Criador do tópico

CaosMensenger

Veterano - nível 1

#61050 Prezados PUAs,

Eu sempre fui um cara ligado aos esportes e a uma alimentação saudável. Só que depois dos 20 anos veio a boa e velha BOÊMIA (leia-se, putaria) e me afastou disso, de forma que fiquei 20 Kg acima do meu peso e levando uma vida bem sedentária em termos de atividade esportiva.

Depois de muito estudo eu cheguei a várias conclusões sobre os meios que deveria tomar para atingir um auge tanto de preparo físico quanto de saúde (auge que não tinha nem quando levava minha vida de antes da boêmia). E eu atingi meus resultados, por isso quero dividir com vocês um pouco do que colhi. Este tópico foi inspirado numa dúvida que vi aqui sobre dieta. Vamos aos preceitos básicos:

1) Não faça DIETA enlatada! Ao invés disso, faça sua própria reeducação alimentar.

Eu perdi 20 Kg em 7 meses (média de 2 a 3 Kg por mês). Ou seja, não tenham pressa de ficarem magrinhos, por vários motivos: Se você emagrecer rápido demais, vai ficar com aquela pele molenga, pois não terão tempo de trocar a gordura por massa magra (ou músculo), deixando um espaço vazio que vai gerar a chamada “pelanca” (além de estrias). Além disso, quando você vai com exagero, seu metabolismo se adapta e começa e dificultar a perda de gordura (ou seja, tu perde 6 Kg no primeiro mês e não consegue perder quase nada a partir do 3º mês, por mais que passe fome). Melhor ir gradualmente, já agüentou gordo até agora, tenha paciência por mais uns meses, não vai se arrepender.

Repito: NÃO FAÇAM ESSAS DIETAS PRONTAS. Primeiro porque cada organismo funciona diferente e segundo porque muitas vezes há alimentos nessas dietas que você agüenta consumir por 3, 4 meses, depois que emagrece pára de consumi-los e daí volta a engordar. O ideal é você ir montando uma dieta com a sua cara e gosto, que daí você vai fazer pelo resto da vida (e depois de atingir seu peso ideal, vai poder se dar ao luxo de comer as coisas mais gordurosas nos fins de semana e não ganhar peso, pois estará com sua educação alimentar pronta e acostumada para a semana). No final tem sites com dietas, mas coloquei pra ir vendo quais alimentos servem e quais não servem.

Gosto de fazer analogia com o PU. Ou seja, aqui você vê informações e técnicas, mas pra se tornar um verdadeiro PUA, você terá que desenvolver um método próprio, encaixado com sua personalidade. Com alimentação é a mesma coisa. Você vai ver grupos de alimentos que fazem bem à saúde e que ajudam a emagrecer (além do horário ideal para consumi-los), mas vai ter que criar uma educação alimentar SUA, de acordo com o que você acha que pode comer, que pode gostar e levar esse hábito pro resto da sua vida.

E é sempre bom lembrar que não basta perder peso em si, o ideal é você manter seu organismo saudável, fortalecido contra doenças, apto a praticar esportes sem perigo de contusão e que vai te dar muita disposição pro dia a dia (ou seja, você não vai sentir preguiça, depressão e essas coisas).

Criador do tópico

CaosMensenger

Veterano - nível 1

#61052 2) Vamos falar sobre atividade física.

Pra quem está começando sua jornada para chegar ao máximo do seu potencial físico, de novo digo, TENHAM CALMA. Você vai ter aquele corpo sarado que tanto atrai as HBs, só que pra isso novamente terá que ter paciência e disciplina.

Comece suas atividades pela corrida ou biscicleta (pode ser num calçadão a beira-mar, ou num parque, etc). Eu acho melhor começar por aí porque além de você ver pessoas, poderá ver mais claramente seu progresso (pois verá que está chegando cada vez mais longe, numa esteira de academia você só vê que está mais tempo correndo e é mais chato).

Eu prefiro a corrida, mas se você está muito gordo (95Kg pra lá), vá de biscicleta pra não ferrar seu joelho, depois que estiver mais leve, vá de corrida. Tenha em mente que o que importa aqui é o TEMPO de exercício e não a RAPIDEZ da corrida. Portanto, vá num ritmo devagar mesmo, se importe em trabalhar primeiro a resistência (que vai fortalecer seu coração, pulmão e circulação, permitindo que no futuro você trabalhe a potência sem ter problemas de saúde).

