Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

rod909

Aprendiz

#136426 Oi.

Eu tenho 19 anos e moro com meus pais, estou com um pequeno problema familiar que me impede de ir sagear.
Minha mãe tem medo de deixar eu sair sozinho ou com meus amigos, ela realmente passa mal se não souber onde eu estou. Praticamente eu nunca fui em lugar nenhum sozinho, isso reduz as minhas chances de praticar, pois eu me sinto desconfortavel para sagear perto dela. Todas vez que eu tento sair minha mãe tenta arranjar alguma algum pretesto impedir ou simplesmente me proibe. Eu já tentei levar ela uma vez comigo em uma balada, mas isso não muito certo.

Gostaria de saber se alguém tem alguma maneira de amenizar esse medo dela?
Hideo Thakaymi

Veterano - nível 5

#136433 bom cara isso e muito ruim. estava passando com isso esses tempos atraz.
meu wing tambem sabe, o pai dele tambem e muito preocupado com ele!
mais ele falou ia completar 18 anos ia embora de casa.

bom quero que lei mesmo.

de valor a sua mae e seu pai quando eles ainda estao vivos ok ?
me encinaram que mae e mae sabe!

perdi a minha com 5 anos de idade!
Avatar pua
Sharkx

Pickup Artist

#136447 Cara...eu sou o tal wing que o hideo comentou.....mais no meu caso eu tenho 17 anos meu pai me trata como uma criança e ele e muito chatoo...mais ja joguei as cartas na mesa ano que vem faço dezoito e vou gritar independencia ou morte.....pra falar a verdade to ate contando os dias falta 309...se nao fosse ele ja seria um otimo pua.....mais acho que no teu caso que sua mae tem e medo e nao enjueira .... Tente usar umas pnl, nela hipnose nao tento no meu pai porque ele e pura ignorancia mesmo.pode dar certo
Remy Lebeau

Veterano - nível 2

#136458 Preocupação de mãe é normal e é sadia, mas
preocupação em excesso fode tudo cara.

Existe até uma teoria psicologica pra isso. "The good-enough mother", ou a mãe suficientemente boa.
Depois digita Donald Winnicott no wikipédia e da uma lida.
Bem resumidamente, a mãe "ideal" é aquela que ama o seu filho mas não o impede de caminhar com seus
próprios passos. Isso é importante para o seu desenvolvimente cara. O que existe aí de cara "fudido" por ser super protegido pelos pais é incontável. [Se possível leia Winnicot para ela] E eu sei porque passei por isso.

Mostre para ela o seu amadurecimento, apresente-se para ela capaz de se responsabilizar pelos seus atos, e o mais fundamental cara, não apenas diga, seja responsável. A verdadeira liberdade é aquela com que arcamos com todas as consequencias dos nossos atos. Ser livre é ser responsável. Não estou falando para voce sair as 19 e chegar as 22:15 em casa, mas para que você prove para sua mãe que você pode se cuidar e que ela pode confiar em você.

E é claro que no início ela vai grilar um pouco. Uma dica, faça de forma gradual, isso mesmo, da mesma forma do indirect. Vá aos poucos que coseguirá seu objetivo. *Vá recompensando os comportamento dela de deixar você sair, quando ela disser sim abrace-a, ou de um beijo nela, toda mãe mela com essas coisas.
Tony_Montana

Aprendiz

#136465 Eu tenho 22 anos e minha mãe é muito coruja, quer saber aonde que vou, com quem estou, eu até brigava com ela por causa disso antigamente, quando tinha meus 18 anos era um nerd, era da escola pra casa/casa pra escola e nunca saia por opção mesmo e não curti absolutamente nada, eu cheguei e conversei com ela, hoje ela ainda continua ligando, eu sei que é chato mas não era como antigamente, você deveria conversar com ela, de boa, ai fala que vai sair com amigos, começa voltando cedo, até ela ir pegando confiança em você... po mãe é mãe neh

Criador do tópico

rod909

Aprendiz

#136470
Hideo Thakaymi escreveu:de valor a sua mae e seu pai quando eles ainda estao vivos ok ?
me encinaram que mae e mae sabe!

Claro! Por mais que eu não goste do modo que minha mãe me trate como uma criança eu amo os meus pais.

Hideo Thakaymi escreveu:bom! tus es filho unico?

Não. Eu tenho uma irmã uns 20 anos mais velha, mas ela se casou e foi morar em outra cidade quando eu ainda tinha uns 8 anos de idade.

Sharkx escreveu:Tente usar umas pnl, nela hipnose nao tento no meu pai porque ele e pura ignorancia mesmo.pode dar certo

Vlw pela dica. Vou ver uns livros de PNL e tentar usar nela.

E Remy Lebeau vou começar fazer o que você esta me indicando, aos poucos vou demonstrar que eu já sou responsavel e sei me cuidar. E obrigado pela indicar "Donald Winnicott" vai ser de grande ajuda.

Muito obrigado a todos pela atenção!
Falken Sahib

#136488 Hm, esse problema é fodaum... Mas o que posso te aconcelhar, é botar as cartas na mesa e mostrar que já naum é mais uma criança... e demonstre isso a ela. Se naum fizer isso, vc só terá liberdade quando sair de casa casado ou quando ela se for... O que seria desagradavel.
PuaDD

Veterano - nível 9

#136493 cara eu já n tenho esse problema ... acabei com ele quando tinha 16 anos!
foi o seguinte , falei com minha mãe q já tinha idade que ela n precisava se preocupar!!!
falei pra ela tbm q ela nunca iria precisar buscar um filho na cadeia (essa parte foi tensa mas..)
eu disse pra ela provei q tinha responsabilidade!
agora tenho 17 anos posso ir a onde eu quero quando eu quero.
sabe o q faço? simplesmente negocio !!! ligo a hora q é pra ligar , é mesmo n tendo q ligar eu ligo!!!
tenta fazer isso ! mostra q vc n é mais criança é negocia com ela tbm!!!
tenho certeza que ela vai aceita numa boa :ae
hj em dia até brinco com minha mãe: "mãe vo pra balada com amigos tal tal tal... pq as loiras estão me esperando"!
rsrs...