Para saber as regras, entender o sistema e ler mensagens da administração.
Entre sempre aqui
Avatar pua

Criador do tópico

Sartorio

Melhores PUAS

#194402
Escreva com um bom portuguêsEscrever bem é essencial para quem quer se dar bem, tanto na vida profissional como na vida amorosa. Experimente escrever uma carta cheia de erros de português à pessoa que você ama. Se essa pessoa reparar os seus erros, você certamente irá perder muitos pontos com ela. Se ela não perceber, é tão ignorante ou mais que você. Todo mundo sabe a importância que tem escrever bem no trabalho. Erros nos documentos de trabalho são inaceitáveis em qualquer empresa.


Leiam esse tópico: escreva-em-bom-portugues-t1000.html

Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada. Veja os erros mais comuns do português e saiba como fujir deles:

Erros ortográficos1 - "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal opõe-se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar.

2 - Para "mim" fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer.

3 - "Porque" você foi? Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado: Por que (razão) você foi? / Não sei por que (razão) ele faltou. / Explique por que razão você se atrasou. Porque é usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trânsito estava congestionado.

4 - O resultado do jogo, não o abateu. Não se separa com vírgula o sujeito do predicado. Assim: O resultado do jogo não o abateu. Outro erro: O prefeito prometeu, novas denúncias. Não existe o sinal entre o predicado e o complemento: O prefeito prometeu novas denúncias.

5 - Não há regra sem "excessão". O certo é exceção. Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta: "paralizar" (paralisar), "beneficiente" (beneficente), "xuxu" (chuchu), "previlégio" (privilégio), "vultuoso" (vultoso), "cincoenta" (cinqüenta), "zuar" (zoar), "frustado" (frustrado), "calcáreo" (calcário), "advinhar" (adivinhar), "benvindo" (bem-vindo), "ascenção" (ascensão), "pixar" (pichar), "impecilho" (empecilho), "envólucro" (invólucro).

6 - Quebrou "o" óculos. Concordância no plural: os óculos, meus óculos. Da mesma forma: Meus parabéns, meus pêsames, seus ciúmes, nossas férias, felizes núpcias.

7 - "Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de.

8 - Ela era "meia" louca. Meio, advérbio, não varia: meio louca, meio esperta, meio amiga.

9 - A questão não tem nada "haver" com você. A questão, na verdade, não tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma: Tem tudo a ver com você.

10 - Tinha "chego" atrasado. "Chego" não existe. O certo: Tinha chegado atrasado.

11 - Sentou "na" mesa para comer. Sentar-se (ou sentar) em é sentar-se em cima de. Veja o certo: Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina, ao computador.

12 - Comeu frango "ao invés de" peixe. Em vez de indica substituição: Comeu frango em vez de peixe. Ao invés de significa apenas ao contrário: Ao invés de entrar, saiu.

13 - O homem "possue" muitos bens.O certo: O homem possui muitos bens. Verbos em uir só têm a terminação ui: Inclui, atribui, polui. Verbos em uar é que admitem ue: Continue, recue, atue, atenue.

14 - Espero que "viagem" hoje. Viagem, com g, é o substantivo: Minha viagem. A forma verbal é viajem (de viajar): Espero que viajem hoje. Evite também "comprimentar" alguém: de cumprimento (saudação), só pode resultar cumprimentar. Comprimento é extensão. Igualmente: Comprido (extenso) e cumprido (concretizado).

15 - Já "é" 8 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: Já são 8 horas. / Já é (e não "são") 1 hora, já é meio-dia, já é meia-noite.

16 - Mas, Mais e Más.

Mas indica contrariedade, como porém. Para saber qdo usa-lo é só substituir por porém e ver se da sentido.

Exemplo: Poderia ser o único a respoder esse pergunta, mas outros também sabem.

Mais sempre indica quantidade.

Exemplo: Minha resposta está mais organizada que as outras.

Más é o plural feminino de mau. Indica que algo é ruim.

Exemplo: Essas minhas frases anteriores foram muito más.

17 - Uso do "Ç".

a) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO:

intento = intenção
canto = canção
exceto = exceção
junto = junção

b) Usa-se ç em palavras terminadas em TENÇÃO referentes a verbos derivados de TER:

deter = detenção
reter = retenção
conter = contenção
manter = manutenção

c) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR:

infrator = infração
trator = tração
redator = redação
setor = seção

d) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TIVO:

introspectivo = introspecção
relativo = relação
ativo = ação
intuitivo – intuição

e) Usa-se ç em palavras derivadas de verbos dos quais se retira a desinência R:

reeducar = reeducação
importar = importação
repartir = repartição
fundir = fundição

f) Usa-se ç após ditongo quando houver som de s:

eleição
traição

18 - Uso do "S".

a) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em NDER ou NDIR:

pretender = pretensão, pretensa, pretensioso
defender = defesa, defensivo
compreender = compreensão, compreensivo
repreender = repreensão
expandir = expansão
fundir = fusão
confundir = confusão

b) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em ERTER ou ERTIR:

inverter = inversão
converter = conversão
perverter = perversão
divertir = diversão

c) Usa-se s após ditongo quando houver som de z:

