Tópicos selecionados pela equipe do fórum.

Criador do tópico

wleon - MEMBRO EXCLUSIVO
#541315
Trucidando o “carinha bonzinho” que existe dentro de você
(parte 1 – Definição e antídotos)


Essa porra não é sobre pegar mulher. Essa porra é pra mudar tua vida.” (Mystery)


Bom eu sou o Wleon, Wladimir, nome real, Wladimir Kalashnikoff no Facebook.
Estou deixando de trabalhar para falar sobre isso. Mas escrevo porque gosto e estou adorando escrever sobre o assunto. Como tudo que escrevo no PuaBase, escrevo com paixão.

Conceito

Vou tratar de um assunto delicado e controverso. Existe um termo em inglês que é “nice guy”. Podemos traduzir palavra por palavra, ao pé da letra: “cara legal”. Ou podemos dar uma tradução mais semântica, mais de acordo com o significado real do termo: “carinha bacana” ou “carinha bonzinho” ou “cara agradável”.

Você conhece algum “carinha bacana”?
Imagem
Se não conhece, se olha no espelho e diz: “Prazer, Carinha Bacana!”.
Todo mundo tem um pouco disso dentro de si.
Explicando o termo. Você já leu o Bad Boy? Já leu o DavidX? Já leu o Alan Roger (ModeOne)?
A galera do direct é quem mais dá alertas sobre o perigo do “carinha bacana”.
Na tradução brasileira do BadBoy usam o termo “cara legal”.
Cara legal é atencioso, bajulador, cara que dá elogios, se veste de forma comum, tá mais preocupado com o conforto dos outros que com seu conforto, respeita regras, caras comuns, entediantes, previsíveis, monótonos, inseguros, chatos, sérios, e sem coragem.
O Bad é incisivo “garotas odeiam os caras legais”. Muitos dizem que o Bad, é incongruente com seu nick e perto do tio DavidX ou do Alan Roger é meio moça, mas não é assim.
Seu nick representa a essência de sua filosofia que visa destruir o carinha bonzinho e bacana que existe, em maior ou menor escala, dentro de você.

Imagem

Introdução

Agora eu vou introduzir...
Imagem
Bom, como começou a se debater essa merda?
Sabemos que nos Estados Unidos, a discussão sobre bulling é mais antiga que aqui. A discussão sobre o carinha legal também.
Enquanto no bulling todo mundo vê o sofrimento da cara, sofrimento geralmente provocado por colegas, superiores, e aí vai. Já “carinha bonzinho” ele provoca seu próprio sofrimento e opressão ou permite que abusem dele.
Eu poderia afirmar que todo cara vítima de bulling é um “carinha bonzinho”, mas sabemos que há bulling racial e outras formas de preconceito em forma de bulling. Mas são fatos muito inter-relacionados.
A discussão sobre “nice guy” nos EUA é algo de alto nível com direito a estudos científicos sobre o tema.
Em resumo determinaram o nice guy como o cara agradável que busca recompensa por isso e, por isso, se desilude, se recalcando, se tornando alguém com auto-estima frágil.
Taí porque o pessoal do direct dá umas “diretas” sobre não ser um “nice guy” (não me refiro ao BadBoy, no caso dele isso é a base de sua filosofia).
Ser um cara bacana, bozinho destrói sua auto-estima, ou seja, te deixa sem inner game.
O cara bonzinho foi treinado a ser certinho, por uma educação escrota baseada em subornos (“recompensas”) e punições.
Como ele não pode ser ele mesmo ele tem um inner game (aqui neste texto esse termo é intercambiável com o termo “auto-estima”) muito ruim, um autovalor muito baixo que ele busca aumentar se comportando como a cara bonzinho. Assista o Clube da Luta e Magnólia.
Vou detalhar as características do “nice guy” e seus antídotos.

Busca ser agradável

Imagem
Isso não tem nada a ver com ser educado, isso tem a ver com se esforçar. Se amostrar, querer se exibir, buscar aprovação.
Lembro de um merda que só porque me passou um material (ele não era do PU, apesar de haver gente assim aqui) disse que aquilo era um material muito valioso que ele só me passou porque isso e aquilo. Hoje em dia ele é casado e corno.
Logo não se equivoque você pode ajudar mas, se liga nas palavras do mestre, não dê pérolas pra porcos e nunca espere receber nada em troca, senão melhor ficar na sua.
Imagem
Apesar de ser um boiola esse cara nào se preocupa em agradar ninguém

O problema que tem caras que buscam tanta aprovação que preferem agradar a todo o custo que fazer o óbvio, ou seja, ficar na dele.
Eu me lembro de uma vez que carreguei uma cadeira pra alguém que poderia carregar. Eu era um “nice guy”.
Porém outra vez eu carreguei para uma senhora de 90 anos e quando uma garota viu deu um elogio aí eu caguei pro elogio e disse “abre espaço pra eu colocar essa cadeira, aí” e ela obedeceu.

