Tópicos selecionados pela equipe do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

>>Psychokiller<<

Entusiasta

#223884 Ressignificação

Ressignificação é o método utilizado em neurolingüística para fazer com que as pessoas possam atribuir "novo significado" a acontecimentos pela mudança de sua visão de mundo.

A programação neurolingüística utiliza várias técnicas para fazer com que as pessoas percebam o mundo de uma maneira mais agradável, proveitosa e eficiente.

A ressignificação está presente em muitas fábulas, tais como a do patinho feio ou a de Rudolf (Rena do Papai-Noel que tem o nariz vermelho).

A ressignificação é um elemento-chave para o processo criativo, que significa a habilidade de situar o evento comum num filtro útil ou capaz de propiciar prazer.

Basicamente é dar um significado diferente a um acontecimento, este significado pode ser bom ou ruim !

Veja sempre o Lado Positivo !

VIDEO | PUA | BASE

Não Existe bem ou mal, é o pensamento que os criam
.......Shakespeare


Se um cara acorda no meio da noite, por causa de um colchão de molas que esta com uma das molas soltas e o incomodando você pensaria oque ?

Acha isso ruim ou bom ?

Este homem que poderia muito bem se estressar com a situação, ao invés disso viu no que parecia ser um problema, uma solução, algo bom, ele percebeu que aquela mola daria um ótimo porta ovos que na época ainda não existia, com essa ideia genial e original ele inventou o primeiro porta ovos da historia, e como a sua ideia deu tão certo ele começou a vender os porta ovos e com o grande sucesso de sua invenção criou uma empresa e patenteou a ideia, se tornando um homem milionário !
Imagem

Um homem joga squash, e acabou rompendo o tendão do joelho em uma partida, na mesma hora ele percebeu na situação uma oportunidade de conhecer mais sobre o problema e os musculos da perna, foi ao medico e ficou feliz em saber que não seria necessário a operação e poderia fazer fisioterapia como recuperação, durante o tratamento ele perguntou e foi atras de vários especialistas sobre o assunto, aprendeu muito sobre os músculos da perna e corrigiu sua postura que foi a causadora da lesão, depois de recuperado ele voltou a jogar squash, e adivinhe, sua perna estava mais forte do que nunca, sua postura era perfeita e ate seu o jogo melhorou.
Imagem

estes são dois exemplos reais retirados de um livro de PNL.
Isso se chama Ressignificação, que é quando você pega algo que tem um significado que por exemplo parece ruim e o transforma em uma coisa boa.

Agora imagine :

eu saio de casa, esta um dia lindo, e do nada começa uma tempestade.... eu olho onde posso me esconder e ja penso "que legal finalmente esta chovendo, a muito tempo não chovia, o bom é que a chuva vai refrescar o dia", dai vejo um local para me esconder e penso que la poderei quem sabe conhecer alguém legal ou apenas tomar um chope e descansar ate a chuva passar, entro na choperia, vou ate o balcão e peço um chope, converso com o garçom, o cara é divertido e agente se diverte bastante, quando olho pro lado... lá está ela... linda... tão sensual... esta parada observando a chuva cair enquanto parece esta esperando por alguém legal que apareça pra conversar com ela, eu nem penso duas vezes e vou até lá, me sento ao lado dela e digo "que legal né, a muito tempo não chovia"
Ela- "Realmente, so que eu já queria ta em casa, agora vou ter que esperar a chuva passar"
Eu- "Entendo, mas pense pelo lado bom, o dia vai ficar bem refrescante, e enquanto isso você pode me acompanhar com um chope enquanto espera a chuva passar"
Ela - "ta certo, ja que tenho que esperar né"
A garota pede um chope para o garçom e ficamos ali nos dois juntos conversando e vendo a chuva cair, temos um momento incrível, uma conversa agradável e estimulante e antes de me despedir pego o numero dela e ja deixo algo marcado pra mais tarde, ela parece ter gostado de mim, tivemos um papo bem legal !
Imagem
Percebeu como foi ótimo ter chovido naquele momento, a chuva é tão refrescante, e eu gosto de ver ela cair, é tão relaxante, e ainda tive a chance de conhecer uma mulher incrível, tivemos um ótimo momento juntos.

