sensações desagradáveis que nós associamos com o fracasso... "Mas eu não disse que faria! Eu só disse que eu ia tentar!"

Tome a decisão de que é certo não conseguir tudo correto todas as vezes e você se sentirá muito melhor dizendo “eu quero..."

O outro lado dessa moeda é que se você não disser “eu quero..," você não está inteiramente comprometido. Você estará dando a si mesmo a condição da fuga – só por precaução.

Comprometa-se inteiramente

Comprometa-se inteiramente – ou então nem se dê ao trabalho. Se não se comprometer inteiramente, você estará enganando a si mesmo. Você estará fingindo que vai dar o seu maior empenho para fazer algo quando, de fato, você está se preparando para fracassar e com o seu álibi de fracasso já pronto.

Quando você se compromete inteiramente, você está se fortalecendo com a crença de que será bem-sucedido – faça isso e você já estará na metade do caminho antes mesmo de começar.
LecoQ. - MEMBRO EXCLUSIVO
#490672 Bom artigo :)

Não tinha reparado nesse lado do 'tentar'.

Eu achava que era apenas falsa modéstia mesmo.
"Vou tentar fazer isso", "Vou tentar fazer aquilo"
Achava que era apenas pessoas fingindo não serem capazes para que depois você
se 'surpreenda'.

De qualquer forma, Obrigado. ^^
Avatar pua
JúniorGomes

Veterano - nível 10

#494387 Po cara, realmente um ótimo post !
Parei pra pensar aqui e realmente é verdade tudo que você falou...
Agora EU QUERO tudo ! Não vou tentar mais !
Po cara, só tenho a te agradecer pelo tópico, realmente sensacional !
Vou pôr em prática esse querer ! A cada segundo to amando mais a PNL...
Abração e muitas mulheres ;)
CGP

Veterano - nível 3

#494434 Realmente foi um artigo bacana, vale lembrar que existem outras "pequenas palavras" como o tentar,
que ao serem retiradas da frase, mudam a expressão da coisa. É algo que vale muito a pena observar!