Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Avatar pua

Criador do tópico

Randy

Aprendiz

#500003 Olá a todos do PUABase, entrei em contato com o fórum faz alguns meses, através de um amigo meu. Mesmo este sendo minha primeira postagem e meu primeiro tópico, já li um bom número de informações na área de novatos e me encontro neste momento finalizando a leitura do Mistery Method.
O motivo pelo qual estou postando um tópico pela primeira vez é por estar vivendo uma situação bem incomum, da qual não achei nenhum tipo de relato, ou (ainda) não vi situação parecida com a minha.


Indo direto ao ponto: há 4 anos atrás vivi uma paixão não-correspondida por uma amiga minha muito próxima a mim. Fiquei uns meses inseguro pensando no que deveria fazer quando resolvi me declarar a ela e, como ocorre na maioria dos casos, tudo que ouvi foi "gosto de você apenas como um amigo, não quero estragar o que temos e mimimimi" (basicamente o texto padrão das mulheres para a situação da friend's zone). Resumindo: ela demonstrou que não haviam chances de ficarmos juntos, nunca.

Enfim...a vida continua, fiquei muito tempo abalado e sentindo-me mal, porém, voltei ao normal depois de um período e iniciei um namoro com uma antiga conhecida (uma garota mt bonita, diga-se de passagem) e desencanei disso, afinal de contas era passado e eu tinha alguém que gostava e se importava comigo.

Depois de um ano de namoro, as coisas ficaram feias, no meio do ano passado (maio-2011) brigavámos muito e as coisas não iam bem. Nessa época, inconscientemente voltei a manter contato com minha antiga amiga/paixonite, sem nenhum tipo de expectativa, somente tendo o objetivo de esfriar minha cabeça devido ao stress do relacionamento.

Nesta época esta minha amiga passava por sérios problemas na vida dela, e eu procurei estar do lado dela dando suporte e etc, o que resultou no inicio de um caso que durou aproximadamente 1 mês (final de maio/2011, até final de junho/2011), onde neste período de tempo administrava o tempo entre ela e minha namorada. Nosso relacionamento como amantes foi intenso (sim... teve FC) e de certa forma nossos laços de amizade foram reforçados.

De julho para dezembro, no segundo semestre deste ano, me distanciei de minha amiga, somente vendo-a esporadicamente (sendo que uma das vezes, fechamos um KC só para manter o costume) e mantendo meu relacionamento, que dura até hoje, obrigado.

Porém é aí que começam os problemas: sinto que não passei ileso emocionalmente pelo caso que tive com minha amiga, reativando assim minha antiga paixão por ela, agora talvez bem maior depois de todos os momentos que passamos juntos. Sempre tento marcar alguma coisa, ou então vê-la ou conversar com ela.

A última história foi durante este último natal: como minha namorada está viajando, resolvi visitar essa minha amiga, dia este que correu de forma normal: conversamos, demos a mão, nos beijamos, etc e etc. Quando estava para ir embora, tentei marcar com ela um dia para ficarmos mais a sós em um lugar privativo, e marcamos. Porém, o que aconteceu foi que ela cancelou cmg, inventou um monte de compromissos e desculpas, disse que estava sem tempo e tudo o mais.

Desde então, sinto que ela têm me evitado, nunca tendo tempo para me ver e me dói isso, pois algo em mim realmente crê que ela gosta de mim (a não ser que seja puramente carnal ou algo do tipo). Minha namorada volta semana que vem, e só consigo pensar na "outra", pois não me conformo de não estar com minha amiga durante este período "livre".

Conversei com minha amiga hoje, por telefone, e ela disse o de sempre (não sei qndo dá para nos vermos; estou muito ocupada; e blabla) e hoje me dei conta que realmente estou apaixonado perdidamente de novo por esta mulher, talvez até mais do que antes devido às experiências passadas com ela.

Tento conversar, interagir e conhecer novas mulheres mais não dá, sempre acabo me voltando a velha amiga, e não sei mais o que fazer. Tenho dúvidas em relação ao meu namoro (que vai para 2 anos) e só penso nessa minha amiga.