uma vez um general disse :
"não estamos recuando, estamos avançando para traz"

Não impota oque aconteça, se é bom ou não e tudo um julgamento da sua cabeça, se vai ser ruim ou ótimo so depende da forma de como você vai encarar o ocorrido, uma festa pode ser bom pra um cara e ruim pra outro, sendo que os dois entraram com o mesmo potencial para se divertirem, digamos que o primeiro, oque achou a festa ruim, toma um fora logo de cara e então ja desanima, fica se lamentando durante a festa e arrumando desculpas para não se divertir, diz que o lugar ta ruim, que tem pouca mulher e que o DJ é fraco, no final ele sai da festa sem chegar em mais nenhuma mulher e lamentando pelo dia perdido, já o outro toma um fora e na mesma hora ve ali uma oportunidade de se superar, ele insiste e mostra atitude para com a mulher, mesmo ele não pegando esta, ele encarou isso como um aprendizado e combustível par alimentar sua força de vontade em se divertir, ele zoa com os amigos e se diverte muito, dança e conhece outras garotas, pega varias delas, e no final sai da festa feliz da vida. Dois Caras, Dois Finais Diferentes !

Não Existe bem ou mal, é o pensamento que os criam
.......Shakespeare


A Escolha é Sua !
Imagem
MARCIO FARIAS

Veterano - nível 1

#223888 Nossa, muito bom Psychokiller.

Amei e sinceramente, eu sou assim e nem imaginava que existia uma explicação pra isso.

Agradeço muito a você e seus assuntos interessantissimos, que nos prende até as ultimas palavras.

Meus Parabens :parabens
aneldegelo

PUA EXPERT

#223893 [centro]UaU

Que topico hen

Caracas , muito bom
Não impota oque aconteça, se é bom ou não e tudo um julgamento da sua cabeça, se vai ser ruim ou ótimo so depende da forma de como você vai encarar o ocorrido.


Já conhecia pessoas que faziam isso , eu chamava isso de ver ''defeitos'' em qualidade , nem imagina que existia um termo para isso RESSIGNIFICAÇÃO !

Para mim o maior exemplo de ressignificação , foi Mozart .[/centro]
J. Carvalho

Aprendiz

#223910 CARALHO.. que lindo tópico, realmente as coisas boas e ruins estão na nossa mente, com a força e energia que damos a cada sentimento.. Infelizmente as vezes damos muito espaço a coisas ruins, e acabamos nos deixando se levar por determinados sentimentos ruins que nos sugam como um imã, por isso que esse é um ótimo tópico pras pessoas se concientizarem que elas não são ruins, que elas não viverão pra sempre com pensamentos ruins sobre si, APENAS basta COLHER coisas POSITIVAS, que fatalmente coisas BOAS irão acontecer, VIVA A ALEGRIA! :)
Avatar pua
lucastawan

PUA Avançado

#223918 Exelente tópico, mudou minha forma de pensar!

Estava meio para baixo hoje, porque é sabado e não tenho nenhum lugar para sair, então irei ficar em casa, mas depoiz de ler seu topico percebo que pode ser muito bom, porque eu estudo mais, vejo auguns materiais de pu para amanha, que tenho um encontro com uma galera no parque e tera varias HB's com a gente.
bambam

Veterano - nível 9

#223958 demais Psychokiller, curti demais o post é sempre bom ler materiais assim ajuda demais a mudar a visão, porque como dizem, para os otimistas o copo não esta meio vazio ele esta sempre meio cheio, é quetão de ponto de vista.
abraço
playerD

PUA EXPERT

#223968 Karakas...... :o

Ótimo tópico Psycho... eu já tinha conhecimento sobre isso, mas nem lembrava mais, espero que não esqueça mais.......

>>Psychokiller<< escreveu:Não Existe bem ou mal, é o pensamento que os criam
.......Shakespeare
:ajoelhar
portugueseboy

Veterano - nível 3

#223986 Gostei . . . eu sempre vejo o lado positivo das coisas . . .

Por exemplo . . .quando o metro ou ate o autocarro esta cheio . . . por um lado é mau pois nao ha lugares e vamos apertados mas pense positivo . . . tantas pessoas que podes conhecer. . . :rolf