É sempre importante trabalhar a sua respiração. Corrida e biscicleta podem ser levados como uma forma de MEDITAÇÃO, que vai te dar bons estados mentais e melhorar sua concentração. Portanto, quando estiver no exercício, respire a maior parte do tempo pelo nariz (umas 3 ou 4 respiradas não muito puxadas seguidas de uma respirada mais profunda, daquelas de encher bem o peito e soltar depois). Quando estiver ficando mais cansado, daí comece a usar a respiração pela boca também (mas não direto, pois você cansa mais rápido). Faça a atividade na segunda e terça, dê descanso para a sua musculatura na quarta e repita o procedimento na quinta e na sexta. No segundo mês pode fazer abdominais depois da corrida/biscicleta.

No início aconselho a ficar nesse esquema pelo menos uns 3 meses (já combinado com a sua nova educação alimentar, você perderá entre 7 e 10Kg), depois é que você vai pra academia e vai começar a trabalhar a parte muscular propriamente dita.

Iniciando na academia, não vá querer dar uma de fortão e sair levantando peso. Pelo contrário, você quer endurecer as partes que amoleceram pela perda de gordura (e já deixar seus músculos com definição antes da hipertrofia). Então você vai fazer exercícios com pouco peso e com muitas repetições (intervalo curto entre as séries de repetição). Você pode achar que é coisa de viado, mas vai ter que fazer aquelas aulas de aeróbica (veja pelo lado bom, vai ter um monte de HB nela, pode aproveitar e sargear hehe), pois elas vão eliminar as gorduras localizadas que permaneceram da época da corrida, vão proteger mais suas articulações e te dar flexibilidade. Faça o Body Pump, o Jumping e as aulas de abdominal, dentre outras que forem oferecidas.

Em mais 3 meses nesse esquema, você estará praticamente no seu peso ideal (terá perdido entre 15 e 17 Kg), se tiver continuado com a sua educação alimentar. Agora tá na hora de fazer esses músculos crescerem. Trabalhe a hipertrofia (note que terá um condicionamento físico perfeito para uma rápida evolução e sem medo de contundir as articulações) e depois de 2 meses comece a tomar os tais suplementos (pois nos 2 primeiros meses já terá um bom avanço pelo seu próprio corpo, depois quando o avanço diminuir, use os suplementos pra finalizar).

É isso, é um programa de quase um ano, mas que vai te transformar num super atleta, saudável e com um corpo equilibrado (nem magro demais, nem bombado demais, comoator de televisão). E vai pro resto da vida (você passa a fazer atividade física 2, 3 vezes por semana ao invés de 4, 5). Se quiser, quando tiver em forma, ao invés de musculação, pode fazer arte marcial.

Criador do tópico

CaosMensenger

Veterano - nível 1

#61053 Para ajuda-los a criar sua nova educação alimentar (até para a prática esportiva), eis sites especializados em nutrição para dar o caminho das pedras e vocês já irem vendo como podem melhorar seus hábitos(embora seja recomendado falar com um nutricionista e faz uma avaliação física/médica):


Descubra seu tipo metabólico e veja exemplo de dieta pra ele:
http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness ... 5487-1.asp

Exemplos de boa dieta:
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/20 ... a-a-noite/
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/20 ... -da-manha/
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/20 ... -da-tarde/

Guia de alimentos bons:
http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness ... 3239-1.asp
http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness ... 0381-1.asp
http://bbel.uol.com.br/dieta-e-corpo/po ... saude.aspx
http://bbel.uol.com.br/dieta-e-corpo/po ... saude.aspx
http://bbel.uol.com.br/dieta-e-corpo/po ... -coco.aspx
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/20 ... s-parte-1/
http://oqueeutenho.uol.com.br/portal/20 ... s-parte-2/

Antes de praticar exercício, o que comer:
http://bbel.uol.com.br/dieta-e-corpo/po ... comer.aspx
http://bbel.uol.com.br/dieta-e-corpo/po ... einos.aspx

Espero ter ajudado. Abraço.

Criador do tópico

CaosMensenger

Veterano - nível 1

#61414 Pessoal, vou complementar com mais algumas informações que esqueci de postar quando criei o tópico (estava no trabalho na hora).

MAIS ALGUNS PRECEITOS PARA EMAGRECER E GANHAR SAÚDE

1) Durma no mínimo 7 horas por dia.