Post longo, mais é um resumo bem rápido da história: disponho-me para maiores dúvidas e esclarecimentos sobre esta história,

Abraços!
murilohonorio

Veterano - nível 1

#500007 Cara, eu já acho muito errado o que você tá fazendo... ficar "namorando" com uma e pegando a outra quando você quiser eu não vejo isso como certo, mas sei lá.
Pra mim era melhor você escolher uma e terminar tudo com a outra, e a sua "amiga" pode estar te evitando agora pois ela pode ter parado pra pensar melhor e viu que o que vocês estavam fazendo é errado, não sei, mas não troca o certo pelo duvidoso, converse com as duas e tenta chegar numa conclusão.
Abraços.
Avatar pua
P.a.

Veterano - nível 10

#500012 Cara, na boa! Acho que você só tá usando essa sua namorada para curar esse seu orgulho imbecil!
Desculpe a palavra, mais cadê o respeito por seus relacionamentos? Você acha realmente que compensa você trair sua namorada que realmente gosta de você para ficar correndo atrás de uma garota que sempre te esnoba? Você está sendo extremamente beta, a sua amiga já perdeu o interesse que ela tinha por você, pois você se mostrou o carinha apaixonado e desesperado pra ficar com ela, e como você já está lendo o Mystery Method, você já sabe por que isto acontece.

Se você realmente não está feliz com sua atual namorada, termine com ela e vá pegar outras mulheres, esquece essa sua amiguinha.

Abraços
Avatar pua

Criador do tópico

Randy

Aprendiz

#500491 Obrigado pelas respostas, tentarei agora expor minha posição às suas respectivas opinões:

murilohonorio: obrigado pela sugestão, "trocar o certo pelo duvidoso" realmente é algo que sempre mantenho em mente.

P.a: uma resposta bem ácida, porém coerente em diversos pontos:

"Acho que você só tá usando essa sua namorada para curar esse seu orgulho imbecil!"
-Parece que você expôs algo que eu não havia pensado: será que realmente levo o relacionamento como uma forma de preencher o meu ego? E qual seria a definição de "curar"? Talvez eu estivesse com o orgulho ferido?

"Desculpe a palavra, mais cadê o respeito por seus relacionamentos? Você acha realmente que compensa você trair sua namorada que realmente gosta de você para ficar correndo atrás de uma garota que sempre te esnoba? Você está sendo extremamente beta, a sua amiga já perdeu o interesse que ela tinha por você, pois você se mostrou o carinha apaixonado e desesperado pra ficar com ela, e como você já está lendo o Mystery Method, você já sabe por que isto acontece."

- Eu já me distanciei umas 3 vezes dessa "amiga" somente no último semestre: não ligava, nem entrava em contato de maneira nenhuma. Porém, em todas estas vezes, ela voltava a entrar em contato cmg primeiro (mesmo que em umas 2 vezes eu tenha feito o contato primeiro). COmo ela entra em contato primeiro, eu acabo "fraquejando" e fico tentado em fazer alguma coisa. E é muito dificil manter distância com isso, pois quando sumo, ela sempre dá um jeito de manter um mínimo contato.

E respondendo aos dois, realmente não é algo bonito de se expor, esta traição, porém quando você vive a situação na pele que vê quanto é dificil resistir e lidar com isso. Pelo que li nos outros posts, parece que paixonite é algo que não escolhemos nem controlamos, que acaba trazendo males caso sejam muito fortes e arrebatadoras. Sentimento é algo complicado, nós não escolhemos o que devemos sentir, ou então por quem sentir, e é essa a merda.
Eu valorizo o conselho de vocês, obrigado.
buneco - MEMBRO EXCLUSIVO
#501591 ah... entre em contato com a PNL e visualize essa sua paixonite... risque e rabisque muitas vezes ela na sua imagem mental... o cerebro não consegue destinguir o que é real e o que é imaginário em uma boa visualização... eu tenho um ótimo controle do que eu quero e não sentir... A PNL é um ótimo recurso...
Avatar pua
FEITICEIRO

PUA EXPERT

#502495 Randy

To passando por uma situação parecida com a sua, mais to totalmente no controle da situação!