Busca satisfazer necessidades alheias

Olha isso é delicado. Eu ajudei quem? Uma senhora de 90 anos com dificuldade em deslocar uma cadeira pesada.
Qualifique bem sua ajuda. Quer dizer tenha feeling, ou inteligência social de sacar se alguém precisa de ajuda.
Imagem
Primeiro, leitura fria. É um situação de perigo? A pessoa precisa mesmo de ajuda? É uma pessoa de muita idade, pouca saúde, uma criança, um animal vulnerável?
Ajudar adultos, colegas e mulheres bonitas é uma babaquice. Fora casos extremos, de perigo ou risco de vida não provocado: NUNCA!
Se o risco for provocado pela própria pessoa também não ajude e não dê conselhos.

Dar conselhos ou consolar

Isso está no livro “A arte do charme”, se o conselho ou o consolo não for solicitado: NUNCA ofereça.
Se o conselho for solicitado não permita abusos. Se você deu conselho e a pessoa não seguiu desrespeitou, faça como um médico com a pessoa que não cumpre sua prescrição, pune-a.
Por exemplo
“Wlad, preciso de um conselho seu, uso direct ou indirect?”
“Eu acho que você tem que usar direct.”
Dias depois...
“Wlad eu tô sofrendo por causa daquela garota...”
“Tu usou direct?”
“Não, eu falei sobre o trabalho...”
“Então tá certo, eu já disse o que eu achava o certo, agora é contigo. Mas mudando de assunto eu vi ontem o vídeo do ZERA, muito bom,e tal .......”

Entenderam a sistemática?
Não force ajuda dê essas punições calibradas bem à la Mystery. Vocês viram o que eu fiz? O cara tá sofrendo e desmereceu minha ajuda, se eu ajudasse ele ia fazer o mesmo, me diminuindo.
Um cara desse diminui teu inner game.
Doutromodo teve um player que eu dei uns toques sobre estilo e o cara meio que cumpriu o troço. Um cara desse te respeita sacou? E o cara se respeita porque o cara testou e tal viu que deu certo e tal, o cara não cumpriu ordens o cara apenas recebeu um conselho e mereceu receber outros, sacam?

Sobre conselhos pra mulher....

Imagem
Carinha bonzinho dando seu ombro amigo pra uma corna

Aproveite pra jogar com ela. Lembe-se que a melhor coisa que tens pra oferecer a ela é aventura.
Olha só, história real, HB desconhecida no shopping, depois do opener e tal, já na qualificação:
“Desculpa, estou fuçando muito meu celular porque estou nervosa. Liguei 7 vezes pro meu rolo ele não me retorna. Estamos assim há oito meses e ele não me pede em namoro. O que eu faço?”
Sem nenhuma reação eu respondi:
“Pensei que fosse algo grave... fica tranquila, você é muito interessante, eu até namoraria você, se você jogasse RPG.”
Garanto que não foi uma resposta das melhores, mas ela gostou.
“O que você faz? Vem jogar bola comigo. Futebol é muito bom. Só não vale me violentar no vestiário...”
“Vestiário? Pra tomar banho?”
“Ah, esqueci, vc não toma banho!”
“Claro que sim”
“Hum, só eu falar que estarei no vestiário vc muda de ideia.”

Sacaram? Mulher nenhuma quer que você diga
“Ele não quer nada contigo? Ele não sabe o que é bom, ele deve ser cego, não vê como vc é linda”.
Nunca diga essas merdas.

Elogios

O cara bonzinho é um bajulador inveterado. Ele busca ser valorizado por elogiar.
O cara bonzinho não é o cara ético.
Eu quero deixar bem claro isso aqui. O “nice guy” é um merda que busca aprovação, ele costuma ser tão merda que cobra caro pelo que ele oferece.
Nunca elogie como um nice guy. Nunca elogie gratuitamente, quero dizer elogios desmerecidos por quem recebe. Nunca elogie esperando recompensa. Isso é muito escroto.
Imagem