Sei que é estranho eu dizer isso, mas você emagrece dormindo. Explico: Quando você está em estado de sono profundo (o que ocorre entre 4ª e 7ª hora de sono seguido), o seu corpo produz uma série de substâncias (hormônios,enzimas, etc) que vão restabelecer o seu corpo do esforço que ele fez durante o dia (ou seja, vai te deixar novo em folha pra outro dia) e ajustar seu metabolismo para ele funcionar de forma equilibrada no dia seguinte. Portanto,o através do sono você consolida todo o esforço que fez tanto em termos de alimentação quanto em exercícios físicosb(com um metabolismo desregulado, não importa o que você faça, não vai atingir os resultados esperados). Por isso digo que você emagrece quando está dormindo bem.

2) Faça várias refeições durante o dia

É isso mesmo, você tem que comer para emagrecer. Explico: Se você demorar muito tempo entre as suas refeições, o seu organismo entra num estado de armazenar (principalmente em forma de gordura) tudo o que for consumido, pois demorará muito para ter mais (é um dispositivo de sobrevivência de todos os organismos, humanos ou não). Portanto, faça pequenos lanches entre o café da manhã e o almoço, entre o almoço e a janta e na hora da ceia (antes de dormir). Por pequeno lanche entenda, por exemplo, uma barra de cereal, uma fruta, um suco, etc...

3) Beba bastante água

Além da importância de manter seu organismo hidratado (evitará dor de cabeça, indisposição, etc), você precisa de água para fazer uma boa digestão da maioria dos alimentos (eles precisam ser dissolvidos na água). Assim, você vai emagrecer mais rápido. Recomenda-se pelo menos 2,5 litros se você está praticando exercícios.

4) Ao invés de óleo comum ou margarina/manteiga, use azeite de oliva extra virgem

Você também precisa de óleos para digerir outra gama de alimentos, portanto, não pode abrir mão. O azeite de oliva, diferentemente dos outros, vai te dar o "bom colesterol", portanto, é saudável. Atenção, se for fritar alguma coisa, não frite em azeite de oliva, pois em altas temperaturas ele fica saturado como os demais oléos, portanto aconselha-se que para cozinhar você use óleo de soja ou girassol mesmo.

5) Não abra mão de comer feijão

Feijão tem grande algumas calorias, mas traz uma série de benefícios pro seu organismo (ferro, etc). Não abra mão dele.

6) Evite comer macarrão e arroz no mesmo prato

Macarrão e arroz fazem parte domesmo grupo alimentar, portanto,comendo os 2 juntos você só vai estar consumindo mais do mesmo (e eles já devem ser consumidos de forma moderada, pois dificultam o emagrecimento). Como o ideal é diversificar os grupos alimentares, evite juntá-los. A batata também entra nesse grupo aqui.

7) Fuja de refrigerante

Refrigenrantes têm açucar pra caralho (e não fazem bem à pele). Pelo menos enquanto estiver querendo emagrecer, não tome nem esses "zero" ou light. Vá de suco, ou se for o caso, faça como eu e "já que tá no inferno abrace o capeta" e tome logo é uma cerveja ou outra bebida alcoolica, pelo menos você vai ficar feliz haeiuaehiaeu :rolf Ah, frituras como batata frita devem ser EXTINTAS do seu cardápio.

8) Carne vermelha só 2 ou 3 vezes por semana

Carne vermelha em excesso vai te dar o colesterol ruim, vá mais de frango ou peixe. O peixe principalmente,pois ele tem ômega 3, importantíssimo para a saúde. Aconselho a sardinha, que é uma rica fonte do ômega 3, inclusive, sardinha nas saladas fica UMA DELÍCIA.

É isso, se lembrar de mais coisa posto.
leandro de macedo

Veterano - nível 3

#63053 Muito bom seu post. Apenas fiz um feed e detalhei com alguns pontos, para ficar um pouco mais claro e deixar mais conciso.


Comece suas atividades pela corrida ou biscicleta (pode ser num calçadão a beira-mar, ou num parque, etc). Eu acho melhor começar por aí porque além de você ver pessoas, poderá ver mais claramente seu progresso (pois verá que está chegando cada vez mais longe, numa esteira de academia você só vê que está mais tempo correndo e é mais chato).

Isso com certeza, prefira correr em ar livre ai não terá preocupação com o tempo, e outra poderá ver a vista e quem sabe se dar a oportunidade de conhecer uma HB, coisa que não ira ocorrer em uma esteira dentro de casa. Comece hoje e nunca numa segunda-feira, e sem desculpa de tempo, por que a gente não tem tempo apenas para aquilo que a gente não quer fazer; pois garanto que quem da essa desculpa tem temo pra assistir uma televisão.

...as se você está muito gordo (95Kg pra lá), vá de biscicleta pra não ferrar seu joelho, depois que estiver mais leve, vá de corrida.