Eu tinha uma duvida e Vlorenz me respondeu, segue:

Cara, é o seguinte:

ela percebeu um certo apego de sua parte e se distanciou para ver se voce corre atras e verificar o quanto voce está apegado, isso é um testesinho de merda. Voce deve se manter firme, frio e distante até ela vir atras (logo logo)

apenas isso.

Ela volta, e voce que se mantenha equilibrado e controlado para nao ir atras, seja mais frio ainda que ela!

abraço!


Eu passei o reveillon na casa da HB, e desde segunda quando voltei, não nos falamos, e sempre ela que buscava entrar em contato comigo, face, MSN, não podia ficar um dia se conversar com a mesma que fazia o maior drama!

Eu to na minha, tenho vontade de ligar, quem não teria, mais me controlo, pois se fizer, meu valor vai para o lixo!

Sugestão, para de ligar, falar, qualquer coisa ligado a essa mulher ok!?

abraços
eu4992 - MEMBRO EXCLUSIVO
#503963 Randy, atendendo ao seu pedido vou analisar a sua situação baseado no que você escreveu.

há 4 anos atrás vivi uma paixão não-correspondida por uma amiga minha muito próxima a mim. Fiquei uns meses inseguro pensando no que deveria fazer quando resolvi me declarar a ela e, como ocorre na maioria dos casos, tudo que ouvi foi "gosto de você apenas como um amigo, não quero estragar o que temos e mimimimi" (basicamente o texto padrão das mulheres para a situação da friend's zone). Resumindo: ela demonstrou que não haviam chances de ficarmos juntos, nunca.

Não sei como foi a história de vocês, porém, é provável que nesta época ela tenha lançado idi’s e gerado alguma expectativa em você (só você pode confirmar isso ou não). Como qualquer garoto normal você buscou tirar a dúvida sobre o que rolava entre vocês e chamou a guria pra conversar. Ela lhe deu um toco “tradicional”, ficou com o ego dela inflado (alguém tava afim dela) e você tirou sua dúvida sobre os reais sentimentos da garota em relação a você.

Enfim...a vida continua, fiquei muito tempo abalado e sentindo-me mal, porém, voltei ao normal depois de um período e iniciei um namoro com uma antiga conhecida (uma garota mt bonita, diga-se de passagem) e desencanei disso, afinal de contas era passado e eu tinha alguém que gostava e se importava comigo.

Você fez o certo de se afastar dela, pois, você precisava curar a sua paixão e talvez buscar compreender porque uma amizade que tinha tudo para terminar em um belo relacionamento afetivo não deu certo. Neste espaço de tempo você se relacionou com uma outra garota que lhe fez feliz e desencanou da “paixonite”.

Depois de um ano de namoro, as coisas ficaram feias, no meio do ano passado (maio-2011) brigavámos muito e as coisas não iam bem. Nessa época, inconscientemente voltei a manter contato com minha antiga amiga/paixonite, sem nenhum tipo de expectativa, somente tendo o objetivo de esfriar minha cabeça devido ao stress do relacionamento.

Como em qualquer relacionamento, os altos e baixos começaram a surgir. Aparentemente, não houve maturidade do casal para lidar com as crises e também não houve uma percepção dos dois que as crises em um relacionamento podem ser sinônimo tanto de crescimento como de amadurecimento da relação. Neste mesmo período você volta a manter contato com a sua amiga para esfriar a cabeça. Aqui, quero chamar a atenção para um detalhe: você estava emocionalmente fragilizado e buscou amparo na pessoa que no passado já havia lhe fragilizado emocionalmente. Foi como se você se afastasse de uma droga, voltasse a normalidade e, em um momento de crise, buscasse na droga uma saída para o problema. Você voltou psicologicamente a situação inicial de antes do seu namoro. Foi um ato inconsciente e que talvez só agora você esteja a perceber. Você sem querer alimentou um problema.

