Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

Donnie

Aprendiz

#979426 Como ainda não posso relatar os meus sucessos e acertos relevantes, pois não os possuo, mas carrego na bagagem uma série de erros que me levaram a ficar desmotivado e me colocar na minha situação atual, da qual já descrevi nesse post aqui, vou tentar relatar os meus erros e espero que vocês possam absorver algo de útil e se motivarem a fazer o que for preciso.


Antes de tudo, gravem nas suas cabeças isso:
A melhor maneira de estar motivado sempre, é fazer de tudo para não se desmotivar!


Óbvio? Idiota? Sem sentido? Talvez... Mas vou tentar explicar o meu raciocínio:

Por muito tempo, achei que a melhor maneira para estar motivado era consumir conteúdo motivacional, ouvir músicas que não me colocassem pra baixo, ver filmes inspiradores, e fazer as coisas que supostamente fossem me deixar mais disposto e motivado.

Não digo que tudo isso seja inútil, pois não é, mas isso não passa nem perto de ser o que realmente é importante para estar sempre motivado.

O segredo para estar motivado pra mim está nas pequenas atitudes do dia a dia, é o ambiente que você cria, é os pensamentos que você alimenta, não é nada externo, é algo interno.

Tá! Provavelmente, muitos de vocês já tenham lido coisas parecidas nos livros sobre inner game ou nos livros de autoajuda mesmo. Mas uma coisa é ler sobre, na teoria que explica a prática, outra coisa é experimentar empiricamente os efeitos da desmotivação ao extremo e finalmente ter a epifania do que se tem errado na prática.

Vamos aos meus erros, aprendam com eles para que não tenham que errar por si próprios:

- Aos 16 anos de idade, saí de casa devido a problemas familiares, fui enfrentar a vida por mim mesmo, pagar as minhas contas, viver do meu trabalho, cuidar da minha própria vida, livre pra alçar voos, e livre para cair sem ninguém para me amparar. Esse não foi o meu erro, pois não me arrependo de ter saído de casa e ainda acho que foi a decisão correta. O meu erro, talvez indusido pela série de "vídeos motivacionais" que me faziam acreditar que eu era melhor do que eu era de verdade, foi ter suposto que eu era capaz de tudo, que tudo era só questão de querer, de lutar e conquistar.

Lição aprendida: Não, não basta lutar e correr atrás, as vezes tu vai cair, e o otimismo exagerado pode te iludir e consequentemente, te frustar. Seja realista, não crie expectativas irreais, e aí sim, vá a luta. Assim, se tu falhar, não se desapontará atoa e continuará lutando.


- Aos 17 anos, tive meu primeiro contato com drogas "pertubadoras", como LSD e chazinhos "mágicos". Também não me arrependo de ter usado, pois acho que me tornei muito menos arrogante por causa de algumas experiências proporcionadas por tais substâncias (não é meu objetivo levantar a discussão aqui sobre o uso de drogas). Mas é inegável que isso pode mexer e muito com o psicológico, pois a partir de certo ponto, algumas "revelações" parecem fazer a realidade deixar de fazer sentido, o que pode levar ao comodismo. Meu erro foi achar que eu tinha descoberto algo que todo mundo parecia não perceber, e com essa "descoberta", passei a ignorar a realidade a minha volta.
Lição aprendida: Não ache que tu sabe de algo que realmente ninguém parece ter percebido, a realidade é muito vasta e mutável. Isso se aplica aos vídeos motivacionais, aos livros de PUA, as suas vicencias, tudo! Tu ainda terá diversas epifanias, e ainda tem que aprender muito. Não se acomode! Pois com o tempo, com a falta de prática, com sua mentalidade de quem "sabe algo a mais que todos" vai te frustar, pois tu verá que muitos obterão sucesso de maneiras diferentes, e tu ainda assim pode falhar, mesmo com o hipotético conhecimento adquirido. Quem lê muito sobre PUA e realmente sai para praticar, sabe que os livros são escritos para parecerem revolucionários e verdades absolutas para obter seus próprios sucessos comerciais, e aqueles que saem pra rua sabem que nem sempre tudo se aplica na realidade. Não se iluda!

- Aos 18 anos, resolvo sair da área financeira, onde estava empregado, e com a carreira praticamente "garantida" em uma empresa de renome aqui no Paraná e em grande parte do Brasil. Resolvi seguir o mantra: "Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia em sua vida.". Não me arrependo por completo disso, mas arrisquei demais em prol da minha vontade e estou passando por problemas financeiros realmente graves hoje em dia. Eu realmente não queria seguir na área financeira, mas se talvez eu tivesse sido mais cauteloso e paciente, não estaria na minha situação atual.


Lição aprendida: Somos estimulados constantemente a assumir riscos, seja por empreendedores de internet, pelos escritos dos livros, ou por conselhos de amigos ou do pessoal daqui do fórum mesmo. Mas entenda que a vida é como um jogo de poker, o risco é necessário, mas é calcular se vale a pena assumir o risco em cada momento que te leva a ganhar a maior parte das rodadas.