Isso é verdade, se for a pé dependendo da massa que tiver, poderá causar danos ao joelho, e pode até ser irreversível, prefira bicicleta ou va de caminhada leve, sem forçar. E com o tempo aumente o ritmo, pois aos poucos irá fortalecer a musculatura do joelho. O importante é a distancia e não o tempo ou a velocidade que irá exerce-lo, pois se correr 2km e andar 2km, perderá a mesma coisa; adianto que perdera a mesma coisa mas na hora, a única diferença é durante o repouso.
Se correr você terá uma perda maior de energia durante o repouso em relação a caminhada. Exemplo: uma caminhada lhe dara uma perda de caloria por 1h durante repouso, e correndo lhe proporcionara uma perda de caloria por 3h durante repouso. (repouso se refere a quando acaba o exercício, e senta para descansar, ou retorna a seus afazeres pode ser até dormindo, adianto que este exemplo não esta correto, pois depende da intensidade do exercício, mais é mais ou menos assim).

Você pode achar que é coisa de viado, mas vai ter que fazer aquelas aulas de aeróbica (veja pelo lado bom, vai ter um monte de HB nela, pode aproveitar e sargear hehe)...
...Faça o Body Pump, o Jumping e as aulas de abdominal, dentre outras que forem oferecidas.


Pior que é isso mesmo, só tem HB e Gay, resumindo sem concorrência, e no mínimo você ira gerar um social proof, e uma perda de peso; e isso já não é ótimo?
Prefira Body Pump, é o que mais aumenta a freqüência cardiorespiratória, e também o exercício que mais proporciona perda de peso.
Abdominal, não se iluda, você não perderá peso com isso, mas é bom apenas para fortalecer a musculatura abdominal. A melhor forma de perder peso é com exercício aeróbio, e preferencialmente com impacto na articulação, prefira corrida, a bicicleta, e bicicleta do que natação, impacto fortalece a articulação.

É isso, é um programa de quase um ano, mas que vai te transformar num super atleta, saudável e com um corpo equilibrado...

É isso aê, você levo um bom tempo pra criar essa pança, e por que então não se esforçar um bom tempo pra ficar magrinho. Tem uma coisa chamada memória muscular, alguns cientista contestam, mas se você acelerar o processo, não verá resultado, pois o organismo vera a perda como uma ameaça e voltara ao peso anterior; logo o resultado é gradativo, para ser eficiente.

Sei que é estranho eu dizer isso, mas você emagrece dormindo... ...(com um metabolismo desregulado, não importa o que você faça, não vai atingir os resultados esperados)...

Uma boa noite de sono é bom, pois regulara o organismo. Mas uma boa noite de sono se resume, a dormir bem e o sulficiente, não pense agora que 18h de sono te deixará esbelto... HAHAHA... voce é um gozador. Dormir muito engorda. E outra leve um pensamento de Chico Anísio, “se o dia tivesse 30h ficaria acordado 26h, pois quando morrer terei muito tempo para dormir.”. Mas não é pra ficar sem dormir, como disse durma o que seu orhganismo achar sulficiente entre 7 a 8h, pois dependendo do seu organismo pode engordar ou emagracer.

2) Faça várias refeições durante o dia

Isso é importante, não sou nutricionista, mas tenho um breve conhecimento sobre esse assunto, seu organismo gasta energia para digerir alimentos. Então, como pelo menos a cada 3h, mas não batata frita, digo uma fruta, uma maçã, 2h depois uma banana, depois uma barra de cereais, deixe sua pancha com algo a digerir, ai você gastara energia para isso. Mas não 2kg de comida a cada 2...3h.

7) Fuja de refrigerante

“Chacoalha ele ai perde o gás que não engorda”, quem diz isso nem sabe o que ta dizendo. Fuja de enlatados, e conservantes, prefira suco natural. Evite açúcar, de preferência ao próprio doce da fruta, diminua o consumo de açúcar. Exemplo, se você toma um copo de café e dois de açúcar, adianto a ti “boa diabetes” e depois não diga que não foi avisado. Eu tomo café quase sem açúcar.



Ótimo post. Não entendo muito de nutrição, mas tenho uma boa base, não terminei meu curso de educação física, mas o que disse não foi “achismo” (tipo: acho que é isso), isso que mencionei foram fonte de meus estudos.


Caso tenham duvidas, oriento a pesquisar em revista com artigos científicos, atestados pela “Qualis/Capes”, corra de artigos nas revistas de marrobeiro, essas são sensacionalista e querem vender seu produto. Mas já adianto que podem ser para alguns um pouco complexas.


