Tópicos selecionados pela equipe do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

Chameleon - MEMBRO EXCLUSIVO
#673791 JAK SIE MASZ, PUAs!

Conforme disse na sexta-feira, chegou ao fim meu namoro de quase um ano. E isso trouxe, dentro de mim, a grande questão: "VALE A PENA RECONQUISTAR?"

PUAs mais ortodoxos, da corrente dos "cafas", dirão que reconquistar uma namorada, sobretudo se foi ela que terminou, coisa de beta... Peço permissão discordar. Cada caso é um caso.

A primeira coisa que precisamos analisar é o contexto do término. Foi infidelidade ou qualquer outro ato de quebra de confiança? Foi em virtude de algum ato mal intencionado por parte dela, como violência física (acreditem, conheço cara que apanha da namorada) / moral? Foi por alguma questão fútil, tal como ela te largar para ficar com alguém mais rico ou bem sucedido? Foi porque ela é maria-vai-com-as-outras e caiu na pilha das amigas ou família para terminar?

Se o contexto do término foi algum dos que acima elenquei, embora eu não vá recriminar quem ainda assim tente reconquistar a ex, devo avisar que essa pessoa estará no mínimo cometendo suicídio afetivo.

Agora, e se o namoro terminou por algum desgaste? Bom, neste caso, se você ainda ama a sua ex e deseja que seja ela aquela pessoa que irá, junto a você, construir um futuro... Vale a pena tentar.

O que escreverei abaixo não é de minha autoria. É fruto de estudo de artigos/livros de terceiros e, tudo que fiz, foi resumir à luz do PU.

E aviso que eu irei, a partir de hoje, seguir o que eu mesmo escrevi embaixo e postar, dentro deste tópico, os resultados.

Vamos lá.

PORQUE UM RELACIONAMENTO TERMINA?

Relacionamentos só terminam porque houve perda de atração. Sinto muito, mas a verdade é essa, nua e crua. Uma pessoa atraída por você jamais cogitaria dar um fim ao que vocês têm e passaria por cima de todo e qualquer obstáculo para permanecer ao seu lado. Independente do namoro ter terminado por brigas, ciúmes, infidelidade, futilidade, mentira etc., o verdadeiro motivo por trás de todos esses outros motivos é a perda da atração.

Se você terminou, foi porque em algum momento a sua ex perdeu a atração para você. Se foi ela quem terminou, foi porque em algum momento foi você quem deixou de ser atraente para ela.

Embora as pessoas digam para não identificarmos culpados ou de apurar os "porquês", em caso de reconquista é importante saber onde que um começou a perder a atração, senão, por mais que os dois voltem, os erros continuarão sendo cometidos.

O QUE NÃO DEVO FAZER QUANDO QUISER RECONQUISTAR MINHA EX?

O conselho mais sensato e, ao mesmo tempo, mais difícil de botar em prática é o de NÃO PROCURÁ-LA por no mínimo 20 dias e no máximo 60 (a quantidade de dias variará em função da gravidade do término). Sério. Não mande nem um torpedo. Não é fácil, mas encarem um pós-término como um jogo de tênis. Se você fizer um saque, ela irá rebater - e, em alguns casos, VIOLENTAMENTE. Pode, com 90% de chance, minar toda e qualquer oportunidade de volta. Se você se afastar, ela não vai ter o que rebater e as coisas ficarão mais fáceis. Parece clichê, mas tendo sido ela a terminar ou não, ela precisa ficar sem você para sentir a sua falta... E ficar correndo atrás só vai alimentar os argumentos de que é melhor ficarem separados, mesmo.

Nunca é demais dizer... Evitem, a todo custo, aquela lenga-lenga de

"Mas eu te amo tanto!" / "Eu vou mudar, prometo" / "Se você terminar comigo, você vai ficar na miséria"/ "Estou sofrendo muito sem você" / "não vivo sem você" / "fica comigo, por favor".

