Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Sinwish

Veterano - nível 9

#40683 Uma coisa que tenho notado nas comunidades que freqüento é que tem muita gente acabando com amizades por qualquer coisa. Ás vezes por que não sabem diferenciar ou não sabem como lidar com uma pequena palavra. Essa palavra influi não somente nas sarges que abrimos mas em todo o cotidiano. É uma palavra pequena, mas se você não souber o que significa na teoria e na pratica vai acabar com seus relacionamentos (sejam eles amorosos ou de amizade): Zoação.

Colegas de sarge que costumam sair comigo me falam que esse é meu ponto forte. Que sei até lidar bem com coisas como rir de mim mesmo (vide a história da minha tia louca que o vampirelord disse ser uma DVS). Não sei se é tanto assim. Por isso (e pela complexidade do tema) resolvi elaborar esse material não só baseado na minha experiência de vida como no que li nos autores de PU sobre o assunto. Vou tentar falar sério o máximo que puder.


Com lidar com alguém (até mesmo um amigo) que fica me desqualificando? Devo ser briguento?
Evite de confundir "Reação" (algo que se faz ou fala quando se está sem o domínio da razão) com Resposta (Algo que se faz ou se fala com o controle da situação); "ser Briguento" com "ser Assertivo".

São esferas diferentes. Nossa cultura não valoriza os brigões. Haja vista os líderes da nossa sociedade. O Lula, por exemplo, é um franzino que não ganha de ninguém na porrada (e nem precisa, já q tem um monte de segurança trabalhando como seus capachos). Mas basta ver um debate de políticos e ver que muitos deles sabem se defender com a maior tranqüilidade (o Lula então é até irônico com as críticas que se dirigem a ele). Quem briga, se importa que o que lhe dizem ou com o que fazem com ele. Mostra também que não é capaz de resolver as coisas no verbo.

Não cometa esses tipos de erros com seu amigo ou Hb e obstáculos da sarge. Não é pra ficar só rindo (de nervoso ou não) das negativas que ele te fazia. Você até pode rir sarcasticamente (feito James Bond) dos comentários dele, mas esse sorriso teria que vir com respostas a altura dos comentários dele.

Também não parta pra porrada com ele. Ele conseguiu o que queria, mostrar que você não tem auto-controle.

Preste atenção no seguinte:

Primeira coisa a se fazer é saber separar Zoação de Ofensa (o que não é mostrado pela linguagem verbal). Podem parecer 2 coisas iguais, mas há uma sutil diferença, que se evidencia pela Linguagem não verbal[/B]. É importante mostrar essas distinções para você entender com clareza em que contexto está. Com isso, você entende o que deve fazer para resolver os problemas quando defrontá-los.

Recomendação do Mistery: Se você tem dificuldade de perceber comunicação verbal faça teatro (ou PNL, se preferir). Ajuda a perceber essas coisas (além de fazer alguns exercícios/cenas legais de desinibição: como correr pela sala feito um louco de olhos fechados ou tateando as amiguinhas, dentre outras coisas)

Zoação:

Uma coisa que ajuda a lidar melhor com zoações é perceber que as pessoas só zoam quando te conhecem e gostam de você, no momento. As pessoas quase nunca zoam um desconhecido na frente deste (o que elas fazer, nesse caso, é puxar o saco) ou alguém que elas odeiam (nesse caso essas pessoas s afastam de vc ou fazem Ofensas frequentemente). Se a [U]pessoa está rindo na sua frente
, é que ela está gostando da sua companhia. Ela está fazendo o chamado Teste de Cumplicidade. Só isso. As pessoas fazem isso quando estão interessadas em você, mas querem saber se você tem nível para ser amigo ou amante dela.

[/B]Traduzindo em linguagem simples seria:[/B]
Risinho + Negativa= Zoação (Teste de Cumplicidade)

Se te zoarem, zoe de volta (devolva o risinho com uma negativa).

