Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

#297765 wazzup.

Salve companheiros revolucionários cruj cruj, ando meio sumido do fórum pois a vida real tem me tomado um tempo excessivo e exaustivo, por isso as minhas contribuições quanto a PNL estagnaram um pouco, mas sempre que posso estou "disponível" no MSN pra esclarecer possíveis dúvidas, enfim.


[centro]Nível de dificuldade do artigo:
Fácil[/centro]

O que a PNL muda na SUA vida?Muito se fala sobre o que a PNL pode, ou não fazer, chegou a hora de desmitificar algumas coisas, inclusive, mostrar o norte pra quem está começando.


Eu sempre faço questão de deixar claro que a PNL NÃO é e não faz milagre, o milagre é você, e suas atitudes vão definir o seu sucesso ou seu fracasso, e convenhamos que entre essas duas opções fica fácil escolher, não é? Pois bem, dada essa introdução vamos as delongas, leia e releia se for necessário a frase abaixo.


[centro]
A PNL nos ensina pura e simplesmente a pensar sobre soluções em vez de problemas.
[/centro]


Quantas vezes você se pegou lamentando sobre algo que fez errado ou sobre algo que não aconteceu da forma que esperava? Quantas vezes isso mudou o que aconteceu? E quantas vezes se lamentar mudou suas atitudes perante as mesmas situações? Nenhuma vez ou quase nenhuma, creio eu.


Você não pode trabalhar o que você já viveu, mas você PODE trabalhar o que está vivendo AGORA, e pode se preparar pro que vai acontecer amanhã, mas o que acontece AGORA, é com que você deve se preocupar, a vida é feita de escolhas que só você pode fazer, e se for parar pra pensar, são escolhas fáceis na maioria das vezes.


Você prefere ser aquele cara sentado no sofá sozinho bebericando seu drink na balalda, ou quer ser aquele cara dinâmico com que todos querem conversar? Você prefere ser aquele cara com a escrivaninha com post its colados no monitor do escritório, ou prefere ter sua sala com uma secretária agendando as coisas pra você?


A PNL se baseia na descoberta de exemplos de excelência e na compreensão da maneira como essas pessoas fazem o que fazem, de modo a que agente possa adaptar esses modelos de excelência e a usá-los nas nossas próprias vidas. A PNL diz que o que um pode fazer, você também pode, o que muda foi o tempo de dedicação e atitudes dessa pessoa perante determinadas situações.


Com a PNL, podemos mudar o nosso pensamento, sentimentos, comportamentos e, até mesmo, crenças, para criar mudanças pessoais profundas e para ajudar os outros e você mesmo a ter mais recursos e se tornar mais eficaz no dia a dia.


Por que a palavra eficaz está em negrito? Bom essa palavra define praticamente a famigerada Programação Neurolinguística. Quando você conhece e estuda PNL, você passa a se comunicar melhor, você se comunica de forma que poucas pessoas comunicam, você sabe os caminhos, sejam eles verbais ou não verbais, você conhece as técnicas, você conhece as suas aplicações e o mais importante, você se conhece, ou seja, conhece o ser humano.


[centro]Reimprints
Dissociações
Associações
Ancoragens
Metamodelos de linguagens[/centro]


Enfim, as opções apesar de serem finitas, as aplicações são infinitas, as possibilidades são infinitas.


Há quem diga que PNL é manipulação, que é anti-ético, vamos fazer uma brincadeira, imagine dois vendedor de frutas, um sendo um comunicador normal e o outro um comunicador excelente.


O comunicador normal ia te dizer: "compre esta fruta! o preço está menor do que o concorrente"


O comunicador eficiente ia te dizer: " se você comprar esta fruta, você pode saciar sua fome a qualquer momento, olhe bem pra essas frutas não estão lindas?! estão fresquinhas, não se sinta obrigado a comprar agora, mas pense como aquela salada de frutas ia fazer sucesso depois da janta! ou então reabastecer as vitaminas depois de uma série de exercícios na academia"


Bom, foi só um exemplo simples, mas perceberam a diferença? O comprador ainda tem a opção de escolher entre comprar ou não, não tem? Então, isso não é manipular.


Então, lendo isso, que conclusão tomar?


Bom, até onde eu saiba a interação com seres humanos vai fazer parte de toda sua vida ativamente, e você, vai ter de conviver com você mesmo por toda a vida, disso eu tenho certeza, então, é provável que a PNL mude bastante coisa na sua vida, basta você se dedicar proporcionalmente a sua vontade de mudar.
LecoQ. - MEMBRO EXCLUSIVO
#297780 JAPONES SAFAAAAAAAAAADOOOOO!!! :)

Meu amigo, como sempre ótimas explicações!
Desmistificando PNL by: jahpz eh um sucesso :D
oasheOIASHE

Continue com os ótimos tópicos, SR madridista!
E fique na paz :)
gu__ga - MEMBRO EXCLUSIVO
#297805
Quantas vezes você se pegou lamentando sobre algo que fez errado ou sobre algo que não aconteceu da forma que esperava? Quantas vezes isso mudou o que aconteceu? E quantas vezes se lamentar mudou suas atitudes perante as mesmas situações? Nenhuma vez ou quase nenhuma, creio eu.


Temos que aprender e mandar no nosso cérebro, ele gosta de complicar as coisas e isso acaba tomando um tempo singnificativo na vida das pessoas.

PNL é qualidade de vida!

Brigado pelos seus posts jahpz, todos eles me motivam para eu continuar a aprender essa arte e melhorar minha vida como um todo :ae
Avatar pua
MisterOckham - MEMBRO EXCLUSIVO
#298265 Grande jahpz!

Gostei muito do seu artigo, principalmente na analogia do vendedor, para ilustrar que a PNL não é algo anti-ético.

Além do mais, o status de “manipulador” é definido pela índole da pessoa, e não pelo método/ferramenta usado.

E parabéns pela sua promoção para membro “entusiasta”.

Regards,
[]’s
Editado pela última vez por MisterOckham em 03 Jul 2011, 04:58, num total de 1 vezes
twelve

PUA EXPERT

#298288 Hey cara ÓTIMO artigo!

Antes de Conhecer A PNL Eu conheci o "The Secret" (A Lei Da Atração) Que Me Parece Ser Muito Parecido Em Alguns Pontos Com A PNL
Um Bom Exemplo é:

Pense No Que Você Quer E Não No Que Você Não Quer, (Acho que li alguma coisa sobre o seu subconsciente não registrar a palavra NÃO)


Se Eu estiver errado me corrige, eu só li um livro sobre PNL, e alguns artigos;

de qualquer maneira parabéns pelo tópico