Se você disse qualquer coisa que elenquei acima, não se martirize, porém pare de o fazer neste exato momento. Palavras são de pouca ou nenhuma ajuda em um término. Mulheres não se convencem com palavras, e sim com atos... É muito fácil dizer que vai mudar no ato do término... E o curioso é que, caso a mulher dê uma chance, não muda, né? :-P

REFLEXÃOVocês já passaram por algum término de relacionamento onde no começo correram MUITO atrás e que depois, quando desistiram e voltaram a cuidar de si mesmos, foi a ex que correu atrás de vocês? Então, confiem nisso.. Pois é disso que esse período de espera trata


PREENCHA SUA AGENDA

Terminar um namoro dói. Vocês acham que eu não estou de coração partido?

Uma vez, Renato Russo disse, "a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional".

O próximo passo é você preencher sua agenda com atividades que a tire de sua cabeça. Por quê?

Quanto mais você pensar nela, maior será aquele ímpeto de jogar tudo para o ar e procurá-la. E a partir daí você irá se humilhar e ela ficará ainda mais certa de que terminar foi a melhor coisa.

Assim sendo, não mantenha os mesmos hábitos de sempre. Se você mora sozinho (como eu) e ela frequentava muito a sua casa, mudar os móveis de lugar é uma boa idéia.

Não frequente os mesmos lugares que antes frequentava com ela - isso só vai trazer más memórias. Vá a lugares novos e aproveite para conhecer gente nova.

Aproveite para fazer algo completamente diferente daquilo que fazia antes de terminar o namoro. Estou cogitando fazer algo do gênero... De repente aprender a surfar ou até mesmo fazer dança de salão. Ou, quem sabe, comprar um bom suplemento e malhar bem sério?

Nessas horas, os amigos são fundamentais. A dor do término desperta um instinto de reclusão, onde você não deseja sair de casa. Não caia nessa.

Por exemplo, sexta ela terminou. Apelei ao "bro code"... E no mesmo dia, já fui a um barzinho com o Pacheco, o Alex e o Hellraiser. No sábado de manhã, fui até uma cidade looonge para caramba com um amigo meu para provar um pusta risoto de camarão. De noite, fui a uma festa (mas foi uma merda... caí no erro de ter ido com apenas 1 wingman em uma festa onde já fui com ela e minha noite não foi boa) e, no dia seguinte, fui a praia com uma amiga e, depois que ela foi embora, permaneci por lá com outro amigo meu... A tarde inteira isso. Jantei com a minha mãe e voltei para casa. Fiquei tão ocupado que mal tive tempo para pensar nela.

SAIA COM PELO MENOS 3 HBS DIFERENTES DURANTE ESSE PERÍODO DE ESPERA

Sair com alguma HB não só vai impedi-lo de procurar a ex, como também o irá ajudar a definir se quer de fato reatar o namoro ou se estava apenas acomodado. Eu sei que a paixão pela ex namorada muitas vezes nos cega para conhecer novas pessoas, mas procure fazer esse esforço... E se a sua ex descobrir? Foda-se! É a sua forma de dizer "eu ainda amo você, mas não vou ficar igual um cachorrinho abandonado te esperando, vou é viver a minha vida˜.

Agora, sair com 3 HBs não significa 3 KCs em direct mode em uma sarge, mas também não quer dizer 3 FCs. Sair, quero dizer um encontro a dois, com conversa, diversão e o que vier em fução de uma boa conexão entre os dois.

TRABALHE A SUA APARÊNCIA.

Malhe. Pegue sol. Não tem praia? Passe auto-bronzeador. (o bronzeado é uma forma de deixar a aparência mais jovem e saudável). Invista em roupas novas. Ande perfumado, bem cuidado. Quando a sua ex o ver mais bonito e jovial, há uma GRANDE chance dela sentir atração por você. Sério, não fique parado dormindo ou vendo seriado.... Trabalhe em você mesmo.

LEIA LIVROS

Distraia a si mesmo com bons livros. Eu recomendo que vocês leiam algum livro que fale sobre como manter um relacionamento saudável, pois o PU ensina muito bem a seduzir, mas em pouco ou nada orienta quanto a MANTER a pessoa. Há um livro denominado "Sete princípios para fazer o casamento dar certo". O tema é casamento, mas é perfeitamente válido para namoros... O que diferencia esse livro dos demais no assunto é que esse é fruto de um estudo com EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS.