Nesta época esta minha amiga passava por sérios problemas na vida dela, e eu procurei estar do lado dela dando suporte e etc, o que resultou no inicio de um caso que durou aproximadamente 1 mês (final de maio/2011, até final de junho/2011), onde neste período de tempo administrava o tempo entre ela e minha namorada. Nosso relacionamento como amantes foi intenso (sim... teve FC) e de certa forma nossos laços de amizade foram reforçados.

Sua amiga tinha problemas, viu você namorando e sendo carinhoso e companheiro com ela. O lado VV falou mais alto e ela resolveu lhe prender emocionalmente para ter alguém que suprisse o momento de carência dela. Como você também estava em crise e fragilizado emocionalmente acabou embarcando de cabeça nesta paixão que durou 01 mês. Aqui serei sincero e, por favor, não me leve a mal. Não vejo problema de você ser amigo de alguém que você já gostou no passado, porém, isso só é possível se você não estiver disposto a ter nada com ela. No seu caso, um buscou no outro uma válvula de escape de problemas pessoais. Isso não é amor, é quando muito satisfação do ego. Do seu ego por pegar a HB que no passado te rejeitou, do ego dela por mostrar pra si mesma que ainda pode lhe seduzir. Infelizmente, se você buscava amizade não foi essa a sua atitude. A HB talvez te respeitasse mais se, ao primeiro indício de tentativa dela de te manipular emocionalmente, você deixasse bem claro que apesar da crise no relacionamento você não tem interesse na HB e sim na amizade dela. A sua amiga ficaria chateada, ferida no ego, mas, era o correto a fazer. Digo mais, se você levou um toco da sua amiga e passou um tempo longe dela, este “retorno ao diálogo” deveria ser algo semelhante a países que tiveram conflitos e que agora buscam a aproximação para a paz. Voltar a falar com ela deveria ser mais por uma política de boa vizinhança e para acabar com algum clima chato que ficou (e sempre fica) quando a menina dá um fora e ocorre afastamento. Este tipo de atitude permite aos dois se encontrarem na rua, p.ex, e não haver clima de estranhamento (os dois mal se falam por que ainda existem seqüelas do fora e a coisa apesar do tempo ainda não foi bem digerida). O que ocorreu no caso de vocês é que vocês alimentaram não uma relação de paz e amizade branca, mas sim, uma relação de egos e busca de validação e satisfação de interesses menores.

De julho para dezembro, no segundo semestre deste ano, me distanciei de minha amiga, somente vendo-a esporadicamente (sendo que uma das vezes, fechamos um KC só para manter o costume) e mantendo meu relacionamento, que dura até hoje, obrigado.

Cara, reforço o que disse acima. Você buscou na sua amiga uma satisfação de algo interior. Não era amor. Tanto que você continua com sua namorada e feliz. Ainda bem.

Porém é aí que começam os problemas: sinto que não passei ileso emocionalmente pelo caso que tive com minha amiga, reativando assim minha antiga paixão por ela, agora talvez bem maior depois de todos os momentos que passamos juntos. Sempre tento marcar alguma coisa, ou então vê-la ou conversar com ela.

Se você desde o começo tivesse buscado sua amiga para ter com ela uma relação de boa vizinhança e de fim de eventuais rusgas ligadas ao toco do passado, você não teria tido prejuízo emocional como este. Sua amiga é VV, ela não tem controle sobre o emocional dela, na verdade ela tem um dano emocional devido a vários fatores. O seu papel era o de ser “colega” e não amante, pois, o ideal é que você invista na sua namorada, pois, na hora que você realmente precisou foi ela que te valorizou e soube te reconhecer como homem. Sua amiga não merece ser maltratada, mas, ao ser amante dela você apenas alimenta ainda mais o ego dela e o problema que ela tem (VV). Sendo apenas colega e buscando ter uma política de boa vizinhança (se possível) você colabora com a sua saúde mental e não alimenta a doença que ela tem. Sei que é difícil, mas, é o que se deve buscar caso seja possível.