Você vai ver que se trata de um Teste de Cumplicidade logo quando a brincadeira acaba. Se você conseguiu responder as zoações a altura, a pessoa vem e te abraça, continua a conversa com você, contando uma história legal ou até te convidam pra sair.

Isso acontece direto com meus amigos da minha banda. Pra levantar a vibe do pessoa, comprometida pelo clima de chatice e cobrança dos ensaios fica um zoando o outro (as vezes eu entendo por que as pessoas matam umas as outras XP). Te digo até que, sem essas zoações, muitas bandas que toquei teriam acabado no primeiro mês. Quanto a zoação começa a virar ofensa é ai que as bandas acabam.

Esse tema é abordado na minha faculdade dentro que muitos textos. Um deles é fala sobre Instituições Totais (é o que eu li). Lá, zoação tem outro nome: Relações Jocosas. São usadas nos momentos de lazer e servem para os médicos de um manicômio, por exemplo, criarem Laços (ou impor frame, se achar mais bonitinha a palavra) de dominação com os pacientes. O Ambiente fica menos pesado e os loucos ficam menos resistentes aos tratamentos e a rotina do local. As pessoas se zoam umas as outras (inclusive os médicos são zoados). Com isso varia um pouco daquele quadro de respeito excessivo entre médico e paciente. (que acaba separando os dois lados).

È, gente. Por incrível que pareça, eu estudo. Pelo menos, de vez em quando.


Ofensa:

Esse é um sinal de que a sua presença ou atitude não são queridas, naquele momento. Demostra desafinidade, diferente da zoação (este faz parte do “Escudo de Defesa”, do Mistery). Nelas, as pessoas ficam com o rosto sério ou até com o rosto furioso (quando a pessoa perdeu o controle da situação).

Traduzindo em linguagem simples seria:
Cara de indiferença ou Cara de Fúria + Negativa= Ofensa (Demonstração de Descumplicidade)

Se te ofenderem , ofenda de volta. Ai tu pode escolher entre o risinho sarcástico do James Bond ou uma cara de indiferença, mas nunca a cara de nervoso (Especialmente se a pessoa estiver com cara de indiferença).

Você vai perceber que se trata de uma demonstração de descumplicidade logo quando as ofensas acabam. Mesmo que você consiga responder as ofensas de volta, as duas pessoas não se encontram mais de novo e saem machucadas (as vezes literalmente). Cada uma pruma direção oposta. A "Conversa" acaba junto.

OBS: no segundo caso, não estenda muito a discussão e mudar de atitude (como o mistery diz). Imediatamente depois de uma das negativas, vire as costas para o ofensor. Dê atenção a outras pessoas (prum desconhecido e pra um amigo que te trate melhor). Pelo menos até a pessoa mudar de postura.

Resumindo: Nos dois casos, você tem que se impor e responder a negativa dele a altura com outra negativa (nem que seja a técnica do Juggler de usar o ponto de vista e a negativa dele contra ele mesmo). A diferença é que, se fosse zoação (ele sorrindo) você deve fazer isso sorrindo (e entendendo que se trata de apenas brincadeira entre amigos ou amantes). Se fosse ofensa (ele com cara de indiferença, já que pelo texto, quem parece que fica furioso foi só vc) você pode sorrir ou ficar com o rosto de paisagem (e você tem que entender que você não é querido naquele instante).

Você só parte pra porrada e pra raiva, em último caso, a partir do momento em que o cara tenta te acertar um soco. Ai você estaria se defendendo e não perdendo o controle (ai recomendo umas aulas de artes marciais).

Dê atenção mais as ações e escolhas das pessoas que pra linguagem verbal delas. E pare de ser viado ; j.
samuelvr

#40688 po cara muito bom, hoje mesmo eu tava procurando algo sobre isso

Vlwzao msm
legendre

Veterano - nível 1

#40696 :ajoelhar :yaaah

EXCELENTE! :legal

Puta Merda, vai tomar no cu pq essa porra é um dos top 10 textos do fórum!!!

