Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua
jonit
#482379 Olá, meu nome é João Paulo e sou investidor da bovespa ( bolsa de valores de são paulo ) há 5 anos.

Antes de mais nada, esse não é um tópico com receitas milagrosas, fórmulas para o sucesso garantido ou qualquer outra merda que não existe nem nunca vai existir. Se trata apenas da realidade. Você vai ter que se esforçar MUITO em aprender coisas novas para obter o sucesso e saiba de antemão que é um caminho realmente difícil.

Quanto comecei, não sabia porra nenhuma sobre quais livros ler, sobre o que fazer, etc. Já perdi muito dinheiro e também já ganhei muito. O que importa é que ganhei mais do que perdi ( uma regra fundamental )

Basicamente, vou te ORIENTAR em quais livros você deve ler para atingir o sucesso financeiro investindo em ações ( já que gostaria que tivessem feito isso comigo no passado ). Assim você não perde tempo lendo milhares de baboseiras escritas por aí.

SIGA PASSO A PASSO CADA UMA DAS ETAPAS ABAIXO, EXATAMENTE NA ORDEM ESPECIFICADA.

1) Faça um curso de inglês caso seu domínio, pelo menos na leitura, não seja mediano.

A maior parte do material relevante sobre ações está escrito em inglês, já que é um assunto muito mais comum em países desenvolvidos como os EUA. Por isso, o domínio da linguagem se faz imprescindível.

Leia os seguintes livros;

2) Pense e enriqueça - Napoleon Hill

O que esse livro tem a ver com ações? Diretamente, nada. Mas é uma base de innergame para seu sucesso financeiro. Nele você aprende conceitos importantíssimos que deverão ser aplicados em tudo na sua vida ( inclusive, indiretamente, no mercado de ações )

3) Trading for a living - Alexander Elder

Nesse livro são abordados os conceitos básicos da bolsa de valores e a explicação sobre indicadores, etc. É só o básico do básico e sua versão em português pode ser encontrada em livrarias de todo o país.

4) Trade your way to financial Freedom - Van K Tharp

Aqui a parada começa a ficar séria :mau Conceitos fundamentais para o sucesso no mercado lhe são ensinados. Leia-o com bastante atenção

5) Way of Turtle - Curtis Faith

Curtis Faith foi um dos integrantes dos turtle traders. Leia o texto explicativo abaixo:

No começo da década de 80 em Chicago, Richard Dennis, um extremamente bem sucedido trader de mercadorias e futuros e eventualmente, um dos entrevistados por Jack Schwager no primeiro Market Wizards, teve uma calorosa discussão com seu sócio da C&D Commodities, William Eckhardt, que também seria entrevistado por Schwager, no segundo Market Wizards.

A discussão era sobre o tema: “Nature versus Nurture”. Dennis acreditava que bons traders poderiam ser treinados, que especulação poderia ser ensinada, já Eckhardt achava que não, para ele só algumas pessoas poderiam ser traders, todos os outros não, pois não tinham o talento ou as “vantagens naturais” (que expliquei em uma matéria sobre a personalidade dos traders).

Logo, como típicos milionários, ele decidiram apostar, ou melhor, fazer um experimento para descobrirem quem estava certo. A idéia era tentar treinar os mais diversos tipos de pessoas para ver se elas poderiam se tornar bons traders e assim, fazer dinheiro para a firma.

O anúncio dizia que Richard Dennis, da C&D Commoditites estava à procura por interessados em negociar mercadorias nas bolsas de mercantis e, que experiências anteriores em trading eram consideradas mas não necessárias, ou seja, uma oportunidade única de trabalhar para um dos mais famosos e ricos (ele valia aproximadamente 200 milhões na época) traders de Chicago mesmo sem saber bulhufas sobre especulação. Os interessados começaram a enviar seus currículos.