- Somente aos 20 anos, a poucos meses atrás, que eu conheci esse universo PUA, desde então, li sobre muita coisa interessante, mas sei que tenho que usar do senso crítico sobre tudo o que leio, portanto, leio e testo empiricamente, depois compartilho. Mas cometi um erro gravíssimo: Na empolgação de aplicar a teoria na prática, alimentei muito meus pensamentos "positivos", voltei a me achar melhor do que eu realmente sou e obviamente, depois de algumas semanas conciliando problemas pessoais e frustações profissionais com a quebra do quadro de ilusão que eu havia montado sobre os métodos PUA, acabei por me deixar abater até chegar no ponto que eu relatei no meu último post.

Lição aprendida: Não seja um pessimista, mas também não seja um otimista, busque não se iludir, encare o PUA como uma ferramenta útil da qual tu poderá construir uma chave que abrirá muitas portas, mas não encare o PUA como uma chave universal. Você irá falhar, o segredo pra estar motivado é entender isso e ainda assim continuar em frente, pois não se iludiu achando que era imbatível e que nunca iria falhar. Achar que é imbatível não é estar motivado, e sim estar iludido!


Por fim, quero deixar claro que escrevi esse post com o intuito de registrar as conclusões que tirei das minhas últimas experiências, para consulta futura do post, e do feedback daqueles que quiserem concordar, discordar e acrescentar sobre essa minha linha de pensamento.

Não é meu intuito dar uma de "mestre" ou "guru" e passar ensinamentos, e sim compartilhar as lições aprendidas por mim, e quem sabe vocês tirem alguma lição disso por vocês mesmos. O puabase parte do princípio de se ajudarmos como comunidade, mas é bom lembrar que o aprendizado é um processo ativo, não passivo, o aprendizado sempre vem dos indivíduos. Você teve algum insight com esse post?
Avatar pua

Criador do tópico

Donnie

Aprendiz

#990324 Pelo visto, ninguém além de mim teve algum insight com esse post. uhuashuashuas

Mas é realmente bom reler depois de algum tempo aquilo que a gente mesmo escreve. Ler esse post, é como me colocar por alguns instantes naquele mindset em que escrevi, trazendo de volta algumas emoções, insights esquecidos, e consolidando ainda mais as "lições" aprendidas " em tais dias, tornando mais difícil esquece-las, além de é claro filtrar os pensamentos irracionais escritos "no calor do momento".
Eduardo romão

Aprendiz

#990332 Eae parça blz!!!

Não li o texto todo, ñ vou mentir.
ñ né mesmo :palhaco
Mas vamos lá...
Todos temos problemas é normal, aprendemos com eles... Temos que ser RESILIENTE.

Nem sempre ganhado nem sempre perdendo mas jogando SEMPRE :legal

Abraço ROMÃO :yaaah
Léon

Aprendiz

#990333 E como você disse as pessoas obtêm o sucesso de formas diferentes ninguém e condicionado a seguir um único caminho não existe nenhum método melhor que o outro a pessoa que não subestima o próximo esta sujeita a um estado de evolução incomparável a de uma que se vê acima dos outros.

Obrigado pelo seu post e compartilhar conosco uma parcela de sua vida.
Avatar pua

Criador do tópico

Donnie

Aprendiz

#990335
Eduardo romão escreveu:Eae parça blz!!!

Não li o texto todo, ñ vou mentir.
ñ né mesmo :palhaco
Mas vamos lá...
Todos temos problemas é normal, aprendemos com eles... Temos que ser RESILIENTE.

Nem sempre ganhado nem sempre perdendo mas jogando SEMPRE :legal

Abraço ROMÃO :yaaah


Haha, de boa! Ninguém é obrigado a ler tudo. hehe
E é isso ae, nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas jogando SEMPRE!!! :legal
Avatar pua
eddie_Phx

Aprendiz

#990401 Olá bro, blz?

Realmente o equilíbrio das partes é fundamental para o nosso autoconhecimento, em especial a "humildade" para reconhecer que não é possível intelectualmente ter plena convicção de todas as perspetiva que compõem um conhecimento.

"O conhecimento é sempre relativo e incompleto" :ae
Avatar pua
All Tommy

Aprendiz

#990439 É normal a pessoa ter ideias e pensamento precipitados quando não tem tanto conhecimento quanto ao sucesso em alguma área. Eu mesmo já errei e me precipitei várias vezes, inclusive a pouco eu percebi outro erro meu antes de acessar o PUABASE hoje. Mas é aquilo né, camararada; não poderemos acertar, se não fizermos algo que tenhamos risco de errar... ao menos se tratando de relacionamentos. Boa sorte na sua jornada.
Matheus37

Aprendiz

#996525 Obrigado por compartilhar a experiência amigo,eu admito que sou um pouco otimista demais em algumas áreas,vou conseguir isso,vou conseguir aquilo...sendo que a realidade é outra,enfim,isso foi um tapa na cara,valeu mesmo! Eu tava precisando.