Sinwish, Vc desmascarou a armadilha da provocação de nervosinho e diferenciou da cumplicidade verdadeira dos amigos!!! :ae
cesaraugustoscp

Veterano - nível 9

#40701 Ótima questão cara! :ae
É bom mesmo saber distinguir essas coisas.

Tem que prestar bastante atenção por que uma zoação as vezes pode ser uma espécie de Shit test da HB,ou até mesmo um beta tentando te desqualificar
Então,é sempre bom ficar atento pra essas coisas!
Abraço
Avatar pua
pOlaco

Veterano - nível 9

#40704 Muito bom seu artigo .
Da pra perceber a diferença , muito bom mesmo.

O cara vai te atormentar muito , você não liga ou sabe lidar com as zoações, reverte todo o quadro.
Luigi Gil

Veterano - nível 7

#40709 Ótimo post, temos que sempre diferenciar a zoação de ofensa, senão dá problema depois, já tive problemas com isso no passado. Gostei do seu post tá de parabéns! :ae

Abraço,
Luigi
legendre

Veterano - nível 1

#40744 Mais uma coisa (by Tio do Jackie Chan :palhaco )

No caso de você realmente ficar ofendido ou mesmo de passar mal , diga em alto e bom som “Parem porque isso está me fazendo mal.” Se continuarem ejete! Piorando a situação caso te segurarem chame por socorro externo.

Você só tem direito, fundamentado legalmente, à força e, socialmente pra raiva, em último caso! A partir do momento de tentarem agressão física.
Ai você está se defendendo e não perdendo o controle (recomendo boas aulas de judô :ae ). E mesmo assim tente ser moderado fazendo o suficiente para parar a agressão, por mais difícil que seja.

Quando eu era1 adolescente magrelo um AMOG veio pelas minhas costas e me deu um soco e seu rosto estava sorrindo!
Antes dos Bmog's dele chegarem ele estava no chão e eu fugindo.
Lembrem-se de que a desonra está em atacar em maior número, jamais em fugir de agressores covardes ou sociopatas.

Criador do tópico

Sinwish

Veterano - nível 9

#40780
cesaraugustoscp escreveu:Ótima questão cara! :ae
É bom mesmo saber distinguir essas coisas.

Tem que prestar bastante atenção por que uma zoação as vezes pode ser uma espécie de Shit test da HB,ou até mesmo um beta tentando te desqualificar
Então,é sempre bom ficar atento pra essas coisas!
Abraço


Você tem que ter um pouco de criatividade ou então a zoação pode virar Encarnação. A Encarnação é uma "zoação" que passa do limite. Isso geralmente acontece quando o ofendido reage e não responde (o ofendido já perdeu a tempos o controle da situação). O cara, nesse caso, pode ficar te encarnando o tempo todo (o que é comum quando o amog tá com o grupo dele). Isso faz parte do contexto do Bulling (não sei como se escreve essa porra). Quando, em geral o amog encarna em alguém só para mostrar o quanto que ele e o grupinho dele são superiores em relação a você. que nem dar a mesma frase como resposta para alguém que te zoa de diversas formas diferentes. Senão essa estratégia perde o efeito. O mesmo pode acontecer quando você dá a mesma resposta para zoações diferentes de uma mesma pessoa ou grupo. Ela perde o efeito.

Fiquem tranquilos. è raro uma Zoação virar Encarnação. O cara tem que estar muito mal intencionado mesmo. Ainda mais com alphas como nós.

Mas é uma possibilidade. Então tenho que ficar atentos. Uma coisa que eu faço quando não consigo responder a altura de uma zoação é pensar em casa numa resposta pra ela. Ai, já tenho uma resposta na lingua todas as vezes que me defrontar com zoações semelhantes. Assim, caso você encontre alguém que quer Encarnar em você, você jpa vai ter uma gama de respostas tão grandes vai se fazer respeitado. E quem sabe o Encarnador passe a virar um amigo e você passam a rir de vocês mesmo.

Ser zoado pode ter seu lado bom. É só saber se aproveitar da situação.