Também esnobe os elogios. O “nice guy” é facilmente comprado por elogios
Outra vez. É muito útil ter feeling, inteligência social, o elogio pode ser falso, principalmente se a pessoa não demonstrar felicidade por sua qualidade (por exemplo, a pessoa te elogiar sem sorrir com os olhos).
Os idiomas antigos tinham duas palavras uma para elogios genuínos ou homenagem (que significa “agir como homem”) e outra palavra para elogios babaca ou bajulação.
“Aja como homem”. Exalte apenas quem age como um, mas nunca querendo nada em troca. Se você não tem caráter e não consegue fazer nada sem cobrar pagamento em troca, melhor não fazer.
Quando eu estava na faculdade eu escrevia no jornal. Teve um bajulador que elogiou alguém conhecido. No mês seguinte, no mesmo jornal, eu descrevi os feitos e as ações de uma mulher ativista de direitos humanos desconhecida, descrevi como ela agia como um homem (mulher) honrado (a). Entendem? Se alguém merece ser mencionado é por seus atos.

Respeito a regras

Não estou falando pra quebrar a barraca. Tem regras que são uma merda. Tem regras escrotas.
O oficial da SS Oskar Schindler não teria feito a atitude de homem dele se fosse bitolado em regras. Muitas regras são injustas. Muitas regras contrariam outras regras.
Imagem
Não se trata de desrespeitar a ordem social, mas de não permitir que ela te desrespeite. Trata-se de ser proativo com Schindler foi.

Ser cooperativo

Cuidado ao ser cooperativo. Você pode estar ajudando quem não merece ser ajudado.
Diferente do que parece o cara bonzinho não trata ninguém bem. Ele exagera, tenta carregar no colo quem não precisa. Garotas hoje em dia são independentes quase nunca precisam de ajuda, não existem donzelinhas indefesas.
Esta característica é mais delicada que ser agradável. Por quê? Porque ser cooperativo, diferente das outras atividades, é naturalmente bom. Ser cooperativo inclui uma característica alfa. A característica de ser proativo.
Mas a solução é a mesma. Caso sua vontade não seja respeitada, ignore a opinião alheia e use resignação ativa.
Nunca seja agressivo. Se você fez algo e alguém ajudado pela sua ação não gostou. Nunca refaça. Há exceções para casos onde você é remunerado pra isso. Mas não estou tratando desses casos, sim de ser cooperativo ou de ajudar sem ser obrigado a fazê-lo.

Imagem
Esse cara só coopera até quando ele quer.

Nunca refaça, permita que a pessoa que reclamou mostre a colaboração dela, caso contrário você estará se rebaixando e quem se rebaixa demais....
Já enfrentei uma situação tensa em que a pessoa reclamou de uma colaboração que eu fiz. Eu não levei pro lado pessoal, não revidei. Mas a pessoa, apesar de ser mulher, era especialista em dar ordens e ser obedecida, e se destemperou com minha indiferença, levou pro lado pessoal.
Não me lembro bem o que foi falado mas eu disse
“Eu já fiz minha parte”, depois ela respondeu “Se você se ofereceu pra fazer deveria fazer, direito”.
Ela falou de forma muito atrevida, muito cínica, como as próprias palavras demonstram. Eu respondi que não ia refazer. Nesse então o instrutor, daqueles homossexuais com mais de 50 anos, tomou as dores dela e disse “Assim você está agindo errado”.
Não vou falar o resto porque eu agi como um carinha bonzinho, mas o melhor forma de agir num caso desse era, o quanto antes, inventar uma desculpa e sair.
“Olha vocês resolvem aí, que eu vou sair mais cedo pro jogar botão. Só não me peçam pra fazer mais nada porque o que eu tinha que fazer eu já fiz.”

Ser conciliador

Eu errei porque preferi ser conciliador, resultado: eu estava com o jogo perfeito, cheio de bucetinhas já em ponto de bala pra mim (eu tava jogando muito bem desde o início do curso) e eu perdi.
Não estou falando pra ser sempre individualista, mas para não renunciar o que é seu sem a expressa renúncia da outra parte pelo que é dela. Deixar claro que tratam-se de pessoas iguais. Mas a forma como você desenrola o conflito, decidindo as regras dentro do conflito, vai destoar sua superioridade.
Entendeu? Você não vai dar causa ganha a si mesmo, vai sim impor normas do julgamento, normas do jogo.

Ter medo de ser agressivo

Imagem
Se as pessoas são injustas com você, você tem que revidar imediatamente. Com exceção de relações de trabalho, consumo ou com funcionários públicos - pessoas que têm poder real sobre você, onde às vezes é melhor gaurdar e revidar depois ou mesmo processar a pessoa - se defenda na hora, não permita que a pessoa seja injusta contigo. Revide, processe a pessoa, aprenda artes marciais para se defender.