Vejam a resenha: http://www.valoresreais.com/2010/10/16/resenha-sete-principios-para-o-casamento-dar-certo-de-john-gottman-e-nan-silver-parte-i-introducao-e-capitulos-1-a-6/

Ler um livro desse teor os ajudarão a não cometer os mesmos erros caso reatem o namoro... Ou em último caso, os ajudarão a não cometê-los no próximo relacionamento.

DEFINA UM PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO

Defina algo para fazer caso a sua tentativa de reconciliação não dê certo. Uma viagem, a compra de algo que já gostaria de ter comprado faz tempo, a ida a algum evento... Enfim. É algo do tipo "não deu certo, mas pelo menos vou viajar˜.

FIM DO PERÍODO DE ESPERA, O QUE FAZER?

Já deu um "up" na aparência? Closou três minas? Engajou novas atividades? Leu os livros? Definiu um prêmio de consolação?

E ainda está disposto a tentar reatar? Então, é hora de telefonar para ela... Mas por favor, não é para pedir para voltar, e sim marcar um encontro. Segundo li, a melhor coisa a fazer é telefonar para peguntar se está tudo bem. Deixe ela falar. Ancore. Vá fazendo perguntas e crie uma conexão temporária entre os dois. Tão logo a conexão tenha sido estabelecida, diga: "Estava pensando se você gostaria de ir almoçar comigo esta sexta-feira". É bem provável que ela fique numa de "Ah, não sei".

Aí sim é hora de mandar um C&F...

"Qual é, é apenas um almoço, você está agindo como se eu tivesse te pedido em casamento".

ou

"Qual é, eu sei que você quer sair comigo, vamos nessa.˜

Importante que esse papo seja breve e que em momento algum você soe triste, necessitado ou disposto a discutir a relação. Ela pode vir a negar o pedido, sim... E se o fizer, não seja reativo. Leve numa boa, viva sua vida... Se ela algum momento ficar confusa com esse seu estado de espírito tão animado, pode ser que ela o venha a procurar.

O PRIMEIRO ENCONTRO

Caso ela tope o encontro, o primeiro ainda não será para voltar o namoro. Passe pelo menos 1 mês em encontros curtos, como na época em que apenas ficavam.

E nesses encontros, é importante que:

- Você não discuta a relação;
- Você não fique auto-afirmando como mudou (se você fez o que eu disse no período de espera, você já mudou e ela já notou, não precisa ficar falando);
- Não se declare;
- Não seja, em momento algum, pessimista/negativo/carente.
- Passe a imagem de uma pessoa jovial, confiante e de aspirações para a vida.
- Termine o encontro antes do momento que gostaria, pois vai deixar o gosto de "quero mais".
- Na hora do fim do encontro, apenas abrace-a e diga que foi bom revê-la. Não marque o próximo encontro. Espere uns dois dias para ligar e o marcar.
- Caso vocês se beijem ou transem, não permita que isso leve o emocional a falar mais alto e a antecipar o pedido de reconciliação. Como disse, é bem provável que role uma atração física entre ambos no reencontro e é comum de rolar alguma coisa mais carnal... Não confunda isso com a reconciliação. Leve na naturalidade.

Se for ela a puxar o assunto da relação, não dê trela. Apenas a ouça. Mesmo que discorde, ouça em silêncio...

Se ela disser, "você estava muito grudento"...

Apenas responda, "Sim, você sabe que estava certa. Eu estava muito grudento". E cale a boca... O silêncio vai fazer com que ela fique muito sem o que responder e pode até ser que ela peça desculpas por ter sido tão dura...

Importante repetir, leve TUDO numa boa!!!!

E QUANDO DEVO OFICIALIZAR A VOLTA?

No terceiro ou quarto encontro (você manteve a duração curta, certo?), aproveite algum momento em que ambos estejam rindo e se divertindo (ANCORAGEM, PORRA!!!) e pergunte "A gente tem se dado bem, né?" ... Se ela disse que não, então desista de vez... Mas, é provável que diga que sim... E então diga... "Então, vamos voltar e fazer isto funcionar!".

E sejam felizes! ;-)



-----------

Ok, agora quanto a mim. Estou há dois dias sem procurar. Curiosamente, dentro de 20 dias ela virá em casa buscar as coisas dela. Vou aproveitar para enganchar o encontro. Nesses vinte dias, não manterei contato algum.