A última história foi durante este último natal: como minha namorada está viajando, resolvi visitar essa minha amiga, dia este que correu de forma normal: conversamos, demos a mão, nos beijamos, etc e etc. Quando estava para ir embora, tentei marcar com ela um dia para ficarmos mais a sós em um lugar privativo, e marcamos. Porém, o que aconteceu foi que ela cancelou cmg, inventou um monte de compromissos e desculpas, disse que estava sem tempo e tudo o mais.

Desde então, sinto que ela têm me evitado, nunca tendo tempo para me ver e me dói isso, pois algo em mim realmente crê que ela gosta de mim (a não ser que seja puramente carnal ou algo do tipo). Minha namorada volta semana que vem, e só consigo pensar na "outra", pois não me conformo de não estar com minha amiga durante este período "livre".


Amigo, não alimente o problema. Você sabe que ela é VV, mas, ficar alimentando a coisa só piora tudo. Ela precisa de validação, mas, é você que decide se quer ou não continuar com este jogo de sedução que alimenta nela uma doença e desperta em você sentimentos destrutivos. O que você sente por ela não é amor, sendo que, quanto mais você investir na sua amiga, mais os dois se afundam. Por isso confrade, se possível, política de boa vizinhança e trate-a como colega buscando ser consciente que ela é um atraso na sua vida e tem problemas emocionais que estão lhe contaminando e lhe deixando confuso.


Conversei com minha amiga hoje, por telefone, e ela disse o de sempre (não sei qndo dá para nos vermos; estou muito ocupada; e blabla) e hoje me dei conta que realmente estou apaixonado perdidamente de novo por esta mulher, talvez até mais do que antes devido às experiências passadas com ela.

Tento conversar, interagir e conhecer novas mulheres mais não dá, sempre acabo me voltando a velha amiga, e não sei mais o que fazer. Tenho dúvidas em relação ao meu namoro (que vai para 2 anos) e só penso nessa minha amiga.

Infelizmente, quem investe em HB VV tem esse tipo de problema. Cara, dá pra sair do buraco e eu sei que você vai conseguir.

Pra Finalizar

Amigo, seu caso é atípico porque você nunca passou por este tipo de experiência. O seu erro (é normal) foi investir na amiga quando na verdade você apenas queria satisfazer a sua vontade de pegar ela. A HB lhe aprisionou emocionalmente e o problema do passado voltou com força muito maior. Quando possível, converse com ela. Não a maltrate, não a ofenda, enfim, não seja reativo. Reconheça nesta conversa que não agiu certo e que quer apenas a amizade dela, pois, é o melhor para ambos. Após isso se afaste dela e tenha com ela uma relação de coleguismo e boa vizinhança (é sempre melhor a amizade branca do que o clima ruim de depois de um fora, p.ex.), deixando claro nas entrelinhas que você não quer mais nada com ela. Mantenha a sua palavra e não ceda aos jogos emocionais que ela venha a fazer. Ela não é HB para relacionamento saudável, você sabe disso. Se quer uma relação saudável terá que ser com outra HB.

Amigo randy, sei que desencanar de uma HB como ela é difícil, porém, ela não é uma HB saudável e você sabe disso. Por ela ter este problema (ser VV) é que o seu caso foi atípico, mas, assim como ela existem muitas e cabe a nós fazermos a opção entre mulheres normais e VV’s sedutoras (é preferível o 1º tipo).

Por fim, você errou por inexperiência (normal) e falta de orientação sobre como agir diante deste tipo de situação. A sua dor emocional irá passar, mas, para isso você deve entender que deves fazer a sua parte e acreditar no futuro. Busque compreender a situação e refaça a sua vida sem ela. Quando muito, tenha com ela um coleguismo distante para evitar clima ruim em encontros casuais que venham a ocorrer.
Confrade, força e fé que você sairá desta situação. Um forte abraço e sucesso na vida. :ae