Não sabe ser saudavelmente individualista

Às vezes somos tão bonzinhos que nos sacrificamos pelos outros, beneficiamos os outros em prejuízo de nosso conforto.
Mulher não vai te dar a boceta se tu for ao banco pagar conta pra ela no meio do temporal.
Eu conheço um cara que não a mulher faz nada em casa além de comida e ele paga conta pra ela. O que aconteceu?. Mulher não respeito pequenos favores, ela sabe o verdadeiro valor adas coisas, mulher não faz isso porque é escrota (pelo menos em muitos casos). Sabe o que aconteceu? Ela passou a desvalorizar o trabalho dele. E sabe por que isso? Porque o capacho automático não se ligou que se ele paga conta durante o horário de trabalho dele é porque o trabalho dele não é merda nenhuma. Ele demonstrou pra ela – com atos – que o trabalho dele não é tudo que ele diz ser. Ele caiu em contradição absurdamente!!!
Moral da história ao invés dela recompensá-lo por seu esforço babaca ela o pune porque quanto mais ele paga conta pra ela mais ela fica indisposta para “certas coisas”.

Não sabe ser saudavelmente hedonista

Aqui inclui ter bons hobbies, gastar seu dinheiro consigo, se vestir bem, se tratar bem, malhar, ir à praia e coisas afins.
Isso varia muito. Vejam um exemplo meu: Eu deixei de ir ao bar para ir ao museu. Eu não gosto muito de lugares com cervejada, eu fui ao museu. O museu meu inner game. É sério. Os hobbies aumentam seu inner game, sua auto estima, seu auto valor.
Museu não é bem hobbie mas é um lugar onde me sinto bem. O mesmo vale para os players que seguem alguma religião.
Fui taxado de ser antissocial, mas fazer o quê?
Eu não gosto de mulheres de bar. Fui ao museu ver a exposição e ainda, por acaso, abri umas deusas com situacional (meus amigos sabem que sou bom situacional principalmente em livrarias e lugares afins).
Imagem
Raoul Bova, "cara relax", contraposto do cara bonzinho, pela cara dele ele só faz o que gosta, é um hedonista

Para um cara com todos aquelas falhas anteriores, ele nem imagina o que é ser saudavelmente hedonista.
Um cara com um inner game e autovalor tão baixos que o cara nunca se preocupou em olhar se no espelho e se achar bonito.
Realmente é a última preocupação para um banana isso.


Aguarde
Trucidando o “carinha bonzinho” que existe dentro de você (parte 2 – Porque as bocetas se trancam pra ele)
Avatar pua
Daniel J Marques

Veterano - nível 8

#541324 Muito bom o artigo, felizmente já superei a maioria das barreiras do nice guy, mas um problema que tenho é deixar de ser um nice guy no quesito elogiar e dar atenção quando é uma HB10. Não deixo elas pisarem em mim.
Semana passada, comecei a falar com uma HB10, não deu 2 minutos de conversa e ela ja falou "pega um sorvete pra mim?" nem tinha falado com ela direito, e já veio querendo pisar, falei pra ela ir comigo se quisesse, ou ela mesma ir buscar, porque eu não era cachorrinho dela, acabou não pegando haha.
Mas ela era muito chata, e comecei o jogo errado tambem, como disse, sendo um cara legal, abri ela falando: "Você acha legal ser a garota mais comentada daqui?" deveria ter falado com os amigos que estavam com ela primeiro e ter ignorado ela :/
Avatar pua
DiegoII

Aprendiz

#541335 Muito bom texto wleon!!!
Muito bem escrito e estruturado, nem preciso comentar que curti muito o conteúdo !

ps: não vai pensar que estou sendo um nice guy elogiando o artigo hein hehe
paulo costa

PUA EXPERT

#541347 Cara sensacional esse artigo , se todos os homens lerem ele , eles com certeza vão aprender a serem homens , agora tu imagina eu
que fui mais de 30 anos assim , chego ter vontade de me dar um soco na minha propria cara , por te sido um merda todo esse tempo , mas hoje a coisa é muito diferente nao deixo ninguem nesse mundo pisar em cima de mim.
Estou aguardando a parte 2
abraço
Avatar pua
Marius

Veterano - nível 4

#541359 Muito Bom o tópico. Ainda me sinto um pouco nice guy que procura ajudar todo mundo mas que depois não recebe nada em troca e acabo sendo chamado de calmo ou bonzinho (Cara isso me ofendi muito) fui mudando meu comportamento graças ao mode one eu já vejo a diferença em meus relacionamentos com as mulheres, amigos, profissional.