E esses currículos vieram de vários lugares diferentes, vários tipos de profissionais, caras com MBA, desempregados, jogadores de blackjack e etc.Todos os currículos foram analisados, aqueles que Dennis e Eckhardt achavam que seriam boas cobaias foram escolhidos e assim, passaram na primeira fase. Essas pessoas receberam uma carta e uma “prova”. A carta dizia que aqueles que fossem realmente contratados receberiam como salário, 15% de seus lucros feitos com o dinheiro do Dennis mas teriam de se mudar para Chicago. A prova era composta de 63 questões de verdadeiro ou falso sendo algumas delas, pegadinhas, e também 5 perguntas que deveriam ser respondidas em uma linha. Vou citar alguns desses testes e as perguntas pra ilustrar.

1 – Negocie comprado ou vendido, nunca os dois.

2 – Negocie o mesmo números de contratos em todos os mercados.

3 – Se você tem 100 mil dólares, você deve arriscar 25 mil em cada trade.

4 – Uma alta porcentagem dos seus trades devem ser lucrativos

5 – Vale a pena seguir os palpites de outras pessoas sobre os mercados.

As questões dissertativas eram:

1 – Diga o nome de um livro ou filme que você gosta e o porquê.

2 – Diga o nome de uma figura histórica que você gosta e o porquê.

3 – Porque você gostaria de ser bem sucedido nesse emprego?

4 – Fale sobre alguma coisa arriscada que você fez e o porquê.

5 – Existe algo que você queira adicionar?

Ou seja, uma prova realmente fácil mas, considerando que a maioria dos interessados não sabiam porra nenhuma a não ser que Dennis era muito rico e ele iria ensiná-los a ficarem ricos também, os testes poderiam representar um grande obstáculo. Felizmente para aqueles que estavam levando tudo à sério, as maioria das respostas corretas podiam ser encontradas em artigos sobre o Richard Dennis publicados no jornal Chicago Tribune.

Aqueles que conseguiram passar no teste foram então, convidados à uma entrevista de verdade na C&D Commodities que seria feita pelos próprios:


As entrevistas eram bem diferentes das feitas nos ambientes corporativos, Dennis não gostava de frescuras, ele não costumava nem usar ternos para trabalhar (ele não está trabalhando na foto, duh), muito menos ficar perguntando para os entrevistados as mesmas perguntas genéricas o tempo todo. A maior parte do tempo Dennis e Eckhardt ficaram conversando sobre os mais variados assuntos, como existencialismo, xadrez, e é claro, os mercados. O que eles procuravam nos potenciais empregados eram coisas básicas como o que eles sabiam sobre trading, se pensavam em probabilidades, se eram pessoas originais com idéias criativas, se eram tranquilas ou nervosas, arrogantes ou tímidas, se tinham habilidades matemáticas e também se sabiam “calcular” o custo-benefício de riscos de uma forma geral.

Lembre-se que na “prova” da primeira fase, existia uma pergunta relacionada à coisas arriscadas feitas pelos interessados. Essa pergunta era crucial para Dennis e Eckhardt poderem julgar as habilidades desses caras em relação à riscos. Por exemplo, um deles respondeu que dirigiu com uma garrafa de wisky em seu porta-malas por vários meses em uma viagem pela Arábia Saudita, um atitude não muito inteligente considerando a possível punição de ficar alguns dias ou semanas preso além de ser deportado. Já um outro cara levou uma hora para chegar em um jogo de basquete sem ter o ingresso, esperando comprar de um cambista, ele foi contratado porque o risco é bom comparado ao benefício de assistir um jogo de basquete importante. Porém o cara do whisky não foi contratado, pois Dennis e Eckhardt não acharam que correr o risco de ser preso, deportado e talvez até levar 10 chibatadas valesse a pena só pra poder beber um pouco de whisky.


Os aprovados receberam um contrato que precisavam assinar para poderem ser efetivados. O contrato era válido por 5 anos mas poderia ser cancelado a qualquer momento por Dennis, dizia também que eles não iriam precisar pagar pelos eventuais prejuízos e que os 15% dos trades lucrativos não precisariam ser usados para cobrir os prejuízos. Constava que eles iriam negociar depois de algumas semanas de treinamento e possuia também algumas cláusulas a serem aceitas como: eles não poderiam negociar com suas próprias contas, nem trabalhar para outras pessoas e deveriam manter sigilo absoluto sobre o sistema de trading da C&D Commodities pelo tempo mínimo de 5 anos. Apesar de alguns itens parecerem restritos demais, nenhum dos aprovados rejeitou o contrato, todos aceitaram, estava formado o grupo dos Turtles.