Segue o linc da Qualis/Capes
Home page
http://qualis.capes.gov.br/webqualis/


Caso fique difícil procurar no site, va por esse linc, achara diversos artigos.
Coloque área de pesquisa e depois nível, qualidade da revista. “A...B5”, nivel "A"talves não tenha em português.
http://qualis.capes.gov.br/webqualis/Co ... icos.faces


Se a revista estiver aqui ela é boa. Nota “A” é melhor, mas va no minimo até “B5”, menos que isso não é de confiança.



Abraços!!!
Avatar pua
misterioso

PUA EXPERT

#82546 Nossa fantastico post, tem informações muito boa aqui, Parabéns CaosMensenger...
só queria comentar uma coisinha...
Lembrar que emagrecer, é perder massa gorda (gordura, banha, pneuzinhos, etc...) e não só olhar na balança e ver 1 ou 2 kilos a menos.
Essas dietas milagrosas, que fazem você perder X kilos em uma semana é furada por causa disso, porque ela não elimina as gorduras em si, muitas vezes ela faz você perder massa magra até (devido ao mecanismo de defesa do nosso organismo) ou você perde uns 2 kilos em liquido e pensa que emagreceu, sobe na balança, vê que diminiu o peso e fica feliz, para de fazer a dieta, seu corpo repoe os liquidos que perdeu e pronto, você está "gordo" denovo...
Esses dias na academia vi uma menina falando assim, "acho que esse cara (o instrutor) tá loco, eu to um palito com 56 kilos e ele me fala que eu tenho que perder 5 kilos, se eu perder mais 5 kilos eu sumo".
Perguntei a ela, "Mas qual foi o seu percentual de gordura?" "32%" "Nossa, precisa mesmo, eu tenho 76 kilos e 16% de gordura"
"quer dizer que eu sou mais gorda que você?" Ahann é sim!!! ela ficou p da vida.. mas é verdade...kkk
Então gente, não se iludam com isso, o melhor jeito pra emagrecer é fazendo exercicios fisicos! (pois assim você perde a gordura que está acumulada e emagrece de verdade).
Pare de preguiça, saia um pouco de frente da TV e vá correr na rua, vai fazer musculação, a atividade que melhor adapte a você.


Abraços
Misterioso
lovebeat~

Aprendiz

#82567 maravilhoso o seu post, estava procurando exatamente isso! Eu estou na transição de reeducação alimentar e exercicios e corrida antes de começar academia, precisava de informações iguais essas para coemeçar a academia, bom vou dar minha contribuição ao topico.

Ingerir líquido nas refeições engorda?
Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de “inchaço abdominal”, o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais “elástico”. Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem

preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.

Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.


abrçs.
Dark Star

Veterano - nível 10

#92389 Brother sensacional!!
Não sei como teu tópico não está nos relevantes! Sério mesmo

Tu me deu a dica de como perder as gordurinhas que estou ganhando e troca-lás por massa corporal definitiva


Cara vou pegar o maior corpo agora! hahahahahaha

Exelente tópico brother! Abraço! :)
igorkat

Veterano - nível 8

#93141 Ótimo tópico, parabéns fera !

Tenho uma dúvida não sei se o horário afeta ... Mas qual o melhor horário para se fazer academia?? eu estou fazendo de manhã das 8:30 até as 10 da manhã .. Os horários afetam, ou qualquer horário é a mesma coisa ?? Valeus..

Bom, sobre as dietas como você disse, não use enlatadas ... eu particularmente nunca tentei uma enlatada, eu comecei a fazer dieta em Agosto de 2009 por conta própria e agora em Agosto de 2010 eu consegui perder 18Kg ! ... Detalhe: comendo o que gosto (manerado) e sem fazer Exercícios (Sedentário) ... nem eu acreditei, mas agora eu entrei numa academia e espero perder mais, preciso perder 12 ;\

E sobre oque eu comia era ..

Manhã: Meio pão francês sem miolo com Mortadela ou Presunto e Queijo ...
Almoço: 1 Prato de Arroz, Feijão e Bife.. acrescentando Aveia e Salada...
Tarde: 1 ou 2 Bananas antes de ir ao colégio(19h), e quando volto (23h) como Tofu(Queijo de Soja) com Shoyo ou uma Sopa, seja ela de Mandioca ou Caldo, legumes, frango ...

Isso comendo coisas que gosto e não fazia exercício, hoje entrei numa academia e faço essa mesma alimentação ... (tinha 100kg (Agosto 2009), e hoje tenho 82,3Kg (Agosto 2010)

E ótimo Tópico² ! Abraços..