Já fui a praia, ja peguei uma cor. Já marquei sarges e mais sarges. Estou, aos poucos, jogando... (Rs... Eu estava tão neurótico que tentei jogar direct dentro de uma empresa, tentando beijar a massagista de lá hahaha... ela me ejetou, mas eu fiquei rindo por causa da loucura que cometi... muito culhão mesmo!).

E marquei, para após esse período de 20 dias, após esse primeiro encontro, uma viagem a Baependi. Se não der certo, pelo menos vou a Baependi reivindicar meu reinado. :-D

Não custa nada tentar... E uma coisa é certa. Reconquistando ou não, vou sair melhor que quando tudo tinha acabado.

GAME ON!!!
C. Rico

Pickup Artist

#673901 Achei sua análise muito boa. O que achei mais importante foi que você conseguiu se controlar, parar para pensar e colocar suas idéias no papel (nesse caso, no pua base).

É claro que ficamos tristes, querendo correr atrás de todas as formas possiveis, e você comentou certinho sobre o porque de não fazer isso.

Acho que é complicado fazer tudo isso e ainda assim não conseguir nada. Mas ai eu refleti sobre... E se você não fizer nada? Ficar em casa assistindo TV, triste, chatiado? É muito pior, além disso, não é saudável e autentico do homem que buscamos nos tornar. Sem dizer que, como você disse, se não der certo, é mais um aprendizado, é mais uma experiência, mais uma lembrança que teremos com carinho no futuro.

Bem maduro seu comportamento. Não é pra menos né João? Evoluimos pra isso!

Quando passar por isso novamente, e provavelmente vai acontecer, vou recorrer a este texto.

Um grande abraço, boa sorte e parabéns pela sua atitude.


PS: Ainda está participando dos treinamentos da PUA Training com o Fenix, Doc, etc?
Avatar pua
rocouto

Veterano - nível 9

#673934 Poxa, seus relatos são sempre inspiradores, mesmo quando você está em um término de relacionamento, você ainda mostra forças e nos motiva aqui no fórum.

Concordo plenamente com esses passos para reatar um relacionamento, não devemos ser cachorrinhos e ficar correndo atrás nos humilhando, isso só mostraria o quão fraco o homem é.

Como você sempre diz o jeito é : "ADAPTAR , IMPROVISAR E SUPERAR" e nesse caso " RECONQUISTAR". Você está no caminho certo, te desejo boa sorte e que isso sirva também como aprendizado para todos do fórum.
magnattaaa

Veterano - nível 5

#673940 Merece agradecimento.
Nunca namorei, mas acho que é exatamente o que eu diria á algum amigo nessa situação.
Parabéns por conseguir tirar forças em um momento como esse e ainda surpreender a todos nós.
Abs!!
Barão do Rio Branco

Veterano - nível 5

#673952 Caro João,pensei que ia ouvir bobagens e coisas suplicantes em relação a reatar com a sua ex,definitivamente o texto está maduro e tem coerencia no que voce fala...voce captou bem a essencia da resiliencia que o sujeito deve se portar em relação a um termino de relacionamento longo...

Um ano é muito tempo,é ficar nessa auto piedade não é bom nem consigo....
rasef

Veterano - nível 6

#673986 brother,entrei no pu por causa que minha namorada havia terminado comigo,se eu tivesse entrado antes e visse tópicos tão inspiradores como esse,
talvez eu teria voltado com ela,mas enfim,conheci o pu,consegui esquecê-la,e minha vida melhorou 100% com a filosofia do pu...
fica a dica para os brothers que terminaram o namoro ae :ae
Abraços brother
Avatar pua
Don Juan.

Aprendiz

#674021 Interessante chameleon, ja namorei e estava pensando nisso mas o meu foi 6 meses atrás , acho que vou fazer o mesmo, dentre esse periodo peguei umas 23 mulheres,foram carnaval muitas festas, e tava pensando em fazer isso com ex ficantes, e com essas ex mas tu não disse como deve ser iniciado um papo, pois a atração pode ter siddo perdida devo atrair denovo?
Avatar pua
paciullo

MEMBRO PROFISSIONAL

#674050 Parabéns pelo tópico Chameleon, se tivesse ligo algo assim no começo do ano provavelmente teria voltado com minha EX e estaria mais feliz agora...

Abraços!