Ah sim, claro! Porque eles se chamavam Turtles? Pois em uma viagem à Cingapura, Richard Dennis visitou um local onde se criavam tartarugas, depois de alguns anos, quando foi pensar em um nome para seu grupo de cobais, decidiu por Turtles já que eles tentariam “criar traders da mesma forma em que se criavam tartarugas em Cingapura.

E quem eram essas cobaias? Só pra citar alguns:

Jim Melnick, porteiro da Chicago Board of Trade
Mike Carr, trabalhava no jogo D&D, sim, esse mesmo, o famoso RPG Dungeons & Dragons.
Jiri “George” Svoboda, imigrante da Tchecoslováquia e jogador profissional de Blackjack.
Michael Cavallo tinha um MBA de Harvard.
Erle Keefer, ex-piloto da Força Aérea Americana
Mike Shannon, ex-ator, ex-traficante, ex-presidiário, na época, corretor de commodities.
E nesse grupo também tinham mulheres, apesar de serem só duas, Lucy Wyatt e Liz Cheval. Existiam também testemunhas de Jeová, gays, advogados, programadores, e etc. Um grupo muito excêntrico e variado, mais ou menos como o Village People, só que menos gay.



Download:

http://www.multiupload.com/F8IH0VRAAD

Boa sorte.

BÔNUS

- Simulador para o aprendizado prático de conceitos aprendidos:

http://simulacaobmfbovespa.com.br

http://simulador-exame.exame.com.br/
Avatar pua
Zeppellin
#483055 Cara, não sei como o seu post não teve nem um feed sequer, o pessoal deste fórum realmente tá precisando rever seus conceitos quanto às prioridades de aprendizado do que se encontra disponível aqui.

Eu acabei de ter uma conversa com os meus amigos sobre ações, falamos sobre isto a tarde inteira, sobre os riscos, sobre os filmes, os livros, economia, política, tudo que afeta o Mercado de Ações.

Somos um estudante de Direito, um de Engenharia de Produção, um de Engenharia Mecânica, um de Engenharia de Controle e Automação e um de Agronomia, então tava um papo bem misto e cheio de conhecimentos cruzados.

Resolvi pesquisar e achei este tópico me dando um norte pra entender um pouco mais sobre este mundo altamente chamativo. Vou ler e espero que se eu tiver alguma dúvida eu possa lhe enviar por MP pra que elas possam ser sanadas.


Belíssimo post, cara, muito obrigado.
Avatar pua
Jizzy
#483073 Pra tu ver, ganhar dinheiro é tão fácil... basta querer.
Mutchobrigado!
Avatar pua
jonit
#483972
Zeppellin escreveu:Cara, não sei como o seu post não teve nem um feed sequer, o pessoal deste fórum realmente tá precisando rever seus conceitos quanto às prioridades de aprendizado do que se encontra disponível aqui.

Eu acabei de ter uma conversa com os meus amigos sobre ações, falamos sobre isto a tarde inteira, sobre os riscos, sobre os filmes, os livros, economia, política, tudo que afeta o Mercado de Ações.

Somos um estudante de Direito, um de Engenharia de Produção, um de Engenharia Mecânica, um de Engenharia de Controle e Automação e um de Agronomia, então tava um papo bem misto e cheio de conhecimentos cruzados.

Resolvi pesquisar e achei este tópico me dando um norte pra entender um pouco mais sobre este mundo altamente chamativo. Vou ler e espero que se eu tiver alguma dúvida eu possa lhe enviar por MP pra que elas possam ser sanadas.


Belíssimo post, cara, muito obrigado.


Não teve porque a maioria pensa que bolsa de valores é cassino. =)
Quando começam a tentar aprender a desenvolver um sistema e a aprender conceitos de probabilidade e expectativa à longo prazo, pulam fora.


Sabe aquele ditado...

Ninguem quer morrer, mas todo mundo quer ir pro céu?