Creusa
coisa
maisena

d) Usa-se s em palavras terminadas em ISA, substantivos femininos:

Luísa
Heloísa
Poetisa
Profetisa

Obs: Juíza escreve-se com z, por ser o feminino de juiz, que também se escreve com z.

e) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em CORRER ou PELIR:

concorrer = concurso
discorrer = discurso
expelir = expulso, expulsão
compelir = compulsório

f) Usa-se s na conjugação dos verbos PÔR, QUERER, USAR:

ele pôs
ele quis
ele usou

g) Usa-se s em palavras terminadas em ASE, ESE, ISE, OSE:

frase
tese
crise
osmose

Exceções: deslize e gaze.

h) Usa-se s em palavras terminadas em OSO, OSA:

horrorosa
gostoso

Exceção: gozo

19 - Uso do "Z".

a) Usa-se o sufixo indicador de diminutivo INHO com s quando esta letra fizer parte do radical da palavra de origem; com Z quando a palavra de origem não tiver o radical terminado em s:

Teresa = Teresinha
Casa = casinha
Mulher = mulherzinha
Pão = pãozinho

b) Os verbos terminados em ISAR serão escritos com s quando esta letra fizer parte do radical da palavra de origem; os terminados em IZAR serão escritos com z quando a palavra de origem não tiver o radical terminado em s:

improviso = improvisar
análise = analisar
pesquisa = pesquisar
terror = aterrorizar
útil = utilizar
economia = economizar

c) As palavras terminadas em ÊS e ESA serão escritas com s quando indicarem nacionalidade, títulos ou nomes próprios; as terminadas em EZ e EZA serão escritas com z quando forem substantivos abstratos provindos de adjetivos, ou seja, quando indicarem qualidade:

Teresa
Camponês
Inglês
Embriaguez
Limpeza

20 - O uso do "SS".

a) Os verbos terminados em CEDER terão palavras derivadas escritas com CESS:

exceder = excesso, excessivo
conceder = concessão
proceder = processo

b) Os verbos terminados em PRIMIR terão palavras derivadas escritas com PRESS:

imprimir = impressão
deprimir = depressão
comprimir = compressa

c) Os verbos terminados em GREDIR terão palavras derivadas escritas com GRESS:

progredir = progresso
agredir = agressor, agressão, agressivo
transgredir = transgressão, transgressor

d) Os verbos terminados em METER terão palavras derivadas escritas com MISS ou MESS:

comprometer = compromisso
prometer = promessa
intrometer = intromissão
remeter = remessa

21 - O uso do "J".

a) Escreve-se com j a conjugação dos verbos terminados em JAR:

Viajar = espero que eles viajem
Encorajar = para que eles se encorajem
Enferrujar = que não se enferrujem as portas

b) Escrevem-se com j as palavras derivadas de vocábulos terminados em JA:

loja = lojista
canja = canjica
sarja = sarjeta
gorja = gorjeta

c) Escrevem com j as palavras de origem tupi-guarani.

Jiló
Jibóia
Jirau

22 - O uso do "G".

a) Escrevem-se com g as palavras terminadas em ÁGIO, ÉGIO, ÍGIO, ÓGIO, ÚGIO:

pedágio
sacrilégio
prestígio
relógio
refúgio

b) Escrevem-se com g os substantivos terminados em GEM:

a viagem
a coragem
a ferrugem

Exceções: pajem, lambujem

23 - O uso do "X".

a) Palavras iniciadas por ME serão escritas com x:

Mexerica
México
Mexilhão
Mexer

Exceção: mecha de cabelos

b) As palavras iniciadas por EN serão escritas com x, a não ser que provenham de vocábulos iniciados por ch:

Enxada
Enxerto
Enxurrada
Encher – provém de cheio
Enchumaçar – provém de chumaço

c) Usa-se x após ditongo:

ameixa
caixa
peixe

Exceções: recauchutar, guache



Dicas pra aprimorar o português:

:arrow:Leia livros de diversas áreas e assuntos

:arrow:Participe de eventos culturais (teatro, cinema, museu)

:arrow:Leia jornais e revistas

:arrow:Procure conversar com professores e pessoas mais velhas, eles sempre têm algo a ensinar

:arrow:Participe de treinamentos e faça cursos de português

:arrow:Consulte gramáticas, dicionários e livros de português sempre que necessário

:arrow:Faça testes de português de fontes confiáveis e treine seus conhecimentos
Avatar pua
Duke

PUA EXPERT

#194452 Bem lembrado, tem uns relatos que o pessoal vem seco pra relatar o close, e o português que se foda.
Às vezes vejo um bom jogo mas nem dou meu feed, por que desanima ler um relato feito de qualquer jeito.

Trocar "mas" por "mais" e escrever "concerteza", são os erros mais broxantes.
razec

Aprendiz

#194546 Tava mais do que na hora de ter um tópico a respeito. O que tem de RC ou artigo mal escrito, sem pontuações e sem parágrafos é lamentável.
redrandy

#205102 Apesar da Tia Teresinha cansar de ensinar essas coisas pra gente na escola, tópico bastante útil. É legal ter até isto impresso, como uma cola mesmo, sempre quando for escrever algo onde o português correto se faz necessário, geralmente se faz.