Então.. cai no contexto. rs

Todo mundo quer ficar rico, mas ninguém está disposto a pagar o "preço"



Abraços
Avatar pua
eduluiz199
#484385
Zeppellin escreveu:Cara, não sei como o seu post não teve nem um feed sequer, o pessoal deste fórum realmente tá precisando rever seus conceitos quanto às prioridades de aprendizado do que se encontra disponível aqui.


Faço das suas palavras as minhas.
Continue postando, estou baixando os livros e terei bastante tempo para ler ,
Não importa se é inglês, até se fosse em latin eu traduziria e leria, hahaha
Repito, continue postando, irá ajudar muita gente que consegue ver a oportunidade e pegar isso.

Abraço
maateuus
#484850 Cara,ótimo post.Eu sempre achei quase impossível aprender como investir na bolsa.Mas com esse tópico eu sei o que devo estudar.Também discordo de quem acha que ações é igual cassino,até porque no cassino a probabilidade de você ganhar é baixíssima.

Já nas ações,você pode perder também.Mas se você saber como jogar,quando jogar,à probabilidade de ganhar aumenta muito.Por isso jamais deve ser comparada com jogos de azar,esses jogos são feitos exclusivamente para você perder dinheiro.
geh.
#484966 Muito bom cara. Valeu. Começarei meus estudos assim que tiver tempo !!
Avatar pua
Leonardo Oliveira
#488563 Eu e um amigo temos um plano para nos tornarmos ricos provavelmente eu aos 30 e ele aos 40.

Primeiro investiremos em uma empresa de assistencia tecnica de computadores pois no nosso bairro falta serviço de qualidade. Depois investiremos na Bolsa ai é só saber manter e pronto correr pro abraço.

Achei muito interessante sei Post e me ajudou irie ler os livros assim que terminar dois livros que estou lendo.

Tentei fazer o cadastro no simulAção mas ficou pedindo para aguardar e nessa ficou, tem algo a ver com a internet ( minha net ta meio lenta).
Avatar pua
jonit
#489792
maateuus escreveu:Cara,ótimo post.Eu sempre achei quase impossível aprender como investir na bolsa.Mas com esse tópico eu sei o que devo estudar.Também discordo de quem acha que ações é igual cassino,até porque no cassino a probabilidade de você ganhar é baixíssima.

Já nas ações,você pode perder também.Mas se você saber como jogar,quando jogar,à probabilidade de ganhar aumenta muito.Por isso jamais deve ser comparada com jogos de azar,esses jogos são feitos exclusivamente para você perder dinheiro.



Cassinos são jogos de expectativa negativa à longo prazo: você pode até ganhar de vez em quando, mas a tendência é perder à longo prazo ( a não ser que vc seja um contador profissional de cartas de blackjack...o foda é ser espancado/morto pelos donos do cassino de vez em quando rs )

A bolsa de valores também possui expectativa negativa à longo prazo ( por conta das taxas que envolvem, e tal ) mas se você desenvolver um sistema (estratégia) de compra e venda de ações com expectativa positiva a tendência é ganhar dinheiro.

Não é fácil. Vão ser muitas tentações que poderão fazer você desrespeitar o seu sistema. Mas é possível enriquecer ( e muito ).

Assim como no PUA, depende MUITO mais do seu psicológico do que qualquer outra coisa: é necessário disciplina para seguir a sua metodologia à risca e sem exceções, paciência para esperar as condições ideais indicadas pelo seu sistema, etc. A única diferença com o mundo PUA é que este é EMOCIONAL, enquanto o mundo dos investimentos é racional. Se você for com uma mentalidade emocional no mundo de investimentos, vc tá ferrado.


Os livros acima são a essência de tudo que aprende nesses anos. No começo não tive ninguem para me orientar ou ajudar e já li muito lixo inútil até chegar ao que realmente importa. Aproveitem a oportunidade.

abraços
Avatar pua
slip_pua
#490632 Muito obrigado por este tópico.
Ja estava procurando a algum tempo digamos, um passo-a-passo, para aprender sobre o mercado de ações.
Agora com estes livros em ordem pretendo aprofundar meus conhecimentos. Obrigado sinceramente.